segunda-feira, 16 de abril de 2012

São Paulo: Andrei Udiloff : Novos Cursos


Andrei Udiloff
enviou



clique para ampliar


São Paulo: Nucleares na Rua


Flavia Fusco
escreveu

Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança apresenta
Nucleares na Rua
Série de apresentações na cidade vai de 23 de março a 18 de abril



Foto: Cláudio Gimenez

Ao dançar na rua, sob a ótica dos Núcleos (estruturas de placas de madeira, que em geral pendem soltas e  pintadas com cores quentes – laranja, amarelo e vermelho-, a Cia. Mariana Muniz se propõe a dar continuidade à pesquisa de linguagem em arte/dança contemporânea inspirada pelos caminhos trilhados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica.

“Nucleares na Rua”, criado pela Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança, tem música especialmente composta por Ricardo Severo, onde ritmos brasileiros são mesclados com a sonoridade da guitarra e textos falados por Mariana Muniz. 

O espetáculo integra a Trilogia HO, (Hélio Oticica), juntamente com "Parangolés" e " Penetráveis".  Hélio Oiticica fundamentou suas teorias não apenas em seu conhecimento sobre história da arte, mas procurou desenvolver questões apontadas pelos grandes artistas do século XX. A partir de suas experiências e valendo-se de um conhecimento experimental do mundo, Hélio chegou à dissolução da idéia de quadro.

H.O., mais do que ninguém, buscava dialogar com formas de vida marginalizadas a fim de criar uma prática de resistência. A cultura popular não é tematizada artificialmente em seu trabalho, não há nenhuma condescendência paternalista ou populista; o que lhe interessa é aproveitá-la enquanto fonte de energia, enquanto necessidade criativa.

“Nucleares na Rua” foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2010 e realizou, dentre outros projetos: Circuito SESC de Artes 2011, e, recentemente, o projeto Fora do Palco, no SESC Pinheiros|Fev.de 2012. Foi contemplado com XI edital de Lei de Fomento a dança da cidade de São Paulo.




Foto: Cláudio Gimenez

Programação

17/04 (terça) – 20h00 | CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda – São Paulo/SP

18/04 (quarta) – 15h00 | CEU Butantã
Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870 – Jardim Esmeralda – São Paulo/SP

FICHA TÉCNICA
Concepção e direção coreográfica: Mariana Muniz
Assistência, Cenografia e Fotografias: Cláudio Gimenez
Criadores-intérpretes: Bárbara Faustino, Danielli Mendes ou Amanda Correa,
Gilberto Rodrigues e Viviane Fontes
Textos em “Off”: Hélio Oiticica | Voz: Mariana Muniz
Estagiárias: Tatiana Saltini, Luzia Bugno, Marina Matheus
Música Original: Ricardo Severo
Figurinos: Tânia Marcondes
Iluminação: Ricardo Bueno
Projeto Gráfico: Paula Viana
Assessoria de imprensa: Flavia Fusco
Produção: Cria da Casa Gestão Cultural (Cybelle Young e Priscila Wille)
Assistente de Produção: Michelle Karine
Duração: 40 min.
Agradecimentos Especiais: Maria Lúcia Lee, Rubens Caribé
e Faculdade de Dança Anhembi-Morumbi.





São Paulo: [agendadsalao] Pos em danca de salao em Curitiba


Marco Antonio Perna 
escreveu



Cursos de Pós-graduação FAMEC
O Intuito da FAMEC, ao promover cursos de Pós-graduação, é suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos e construídos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração.





DF: Tango para Todos - cursos, bailes e curiosidades


Guillermo e Ana
seductango@gmail.com
escreveram


Cursos gratuitos de Tango de salão no DF, do projeto "Tango para Todos", patrocinado pelo FAC da Secretaria de Cultura do DF. 

A inscrição é feita somente pelo email seductango@gmail.com para casais acima de 16 anosCada curso tem 10 horas de aulas práticas e 5 sobre a história e a cultura do Tango.

Todos os cursos são de 2ª a 6ª das 20 às 23h.

Nos próximos meses daremos aulas em escolas públicas ou administrações regionais nas seguintes datas:


Riacho Fundo

23 a 27 de abril de 2012
Administração do Riacho Fundo

Planaltina
7 a 11 de maio de 2012
CEM 02 Planaltina

Asa Sul Esc Pq 
21 a 25 de maio de 2012
Escola Parque da 308 sul

Áreas Octogonais.
4 a 8 de junho - 2012
EC 8 do Cruzeiro( área Octogonal 7/8)



Obs - Para participar, não é preciso ter experiência anterior com dança. E caso não tenha parceiro o(a) aluno9a) poderá ficar em uma lista de espera e se surgir uma parceria, os professores a formam para os alunos.Algumas curiosidades sobre o Tango:
Recentemente o Tango foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (2009).  Desde os anos 80, a procura por esta música e dança tem aumentado notadamente por jovens de todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Brasília já conta com alguns bailes de Tango mensais e um número cada vez maior de pessoas procura estes espaços para dançar e se divertir.

