sábado, 4 de julho de 2009

Portal Cultura Infância: Dança, saúde e criança


Dança, saúde e criança.
Por Uxa Xavier:


Temas e conceitos tão ligados um ao outro que fui buscar no” Aurélio” um dos significados para essa palavra ( saúde) que tanto falamos clamamos e desejamos.

Saúde “conservação da vida”.


Incrível, no meio tantos significados esse foi um presente, para iniciar esse texto. Qual a importância dessa tríade: “criança saúde e dança” para nós professores de dança? Muito grande, pois a partir do momento que estamos trabalhando o corpo de uma criança devemos ter a responsabilidade e sensibilidade de sabermos que estamos lidando com um corpo em formação e desenvolvimento.


Tudo que fizermos numa aula ficará registrado no corpo dessa criança de uma forma bem mais profunda do que no corpo de um adulto.

As aulas devem ser planejadas pensando quem são essas crianças em que momento de seu desenvolvimento psíquico físico elas estão. Uma aula para crianças de 4 anos é bem diferente de uma para crianças de 8 anos. Reparem nos corpos de seus filhos e alunos dessa faixa etária, são totalmente diferentes. Por isso devemos estar sempre atentos ás transformações, pois elas estão lá presentes e o tempo todo.


Trabalhei ativamente com crianças por 28 anos e sempre foi comum ver nos pais duas formas de chegar ás aulas; uma por indicação de fisioterapeutas e ortopedistas que indicam aulas de dança para correções dos pés e atividades corporais mais leves ( o que é ótimo), outra por que os pais atendiam aos pedidos das crianças no seu desejo de dançar.

Se pensarmos, tanto uma como a outra está ligada a saúde, pois conhecer o corpo explorar movimentos, criar movimentações expressivas que contem histórias e traduzam sentimentos estão totalmente ligados á “conservação da vida”.


Uma criança em sala de aula recebe muitas informações, desde a cinética até a mais sensível, que está na camada de seu psiquismo, ela registra transforma e cria novas formas de se relacionar.

Um grupo é um corpo e este, deve ser tratado com respeito e sensibilidade, pois assim essas ações se ampliam nas relações exteriores dessa criança é tão comum ouvirmos dos pais: “Depois que começou a fazer a aula está mais calma (o) mais carinhosa(o) consegue abraçar e receber afetos corporais”.

A arte da dança transforma e abre portas importantes para a saúde do corpo.


Mas, nós, professores não somos terapêutas corporais.Somos criadores e pedagogos do movimento que compartilhamos com nossos alunos da descoberta do movimento expressivo e organizado, aquela que vai contar histórias com o corpo. 

Vivemos uma contemporaneidade esquizofrênica onde o vigor do corpo e do movimento vem perdendo seu espaço para as posturas e ações reduzidas das pontas dos dedos. Crianças esparramadas em sofás comandando controles remotos com uma destreza incrível, ok tudo isso faz parte, mas e o corpo total?Como fica?


Fica fraco sem tônus e intoxicado de tantas imagens, velocidades e pensamentos desconexos. Pois o corpo pede movimento ele faz parte da vida. E aí encontramos crianças altamente racionais que não sabem carregar suas malas de escola ou mesmo relacionar-se com seu próprio peso e o espaço que ocupa na vida, e assim fica comum derrubar coisas esbarrar em objetos e ser taxado de desligado, avoado e por aí vai...

A criança que não arrisca e não explora seu corpo em movimento não será uma criança saudável e depois quem sabe um adolescente desorganizado.


Quem trabalha com adultos sabe que encontramos alunos com corpos opacos pedindo ajuda para reencontrar-se em seu próprio território. E quando reencontram se transformam.

Acredito sim que através da dança podemos criar e ampliar nossa saúde corporal e psíquica. Podemos conservar a vida! 


Uxa Xavier é coordenadora do Nadança, projeto de dança para crianças e adolescentes. É pesquisadora e ministra curso de dança para crianças.

Contato: uxaxavier@uol.com.br 




fonte: 

saiba mais 
infodansa 03-07-2009  
infodansa 01-07-2009  
infodansa 30-06-2009  
infodansa 29-06-2009  


Editais Funarte


Luciana Hilst 
escreveu  


Funarte lança editais para viabilizar 86 projetos da área artística


A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, no dia 30 de junho de 2009, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, três de seus editais de incentivo às artes: o do "Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura", o da "Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet" e o da "Bolsa Funarte de Criação Literária". Na mesma ocasião, apresentará ao público o primeiro número do Anuário de Estatísticas Culturais, organizado em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura. 

