De 07 a 10 de agosto a Cia. Fragmento de Dança apresenta a coreografia “Beije minha alma”, inspirada no universo da artista plástica britânica Tracey Emin.
Concebido originalmente para o 12º Cultura Inglesa Festival, o espetáculo instiga o público a refletir sobre temas como sexualidade, moral e suicídio, a partir do referencial das obras de Tracey Emin, que expunha de forma visceral e direta experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração, desamparo e culpa. O espectador é, ao mesmo tempo, observador e invasor da cena, num cenário que remete a um ambiente íntimo e solitário, para ser envolvido com o que propõe as obras de Tracey: intimidade, sensibilização e contato direto com o interior do outro.
“Beije Minha Alma” encerra a “Mostra (in) dependente de dança?”, que trouxe em sua programação a Cia. Borelli de Dança, grupo IN VITRO, Cia. Nósláemcasa, Coletivo de Artistas Intermitente Abismo dos Sonhos e Solos e reverberações, além de workshop, demonstração de trabalho e debates sobre políticas públicas.
Cia. Fragmento
Dirigida por Vanessa Macedo, a Fragmento é uma companhia de dança contemporânea sediada em São Paulo e busca uma dança teatralizada, preocupada em construir uma solidez dramatúrgica, coerente com os temas pesquisados. Surgido em 2002, o grupo traz em seu currículo espetáculos inspirados na obra de José Saramago (“Sob a Nudez dos olhos” criado a partir do livro Ensaio sobre a Cegueira, contemplado pelo Prêmio Fomento a Dança), Cecília Meireles e Frida Khalo. “Versos da Última Estação”, seu penúltimo trabalho, foi inspirado nas obras literárias que falam sobre a morte. Nessa nova coreografia, o grupo foi seduzido pelo caráter biográfico das obras da artista plástica Tracey Emin para criar “Beije minha alma”.
Tracey Emin
É uma artista britânica que passou a ganhar projeção após a instalação “My Bed” (1999) ser montada na Tate Gallery, indicada ao prestigiado prêmio Turner Prize. A obra apresentava a cama da artista, desarrumada e cercada de garrafas vazias, pontas de cigarro, lençóis cheios de nódoas e peças intimas numa reconstrução fiel do quarto onde ela passou quatro dias tentando o suicídio. Representante da 52º Bienal de Artes de Veneza, Tracey integra a YBA Generation – Young British Artists Generation, expressão utilizada para designar os artistas britânicos que ganharam projeção internacional após participarem da “Sensation”, exposição das obras do colecionador inglês Charles Saatchi, realizada em 1999, no Museu do Brooklin, em Nova York. O diferencial de Tracey é o forte teor biográfico em suas obras, que expõe suas emoções. Outro trabalho de grande repercussão foi apresentado em 1994 quando surgiu como artista de vanguarda ao expor “My Major Retrospective”, que reunia itens pessoais e fotos das pinturas que destruíra durante uma crise de depressão, causada pela interrupção de uma gravidez.
Ficha Técnica
Coreografia e direção: Vanessa Macedo Assistente de direção: Adriano Guidotte Interpretação: Marcos Buiati, Vanessa Macedo, Érica Tessarolo, Robson Ferraz Trilha Sonora: Allen Ferraudo Luz: André Prado Fotografia:Maria Tuca Fanchin Figurino e Cenografia: Nani Brisque Produção Executiva: Samanta Barros
Serviço
“Mostra (in) Dependente de Dança?” – de 10 de julho a 10 de agosto de 2008
De 07 a 10 de agosto de 2008 – “Beije minha alma” com Cia. Fragmento de Dança
Quinta a Sábado às 21h e Domingo às 20h
Duração do espetáculo: 50 minutos
Indicação da Faixa Etária: 16 anos
(No domingo após o espetáculo haverá um debate com o público sobre o processo de criação do grupo)
Espaço Maquinaria
Endereço: Rua 13 de Maio, 240 – Bela vista – São Paulo/SP
Telefone: 011 3259-7580
Lotação: 80 lugares
Ingresso: R$10
Abertura da bilheteria: uma hora antes
Aceita Cheque
Informações para a imprensa
Canal Aberto – 11 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br