quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Klauss Vianna


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu


15 ANOS SEM KLAUSS VIANNA

Evento homenageia o artista do teatro e da dança


De 2 a 7 de setembro acontece no Espaço Sesc o IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA. Durante seis dias, profissionais renomados do teatro e da dança encontram-se com o público em mesas-redondas, palestras, workshops, depoimentos, apresentações performáticas, peças e um documentário, numa programação especialmente preparada para percorrer a trajetória de Klauss Vianna e seus desdobramentos.


Na noite de abertura (dia 2), às 19 horas, o público será recebido no andar térreo do Espaço Sesc com performances da Cia Brasileira de Mystérios e Novidades e Orquestra Itinerante Gigantes pela Própria Natureza e um trecho do histórico musical “Hoje É Dia de Rock”; no Teatro de Arena será exibido o vídeo-documentário “Movimento Expressivo Klauss Vianna” e, em seguida, acontecerá um bate-papo apresentado pelo diretor e ator Sérgio Britto, com a participação de Marília Pêra, Gracindo Júnior, Renata Sorrah, José Wilker, Tônia Carrero, Cécil Thirê e outros, que vão falar de suas experiências e vivências pessoais ao lado Klauss Vianna. Nos dias seguintes, a programação continua com a performance de grandes nomes, entre eles: Antônio Nóbrega, Ivaldo Bertazzo e Ana Botafogo.


A primeira edição do evento aconteceu em 1996 e contou com a participação, entre outros, do indiano Karunakaran, mestre do teatro Kathakali, e de Juliana Carneiro da Cunha, primeira atriz do Thêàtre du Soleil, ministrando workshops. Em 2000 realizou-se o II Encontro, que teve como foco a “consciência em movimento”. O III Encontro, em 2005, abordou as artes nas diversidades, tema tão em voga atualmente. Neste IV Encontro a proposta é um mergulho na Técnica Klauss Vianna.


O evento IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Arte, Corpo e Educação Angel Vianna com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança e patrocínio da Petrobras, é sobretudo uma reflexão desses 15 anos passados sem o Klauss Vianna, homem do teatro e da dança.


“Não decore passos, aprenda o caminho.”

Klauss Vianna


— Muito embora eu tenha permanecido na cidade, levando adiante a filosofia dos Vianna na pesquisa, no ensino e na criação da dança, pensamos ser importante reavivar o trabalho de Klauss no Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorre em São Paulo. A idéia é realizar uma semana de estudos reunindo profissionais de Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo com mesas-redondas, palestras, workshops, depoimentos e apresentações percorrendo a trajetória de Klauss e seus desdobramentos. O objetivo primeiro é um resgate de memória mesmo, que parece um lugar comum, mas sabemos o quanto é imprescindível sublinhar este aspecto, num país que tem memória curta. Nos 15 anos de sua morte, queremos homenagear esse grande pensador da dança que foi Klauss Vianna (1928-1992), que lançou um novo olhar sobre a dança e o teatro, amplificado numa forma de ver o mundo, influenciando toda uma geração de artistas cênicos, e cujas idéias continuam tão vivas nesse limiar do século XXI. E quando se fala de memória não podemos esquecer de Rainer (1958-95). Um outro propósito é colocar o Rio de Janeiro na “rede Klauss Vianna”, formada por ex-alunos que levam adiante um trabalho de pesquisa em dança e no teatro, tendo desdobramentos na área terapêutica e educacional, com base na técnica Klauss Vianna, em São Paulo e em Campinas. Este grupo já realizou três encontros: o “Ciclo Klauss Vianna” em 2002, em Campinas (UniCamp); em 2005, o Festival CPFL de Dança Contemporânea “Klauss Vianna – 2005”, também em Campinas, no qual foi homenageado Rainer Vianna (1958-1995) que sistematizou a técnica de Klauss; e em 2006, “Territórios da Dança – Klauss Vianna”. Este movimento, nós gostaríamos que ecoasse no Rio de Janeiro. Por fim, o objetivo é também aprofundar a reflexão e o intercâmbio de experiências entre os profissionais da dança e do teatro com suas conexões no campo da saúde e da educação. — declara Angel Vianna.


