segunda-feira, 14 de julho de 2008
Cia Mimulus de Dança - Dolores
Cia Mimulus de Dança - 8ª Semana de Dança
Referência nacional no ensino e prática da Dança de Salão, A Associação Cultural Mimulus realiza a 8ª. Semana da Dança, no período de
Participam da Semana da Dança anualmente cerca de 100 pessoas vindas de todas as regiões do país.
PROGRAMAÇÃO
Dia 20 de Julho
- 17:30h: encontro dos participantes na Mimulus para brinde de boas vindas
- 18:30h: saída da Mimulus para Teatro do Palácio das Artes
- 20:00h: apresentação do espetáculo Dolores no Palácio das Artes
De segunda a Sexta, a partir das 9:30h desenvolvem-se as seguintes atividades:
Vivência: Com que roupa eu vou?
Uma análise das intenções sob o viés da dança. Desejos, atitudes e postura emocional o bailarino.
Direção: Lorene Soares, dançarina, psicóloga, doutoranda em psicologia clínica pela PUC-SP, analista bioenergética, professora do Sedes Sapientiae.
Assistente: Rael Godoy, dançarino, coreógrafo e ator.
Duração: 3 horas
Oficina de danças a dois com Jomar Mesquita e equipe Mimulus.
Carga horária: 12 horas e 30 minutos + 12 horas de aulas em turmas regulares da Academia (à noite).
Oficina de Percussão Corporal dirigida por Sérgio Rocha, bailarino, coreógrafo, percussionista, cantor, compositor e professor de dança contemporânea, sapateado e percussão corporal em movimento.
Carga horária: 5 horas
Oficina de Contato e Criação dirigida pelos professores e bailarinos do Movasse Coletivo de Dança.
Carga horária: 5 horas
Oficina de Técnicas Coreográficas dirigida por Jomar Mesquita. Inclui exposição sobre o processo de criação do espetáculo DOLORES.
Carga horária: 6 horas
Aulas de suporte: Técnicas de Portê, ministradas pro Jomar Mesquita e equipe Mimulus.
Carga horária: 2 horas
Palestras:
Dança Entretenimento com Theo e Mônica que, a 12 anos trabalhando nos navios da Costa Cruzeiros, são, hoje, os organizadores do Cruzeiro Tango & Milonga e do Dançando a Bordo.
Projetos de formação profissional em dança: experiências com os Grupos Dança Jovem (Ester França) e o Grupo Experimental Mimulus (Bruno Ferreira).
Critérios de avaliação de projetos artísticos-culturais: Baby Mesquita e convidados.
Música, ritmo, dança – gênese e desenvolvimento: Jomar Mesquita e convidados.
Espaço do participante:
Apresentação de projetos, monografias, estudos especiais e ações regionalizadas.
Outras atividades:
Almoço de confraternização.
Durante a semana, bailes em diversos espaços de Belo Horizonte; Festa de encerramento (no sábado) na Mimulus.
A Mimulus Cia de Dança apresentará o espetáculo E esse alguém sabe quem... no dia 24 de julho
Serão permitidas inscrições parciais (oficinas) na existência de vagas.
Brenda Silveira
Assessoria de Imprensa
Associação Cultural Mimulus
Rua Ituiutaba, 325 – Prado – Belo Horizonte:
31-3295-5213 – 31 – 3295-4367
Espetáculo: BALLET CHOPINIANA E DIVERTISSEMENT
Data: 19/07/08 - sábado
Local: Espaço Pulsarte
Rua Pereira Leite, 55 – Alto de Pinheiros (próximo ao metro da Vila Madalena).
Horário: 20h30min
Ingressos: Antecipado na Pulsarte R$ 15,00
No dia da apresentação R$ 20,00 (sujeito a lotação da sala de espetáculo)
O Ballet Chopiniana e Divertissement foi preparado e ensaiado no curso de férias de Ballet Russo na Pulsarte entre 01 a 17 de Julho de 2008.
Venha vivenciar esta arte que envolve técnica, leveza e emoção.
Diretor Artístico: Serguei Alexandrov – Doutor em Coreografia, Artista Emérito da Rússia
Maitre : Nadejda Alexandrova e Olga Dolganova
Direção Educacional Artística: Simone Sant’Anna
Direção Geral: Gladys Altafini
Mikhail Fokine coreografou músicas de Chopin e lançou o Ballet Chopiniana que foi estreado dia 19/02/1909 em São Petesburgo – Rússia. Os bailarinos desta apresentação foram Tâmara Karsovina, Nijinsky, Anna Pavlova e Alexandra Baldina.
Será um grande prazer recebe-los!
Equipe Pulsarte
www.pulsarte.com.br
tel.: 11-3868-2008 / 3877-1115 / 3482-7863
noticias do idanca.net ::: news at idanca.net
Olá,
Esta semana o www.idanca.net publica dois novos textos. O primeiro, é a tese de mestrado da psicóloga e bailarina carioca Catarina Resende. Em sua dissertação, ela defende o método da conscientização do movimento aplicado de forma terapêutica. No fim do texto há um link para acessar a íntegra da tese.
Traduzimos o texto da espanhola Isabel de Naverán, que analiza a importância do espaço virtual para documentar as manifestações artísticas e seu constante estado de transformação. Aproveitando a discussão sobre o registro virtual da arte, a nossa galeria de vídeos traz uma apresentação de Pina Baush de 1975. Vale conferir.
E ainda: leia sobre prazos de inscrições, a passagem da Quasar pelo Rio de Janeiro, além de oficinas durante o período de férias.
Boa leitura!