Na mesa de abertura do evento estarão: o Secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino; o Presidente da Funarte, Sérgio Mamberti; e o diretor do Centro de Programas Integrados da Funarte, Tadeu Di Pietro. Na ocasião, estará presente o compositor Jorge Mautner, um dos contemplados pela edição 2008 do Prêmio Interações Estéticas. O artista mostrará parte do trabalho musical resultante do projeto "Trilogia Maracatu atômico - movimento número 01 - kaosnavial", desenvolvido por ele e pelo grupo Maracatu Estrela de Ouro. 

As atividades de lançamento dos editais prosseguirão no dia 1º de julho. Logo pela manhã, terá início o Seminário Interações Estéticas, que reunirá representantes da Funarte, do MinC, da classe artística e dos Pontos de Cultura que participaram da edição 2008 do projeto. O encontro será promovido para discutir o conceito de Interações Estéticas e apresentar os resultados alcançados com os projetos contemplados em 2008. Ao final das discussões, o ator e diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa fará encenação especial de "O Banquete", de Platão. 

Com o intuito de impulsionar a produção e a difusão artística, a capacitação profissional, a reflexão teórica e o debate de ideias na área cultural, a Funarte viabilizará, ao lançar esses três editais, 86 projetos. No caso do Prêmio Interações Estéticas, serão investidos, nas propostas vencedoras, R$ 2 milhões (do orçamento da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, parceira da Funarte no programa). Já a Bolsa de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais / Internet e a Bolsa de Criação Literária distribuirão juntas entre os selecionados o valor de R$ 450 mil (do orçamento da própria Funarte). 

Os prêmios e as bolsas viabilizarão projetos de todas as regiões do país. Dessa forma, a Funarte valoriza a diversidade cultural brasileira e democratiza o acesso dos profissionais aos meios de produção artística e intelectual, colocando ao alcance do público trabalhos que nem sempre encontram espaço na grande indústria do entretenimento. As inscrições se encerram dia 13 de agosto. 

Editais que serão lançados pela Funarte em 30 de junho de 2009 

Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009 - Promovido em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, o Prêmio, em sua segunda edição, oferece a artistas de diversos segmentos a possibilidade de desenvolver projetos integrados a ações de Pontos de Cultura de todo o país. Serão concedidos 71 prêmios: 66 deles, com valores entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, serão divididos entre as cinco regiões brasileiras; os outros 5, de R$ 90 mil cada, estão destinados a projetos de "Abrangência Nacional". 

Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais /Internet - O programa, que chega à sua segunda edição, cria condições materiais para que pesquisadores, teóricos, artistas e estudantes possam se dedicar à produção de conhecimento crítico sobre a atual arte brasileira e sua relação com as tecnologias digitais. Serão distribuídas cinco bolsas de R$ 30 mil, uma para cada região do país. As propostas de trabalho devem estar relacionadas à análise de conteúdos artísticos - das áreas de artes visuais, dança, circo, teatro, performance, fotografia, música, audiovisual e literatura - que tenham sido criados ou estejam expostos em websites, CDs, DVDs, celulares, entre outros. 

Bolsa Funarte de Criação Literária - Com o objetivo de fomentar a produção de textos literários inéditos nos gêneros lírico e narrativo, a Funarte contemplará, por meio deste programa, 10 autores brasileiros, dois de cada região. Cada um receberá uma bolsa de R$ 30 mil. Com essa iniciativa, a Fundação reconhece a importância da diversidade cultural e da produção literária brasileira. As obras propostas não sofrerão quaisquer restrições quanto à temática abordada. O programa está em sua terceira edição. 

Veja aqui a programação completa do evento.


