quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Klauss Vianna


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu


15 ANOS SEM KLAUSS VIANNA

Evento homenageia o artista do teatro e da dança


De 2 a 7 de setembro acontece no Espaço Sesc o IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA. Durante seis dias, profissionais renomados do teatro e da dança encontram-se com o público em mesas-redondas, palestras, workshops, depoimentos, apresentações performáticas, peças e um documentário, numa programação especialmente preparada para percorrer a trajetória de Klauss Vianna e seus desdobramentos.


Na noite de abertura (dia 2), às 19 horas, o público será recebido no andar térreo do Espaço Sesc com performances da Cia Brasileira de Mystérios e Novidades e Orquestra Itinerante Gigantes pela Própria Natureza e um trecho do histórico musical “Hoje É Dia de Rock”; no Teatro de Arena será exibido o vídeo-documentário “Movimento Expressivo Klauss Vianna” e, em seguida, acontecerá um bate-papo apresentado pelo diretor e ator Sérgio Britto, com a participação de Marília Pêra, Gracindo Júnior, Renata Sorrah, José Wilker, Tônia Carrero, Cécil Thirê e outros, que vão falar de suas experiências e vivências pessoais ao lado Klauss Vianna. Nos dias seguintes, a programação continua com a performance de grandes nomes, entre eles: Antônio Nóbrega, Ivaldo Bertazzo e Ana Botafogo.


A primeira edição do evento aconteceu em 1996 e contou com a participação, entre outros, do indiano Karunakaran, mestre do teatro Kathakali, e de Juliana Carneiro da Cunha, primeira atriz do Thêàtre du Soleil, ministrando workshops. Em 2000 realizou-se o II Encontro, que teve como foco a “consciência em movimento”. O III Encontro, em 2005, abordou as artes nas diversidades, tema tão em voga atualmente. Neste IV Encontro a proposta é um mergulho na Técnica Klauss Vianna.


O evento IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA, realizado pelo Instituto de Pesquisa de Arte, Corpo e Educação Angel Vianna com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança e patrocínio da Petrobras, é sobretudo uma reflexão desses 15 anos passados sem o Klauss Vianna, homem do teatro e da dança.


“Não decore passos, aprenda o caminho.”

Klauss Vianna


— Muito embora eu tenha permanecido na cidade, levando adiante a filosofia dos Vianna na pesquisa, no ensino e na criação da dança, pensamos ser importante reavivar o trabalho de Klauss no Rio de Janeiro, a exemplo do que ocorre em São Paulo. A idéia é realizar uma semana de estudos reunindo profissionais de Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo com mesas-redondas, palestras, workshops, depoimentos e apresentações percorrendo a trajetória de Klauss e seus desdobramentos. O objetivo primeiro é um resgate de memória mesmo, que parece um lugar comum, mas sabemos o quanto é imprescindível sublinhar este aspecto, num país que tem memória curta. Nos 15 anos de sua morte, queremos homenagear esse grande pensador da dança que foi Klauss Vianna (1928-1992), que lançou um novo olhar sobre a dança e o teatro, amplificado numa forma de ver o mundo, influenciando toda uma geração de artistas cênicos, e cujas idéias continuam tão vivas nesse limiar do século XXI. E quando se fala de memória não podemos esquecer de Rainer (1958-95). Um outro propósito é colocar o Rio de Janeiro na “rede Klauss Vianna”, formada por ex-alunos que levam adiante um trabalho de pesquisa em dança e no teatro, tendo desdobramentos na área terapêutica e educacional, com base na técnica Klauss Vianna, em São Paulo e em Campinas. Este grupo já realizou três encontros: o “Ciclo Klauss Vianna” em 2002, em Campinas (UniCamp); em 2005, o Festival CPFL de Dança Contemporânea “Klauss Vianna – 2005”, também em Campinas, no qual foi homenageado Rainer Vianna (1958-1995) que sistematizou a técnica de Klauss; e em 2006, “Territórios da Dança – Klauss Vianna”. Este movimento, nós gostaríamos que ecoasse no Rio de Janeiro. Por fim, o objetivo é também aprofundar a reflexão e o intercâmbio de experiências entre os profissionais da dança e do teatro com suas conexões no campo da saúde e da educação. — declara Angel Vianna.


