Guillermo e Ana
seductango@gmail.com
escreveram
Cursos gratuitos de Tango de salão no DF, do projeto "Tango para Todos", patrocinado pelo FAC da Secretaria de Cultura do DF.
Todos os cursos são de 2ª a 6ª das 20 às 23h.
Nos próximos meses daremos aulas em escolas públicas ou administrações regionais nas seguintes datas:
Riacho Fundo
23 a 27 de abril de 2012
Administração do Riacho Fundo
Planaltina
7 a 11 de maio de 2012
CEM 02 Planaltina
Asa Sul Esc Pq
21 a 25 de maio de 2012
Escola Parque da 308 sul
Áreas Octogonais.
4 a 8 de junho - 2012
EC 8 do Cruzeiro( área Octogonal 7/8)
Recentemente o Tango foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco (2009). Desde os anos 80, a procura por esta música e dança tem aumentado notadamente por jovens de todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Brasília já conta com alguns bailes de Tango mensais e um número cada vez maior de pessoas procura estes espaços para dançar e se divertir.
Originalmente, o Tango surgiu na região do Rio da Prata, na Argentina, da mistura de culturas locais, africanas e dos imigrantes europeus, no fim do século XIX, e era dançado somente pelas camadas mais pobres da população. Posteriormente no início dos anos 20, foi levado para a França, e esta dança foi então cada vez mais se desenvolvendo e tomando uma forma própria: uma mescla dos ritmos fortes e sensuais das culturas afro-americanas com a classe e o requinte das músicas e bailados europeus.
O Tango desde seus primórdios foi pautado por essas misturas de influências, inclusive teve raízes comuns com certos ritmos brasileiros, tais como o maxixe, que foi derivado também da Habanera. Continua evoluindo musicalmente até os dias atuais, recebendo influências da música eletrônica, do rock e do jazz, em várias partes do planeta. Evolução esta que se percebe também na dança, com cada vez mais adeptos no mundo inteiro: é notório o crescimento de novas gerações de dançarinos que contribuem com passos originais e influências culturais para a expressão desta dança apaixonada.
No Brasil, bailes exclusivamente de Tango aumentam gradativamente e nos bailes de danças de salão, o samba de gafieira, o bolero e o zouk, também influenciam as novas gerações tangueiras em sua forma de dançar.
clique para ampliar
clique para ampliar