Funarte São Paulo 
Alameda Nothmann, 1058 
Campos Elísios, São Paulo / SP 

Lançamento dos editais do Centro de Programas Integrados da Funarte 
Data: 30 de junho de 2009 
Horário: 15h 

Seminário Interações Estéticas 
Data: 1º de julho de 2009 
Horário: 9h 

Mais informações: 
Assessoria de Comunicação da Funarte 
21 2279 8065
11 3662-5177 



leia também   
infodansa 01-07-2009 


CPT: INFORME nº 48/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO 
ESCREVEU   



ABAIXO-ASSINADO PELA APROVAÇÃO DA PEC 150

Está disponível na internet um abaixo-assinado pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 150/03. Ela determina a vinculação de 2% dos recursos do Orçamento da União, 1,5% dos estados e 1% dos municípios à preservação do patrimônio cultural brasileiro e à produção e difusão da cultura nacional. União terá ainda que dividir 50% de sua cota da Cultura com as outras unidades da Federação - 25% com os estados e 25% com os municípios. Para ter acesso a proposta, sua justificativa e ao abaixo assinado, clique aqui



FUNARTE LANÇA PRÊMIO ARTES CÊNICAS NA RUA

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com o Instituto Cultural Sérgio Magnani, lança o edital do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009 para viabilizar projetos de grupos, companhias, trupes e artistas independentes que busquem, em apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Ao todo, 60 projetos serão contemplados, com valores de R$ 20 mil, R$ 40 mil ou R$ 50 mil.  Podem ser inscritos projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas e intervenções urbanas. Grupos e artistas com mais de dez anos de atuação na rua têm também a possibilidade de concorrer com propostas voltadas para o registro e a preservação memorialística de suas atividades. As inscrições estão abertas até 7 de agosto. Mais informações:  artescenicasnarua@funarte.gov.br ou (21) 2279-8018.



REUNIÃO PERMANENTE DE INTERESSADOS NA CONSTRUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO E AVANÇO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DEMOCRÁTICAS NAS ARTES CÊNICAS

Segunda sessão com Luís Carlos Moreira, Pedro Pires, Marco Antônio Rodrigues e Marianna Senne. Dia 7 de julho, às 19h30, no Galpão do Folias. Local: R Ana Cintra, 213, Campos Elíseos - São Paulo, SP - Fone: (11) 3361-2223. Pautas: apresentação de propostas discutidas sobre políticas públicas e discussão sobre estratégias de ação quando for entregue propostas de leis para o poder público. 



EDITAL CAIXA CULTURAL

Como ficou decidido na reunião de cooperados e cooperadas no dia 22 de junho, nenhum grupo da Cooperativa Paulista de Teatro está autorizado a fazer sua inscrição nos editais da Caixa Cultural (tanto de ocupação, como de festivais), pois há restrição de 06 projetos por CNPJ. Uma comissão tirada nesse encontro irá selecionar os projetos a serem apresentados pelo CNPJ da entidade. Mais informações: secretaria@cooperativadeteatro.com.br ou (11) 2117-4705.



ENCONTRO DO MOVIMENTO 27 DE MARÇO

Dia 6 de julho, às 20h, haverá encontro do movimento no Teatro Coletivo. Pauta: Organizar manifestação para o dia da entrega da redação final da Nova Lei Rouanet. Local: R. da Consolação, 1.623, Consolação. Informações: (11) 3255-5922. É muito importante que venham representantes de todos os grupos. 



EDITAL PROAC Nº 16

Estão abertas as inscrições para o edital n.º 16 do Programa de Ação Cultural (ProAC) - Concurso de Apoio a Projetos de Novas Produções de Espetáculo de Dança no Estado de São Paulo, até o dia 07 de agosto. Os documentos do proponente "Cooperativa Paulista de Teatro" estarão disponíveis a partir de 01 de julho, conforme pedido no item 3.1 do edital. Clique aqui para baixar o edital.



ATIVIDADES E ESPETÁCULOS GRATUITOS

Tenha acesso às oficinas, palestras, aulas, eventos, workshops e seminários gratuitosclicando aqui. E para visualizar os espetáculos gratuitos e os que oferecem cotas para cooperados, clique aqui.


De 30 de junho a 16 de julho os profissionais e estudiosos da Mímica Corporal Dramática se encontrarão em São Paulo para uma série de atividades gratuitas, que incluem debates, espetáculos, oficinas e palestras. É o início do projeto “II Colóquio Pyndorama – I Mostra de Mímica Contemporânea”, que ocorrerá na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Espaço Pyndorama, sede da Cia. Antropofágica e com eventos convidados no Estúdio Lusco-fusco. Confira a programação completa  HYPERLINK "http://www.cooperativadeteatro.com.br/site/mostramimica.pdf" \t "_blank" clicando aqui ou pelo site  HYPERLINK"http://www.mimicas.comwww.mimicas.com

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinas gratuitas, de 6 a 11 de julho, que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho. Local: Al. Nothmann, nº 1.058 – Campos Elíseos/SP. Inscrições Gratuitas. Informações: (11) 3138-1520 e  HYPERLINK "http://www.galeriavermelho.com.br/"www.galeriavermelho.com.brConfira a programação  HYPERLINK"http://www.galeriavermelho.com.br/v2/pdfs/oficinas-verbo2009.pdf" \t "_blank" clicando aqui. 



São Caetano do Sul-SP: Cha Cha Cha


SESC São Caetano 


Cha Cha Cha


03/07 a 31/07. 

Sextas, às 20h.


O cha-cha, tanto a música quanto a dança foi desenvolvida e influenciada pelo mambo e a rumba. Em 1951, o compositor e violinista cubano Enrique Jorrín introduziu o ritmo do “cha-cha-cha” para as pistas de dança em Cuba, tocando com a Orquestra América. De acordo com Jorrín, o som feito pelos sapatos dos dançarinos no assoalho soou como o “cha-cha-cha”, quando tentaram seguir o “novo ritmo”, que foi chamado simplesmente de “mambo-rumba”. Em 1953, La Engañadora e Silver Star começaram a gravar o novo ritmo. Muitos músicos, desde a década de 50 misturam em seus discos ritmos como Mambo, Rumba, Son, Guaguanco e o Cha-Cha. A variedade rítmica do cha-cha-cha faz desse ritmo um dos mais gostosos de se dançar e escutar. A característica mais famosa para qualquer pessoa que já escutou falar de cha-cha-cha é a contagem “uns, dois, três, cha, cha, cha”.


Grátis



saiba mais 
SESC  


Cultura não é mercadoria, pelo Movimento 27 de Março


Edson Calheiros 
escreveu  



Olá meus caros! Peço que leiam este e-mail e repassem para os seus contatos.

Este é um momento decisivo para a cultura do país e se faz necessário o envolvimento de todos nós.

 

CULTURA NÃO É MERCADORIA

Carta-aberta do Movimento 27 de março

Trabalhadores da cultura contra a privatização da arte!

 

Em 1999 o movimento Arte contra a Barbárie lançou um manifesto que colocava claramente a função social do teatro como registro, difusão e reflexão insubstituível do imaginário de um povo. Os artistas reunidos no Arte contra a Barbárie denunciaram o aprofundamento da mercantilização imposta à Cultura no país através das leis de renúncia fiscal iniciadas pelo governo Sarney, seguidas por Collor e FHC e, agora, por Lula.

Nos 10 anos seguintes os trabalhadores da cultura se organizaram, conquistaram a Lei de Fomento para a cidade de São Paulo, lei inédita que corresponde ao entendimento da produção teatral como trabalho e pesquisa continuada que contribui para o desenvolvimento do potencial humano e não como um produto de mercado.

Para defender essas conquistas e avançar, muitos artistas se organizaram em movimentos como o Redemoinho, o Movimento Teatro de Rua e a Roda do Fomento, além de outros tantos coletivos de luta e resistência da cidade de São Paulo. 

No dia 27 de março (dia do teatro) deste ano, os trabalhadores da cultura ocuparam o prédio da Funarte (Fundação Nacional das Artes) em São Paulo para manifestar sua discordância em relação ao projeto de Lei (Profic) apresentado pelo governo federal que mantinha a renúncia fiscal (dinheiro de imposto usado pelas empresas privadas para “investir” em cultura) e as PPPs (parcerias público-privadas) como instrumentos para fomentar a produção artística no país.

Nosso movimento (Movimento 27 de março) se forjou na ação contra o novo projeto de lei do governo federal por considerar que tanto a renúncia fiscal como as PPPs fazem parte do movimento de privatização dos serviços públicos e servem como transferência, para a iniciativa privada, da responsabilidade do Governo, que  é de garantir políticas públicas para a cultura que fomentem a produção e o acesso em todo o país. As consequências dessas leis são conhecidas há mais de 10 anos; a cultura é vista como mercadoria e o seu valor é dado por um suposto “mercado” cultural definido por empresas privadas que têm como objetivo a obtenção de lucros e publicidade institucional.