Klauss Vianna iniciou sua vida profissional em Belo Horizonte onde, juntamente com Angel, companheira e parceira da vida toda, criou o Balé Klauss Vianna. Espírito inquieto, passou por várias cidades, deixando sua marca revolucionária em todas elas. No período de 1962 a 1964 viveu em Salvador, dando aulas na Escola de Dança da Universidade Federal, a convite de Rolf Gelewsky. Em 1964 o casal muda-se para o Rio de Janeiro, onde Klauss morou cerca de 16 anos e, além de ter desenvolvido um trabalho riquíssimo e variado como professor, coreógrafo e crítico de dança, aqui se deu sua aproximação com o teatro onde “foi o pioneiro na transposição da dança (movimento corporal) para a dramática da cena (a palavra na raiz do movimento)...” como bem disse Macksen Luiz.  No teatro, como preparador corporal, diretor e ator – recebeu o Prêmio Molière por sua atuação em “Hoje é Dia de Rock” - participou de grandes espetáculos da época como “Roda Viva”, “Navalha na Carne”, “Mão na Luva”, entre outros. Ao mesmo tempo, em 1975 fundou com Angel Vianna e Tereza D´Aquino o Centro de Pesquisa Corporal – Arte e Educação, afora ter dirigido a Escola de Teatro Martins Pena (1975 a 1978) e o Instituto Estadual das Escolas de Arte do Rio de Janeiro (1978 a 1980). Em 1980 muda-se para São Paulo, onde viveu até o final da vida (1992), sendo uma referência para bailarinos, coreógrafos, diretores e atores. Dirigiu a Escola de Bailados de São Paulo e o Balé da Cidade de São Paulo.


SERVIÇO

IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO – TÉCNICA KLAUSS VIANNA

Espaço Sesc – Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Tel. 2547-0156

De 2 a 7 de setembro

Programação: LEIA NO ANEXO

Censura Livre

Entrada Franca


ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ney Motta | Arte Contemporânea Comunicação
tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail:  HYPERLINK "mailto:neymotta@terra.com.br" \o "mailto:neymotta@terra.com.br

CTRL + Clique para seguir o link" neymotta@terra.com.br
skype: neymotta




PROGRAMA


IV ENCONTRO DO CORPO NA DANÇA E NO TEATRO TÉCNICA KLAUSS VIANNA


02/09/08 (terça-feira)


19h – ABERTURA  

- Performances com a Cia Brasileira de Mystérios e Novidades e Orquestra Itinerante Gigantes pela Própria Natureza. Direção de Ligia Veiga.


- Fragmento do musical “Hoje é Dia de Rock”. Direção de Cecília Conde e Caíque Botkay.


20:30h – VÍDEO-DOCUMENTÁRIO

- “Klauss Vianna”. Direção de Inês Bogéa


21h – BATE-PAPO

- A presença de Klauss no teatro

Apresentação de Sérgio Britto

com Marilia Pêra, Renata Sorrah, José Wilker, Tônia Carrero, Cécil Thiré, Gracindo Júnior e outros


22h – COQUETEL


03/09/08 (quarta-feira) 


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Trajetória de Klauss Vianna: Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Com Marilene Martins, Dulce Beltrão, Dulce Aquino, Rossela Terranova, Cecília Conde Vera Andrade  e Helena Katz. Mediação: Valéria Cano Bravi.