Originalmente, o Tango surgiu na região do Rio da Prata, na Argentina, da mistura de culturas locais, africanas e dos imigrantes europeus, no fim do século XIX, e era dançado somente pelas camadas mais pobres da população. Posteriormente no início dos anos 20, foi levado para a França, e esta dança foi então cada vez mais se desenvolvendo e tomando uma forma própria: uma mescla dos ritmos fortes e sensuais das culturas afro-americanas com a classe e o requinte das músicas e bailados europeus.

O Tango desde seus primórdios foi pautado por essas misturas de influências, inclusive teve raízes comuns com certos ritmos brasileiros, tais como o maxixe, que foi derivado também da Habanera. Continua evoluindo musicalmente até os dias atuais, recebendo influências da música eletrônica, do rock e do jazz, em várias partes do planeta. Evolução esta que se percebe também na dança, com cada vez mais adeptos no mundo inteiro: é notório o crescimento de novas gerações de dançarinos que contribuem com passos originais e influências culturais para a expressão desta dança apaixonada.

No Brasil, bailes exclusivamente de Tango aumentam gradativamente e nos bailes de danças de salão, o samba de gafieira, o bolero e o zouk, também influenciam as novas gerações tangueiras em sua forma de dançar.

Elegante e ágil, o Tango comove e encanta as pessoas pelas ricas variedades de estilos sonoros e de matizes instrumentais. É uma dança que valoriza, sobretudo, o respeito mútuo entre os casais e a convivência harmônica entre as pessoas, o Tango de Salão é uma atividade cultural saudável por sua própria natureza.

Além deste projeto, os professores Ana Szerman e Guillermo Abraham organizam o baile Conexão Tango "  no terceiro domingo de cada mês ao preço popular de R$ 15, na escola Creça( 703/903 sul), das 20 às 24h. O próximo será neste domingo, dia 15 de abril.Para aqueles que querem um aprendizado mais aprofundado, eles ministram , a preços populares, aulas semanais aos sábados na Asa Sul( no mesmo endereço do baile- veja acima), das 17 ás 18:40, um ótimo horário e tranquilo para finais de semana.Os professores também organizam o site feito em flash www.seductango.comcom informações sobre os cursos, sobre a história do Tango e seus principais representantes, um mapa com os bailes de todo o Brasil, além de currículo dos professores, fotos, vídeos e cartazes dos eventos.Ana Szerman e Guillermo Abrahamwww.seductango.com9272-2825 e 9159-0891Professores de Tango



clique para ampliar


clique para ampliar



São Paulo: Workshop Processo Seletivo para a Cia. Corpos Nômades


Cia. Corpos Nômades
ciacorposnomades@gmail.com
escreveu


clique para ampliar


Workshop para processo seletivo
CIA. CORPOS NÔMADES - direção João Andreazzi
ABRE VAGA PARA INTÉRPRETES - Mulheres e Homens.

Como é de costume a cada nova montagem a Cia. Corpos Nômades abre as portas para o acesso de novos integrantes.

Destinado a bailarinos, bailarinas, atores e atrizes com um forte trabalho corporal e que tenham afinidades com o trabalho investigativo realizado pela Cia. Corpos Nômades. Faixa etária: acima de 21anos.
Projeto da Nova Montagem: Sinfonia Müller x Mahler. Que resultará no novo espetáculo no segundo semestre de 2012 e para as temporadas dos espetáculos de repertório, como ”Na Infinita Solidão Dessa Hora e Desse Lugar”. Um pouco sobre a nova proposta de criação. A escolha dos temas para o novo espetáculo se pautou pelo desejo de transpor para a cena os estímulos que brotam das Sinfonias de Mahler e dos textos de Heiner Müller, que suscitam imagens e geram a possibilidade de experimentá-las no corpo, para assim proporcionar um rico manancial para criação da coreografia, da trilha sonora, da dramaturgia, do cenário, dos elementos de cena e bem como do vídeo-arte.

Além da temporada no espaço, de no mínimo 01 mês (com preços populares), o espetáculo resultante desse projeto, também poderá ser apresentado em outros espaços.