Para nós, a cultura é um elemento fundamental do desenvolvimento humano tanto quanto a Saúde, a Educação, a Moradia e o Transporte.

Embora o Profic (novo projeto de lei federal) avance em ampliar o financiamento público ao fomento cultural, ainda mantém a renúncia fiscal e as PPPs na sua redação.

Nos últimos meses o Ministro Juca Ferreira promoveu inúmeros debates em todo o país sobre o novo projeto. A direita (a exemplo do senador Sarney), aliada às associações de produtores, se opôs à nova Lei por julgarem haver um “dirigismo do Estado” no campo da cultura. Para eles o financiamento através da renúncia fiscal (dinheiro público de imposto que a empresa privada decide onde vai “investir”) não é dirigismo, embora o mercado, neste caso, defina, por exemplo, que através da antiga Lei Rouanet uma empresa pode patrocinar uma multinacional do entretenimento (Cirque du Soleil) com 300 milhões de renúncia fiscal e cobrar ingressos de mais de 100 reais. Isso não é dirigismo na concepção do mercado! De fato, isso é a história do nosso país, todos os privilégios aos privilegiados! Basta!

A função da saúde, da educação e das políticas públicas nestas áreas não é fabricar dinheiro nem dar emprego para médicos, enfermeiros, professores. Da mesma forma, a arte, a cultura, o teatro e respectivas políticas públicas não podem ser encarados como fábricas de valor e empregos. Critérios como lucro, auto-sustentabilidade, produto, serviços, etc., etc., são, no mínimo, deslocados ou secundários para discutir uma política cultural. E, historicamente, o discurso pragmático e realista dos homens de negócio e suas práticas predatórias têm levado, freqüentemente, a becos sem saída.

É importante deixar clara nossa posição. O que desagrada à direita e a esses produtores é exatamente o que queremos avançar: financiamento público para a cultura não é dirigismo, é garantia de acesso e democracia para a produção e circulação da produção cultural no país.  Não aceitamos a nova lei do Profic pois consideramos que a permanência da renúncia fiscal e as PPPs reforçam a visão mercadológica da arte que nós tanto repudiamos.

Se nosso governo, eleito para garantir o direito de acesso à cultura, não pode apresentar uma Lei na qual o dinheiro público vá para o financiamento de políticas públicas de cultura, devemos nos perguntar: o que impede o Ministro Juca de fazer isso?

Se a coalizão do Governo com partidos como o do senador José Sarney (que defende os interesses dos empresários) impede que os interesses dos trabalhadores da cultura e do povo brasileiro sejam contemplados, não iremos nós, trabalhadores da cultura, abrir mão de exigir uma política efetivamente pública que contemple a democratização da cultura. Não queremos e não podemos fabricar lucros. Não é essa a nossa função, não é esse o papel da cultura. Nós produzimos linguagens, alimentamos o imaginário e sonhos do que muitos chamam de povo ou nação; nós trabalhamos com o humano e a construção da humanidade. E isso não cabe no estreito mundo mercantil.

Como dizia um dramaturgo alemão muito conhecido:

"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. 
É da empresa privada o seu passo em frente, 
seu pão e seu salário. E agora não contentes querem 
privatizar o conhecimento, a sabedoria, 
o pensamento, que só à humanidade pertence." (Brecht)

 

Não vamos aceitar a privatização da cultura nem de direito algum!

Abaixo a baixaria, cultura não é mercadoria!

Dinheiro público para políticas culturais públicas!

Contra as leis de renúncia fiscal e as PPPs!



São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sábado 04.07


Adriana Reis 
escreveu  


- sábado, 4 de julho


Classes de Tango Salão com Frank Obregon e Jenny Gil no Rio de Janeiro - RJ
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Rio de Janeiro - RJ (mapa)
Descrição: Classes de Tango Salão com Frank Obregon e Jenny Gil Campeões do I Campeonato Intercontinental de Tango Salão - Buenos Aires 2008 Em Julho no Brasil Dia 03/07 (sexta) - 20:00h às 21:30h Dia 04/07 (sábado) - 18:00h às 19:30h Escola Carioca de Dança Rua Barão de Mesquita, 482 C - Tijuca Preço por aula = R$ 35,00 Telefone: 9618-0734 Dia 05/07 (domingo) - 18:00h às 19:30h Dia 06/07 (segunda-feira) - 20:00h às 21:30h Copacabana Rua Barata Ribeiro, 615/1001 Preço por aula = R$ 35,00 Aulas Particulares: Dias 01 a 07 de Julho Preço por aula = R$ 100,00 Pacote de 4 aulas = R$ 350,00 Contato: jarlos@globo.com  9959-2030 e 2548-9029 Acesse o site do casal:www.frankyjenny.shutterfly.com 