Klauss Vianna iniciou sua vida profissional em Belo Horizonte onde, juntamente com Angel, companheira e parceira da vida toda, criou o Balé Klauss Vianna. Espírito inquieto, passou por várias cidades, deixando sua marca revolucionária em todas elas. No período de 1962 a 1964 viveu em Salvador, dando aulas na Escola de Dança da Universidade Federal, a convite de Rolf Gelewsky. Em 1964 o casal muda-se para o Rio de Janeiro, onde Klauss morou cerca de 16 anos e, além de ter desenvolvido um trabalho riquíssimo e variado como professor, coreógrafo e crítico de dança, aqui se deu sua aproximação com o teatro onde “foi o pioneiro na transposição da dança (movimento corporal) para a dramática da cena (a palavra na raiz do movimento)...” como bem disse Macksen Luiz.  No teatro, como preparador corporal, diretor e ator – recebeu o Prêmio Molière por sua atuação em “Hoje é Dia de Rock” - participou de grandes espetáculos da época como “Roda Viva”, “Navalha na Carne”, “Mão na Luva”, entre outros. Ao mesmo tempo, em 1975 fundou com Angel Vianna e Tereza D´Aquino o Centro de Pesquisa Corporal – Arte e Educação, afora ter dirigido a Escola de Teatro Martins Pena (1975 a 1978) e o Instituto Estadual das Escolas de Arte do Rio de Janeiro (1978 a 1980). Em 1980 muda-se para São Paulo, onde viveu até o final da vida (1992), sendo uma referência para bailarinos, coreógrafos, diretores e atores. Dirigiu a Escola de Bailados de São Paulo e o Balé da Cidade de São Paulo.


SERVIÇO

IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA

Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Tel. 2547-0156

De 2 a 7 de setembro

Programação: LEIA NO ANEXO

Censura Livre

Entrada Franca


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação
tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail:  HYPERLINK "mailto:neymotta@terra.com.br" \o "mailto:neymotta@terra.com.br

CTRL + Clique para seguir o link" neymotta@terra.com.br
skype: neymotta




PROGRAMA


IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO TÉCNICA KLAUSS VIANNA


02/09/08 (terça-feira)


19h – ABERTURA  

- Performances com a Cia Brasileira de Mystérios e Novidades e Orquestra Itinerante Gigantes pela Própria Natureza. Direção de Ligia Veiga.


- Fragmento do musical “Hoje é Dia de Rock”. Direção de Cecília Conde e Caíque Botkay.


20:30h – VÍDEO-DOCUMENTÁRIO

- “Klauss Vianna”. Direção de Inês Bogéa


21h – BATE-PAPO

- A presença de Klauss no teatro

Apresentação de Sérgio Britto

com Marilia Pêra, Renata Sorrah, José Wilker, Tônia Carrero, Cécil Thiré, Gracindo Júnior e outros


22h – COQUETEL


03/09/08 (quarta-feira) 


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Trajetória de Klauss Vianna: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Com Marilene Martins, Dulce Beltrão, Dulce Aquino, Rossela Terranova, Cecília Conde Vera Andrade  e Helena Katz. Mediação: Valéria Cano Bravi.


11 às 13h – WORKSHOP

- Reeducação do movimento, Técnica Klauss Vianna – com Irene Ziviani 

- Processo dos vetores – com Jussara Miller


15 às 18h – WORKSHOP

- Improvisação – com Zélia Monteiro

- Técnica Klauss Vianna na saúde – com Marinês Calori 


20:00 h – APRESENTAÇÕES

- “As Árvores” – Concepção, coreografia e interpretação: Julia Ziviani 

- “Corpo Sentado” – Criação e interpretação: Jussara Miller 

- “Seu Acelino” – Direção e interpretação: Lu Favoreto

- "Pedaço de uma Lembrança" – Composição Instantânea: Dudude Herrmann

- “Der Fischer” – Concepção: Beth Bastos


04/09/08 (quinta-feira)


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Produção de conhecimento na dança e no teatro - a família Vianna. Com Joana Ribeiro, Neide Neves, Enamar Ramos, Jussara Miller, Paula Grinover e Ana Vitória Freire. Mediação: Christine Greiner.