Maiores Informações: www.ciacorposnomades.art.br

Processo seletivo:
Enviar currículo, com foto e um vídeo para:  ciacorposnomades@gmail.com, caso não tenha vídeo na internet, favor enviar um vídeo de um trabalho cênico, com no máximo 5 minutos para endereço abaixo:
Espaço Cênico O LUGAR – Cia. Corpos Nômades.
Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP.
CEP: 01305-000. 

Os intérpretes pré-selecionados serão convidados à participarem nos dias  09, 10 e  11 de  maio, (quinta a sexta) das 19h00 às 22h00 do Workshop com  João Andreazzi. Enviar material até 07 de maio (segunda).

Desse encontro, algumas pessoas serão convidadas à participar da continuação do processo, que ocorrerá no período de 15 a 18 de maio (de terça a sexta),  das 19h às 22h00. (horários poderão ser alterados)
Os ensaios ocorrerão de segunda a sexta das 18h às 22h. (Em período de temporada a folga é na segunda).
Local: Espaço Cênico O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES - São Paulo - SP
Rua Augusta, 325
Telefone: 011-32373224



São Paulo: Passos & Compassos oferece novos cursos


Kátia Cantillana
katiacantillana@gmail.com
escreveu



Passos & Compassos oferece novos cursos que queimam até 600 calorias por hora

A escola, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, está com inscrições abertas para novos workshops de dança no mês de abril: salsa, zouk, samba-rock e sertanejo universitário. Ideal para quem quer emagrecer.

São vários os benefícios da dança: combate o estresse e a ansiedade, melhora a flexibilidade, exercita o equilíbrioE o melhor, queima calorias. Um dos grandes destaques para quem quer emagrecer é o zouk, dança latina sensual, divertida, semelhante à lambada e que permite queimar até 600 calorias em uma hora de aula.

Outros ritmos oferecidos pela Passos & Compassos são a salsa, samba-rock e sertanejo universitário, que queimam entre 300 e 400 calorias, e ainda exercitam os músculos do bumbum e pernas. Os workshops terão duração de 4 aulas, com 1h cada. A escola se destaca pelo exclusivo método de ensino “Penso, logo danço”, no qual o aluno aprende a dançar por meio do raciocínio e consciência corporal.

Outro destaque na Passos & Compassos são os bailes super divertidos promovidos duas vezes por mês na própria escola, aos finais de semana, onde os alunos podem praticar de forma bem divertida todos os ritmos aprendidos em aula.   


Novas turmas Dançaria Passos & Compassos

Salsa – início dia 17 de abril, aulas às terças, das 21h30 as 22h, com 1h de duração
Preço: R$ 90

Samba rock – início dia 17 de abril, aulas às terças, das 19h30 as 20h30, com 1h de duração
Preço: R$ 90

Zouk – início dia 17 de abril, aulas às terças, das 20h30 as 21h30, com 1h de duração
Preço: R$ 90

Sertanejo universitário - início dia 18 de abril, aulas às quartas, das 21h as 22h, com 1h de duração
Preço: R$ 90


Mais informações e inscrições na Dançaria Passos & Compassos (R. Afonso Celso, 95, Vila Mariana), pelo telefone (11) 3294-0101 ou pelo email dancecom@passosecompassos.com.br.



Montevideo-UY: Danza Contemporánea y Más


Lucía Valeta
escreveu


clases regulares y grupos de profundización en danza contemporánea
 
 nuevos horarios de yogahttp://www.crr-danzaycreacion.blogspot.com/p/actividades.html 
 
  danza contemporánea, contact improvisation, danza para niños, talleres, yoga, pilates, gyrokinesis, osteopatía.   




clique para ampliar




Tuvimos la suerte de compartir una experiencia intensa durante enero y febrero con un grupo de más de 10 personas:
DANZA INTENSIVA DE VERANO - técnicas corporales y herramientas de trabajo para la creación escénica.

Esta experiencia nos demostró, una vez más, la riqueza del entrenamiento diario.
Es por eso que a partir de marzo el taller de danza y creación ofrece la posibilidad de entrenar en técnica de danza contemporánea todos los días a las 17:00 hs.

Lunes y viernes con Vera Garat, martes y jueves con Lucía Valeta,  miércoles con Eugenia Silveira.

costo:  todos los días $ 2200

es posible combinar con otras clases y en otros horarios, por más info de clases regulares y talleres: www.crr-danzaycreacion.blogspot.com





taller de danza y creación casarrodante
Maldonado 1921 - Montevideo
teléfono:  098755757
www.crr-danzaycreacion.blogspot.com
casarrodante.danzaycreacion@gmail.com



São Paulo: Vamos dançar na segunda com SOCIAL DANCE


Moacir Castilho
moacircastilho.eventos@yahoo.com.br
escreveu


clique para ampliar