sexta-feira, 2 de outubro de 2009

São Paulo: "Estruturas Coreográficas" expõe ao público o processo que envolve composição e interpretação em dança


Rita Solimeo Marin
escreveu


Estruturas Coreográficas expõe ao público o processo
que envolve composição e interpretação em dança
 
Evento propõe desafio para bailarinos e coreógrafos e reúne nomes como Vera Sala, Gícia Amorim, Dudude Herrmann, Tica Lemos, Margo Assis, Alejandro Ahmed, Marcelo Evelin, Thelma Bonavita, Ana Teixeira, Marcelo Omine, Cristiane Paoli Quito, João Saldanha, Patrícia Werneck, Georgette Fadel e Cláudia Schapira.
 
Nos dias 7 e 8 de outubro, o Espaço Beta do SESC Consolação servirá de palco para um experimento que pretende desvendar para o público os processos envolvidos na composição e interpretação da dança. Um desafio lançado pela programação da unidade para coreógrafos e bailarinos, que modifica o formato habitual das apresentações de dança, oferecendo à platéia uma oportunidade de testemunhar um experimento coadaptativo entre diferentes repertórios.
 
Estruturas Coreográficas
apresenta um jogo que desafia os artistas participantes a aplicarem suas competências artísticas num exercício de estruturação coreográfica. Aos compositores das partituras, o desafio de colocar numa "escritura" o conjunto de instruções que terão criado para serem lidas pelos intérpretes somente no dia da apresentação. E aos intérpretes, o desafio de traduzir as partituras e organizá-las no corpo como ação coreográfica. Sem conhecimento prévio das instruções nem ensaio, a idéia é expor publicamente um processo de transmissão de conhecimento em dança explicitando a coimplicação entre composição e interpretação.
Dois intérpretes por noite executam três partituras encomendadas a compositores de sua escolha, mas somente conhecidas na própria noite. Cada intérprete executará, uma a uma, as partituras encomendadas e, em seguida, criará uma sequência coreográfica a partir destas três primeiras. Depois, os intérpretes trocam de partituras e repetem o exercício. O programa se encerra numa conversa com o público, acerca da experiência realizada.
No dia
7 de outubro, Vera Sala interpretará as composições de Margo Assis, Alejandro Ahmed e Marcelo Evelin. No mesmo dia Gícia Amorim interpreta as composições feitas por Thelma Bonavita, Ana Teixeira e Marcelo Omine.
No dia
8 de outubro, Dudude Herrmann divide a noite com Tica Lemos. Dudude interpretará composições feitas por Cristiane Paoli Quito, João Saldanha e Patrícia Werneck, enquanto Tica interpretará composições de Georgette Fadel, Cláudia Schapira e da própria Dudude.
 
Estruturas Coreográficas
Dias 7 e 8 de outubro de 2009.
Quarta e quinta, às 20h.
Espaço Beta - 3º andar.
Número de lugares: 50
Recomendado para maiores de 12 anos.
Grátis
 
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
------------------------------
--------------------------
Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043


Montevideo-Uy: Contact Improvisation para Aikidokas


Ricardo Neves
escreveu

CONTACT IMPROVISATION
para practicantes de AIKIDO



A CARGO DE RICARDO NEVES - BRASIL


MIERCOLES 7 DE OCTUBRE DE 19 A 20:30hs

MONTEVIDEO AIKIDO

Acevedo Díaz 1084

Costo: $u 150


 Informes: catchouhy@gmail.com


En la danza, en el aikido, en la vida nuestra intención es tan fuerte como nuestra acción.
Todo lo que sentimos o pensamos, es transmitido a los otros.
La energía sigue la intención y el cuerpo sigue la energía. Si puedes sentir el camino de la energía en tu cuerpo, las personas que se acerquen a tí lo sentirán.

Ricardo Neves es profesor de danza, de Contact Improvisation
y aikidoka.

Estudia contact improvisation desde 1997.Praticante de Aikido, aplica en su trabajo técnicas basadas en la enseñanza de este arte.


Concibió y organizó el I Encontro Internacional de Contato Improvisação en São Paulo.

Ha participado como profesor y perfomer en festivales de Contact en Buenos Aires , Brasília y Rio de Janeiro.

Compartió performances con Tica Lemos (BRA), Daniel Lepkoff (USA), Cristina Turdo (ARG), Ingo Rozenkranz (ALE), Ralf Jaroshinski (ALE).

Ha tomado cursos con Steve Paxton (USA) y Nancy Stark-Smith (USA), entre otros.


El Contact Improvisation fue creado por el bailarín y coreógrafo Steve Paxton en la decada de los 70´ en los Estados Unidos.
Nace de (entre otras disciplinas) el Aikido.Con este arte comparte los principios de movimiento en espiral, conciencia del centro de gravedad, comunicación y escucha del otro.

El CI es un juego contemporáneo, comenzó como un medio de examinar las fuerzas físicas del movimiento impuestas al cuerpo por la gravedad; por esto, el CI es una forma compleja pero muy abierta con posibilidades infinitas.

Actualmente se practica en todo el mundo con diferentes objetivos,
performaticos, recre
ativos, de entrenamiento, etc.

São Paulo: Dança - StacattoSP mostra investigação da obra de Borges


Canal Aberto - Márcia Marques
escreveu

 

1º Sarau IDÉIAs & MOVIMENTOs

Encontro e discussão do processo de pesquisa de Fernando Machado com a StacattoSPciaDança

 

Primeiro sarau em 3 de outubro mescla dança contemporânea com o Aleph, de Jorge Luis Borges


StacattoSPciaDança, vencedora do último edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo (6ª Edição), vem conseguindo destaque no universo da dança desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista e passou a ser dirigida por Fernando Machado, que foi bailarino da Cia. de Danças de Diadema por 12 anos. Com a troca de nome, sede e inclusão de homens no elenco, a StacattoSPciaDança inicia, com apoio da Prefeitura de São Paulo, uma nova fase.

O grupo realizará uma série de cinco saraus, bimestrais, durante o tempo de pesquisa proposto pelo projeto, que é de 10 meses. O projeto de Fernando Machado tem como base a obra de Jorge Luis Borges, neste primeiro sarau representado por "O Aleph", e tem como propósito debater os aspectos filosóficos da mesma com o público interessado que poderá, então, ajudar a compor o resultado final do projeto em maio de 2010.

Os encontros serão mediados pelo Professor de Filosofia Rodrigo Vilalba, que vem acompanhando os ensaios da StacattoSP semanalmente, introduzindo o elenco a esse universo de uma forma prática, por meio de aulas, nas quais eles discorrem a respeito da obra de Borges e fundamentos básicos da disciplina.

O primeiro sarau, Idéias & Movimentos, que acontece em 3 de outubro de 2009, na Galeria Olido,  terá o formato de debate, no qual os participantes deverão se enxergar como personagens do grande labirinto, citado na obra escolhida pela StacattoSP. Os demais encontros terão formatos diferenciados, como instalação multimídia em uma galeria de arte da capital e apresentações práticas.

Rodrigo Vilalba, filósofo e interlocutor

Jornalista, Mestre em Comunicação e Letras e autor de "Teoria da Comunicação - conceitos básicos", obra lançada pela editora Ática em 2006. Como professor, atua nos centros universitários Belas Artes e FMU, lecionando disciplinas como Teoria da Comunicação, Metodologia da Pesquisa e Ciências Sociais.

 

1º Sarau Idéias&movimentos

3 de outubro de 2009, sábado, às 17h, na Galeria Olido

"um oceano inteiro para nadar...dançar"

Temática a ser abordada:

· As possibilidades do pensar e a Filosofia;

· A Filosofia no Ocidente;

· Jorge Luis Borges.

 

Galeria Olido

03 de outubro de 2009, sábado, às 17h, Sala Azul, Lotação: 50 lugares, Duração: 60 minutos

Av. São João, 473 – Centro – SP

Entrada Franca – Fone: 11 3331 8399

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

MSN: claramm@hotmail.com // SKYPE: canal.aberto  // http://twitter.com/canalaberto// www.canalaberto.com.br 

 

São Paulo: O QUE É A TÉCNICA CUNNINGHAM


SESC Avenida Paulista


O QUE É A TÉCNICA CUNNINGHAM


Dia(s) 10/10, 17/10 

Sábados, às 15h.


Com Gícia Amorim. A aula é composta de exercícios complexos com torções, curvas e inclinações do tronco numa relação de concordância e/ou oposição às pernas e braços. Desafiando as noções tradicionais do que seja a frente do espaço cênico, os deslocamentos usam múltiplas direções no espaço e são feitos com variações de tempo, ritmos e de frases de movimento.


R$ 8,00

[inteira]

R$ 4,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 2,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



saiba mais

São Paulo: INFORME - O LUGAR CIA.CORPOS NÔMADES - 3ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA

Cia. Corpos Nômades Nômades
escreveu

3ª MOSTRA DO FOMENTO À DANÇA 
 
 
GRÁTIS 
 
HOTEL LAUTRÉAMONT

OS BRUSCOS BURACOS DO SILÊNCIO

 ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DO ANO!

  fotos  Cris Lyra



fotos  Cris Lyra

02/10/2009 - SEXTA- 21h00 

  Espetáculo contemplado  no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. 

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo.    Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.    

                                                                               João Andreazzi

Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.

Claudio Willer

 

FICHA TÉCNICA

Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi

Elenco: Bruna Dias,  João Andreazzi, Isabella Fanceschi, Ricardo Silva, Tais Magnani e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades

 
O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES

RUA AUGUSTA, 325

SÃO PAULO - SP

convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108- Ueda Park

 

 PROJETO  ÉDIPO REX
 
 

Oficinas:

Oficinas e workshops Gratuitos:

Eventos com a Cultura do Hip-hop

Workshop de dança Contemporânea com a Cia. Corpos Nômades na Casa do HIP-HOP, dia 7 de novembro, das 14h00 às 17h00. Público interessado em dança contemporânea, acima de 16 anos. Número de Vagas: 20.

  Oficina de Graffiti com  TOTA, de 24 a 26 de novembro das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: grafiteiros e pessoas interessadas acima de 16 anos. Número de vagas: 10.

Eventos com a Cultura do Carnaval 

Workshop de Dança Contemporânea com a Cia. Corpos Nômades, na escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, junto com o Mestre-sala Gabi e a Porta Bandeira Vivi da AMESPBESP- dia 10 de outubro de 2009 (sábado)  das 15h00 às 17h00.  Público Alvo: fechado para alunos do curso de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Oficina de Mestre Sala com o Gabi para a Cia. Corpos Nômades, aberto para o público interessado, 20 vagas, pessoas acima de 16 anos - dias 14 e 16 de outubro das 20h00 às 22h00, na sede da Cia. Corpos Nômades.

Oficina de Alegoria Carnavalesca com Nicea Corrêa – dia 28 de novembro - sábado, das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público alvo: interessados no assunto acima de 12 anos. Número de vagas: 20.

Oficina de cuíca – com Dalua – dias 13 e 15 de outubro das 19h00 às 22h00, para a Cia. Corpos Nômades e com 5 vagas para público interessado, na sede da Cia. Corpos Nômades.    

Eventos com a Cia. Corpos Nômades

 

Ateliê de composição coreográfica coordenado por João Andreazzi e Cia. Corpos Nomades dia 21 de novembro, sábado das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: bailarinos e atores interessados no tema. Numero de Vagas: 30.

Inscrições -  por e-mail:ciacorposnomades@gmail.com  ou direto no locais onde acontecerão os eventos.

O LUGAR - Cia. Corpos Nômades
Rua Augusta, 325 - São Paulo -Brasil
Telefax: 55-11-3237-3224
www.ciacorposnomades.art.br
ciacorposnomades@gmail.com

Acadêmicos do Tucuruvi
Av. Mazzei, 722 – Tucuruvi – próximo ao Metrô Tucuruvi - Tel. 011-22047342 

Casa do Hip-Hop
Rua 24 de Maio, 38 – Jardim Canhema – próximo à Av. Imigrantes.


SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

"PROGRAMA DE INCENTIVO A DANÇA PAULISTA - 2008"

 

                  Sabesp para quem tem sede de Cultura

 
 
 

 

 
 
 
 
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 

CORPO/INTÉRPRETE

  com  integrantes da Cia. Corpos Nômades, sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

Novo Horário as terças e quintas das 15h00 às 16h30                                             

 terça a sexta das 10h30 às 12h00

 Desconto de 10 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia.

 

ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES: 

 

  O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:

 
 
ALGUM LUGAR FORA DO MUNDO: 
 

Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site da Cooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641

 

O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br

   Realização:


 

 6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo  

  "Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "


São Paulo: Promoção relâmpago para inscrições no 3 º Congresso de Tango do Brasil


Margareth Kardosh
escreveu

Neste domingo dia 04/10 FINAL do 1º Campeonato de Tango Salão Conexión Latina

Inscreva-se nos módulos de aulas do 3º Congresso de Tango do Brasil

durante a final do 1º Campeonato de Tango Salão na Dançata  e

ganhe um desconto, podendo dividir em até 3 vezes.

 

Valor dos Módulos de Aulas

Até  07/10 -  1 módulo R$ 200,00 /  2 módulos R$ 320,00 / 3 módulos R$ 420,00

Após  07/10 - 1 módulo R$ 210,00 / 2 módulos R$ 336,00 / 3 módulos R$ 441,00

                                               Durante a Final do Campeonato - 1 módulo R$ 180,00 / 2 módulos R$ 324,00 / 3 módulos R$ 378,00 divididos em até 3 vezes.

BÔNUS: Cada módulo de aulas dá direito a 01 ingresso para uma noite (a escolher) de bailes e shows oficiais, no Club Homs (limitado a 01 ingresso por noite, por pessoa).

BÔNUS ESPECIAL: Na compra de módulos acima de R$200,00 você ganha o direito a participar de todas as palestras do módulo capacitação profissional e das aulas de danças brasileiras.                                                                                                                                                                                                                                    

Cada módulo de TANGO é composto de um período com 04 horários de aula e 03 opções de aulas diferentes por horário (total 12 opções de aulas por módulo) e dá direito a todas as aulas programadas no período (vide grade de aulas), também com livre circulação entre as salas de aula. Teremos a equipe de personal dancers da Confraria do Tango para dançar com as mulheres desacompanhadas.

Saiba mais sobre os professores do Congresso clique aqui .

 Venha torcer pelo seu candidato preferido e não esqueça de votar!

Início da Competição 20h30 logo após, baile até 1h30  

Reservas e informações:11-3289-8502 / 11-8772-6554

R. Joaquim Floriano, 1063 – Itaim Bibi – São Paulo


São Paulo e Campinas: Mundo do Tango :: Programação :: sexta-feira 02.10


Adriana Reis
escreveu


- sexta-feira, 2 de outubro

  

 

 20:00 - Prática de Tango na Típica Tango - Campinas

Quando: sex, 2 de outubro

Onde: Típica Tango - Campinas (mapa)

Descrição: Prática de Tango 6as Feiras às 20 hs. Consumação Mínima R$ 15.- Serviço de Bar, MEGA-EMPANADA e petiscos. Vinhos nobres argentinos e chilenos. Drinks latinoamericanos e cafeteria. Rua Luis Vicentim Sobrinho 101 - B. Geraldo. Campinas. Reservas: (19) 97074857 - (19) 97304269 E. Mail: jornaldetango@yahoo.com.ar

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 às 00:00 - Prática de Tango - Tango B´Aires

Quando: sex, 2 de outubro

Onde: Tango B´Aires (mapa)

Descrição: Tango B´Aires Prática de Tango - Todas as Sextas-Feiras, das 20:30 às 24:00hs R. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização : Omar Forte e Stella Bello

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 às 22:00 - Curso de Tango "Da Velha Guarda à Atualidade", com Vitor Costa

Quando: sex, 2 de outubro

Onde: Dançata (mapa)

Descrição: Da Velha Guarda à Atualidade... Mais do que um tradicional curso de tango, voltado na maioria das vezes ao aprendizado de seqüências de passos. Propomos uma vivência nesta arte tão complexa e sensual, onde serão apresentadas informações históricas, musicais (ritmo) e estruturais do Tango. Partiremos de suas raízes lá na velha guarda, para melhor se compreender esta dança da atualidade. Passaremos pelas diversas formas de abraço, pelos diferentes estilos do Tango (do picado ao pós-decareano), peas maneiras de se caminhar e conduzir durante o aprendizado e o desenvolvimento dos tão esperados passos. Será um curso prático de dança com pinceladas teóricas, no intuito de abrir novas fronteiras aos participantes. Aproprie-se desta história, que conta com mais de 130 anos de existência. Ministrado pelo Professor Vitor Costa e assistência de Alcione Barros. O curso terá início no dia 14 do mês de agosto na Dançata e será voltado para praticantes do Tango com nível intermediário/avançado. Serão oito sextas-feiras das 20:30h às 22:00h. Investimento Individual: R$ 300,00 Casal: R$ 500,00 Dançata Rua Joaquim Floriano, 1063 - Itaim Bibi - São Paulo Informações e Inscrições Tel: 11-3078-1804 Promoção Moacir Castilho 11-3289-8502

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br