11 às 13h – WORKSHOP

- Corpo e Voz – com Titane 

- Técnica Klauss Vianna no ensino contemporâneo de dança para crianças e adolescentes – com Beth Bastos


15 às 18h – WORKSHOP

- Técnica KV no Treinamento do Ator – com Luzia Carion

- Técnica Klauss Vianna – com Neide Neves


20h – LEITURA DRAMÁTICA

Apresentação: Jorge Eduardo Figueiredo

“Terceiro Personagem” – texto de Klauss Vianna

Direção: Vera Fajardo


05/09/08 (sexta-feira)


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Desdobramentos da Técnica Klauss Vianna. Com Ana Terra, Mariana Vidal, Lenora Lobo, Caique Botkay e João de Bruçó. Mediação: Hélia Borges.


11 às 13h – WORKSHOP

- Corpo Mágico – com Rossela Terranova

- Eutonia: Percepção e Expressão – com Miriam Dascal 


15 às 18h – WORKSHOP

- Dança Moderna – com Ruth Rachou

- O Estranho Na Dança-Teatro : Diálogos entre o Expressionismo Alemão e a Contemporaneidade – com Carlos Martins 


19h – APRESENTAÇÕES

- Aula espetáculo de Antonio Nóbrega

- Show com Titane – participação especial de Leandro Braga

- Aula aberta de Ivaldo Bertazzo


06/09/08 (sábado) 


18h – A DANÇA HOMENAGEIA A DANÇA

- “Corpalavra” – Coreografia e interpretação: Andrea Amaro da Silveira Maciel

- “Falam as parte do todo?” (fragmento) – Cia Dani Lima. Intérprete-criadora: Monica Burity. Direção coreográfica: Dani Lima.

- “Oxum” – Cia Rubens Barbot Teatro de Dança. Com Ana Paula Dias. Participação: Wilson de Assis e Fernando do Vale. Coreografia: Valéria Mona. Percussão: Jô Ventura. Direção: Gatto Larsen.

- “Das duas” – Com Elaine Dual e Nina Morena

- “Por minha Parte” – Cia Esther Weitzman. Com: Beatriz Peixoto, Carla Reichelt, Edney D'Conti , Roberta Repetto e Tony Hewerton. Direção, concepção e coreografia: Esther Weitzman.
- “Improviso” – Criação e interpretação: Frederico Paredes.

- “Herotilde y sus Chicas” – Criação e realização: Intrépida Trupe.

- “Sinapse” – Com Joana Ribeiro e Marito Olsson-Forsberg.

- “CÔMODO” – Concepção e performer: Marcelle Sampaio. Foto: Gabriela Maciel.

- “Frame” – Intérprete-criadora: Maria Alice Poppe. Coreografia: Alexandre Franco.

- “Nas mãos de 6 para 9” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Com Iracema Fiani, Maria Luiza Cavalcanti e Marianne Panagio. Direção e coreografia: Andréa Bergallo.

- “Cedo estarei pronta” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Com Maria Luiza Cavalcanti. Coreografia: Ana Vitória Freire.

- “JáEuParo” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Pesquisa de movimento e interpretação: Andréia Evangelista, Elaine Dual, Isabela Garios, Mariana Carneiro, Marianne Panazio, Patrícia Carvalho, Paula Dobbin, Rosana Seager e Stephania Medeiros. Direção e coreografia: Alexandre Bado.

- “Caminho Aberto” – Com Paula Aguas. Coreografia: Mario Nascimento.