19:00 às 20:30 - "Gardel - O Musical de Tangos" - Rio de Janeiro - RJ   
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Teatro Ipanema (mapa)
Descrição: "Gardel - O Musical de Tangos" A partir de 9 de maio de 2009 Todos os sábados, às 19 horas Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 Ipanema - Rio de Janeiro - RJ R$ 50,00 (inteira) meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos 90 minutos de duração 14 anos 260 lugares Convites pelos telefones: (21) 2556-7765 e (21) 9629-3072 Elenco: Ronaldo Dal'Bianco (no papel de Carlos Gardel), Ângela Valério, Alfredo Garcês, Lú Gondim, Sidnei Dominguez e elenco de mais 25 atores. Participação especial da cantora Carmen Pompeo e dos bailarinos de tango Bob Cunha y Aurya Pires Ficha técnica: Texto e Direção Geral: Paulo Afonso de Lima Produção: Vera Pinheiro Luz: Ericeira Júnior Figurino: Vera Pinheiro Design de multimídia cênica: Mônica Ticiano Movimentos coreográficos do elenco: Carlos Leça Tangos coreografados por: Bob Cunha Arranjos Musicais: Jorge Dragone (Buenos Aires) Sonorização: Carlos Suka Pesquisa Musical: Alfredo Garcês e Paulo Afonso de Lima Assistente de Direção: Lú Gondim Assistente de Palco: Cristiano Lopes Assistente de Produção: Clícia Brandão Fotos de divulgação: Andréa Rocha


20:00 - Noites de Tango no Cassimiro Bar e Restaurante - Brasília - DF
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Cassimiro Bar e Restaurante (mapa)
Descrição: Noites de Tango Todo primeiro sábado de cada mês a partir das 20h Endereço: CLN 302 - Cassimiro Bar e Restaurante Asa Norte - Brasília - DF Telefones: 9272-2825 e 9159-0891www.seductango.com.br  seductango@gmail.com  


Champagne, Tango & Conectango Baile de Tango em Copacabana
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Olympico Club (mapa)
Descrição: Champagne, Tango & Conectango Baile de Tango Milonga Especial 4 de Julho - Das 21:00h às 02:00h Com a apresentação dos campeões intercontinentais de Tango Salão - Buenos Aires 2008 Frank Obregon e Jenny Gil Musicalização: João Carlos Preço: R$ 30,00 Antecipado R$ 35,00 na porta Vendas: Marilena 3264-8941 - 8150-0601 - 2513-5566 Escola Carioca de Dança 2288-1173 - 9618-0734 Local: Olympico Club Rua Pompeu Loureiro, 116 Copacabana - Rio de Janeiro Organização: João Carlos e Ana Maria Marcelo e Vanessa


21:30 - Show de Tango no Villa Alvear
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Villa Alvear (mapa)
Descrição: "SÁBADO - 21:30 H" Show de Tango no Villa Alvear MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES MÚSICOS: BANDONEON:POCHO CACERES CONTR-BAIXO: JORGE CACERES VIOLINO: GERMAN BAILARINOS: Márcia Mello & Nelson Lima BAILARINOS CONVIDADOS: Karina Sabah e Marcelo Cunha CANTOR ARGENTINO: Carlos Estevez APÓS O SHOW PISTA PARA BAILAR TANGOS E BOLEROS DIREÇÃO ARTÍSTICA: MÁRCIA MELLO E NELSON LIMA FONE: (11) 3858.2783 / 7124.2374www.tangoepaixao.com  RESTAURANTE VILLA ALVEAR RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP FONE: 5051.0171 / 3858.2783 (RESERVAS) Estacionamento com manobrista www.villaalvear.com.br


22:00 às 03:00 - Milonga - Tango B'Aires
Quando: sáb, 4 de julho
Onde: Tango B'Aires (mapa)
Descrição: Tango B'Aires La Tradicional Milonga de Los Sábados - das 22:00 às 3:00hs R. Dr. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização: Omar Forte e Stella Bello



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br