11 às 13h – WORKSHOP

- Reeducação do movimento, Técnica Klauss Vianna – com Irene Ziviani 

- Processo dos vetores – com Jussara Miller


15 às 18h – WORKSHOP

- Improvisação – com Zélia Monteiro

- Técnica Klauss Vianna na saúde – com Marinês Calori 


20:00 h – APRESENTAÇÕES

- “As Árvores” – Concepção, coreografia e interpretação: Julia Ziviani 

- “Corpo Sentado” – Criação e interpretação: Jussara Miller 

- “Seu Acelino” – Direção e interpretação: Lu Favoreto

- "Pedaço de uma Lembrança" – Composição Instantânea: Dudude Herrmann

- “Der Fischer” – Concepção: Beth Bastos


04/09/08 (quinta-feira)


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Produção de conhecimento na dança e no teatro - a família Vianna. Com Joana Ribeiro, Neide Neves, Enamar Ramos, Jussara Miller, Paula Grinover e Ana Vitória Freire. Mediação: Christine Greiner.


11 às 13h – WORKSHOP

- Corpo e Voz – com Titane 

- Técnica Klauss Vianna no ensino contemporâneo de dança para crianças e adolescentes – com Beth Bastos


15 às 18h – WORKSHOP

- Técnica KV no Treinamento do Ator – com Luzia Carion

- Técnica Klauss Vianna – com Neide Neves


20h – LEITURA DRAMÁTICA

Apresentação: Jorge Eduardo Figueiredo

“Terceiro Personagem” – texto de Klauss Vianna

Direção: Vera Fajardo


05/09/08 (sexta-feira)


11 às 13 h – MESA DE DEBATES

- Desdobramentos da Técnica Klauss Vianna. Com Ana Terra, Mariana Vidal, Lenora Lobo, Caique Botkay e João de Bruçó. Mediação: Hélia Borges.


11 às 13h – WORKSHOP

- Corpo Mágico – com Rossela Terranova

- Eutonia: Percepção e Expressão – com Miriam Dascal 


15 às 18h – WORKSHOP

- Dança Moderna – com Ruth Rachou

- O Estranho Na Dança-Teatro : Diálogos entre o Expressionismo Alemão e a Contemporaneidade – com Carlos Martins 


19h – APRESENTAÇÕES

- Aula espetáculo de Antonio Nóbrega

- Show com Titane – participação especial de Leandro Braga

- Aula aberta de Ivaldo Bertazzo


06/09/08 (sábado) 


18h – A DANÇA HOMENAGEIA A DANÇA

- “Corpalavra” – Coreografia e interpretação: Andrea Amaro da Silveira Maciel

- “Falam as parte do todo?” (fragmento) – Cia Dani Lima. Intérprete-criadora: Monica Burity. Direção coreográfica: Dani Lima.

- “Oxum” – Cia Rubens Barbot Teatro de Dança. Com Ana Paula Dias. Participação: Wilson de Assis e Fernando do Vale. Coreografia: Valéria Mona. Percussão: Jô Ventura. Direção: Gatto Larsen.

- “Das duas” – Com Elaine Dual e Nina Morena

- “Por minha Parte” – Cia Esther Weitzman. Com: Beatriz Peixoto, Carla Reichelt, Edney D'Conti , Roberta Repetto e Tony Hewerton. Direção, concepção e coreografia: Esther Weitzman.
- “Improviso” – Criação e interpretação: Frederico Paredes.

- “Herotilde y sus Chicas” – Criação e realização: Intrépida Trupe.

- “Sinapse” – Com Joana Ribeiro e Marito Olsson-Forsberg.

- “CÔMODO” – Concepção e performer: Marcelle Sampaio. Foto: Gabriela Maciel.

- “Frame” – Intérprete-criadora: Maria Alice Poppe. Coreografia: Alexandre Franco.

- “Nas mãos de 6 para 9” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Com Iracema Fiani, Maria Luiza Cavalcanti e Marianne Panagio. Direção e coreografia: Andréa Bergallo.

- “Cedo estarei pronta” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Com Maria Luiza Cavalcanti. Coreografia: Ana Vitória Freire.

