sábado, 19 de fevereiro de 2011

São Paulo: Beije minha Alma


Canal Aberto - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
escreveu

Beije minha Alma”, da Cia Fragmento, revela o universo  da artista plástica inglesa Tracey Emin no SESC Pompeia


fracasso, humilhação, frustração, desamparo e culpa: temas recorrentes na obra de Tracey Emin 



Diretora e coreógrafa com grande interesse em obras confessionais, Vanessa Macedo (foto) explora o universo intimista de Tracy Emin


Dia 22 de fevereiro de 2011, no Sesc Pompeia – Espaço Cênico, a CIA. FRAGMENTO reestreia “Beije Minha Alma”, com coreografia e direção assinadas por Vanessa Macedo. O espetáculo foi premiado no 12º Cultura Inglesa Festival, em 2008. A Cia. Fragmento foi convidada pelo Sesc Pompeia para compor a programação do Espaço Cênico, um teatro de arena recém inaugurado com o objetivo de apresentar experimentações cênicas que aproximem o espectador do artista, criando uma relação mais íntima entre palco e plateia. Um dos objetivos do Espaço é fazer temporadas mensais, em horários alternativos, de dança e teatro.

Beije Minha Alma” foi inspirada na obra da artista plástica britânica Tracey Emin, conhecida por criar uma obra que - além de exalar ousadia – tinha como fonte suas experiências pessoais de fracasso, humilhação, frustração, desamparo e culpa. Visceral, Emin usava o espelho de sua própria alma para elucidar profundas características do ser humano, mas que nós nos recusamos a ver.

Envolvida em uma teia que une reflexões sobre as relações humanas, preconceitos e moralismos da sociedade, a obra de Tracey Emin dialoga com outra grande artista também fonte inspiradora de Vanessa Macedo em Beije Minha Alma, Frida Khalo: “O que me atraiu em Tracey Emin foi o mesmo que me seduziu em Frida Khalo: a obra confessional. Como um artista, ao retratar sua intimidade, aborda uma temática universal e faz de sua vida uma verdadeira expressão da condição humana?”, questiona Vanessa. A conexão entre elas foi percebida pela própria Tracey Emin, quando criou em 2005 a obra “Tracey X Tracey”, na qual sobrepôs a imagem de seu rosto no auto-retrato de Frida Khalo com o macaco, pintado em 1940.

Linguagem corporal teatralizada
A criação coreográfica de Vanessa Macedo alimenta-se da vida e obra da artista inglesa buscando construir uma linguagem corporal teatralizada. O espectador é, ao mesmo tempo, observador e invasor da cena que sugere ousadia, medo, cansaço e solidão – uma perfuração da superfície, da couraça que nos envolve para atingir o que Tracey nos propõe: intimidade, sensibilização das emoções, contato com o interior do outro.

Sobre Vanessa Macedo
Sob direção de Vanessa Macedo, a Companhia paulista Cia Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea, desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. O estudo da arte confessional, relacionando obra e vida, dor e criação, investigando especialmente o universo feminino, tem sido uma proposta recorrente nas criações. Além de Tracey Emin, já foram inspirações: Cecília Meireles, Frida Kahlo, Virginia Woolf, entre outras que se destacaram na história por meio da expressividade de suas vidas e obras.
O foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, durante o processo criativo. Entres seus trabalhos mais expressivos estão “Versos da Última Estação” (2007), “Sob a Nudez dos Olhos” (2008) e “Beije Minha Alma” (2008), “Corpos Frágeis” (2010) e “Anjos Negros (2010).

Sobre Tracey Emin
Representante da arte britânica na 52ª Bienal de Artes de Veneza, Tracey Emin. Em 1994, ela despontou como artista de vanguarda ao apresentar “My Major Retrospective”, exposição de itens pessoais e de fotos das pinturas que destruíra durante uma crise de depressão, causada pela interrupção de uma gravidez. Indicada para o prestigiado prêmio Turner Prize, a instalação “My Bed” (1999) causou furor entre os britânicos quando foi montada na Tate Gallery. A obra  apresentava a cama da artista, desarrumada e cercada de garrafas vazias, pontas de cigarro, lençóis cheios de nódoas e peças íntimas, numa reconstrução fiel do quarto onde ela passou quatro dias tentando o suicídio.

Cia. Fragmento de Dança

Ficha Técnica
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo Intérpretes: Carolina Mizzoni, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Priscila Lima, Rafael Barzagli e Vanessa Macedo Estagiária: Ana Maria Krein Trilha sonora: Allen Ferraudo Desenho de luz: André PradoFigurino e cenografia: Nani Brisque Direção de Produção: Vanessa Macedo Apoio: Kasulo Espaço de Cultura e Arte

Serviço

De 22 de fevereiro a 24 de março de 2011
Temporada: terças, quartas e quintas, às 21h.
Duração: 55 minutos
Recomendação: 16 anos
Ingressos: R$ 12,00 (inteira); R$ 6,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, pessoas com mais de 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino).
Local: SESC Pompeia – Espaço Cênico
Rua Clélia, 93 - Água Branca - São Paulo, 05042-000 – 60 lugares, ar condicionado e acesso para deficientes físicos. Não tem estacionamento. Bilheteria do SESC Pompeia – de segunda a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h.
Fone: (0xx)11 3871-7700

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br / Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto