sexta-feira, 2 de outubro de 2009

São Paulo: Dança - StacattoSP mostra investigação da obra de Borges


Canal Aberto - Márcia Marques
escreveu

 

1º Sarau IDÉIAs & MOVIMENTOs

Encontro e discussão do processo de pesquisa de Fernando Machado com a StacattoSPciaDança

 

Primeiro sarau em 3 de outubro mescla dança contemporânea com o Aleph, de Jorge Luis Borges


StacattoSPciaDança, vencedora do último edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo (6ª Edição), vem conseguindo destaque no universo da dança desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista e passou a ser dirigida por Fernando Machado, que foi bailarino da Cia. de Danças de Diadema por 12 anos. Com a troca de nome, sede e inclusão de homens no elenco, a StacattoSPciaDança inicia, com apoio da Prefeitura de São Paulo, uma nova fase.

O grupo realizará uma série de cinco saraus, bimestrais, durante o tempo de pesquisa proposto pelo projeto, que é de 10 meses. O projeto de Fernando Machado tem como base a obra de Jorge Luis Borges, neste primeiro sarau representado por "O Aleph", e tem como propósito debater os aspectos filosóficos da mesma com o público interessado que poderá, então, ajudar a compor o resultado final do projeto em maio de 2010.

Os encontros serão mediados pelo Professor de Filosofia Rodrigo Vilalba, que vem acompanhando os ensaios da StacattoSP semanalmente, introduzindo o elenco a esse universo de uma forma prática, por meio de aulas, nas quais eles discorrem a respeito da obra de Borges e fundamentos básicos da disciplina.

O primeiro sarau, Idéias & Movimentos, que acontece em 3 de outubro de 2009, na Galeria Olido,  terá o formato de debate, no qual os participantes deverão se enxergar como personagens do grande labirinto, citado na obra escolhida pela StacattoSP. Os demais encontros terão formatos diferenciados, como instalação multimídia em uma galeria de arte da capital e apresentações práticas.

Rodrigo Vilalba, filósofo e interlocutor

Jornalista, Mestre em Comunicação e Letras e autor de "Teoria da Comunicação - conceitos básicos", obra lançada pela editora Ática em 2006. Como professor, atua nos centros universitários Belas Artes e FMU, lecionando disciplinas como Teoria da Comunicação, Metodologia da Pesquisa e Ciências Sociais.

 

1º Sarau Idéias&movimentos

3 de outubro de 2009, sábado, às 17h, na Galeria Olido

"um oceano inteiro para nadar...dançar"

Temática a ser abordada:

· As possibilidades do pensar e a Filosofia;

· A Filosofia no Ocidente;

· Jorge Luis Borges.

 

Galeria Olido

03 de outubro de 2009, sábado, às 17h, Sala Azul, Lotação: 50 lugares, Duração: 60 minutos

Av. São João, 473 – Centro – SP

Entrada Franca – Fone: 11 3331 8399

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

MSN: claramm@hotmail.com // SKYPE: canal.aberto  // http://twitter.com/canalaberto// www.canalaberto.com.br