segunda-feira, 16 de abril de 2012

DF: Tango para Todos - cursos, bailes e curiosidades


Guillermo e Ana
seductango@gmail.com
escreveram


Cursos gratuitos de Tango de salão no DF, do projeto "Tango para Todos", patrocinado pelo FAC da Secretaria de Cultura do DF. 

A inscrição é feita somente pelo email seductango@gmail.com para casais acima de 16 anosCada curso tem 10 horas de aulas práticas e 5 sobre a história e a cultura do Tango.

Todos os cursos são de 2ª a 6ª das 20 às 23h.

Nos próximos meses daremos aulas em escolas públicas ou administrações regionais nas seguintes datas:


Riacho Fundo

23 a 27 de abril de 2012
Administração do Riacho Fundo

Planaltina
7 a 11 de maio de 2012
CEM 02 Planaltina

Asa Sul Esc Pq 
21 a 25 de maio de 2012
Escola Parque da 308 sul

Áreas Octogonais.
4 a 8 de junho - 2012
EC 8 do Cruzeiro( área Octogonal 7/8)



Obs - Para participar, não é preciso ter experiência anterior com dança. E caso não tenha parceiro o(a) aluno9a) poderá ficar em uma lista de espera e se surgir uma parceria, os professores a formam para os alunos.Algumas curiosidades sobre o Tango:
Recentemente o Tango foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (2009).  Desde os anos 80, a procura por esta música e dança tem aumentado notadamente por jovens de todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Brasília já conta com alguns bailes de Tango mensais e um número cada vez maior de pessoas procura estes espaços para dançar e se divertir.

Originalmente, o Tango surgiu na região do Rio da Prata, na Argentina, da mistura de culturas locais, africanas e dos imigrantes europeus, no fim do século XIX, e era dançado somente pelas camadas mais pobres da população. Posteriormente no início dos anos 20, foi levado para a França, e esta dança foi então cada vez mais se desenvolvendo e tomando uma forma própria: uma mescla dos ritmos fortes e sensuais das culturas afro-americanas com a classe e o requinte das músicas e bailados europeus.

O Tango desde seus primórdios foi pautado por essas misturas de influências, inclusive teve raízes comuns com certos ritmos brasileiros, tais como o maxixe, que foi derivado também da Habanera. Continua evoluindo musicalmente até os dias atuais, recebendo influências da música eletrônica, do rock e do jazz, em várias partes do planeta. Evolução esta que se percebe também na dança, com cada vez mais adeptos no mundo inteiro: é notório o crescimento de novas gerações de dançarinos que contribuem com passos originais e influências culturais para a expressão desta dança apaixonada.

No Brasil, bailes exclusivamente de Tango aumentam gradativamente e nos bailes de danças de salão, o samba de gafieira, o bolero e o zouk, também influenciam as novas gerações tangueiras em sua forma de dançar.

Elegante e ágil, o Tango comove e encanta as pessoas pelas ricas variedades de estilos sonoros e de matizes instrumentais. É uma dança que valoriza, sobretudo, o respeito mútuo entre os casais e a convivência harmônica entre as pessoas, o Tango de Salão é uma atividade cultural saudável por sua própria natureza.

Além deste projeto, os professores Ana Szerman e Guillermo Abraham organizam o baile Conexão Tango "  no terceiro domingo de cada mês ao preço popular de R$ 15, na escola Creça( 703/903 sul), das 20 às 24h. O próximo será neste domingo, dia 15 de abril.Para aqueles que querem um aprendizado mais aprofundado, eles ministram , a preços populares, aulas semanais aos sábados na Asa Sul( no mesmo endereço do baile- veja acima), das 17 ás 18:40, um ótimo horário e tranquilo para finais de semana.Os professores também organizam o site feito em flash www.seductango.comcom informações sobre os cursos, sobre a história do Tango e seus principais representantes, um mapa com os bailes de todo o Brasil, além de currículo dos professores, fotos, vídeos e cartazes dos eventos.Ana Szerman e Guillermo Abrahamwww.seductango.com9272-2825 e 9159-0891Professores de Tango



clique para ampliar


clique para ampliar