Hi,
This week, www.idanca.net publishes two new texts. The first one is the master thesis of psychologist and dancer Catarina Resende. She defends the awareness of the movement method as therapy. At the end of the text there is a link to the full thesis.
We translated from spanish the text of Isabel Naverán, who analyzes the importance of the virtual space as a way of documenting artistic events and their constant state of transformation. Talking about virtual registration of art, our video gallery brings a Pina Bausch presentation from 1975. Take a look.
And more: read about deadlines for applications, the Quasar tour in Rio de Janeiro, and workshops during the vacations.
Have a nice reading!
Brasil
Saúde e corpo em movimento :: Health and body movement
O idança publica artigo da psicóloga e bailarina Catarina Resende. A pesquisa deu origem ao solo Pequena Digressão Coreográfica, que foi apresentado na defesa da tese na UFRJ e depois no projeto Corpo Autopoiético.
Idança publishes an article by dancer and psychologist Catarina Resende. The research originated the solo Pequena Digressão Coreográfica, performed in her thesis presentation in UFRJ and at the Corpo Autopoiético project.
Mundo
Partir de um desejo e atravessar um delirio :: Partir de un deseo y atravesar un delirio
Como documentar as manifestações artísticas e seu constante estado de transformação? Em seu texto, Isabel de Naverán discute a importância do espaço virtual para a permanência de uma arte em mutação. Leia e comente.
Cómo documentar las manifestaciones artísticas y su constante estado de transformación? En el texto, Isabel de Naverán analiza la importancia del espacio virtual para la permanencia de una arte en mutación.
Brasil
O metro quadrado do caderno de cultura :: The square-meter of the culture section
Depois de colocar em pauta a relação entre artista e público, o colunista Gustavo Bitencourt propõe uma discussão sobre o espaço dado pela imprensa às manifestações artísticas dentro de seus cadernos de cultura. Deixe a sua opinião.
After discussing the relationship between artists and the audience, our columnist Gustavo Bittencourt proposes a debate about the space decicated to artistic manifestations in the culture section of newspapers.
SAPATEADO: WORKTAP PULSARTE 2008
Técnica de sapateado, Ritmos Brasileiros, sapateado para musical e muito mais...
Ministrado por Mestres reconhecidos no Brasil e exterior:
Steven Harper
Valéria Pinheiro
Gisella Martins
DIAS 30 e 31 de Agosto.
Investimento: 12 aulas por R$ 200,00
c/ certificado
Dirigido a atores, bailarinos e interessados em geral.
Inscrições:
Local: PULSARTE
Rua Pereira Leite, 55 – Alto de Pinheiros
Tel.: 11- 3482-7863/ 11-3877-1115
Ficha de inscrição com horário e condições de pagamento acessando o link:http://www.pulsarte.com.br/
Programação: Entre em nosso site www.pulsarte.com.br e acesse Eventos.
PULSARTE, ARTE EM MOVIMENTO
www.pulsarte.com.br
Programação: Teorema 2008
Programação: Teorema 2008
O projeto TEOREMA (prêmio APCA 2004) anuncia a sua programação para 2008. Nesta 5ª edição o projeto contou com 45 inscritos de vários estados do Brasil e foram selecionados 18 artistas e 4 propositores.
Teorema é um projeto que reúne artistas e teóricos de dança em apresentações abertas ao público.
No formato atual, artistas e teóricos se inscrevem e indicam qual a função que desejam desempenhar: apresentar uma questão na forma de dança ou atuar como propositor do teorema da noite.
Em cada encontro, um teórico de dança é desafiado a formular um teorema (proposição), tomando como ponto de partida a apresentação (demonstração) ao vivo das idéias coreográficas formuladas por artistas.
O projeto reúne artistas e teóricos da dança para um exercício público de integração de diferentes modos de pensar a dança contemporânea. A curadoria e a programação do TEOREMA são de Fabiana Dultra Britto, crítica de dança e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia.
Em 2008, apresentando um novo formato, o TEOREMA tem como tema “Coreografia”. Um tema pensado como problema a ser explorado pelos artistas inscritos e pelos propositores na formulação dos teoremas de cada noite, sob 4 aspectos:
corporalidades – foco investigativo no corpo
interfaces – articulação com tudo o que não é dança
improvisação – uso e prática, ou seja, como método de composição ou como definição estética de encenação
ambiências – foco em espacialidades, instalações, localizações: palco, paisagens, espaço público, etc.
O projeto TEOREMA, idealizado pela coreógrafa Adriana Grechi e realizado pelo estúdio Nave,aproxima público, artistas e teóricos de dança em um ambiente informal, fomentando o diálogo entre pesquisa artística e teórica.
Programação TEOREMA 2008
8 de agosto - Corporalidades
Propositor: Joubert Arrais
Artistas:
· Andréia Nhur
· Janice Vieira
· Duto Santana
· Thalita Mesquita
· Sandra Corradini
12 de setembro - Improvisação + Corporalidades
Propositor: Andréia Nhur
Artistas:
· Elisabete Finger
· Gícia Amorim
· Thembi Rosa
· Tiago Ribeiro
· Joubert Arrais
10 de outubro - Ambiências
Propositor: Luciana Ribeiro
Artistas:
· Renata Ferreira
· Coletivo KD
· Isaura Tupiniquim
7 de novembro - Interfaces
Propositor: Manoel Moacir
Artistas:
· Eduardo Fukushima
· Érica Tessarolo e Marisa Lambert
· Luciana Bortoletto
· Paula Petreca
Estúdio Nave – R. Luis Anhaia, 47
(travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho)
V. Madalena - S. Paulo/SP