07/09/08 (domingo)


18h – A DANÇA HOMENAGEIA A DANÇA

- “Corpo de Papel” – Criador-intérprete: Alexandre Franco

- “Que as saídas sejam múltiplas” – Criação e interpretação: Alice Ripoll e Fernando Klipel

- “As cinco peles do samba” (fragmento) – Andréa Jabor e Arquitetura do Movimento. Com Agatha Oliveira, Claudia Ramalho, Luana Bezerra, Munique Mattos, Patrícia Costa, Lidia Laranjeira. Direção e coreografia: Andrea Jabor.

- “Minha Vida” – Cia de Dança da Cidade. Com Ana Figueiredo. Coreografia: Lourdes Bastos.

- “BOXE” – Cia de Dança da Cidade. Com Michell Baes e Renato Cruz. Coreografia: Renata Mello 

- “DOIS IRMÃOS” – Cia Étnica de Dança. Com Amanda Corrêa e Carlos Henrique Braz. Direção e Coreografia: Carmen Luz.

- “Absolutamente só” (Fragmento) – Texto, direção e interpretação: Denise Stutz.

- “SOLO”. Com Flávia Tápias. Coreografia: Rami Levi.

- “CASTELO D’ÁGUA” (Espessamentos de uma linha curva) – Coreografia e interpretação: Giselda Fernandes.

- “Quinteto” (fragmento) – Staccato Dança Contemporânea. Com João Paulo Gross e Toni Rodrigues. Direção e Coreografia: Paulo Caldas.

- “Fragmento coreográfico” – Pulsar Cia de Dança. Com Fred Batista, Andréa Chiesorin, Rogério Andreolli, Gabriela Alcofra, Renata Souza e Mônica Pimenta. Direção Artística e coreografia: Teresa Taquechel.

- “La Mariée” – Com Ana Botafogo. Direção e coreografia: Ana Vitória Freire.


21h – A DANÇA HOMENAGEIA OS MESTRES

Uma conversa sobre: Rainer Vianna, Klauss Vianna, Carlos Leite, Eugenia Fedorova, Nina Verchinina, Renée Wells, Rolf Gelevsky, Helba Nogueira, Maryla Gremo, Yara Marília Bennete, David Dupré, Johnny Franklin, Dennis Gray, Arthur Ferreira, Madeleine Rosay, Reginaldo Vaz, Eduardo Sucena, Dino  Carreira e Luisa Carbonell (estes In Memorian), Aldo Lotufo,  Alice Colino, Amelia Moreira, Angel Vianna, Bertha Rosanova,  Carlota Portela,  Cecilia Wainstok, Ceme Jambai, Consuelo Rios, Dalal Achcar, Dulce Aquino, Edmundo Carijó, Eleonora Oliosi, Eliana Caminada, Eliana Karin, Emílio Martins, Eric Valdo, Elizabeth Oliosi, Helena Lobato, Helfany Peçanha, Jacy França, Jean Marie Dübrul, Leda Yuki, Lourdes Bastos, Lydia Costallat, Maria Antonieta,  Maria Luisa Noronha, Marisa Estrela, Mercedes Batista Miriam Boamorte, Norma Lannes, Renato Magalhães, Rossela Terranova, Suzana Braga, Tatiana Leskova, Teresa D´Aquino, Tania Granado e  Wanda Garcia. Com Silvia Soter.








BACNARÉ, em Recife-PE: 21 e 22-08-2008


escreveu



Para o Balé de Cultura Negra do Recife, o conhecimento de nossas raízes é que leva ao respeito pela tradição. Mais conhecido como Bacnaré, o grupo estréia um novo espetáculo nesta quinta e sexta-feiras, às 20h, ao se apresentar no Teatro de Santa Isabel. Há oito meses trabalhando nesta montagem - batizada como Plural - o diretor do Bacnaré, Ubiracy Ferreira, 71 anos, diz que nela está uma busca pelo passado, com coreografias do Norte e Nordeste do Brasil, resgatando nossas origens negras, índias e mestiças. "Não acredito que a cultura popular vá se diluindo com o tempo. A tradição é nossa alma e nosso chão", garante Ubiracy, que comanda uma equipe de 42 integrantes, entre bailarinos e músicos.

A data foi escolhida por coincidir com a Semana do Folclore, trazendo à tona um repertório que inclui danças como o jongo, sobrevivente dos terreiros das senzalas, o xaxado, a ciranda, o coco, o barco dos orixás, a dança de São Gonçalo, o carimbó e o frevo, entre outros. "Depois, queremos direcionar o espetáculo a estudantes, pois a montagem também tem um lado de arte-educação. Primamos pela verdade das manifestações culturais e não por sua recriação", afirma Ubiracy, que já levou seu grupo a Europa e a Ásia diversas vezes, colecionando mais de 160 prêmios internacionais.

O coreógrafo e pesquisador da cultura popular começou a ensinar em Água Fria, no Alto do Pereirinha, em 1954. Naquela época, encenava o pastoril e teatro de bonecos com crianças que moravam perto de sua casa. Também ensinava a elas o coco e a ciranda que aprendeu em Barreiros, cidade no litoral sul de Pernambuco. O Bacnaré teve vários nomes antes do atual, mas até hoje as pessoas se referem aos bailarinos como "os meninos de Ubiracy". "Eu gosto, porque eles não deixam de ser meus filhos também. É uma luta muito grande para fazer uma produção independente, faltam incentivos", reclama ele. (Tatiana Meira)

Serviço

Plural, com o Bacnaré
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Santo Antônio),
em Recife-PE
Quando: Dias 21 e 22 de agosto 
(quinta e sexta), às 20h
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)
Informações: 3232-2940 


"Mediatriz" em Teresina-PI: 21 e 22-08-2008


escreveu



“Mediatriz”
estréia esta semana no Teatro Municipal João Paulo 2, de Teresina-PI

Com estréia na quinta-feira, 21 e na sexta-feira, 22, às 20h, no Teatro Municipal João Paulo II, "Mediatriz" é um projeto do Núcleo de Criação do Dirceu, que tem concepção, coreografia e interpretação de Elielson Pacheco, Janaína Lobo e Weyla Carvalho e foi contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna de Danca 2007, com patrocínio da Petrobrás via Lei de Incentivo Federal.

Propondo um estudo sobre o “ver” e 'outras formas de olhar' tendo como objeto o corpo que dança, o espetáculo “Mediatriz” propõe uma discussão em torno de concepções e convenções nas atuais linguagens da dança. O Corpo se mostra em um espaço tridimensional que o recorta em partes, o fragmenta, o esconde para revelar, construindo um jogo de relações dinâmicas e constantemente mutáveis.

No espetáculo, elementos convencionais da dança são subvertidos, deslocados e descontextualizados para serem reconhecidos de outras maneiras, fazendo gerar outros significados. Tomando como referência o termo matemático homônimo, o espetáculo “Mediatriz” busca a intersecção entre esses três corpos, que são singulares mas possuem pontos em comum.

Para tanto, os intérpretes-criadores se utilizam de uma caixa cênica negra, que emoldura pés, pernas, torsos e outras partes específicas do corpo, beirando o ilusionismo e levando o público a questionar o que está vendo. “A idéia foi fazer uma dança com a totalidade do corpo sem nunca mostrá-lo por inteiro”, aponta Janaína.

A concepção musical, assinada em parceria por Sérgio Matos e Sérgio Donato, investe em climas saturados de clichês, misturando bolero com jazz e música minimalista mixados ao vivo. O Theremin, um instrumento de origem russa considerado o primeiro a produzir música eletrônica, pontua a trilha sonora operando em um campo eletromagnético sem que se precise tocar no instrumento, numa relação direta com a desconexão das partes com o todo, abordada no espetáculo.

“Mediatriz” conta ainda com orientação dramatúrgica de Marcelo Evelin, figurino de Layane Holanda, iluminação de Hein Drost, técnica de palco de Leonardo Silva, direção de ensaio de Marber Ramos e produção de Regina Veloso e Klayton Amorim.

Os ingressos custarão R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira), havendo um número de cortesias disponível para a comunidade, mediante contato prévio com a secretaria do teatro (3230-3636). 


"Patrimônio Vivo" na Semana das Tradições Populares em Teresina-PI



escreveu

Projeto de Lei é apresentado na Semana das Tradições

Projeto de Lei Patrimônio Vivo é apresentado na Semana das Tradições Populares

A Semana das Tradições Populares, promovida pela Fundação Cultural do Piauí – Fundac, de 19 a 22 de agosto irá receber amanhã (21), às 9h, a Deputada Estadual Flora Izabel. O objetivo da visita é apresentar o Projeto de Lei de sua autoria que pretende instituir no âmbito da administração pública estadual o Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí – RPV/PI.    

De acordo com o projeto será considerado Patrimônio Vivo é a pessoa natural ou grupo de pessoas naturais, que detenha conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida no Piauí.

O projeto de lei foi aprovado na Assembléia Legislativa e prevê uma bolsa vitalícia para mestres e grupos da cultura popular do estado, com no mínimo vinte anos de atuação em atividades culturais, garantindo o repasse das técnicas e saberes tradicionais que identificam a nossa cultura. O Conselho Estadual de Cultura também manifestou total apoio ao projeto.

Depois que a lei for sancionada pelo Governo do Estado, os inscritos no RPV-PI irão participar de programas de ensino e de aprendizagem dos seus conhecimentos e técnicas que será organizado e financiado pelo Governo do Estado através da Fundac. Através desses programas serão transmitidos aos alunos ou aprendizes os conhecimentos e as técnicas da cultura popular regional.



dança no Coletivo Fábrica, de 06-08 a 18-09-2008


Vá ao Teatro Coletivo Fábrica em São Paulo-SP
e acesse


Temporada: 6 de agosto a 18 de setembro.

A guerra dos caloteiros

Duas Mulheres com Sombrinhas Brancas no Lugar da Fábrica de Explosivos               

Cia. Artesãos do Corpo
Direção: Mirtes Calheiros
Quartas e quintas-feiras, 21h.

Temporada: 6 a 28 de agosto.

 
 
A guerra dos caloteiros

Diálogo              

Solos de dança de Maria Mommensonh e Henrique Schüller
Direção Geral: 
Henrique Schüller
Quartas e quintas-feiras, 21h.

Temporada: 3 a 18 de setembro.

 
  
Rua da Consolação, 1623
F: 11 3255 5922


Espetáculo de SÔNIA MOTA


Silvia Geraldi
escreveu


Caríssimos:
Segue divulgação de espetáculo da bailarina e coreógrafa brasileira radicada na Alemanha, Sônia Mota, que está em visita ao Brasil.

Prestigiem se puderem
Abraço,
Silvia Geraldi
Coordenadora do Curso de Dança
Universidade Anhembi-Morumbi
Tel: 55 11 2790 4579



clique
na imagem
para ampliar


[aulasdeforro_remelexo] 2° Campeonato Nacional de Forró


Luciana Mayumi
escreveu


[aulasdeforro_remelexo] 2° Campeonato Nacional de Forró
Classificatória Pé de Serra - SP
Dentro do III Congresso Nacional de Forró


GALERA , OLHEM
Como será na Quinta 21/8/8 no Remelexo:



FOTO: Sonia Scalabrin


Abaixo 2 links de videos, pra quem está pensando em participar, ter uma idéia de como foi a Final Nacional 2007:

Videos do Campeonato Nacional de Forró - 2007, em Brasilia-DF:
Semi-Final Pé de Serra 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=nuqlNJTaPMc

Final Pé de Serra 2007:
http://www.youtube.com/watch?v=kt65UftrP3I&feature=related

INSCRIÇÕES em São Paulo com Professor 
Evandro Paz 

CONFIRME A INSCRIÇÃO por email
ou por telefone no 11-9103-9160.

Valor da Inscrição por Casal: R$ 50,00

Data máxima p/ inscrição: 15/08/08 ou pessoalmente até 17/08/08.

**********************

SERÁ UMA BALADA NORMAL DE FORRÓ na Quinta-feira 21/8/8, após 22hs, no Remelexo Brasil - R. Paes leme, 208 - Pinheiros - SP, COM o Trio Meketrefe e Trio Araçá, COM UM INTERVALO PARA O CAMPEONATO DE APROXIMADAMENTE 40 MINUTOS.

Preço Único para quem vem assistir 
R$ 20,00 INTEIRA | R$ 10,00 com 
Desconto no site
www.remelexobrasil.com.br

Convite seus amigos.

O CASAL 1° Lugar de SP, vai pra Brasilia-DF, com estadia e passagens pagas, em 04/09/08, disputar a Final Nacional, com TRIO NORDESTINO tocando ao vivo, e lançando um CD de 50 anos de carreira.

----------------------------
 
2° Campeonato Nacional de Forró - Classificatória Pé de Serra - SP
Dentro do III Congresso Nacional de Forró.

Temos outras classificatórias rolando no CE, ES, BR, MG...

SEJA O CAMPEÃO NACIONAL!!

Pra 2009, serão categorias:
1° Semestre: só para amadores, convidando todas as escolas da Capital e outras cidades e forrozeiros de baladas;

2° Semestre: Amadores e Profissionais, classificatórias para Brasilia;

A meta é em 2 anos fazer o 1° Congresso Internacional de forró.

-----------------------------

Como será na Quinta 21/8/8 no Remelexo:

Vão entrar na pista todos os casais inscritos. Dependendo do número de casais, faremos em 2 baterias;

Ai dançarão durante aproximadamente 2 minutos: um xote lento, um xote rápido, e um baião, no som mecânico;

Todos os casais saem da pista; 

Os jurados votam em quais casais devem ficar(dentro dos critérios); 

Os 3 casais menos votados não voltam;

São chamados de volta a pista os mais votados, menos os 3 que sairam;

Zeramos os pontos; e se repete o processo, até chegar em 1°, 2° e 3° lugares.

Se tiver 2 baterias, isso acontecerá 2 vezes, e os últimos 6 casais mais votados de cada bateria, fazem a final paulista.

LEMBRANDO: SOMENTE O CASAL 1° Lugar de SP, vai pra Brasilia-DF,com estadia e passagens pagas, em 04/09/08, disputar a Final Nacional. Os outros se quiserem representar SP, terão que arcar com os custos.

------------------
 
2° Campeonato Nacional de Forró
Classificatória Pé de Serra - SP
Dentro do III Congresso Nacional de Forró.


CRITÉRIOS A SEREM JULGADOS (quesitos)

Definição dos critérios:
a) Criatividade – inventividade dos passos através dos elementos característicos do Forró. 
b) Postura – porte e elegância na execução dos movimentos.
c) Harmonia – perfeito entrosamento da parceria, para que a coordenação dos movimentos permita a sua apresentação em conjunto. 
d) Ritmo – concordância dos movimentos da dança com os tempos da música (sincronia dos movimentos da dança com o compasso da música). 
e) Aproveitamento da música – capacidade de explorar as nuances da música, assim como suas batidas fortes e pausas.
f) Aproveitamento do espaço – capacidade de explorar o espaço físico disponibilizado.
g) Grau de dificuldade dos passos – capacidade e habilidade do casal em executar passos complexos.
h) coreografia dos passos – harmonia e adequação dos passos dentro do estilo de forró dançado, bem como a beleza.
i) figurino: roupas adequadas ao estilo de forró dançado, beleza e criatividade no visual;
j) técnica: técnica de dança na execução dos movimentos.
l) expressão corporal: dentro deste critério inclui a presença de palco do casal, o carisma e simpatia.


Todos os critérios acima descritos têm o mesmo peso para o voto do jurado na escolha do casal que mais satisfazer os critérios pré-determinados.
Atenção - "Passos Aéreos não serão Considerados"

Serão respeitadas as diferenças regionais nos tempos de deslocamento dos passos.

PREMIAÇÃO pra Final de Brasilia em 4/9/8
1° Lugar: premiação em dinheiro. CADA CATEGORIA
2º Lugar: premiação de patrocinadores .CADA CATEGORIA
3º Lugar: premiação de patrocinadores .CADA CATEGORIA

TODOS RECEBERÃO CERTIFICADOS.
A cada etapa, o casal que possuir a torcida mais animada poderá ser premiado.
A cada etapa, o casal que possuir a torcida mais animada poderá ser premiado.
A cada etapa, o casal que apresentar o melhor figurino poderá ser premiado.
 
O Restante do Regulamento Oficial do 
2º Campeonato Brasileiro de Forró- Brasília-2008,
está exposto no site:

-----------------------------

Preencher a ficha ABAIXO, e enviar por email no
junto com cópia escaneada do comprovante de depósito.

CONFIRME A INSCRIÇÃO por email
ou por telefone no 11-9103-9160.

Valor da Inscrição por Casal: R$ 50,00
Data máxima p/ inscrição: 15/08/08 ou pessoalmente até 17/08/08.
INSCRIÇÕES em São Paulo com Professor Evandro Paz 
DanceComEvandro@uol.com.br 
ou 11-9103-9160


Oficinas de Capoeira Angola!


Grupo Nzinga
INCAB
escreveu

Oficinas de Capoeira Angola!




clique
nas imagens
para ampliar


Atenção! O que já era bom ficou melhor ainda... Final de semana especial, cheio de aprendizados pros capuêras e dançantes!!!
Divulguem por gentileza!
 
 
Comissão de Comunicação
Grupo Nzinga de Capoeira Angola
Rua Cariris, 13
Pinheiros - São Paulo
8937-3396


O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA NA TV CULTURA


ana e ângelo madureira
contato@dancacontemporanea.com.br
escreveram


HOJE
NA TV CULTURA

O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA NA TV CULTURA 

Dia 21 de agosto -  às 00h30  - 
PROGRAMA CLÁSSICOS APRESENTA "O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA"

Logo que terminar a quinta-feira, no inicio da sexta-feira não deixe de ligar sua televisão, você vai se emocionar.

Você poderá assistir a nova obra artística de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira com direção de Fernando Faro.

veja critica:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080625/not_imp195288,0.php

Dia 27 de agosto as 22:30
Programa Móbile
TV Cultura
Com
Ana Catarina Vieira
Suzan Regis
O Poder da Musica e a serpente encantada entre outros convidados.

Agenda de apresentações:
Como? e Clandestino nos Teatros do SESI.

09 e 10 de agosto
Birigui

16 e 17 de agosto
Rio Claro

22 e 23 de agosto
Araraquara

30 e 31 de agosto
Sorocaba

06 e 07 de setembro
Piracicaba

13 e 14 de setembro
Itapetininga

Aguarde:

ESTRÉIA PROMETIDA PARA SETEMBRO
CRISANTEMPO PRODUÇÕES ARTISTICAS
UM PROJETO DE GUGA STROETER
COREOGRAFIA
ANGELO MADUREIRA E ANA CATARINA VIEIRA

DE 26 DE SETEMBRO A 06 DE OUTUBRO
Bósnia e Croácia
Como?, Clandestino, Outras Formas, Somtir e A Casa do Outro.

Acesse nosso site:
http://www.dancacontemporanea.com.br

Telefones:
11 38120828
11 96095713
e-mail: 
contato@dancacontemporanea.com.br
skype: angelomadureira.anacatarina