- “JáEuParo” – Núcleo Faculdade Angel Vianna. Pesquisa de movimento e interpretação: Andréia Evangelista, Elaine Dual, Isabela Garios, Mariana Carneiro, Marianne Panazio, Patrícia Carvalho, Paula Dobbin, Rosana Seager e Stephania Medeiros. Direção e coreografia: Alexandre Bado.

- “Caminho Aberto” – Com Paula Aguas. Coreografia: Mario Nascimento.


07/09/08 (domingo)


18h – A DANÇA HOMENAGEIA A DANÇA

- “Corpo de Papel” – Criador-intérprete: Alexandre Franco

- “Que as saídas sejam múltiplas” – Criação e interpretação: Alice Ripoll e Fernando Klipel

- “As cinco peles do samba” (fragmento) – Andréa Jabor e Arquitetura do Movimento. Com Agatha Oliveira, Claudia Ramalho, Luana Bezerra, Munique Mattos, Patrícia Costa, Lidia Laranjeira. Direção e coreografia: Andrea Jabor.

- “Minha Vida” – Cia de Dança da Cidade. Com Ana Figueiredo. Coreografia: Lourdes Bastos.

- “BOXE” – Cia de Dança da Cidade. Com Michell Baes e Renato Cruz. Coreografia: Renata Mello 

- “DOIS IRMÃOS” – Cia Étnica de Dança. Com Amanda Corrêa e Carlos Henrique Braz. Direção e Coreografia: Carmen Luz.

- “Absolutamente só” (Fragmento) – Texto, direção e interpretação: Denise Stutz.

- “SOLO”. Com Flávia Tápias. Coreografia: Rami Levi.

- “CASTELO D’ÁGUA” (Espessamentos de uma linha curva) – Coreografia e interpretação: Giselda Fernandes.

- “Quinteto” (fragmento) – Staccato Dança Contemporânea. Com João Paulo Gross e Toni Rodrigues. Direção e Coreografia: Paulo Caldas.

- “Fragmento coreográfico” – Pulsar Cia de Dança. Com Fred Batista, Andréa Chiesorin, Rogério Andreolli, Gabriela Alcofra, Renata Souza e Mônica Pimenta. Direção Artística e coreografia: Teresa Taquechel.

- “La Mariée” – Com Ana Botafogo. Direção e coreografia: Ana Vitória Freire.


21h – A DANÇA HOMENAGEIA OS MESTRES

Uma conversa sobre: Rainer Vianna, Klauss Vianna, Carlos Leite, Eugenia Fedorova, Nina Verchinina, Renée Wells, Rolf Gelevsky, Helba Nogueira, Maryla Gremo, Yara Marília Bennete, David Dupré, Johnny Franklin, Dennis Gray, Arthur Ferreira, Madeleine Rosay, Reginaldo Vaz, Eduardo Sucena, Dino  Carreira e Luisa Carbonell (estes In Memorian), Aldo Lotufo,  Alice Colino, Amelia Moreira, Angel Vianna, Bertha Rosanova,  Carlota Portela,  Cecilia Wainstok, Ceme Jambai, Consuelo Rios, Dalal Achcar, Dulce Aquino, Edmundo Carijó, Eleonora Oliosi, Eliana Caminada, Eliana Karin, Emílio Martins, Eric Valdo, Elizabeth Oliosi, Helena Lobato, Helfany Peçanha, Jacy França, Jean Marie Dübrul, Leda Yuki, Lourdes Bastos, Lydia Costallat, Maria Antonieta,  Maria Luisa Noronha, Marisa Estrela, Mercedes Batista Miriam Boamorte, Norma Lannes, Renato Magalhães, Rossela Terranova, Suzana Braga, Tatiana Leskova, Teresa D´Aquino, Tania Granado e  Wanda Garcia. Com Silvia Soter.








Nenhum comentário: