quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"Patrimônio Vivo" na Semana das Tradições Populares em Teresina-PI



escreveu

Projeto de Lei é apresentado na Semana das Tradições

Projeto de Lei Patrimônio Vivo é apresentado na Semana das Tradições Populares

A Semana das Tradições Populares, promovida pela Fundação Cultural do Piauí – Fundac, de 19 a 22 de agosto irá receber amanhã (21), às 9h, a Deputada Estadual Flora Izabel. O objetivo da visita é apresentar o Projeto de Lei de sua autoria que pretende instituir no âmbito da administração pública estadual o Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí – RPV/PI.    

De acordo com o projeto será considerado Patrimônio Vivo é a pessoa natural ou grupo de pessoas naturais, que detenha conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida no Piauí.

O projeto de lei foi aprovado na Assembléia Legislativa e prevê uma bolsa vitalícia para mestres e grupos da cultura popular do estado, com no mínimo vinte anos de atuação em atividades culturais, garantindo o repasse das técnicas e saberes tradicionais que identificam a nossa cultura. O Conselho Estadual de Cultura também manifestou total apoio ao projeto.

Depois que a lei for sancionada pelo Governo do Estado, os inscritos no RPV-PI irão participar de programas de ensino e de aprendizagem dos seus conhecimentos e técnicas que será organizado e financiado pelo Governo do Estado através da Fundac. Através desses programas serão transmitidos aos alunos ou aprendizes os conhecimentos e as técnicas da cultura popular regional.



Nenhum comentário: