quarta-feira, 25 de novembro de 2009

São Paulo: Workshop de dança contemporânea com Juliana Neves no SESC Consolação


Rita Solimeo Marin
escreveu


Workshop de dança contemporânea com Juliana Neves
no SESC Consolação

Criando material de dança e performance é o título do workshop de dança contemporânea que a bailarina Juliana Neves ministra nos dias 7, 8 e 9 de dezembro no SESC Consolação. As inscrições são gratuitas e estão abertas para bailarinos, coreógrafos e atores a partir do dia 1º de dezembro. 

Nesse worskhop, Juliana explora diferentes técnicas de improvisação e composição em dança, inspiradas nos 7 anos de trabalho ao lado do diretor Alain Platel e da Cia les ballets C de la B.
As aulas começam com a apresentação de diferentes formas de aquecer o corpo, seguidas de improvisações guiadas e exercícios de composição que permitirão criar material  de dança e performance.
 
Juliana é formada em Ginástica Olímpica, Ballet e Artes Circenses.  Foi uma das fundadoras da 
Nau de Ícaros. Em 1997, recebeu uma bolsa Vitae e representou o Brasil no American Dance Festival, onde estudou com David Zambrano, David  Dorfman,  Lisa Race, entre outros,  solidificando seu treinamento na dança moderna e contemporânea.
 
Em 1998, passou a integrar a 
Quasar Cia de Dança de Henrique Rodovalho, participando da criação do espetáculo "Divíduo".  Ela  deixou a Quasar para ser uma das primeiras artistas  brasileiras convidada a integrar o elenco do CIRQUE DU SOLEIL.  Juliana foi uma das personagens principais do espetáculo "Dralion", onde  criou  com Andre Simard ,  o "Aerial Pas de Deux",  número de tecido aéreo. Esse, assim como seu número solo, estavam entre os pontos altos do espetáculo e foram aclamados pela crítica . 
 
Em 2002, partiu para a Europa e participou  de espetáculo na França, dirigida  por  
Phillipe Decouflé. Em 2003, representou  o Cirque du Soleil  no II  Festival  Mundial de Circo  do Brasil,  em  Recife,  com seu solo "Le Volle D´Azala",  e  novamente em 2006,  para o lançamento da primeira  turnê do Cirque du Soleil  no Brasil.
 
Desde o final de 2002, Juliana trabalha com a companhia belga, 
Les ballets  C. de la B, ao lado do diretor Alain  Platel , onde atuou como bailarina  e acrobata aérea  nos espetáculos "WOLF" (2003/2005)  e "Pitié!" (2008/2009).  Em 2004, ela co-dirigiu o projeto "Gamma" com Alain  Platel  e foi sua assistente em "VSPRS",durante  a criação e toda a turnê. (2006/2008).
Juliana apresentou seu solo e ministrou workshops em vários países como: China, Itália, Holanda, Bélgica, Eslovênia e Brasil. Juliana é professora convidada do Circus Juventas-EUA e do Festival  Impustanz – Austria.
 
Workshop de Dança Contemporânea com Juliana Neves
Criando material de dança e performance
Público alvo: bailarinos, coreógrafos e atores. 
Dias 7, 8, e 9 de dezembro, segunda, terça e quarta, das 14h às 17h.
Inscrições a partir de 1º de dezembro na Central de Atendimento (1º andar). 20 vagas. 
Recomendação etária: 16 anos. 
Sala Delta – 7º andar. Grátis. 
 
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-300
Assessoria de Imprensa SESC Consolação e Teatro SESC Anchieta
Rita Solimeo Marin – Tel: 3234-3043



São Paulo: Balangandança : PALESTRAS na Galeria Olido e Sala Crisantempo


Luciana Cristina Nunes M.da Silva
escreveu


clique para
ampliar

CPT: INFORME nº 88/ 2009


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
ESCREVEU




LEMBRETE: Conferência Estadual de Arte e Cultura de São Paulo

Dia 25 de novembro de 2009, a partir das 8h30, no Memorial da América Latina. IMPORTANTE: Todos os inscritos para a Conferência Estadual de Cultura de SP devem comparecer dia 25/11 às 08h30. Momento de colocar e discutir nossas proposições.


EDITAL VOCACIONAL 2010

Entre os dias 23 e 27 de novembro, estarão abertas as inscrições para os interessados em prestar serviços, nos equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura e nos Centros de Educação Unificado (CEUs) da Secretaria Municipal de Educação, como artista-orientador e coordenador artístico-pedagógico de equipe, nas linguagens de artes visuais, dança, música e teatro. O local das inscrições é na sede do Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura - Av. São João, 473, das 14h às 18h. Clique aqui para ter acesso ao edital



Núcleo de Dança de Votorantim


escreveu


clique para ampliar

São Paulo: SESC SP Ipiranga: Vivenciando a Dança

escreveu

corpo e expressão / cursos

DANÇA EM MOVIMENTOS
Projeto que explora as diferentes possibilidades de movimentos a partir de gestos básicos em adequação ao trabalho de força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, agilidade e velocidade. A atividade proporciona maior conhecimento e percepção do corpo, suas partes e segmentos para melhor postura e eficiência no dia-a-dia. 


Vivenciando a Dança
Técnicas de Laban e Boris Kniassef, de improvisação e pequenas frases coreográficas, como componentes capazes de possibilitar a liberdade de criação, transformando cada encontro num grande laboratório de movimentos. Com orientação de técnicos do SESC. Idade de 13 a 16 anos. Inscrições na Central de Atendimento. Sala 4. 
Grátis 
De 27/11 a 23/12. Quartas e sextas, às 19h30. 
SESC Ipiranga


Campinas e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: quarta-feira 25.11


Adriana Reis
escreveu


- quarta-feira, 25 de novembro

 

 

 18:00 às 19:30 - Tango nos Encontros de Dança da Estação Sta Cecilia do Metrô

Quando: qua, 25 de novembro

Onde: Estação Santa Cecilia do Metrô (mapa)

Descrição: Encontros de Dança - Estação Sta Cecilia do Metrô Organização : Virginia Holl - Das 18h00 às 19h30 Aula e apresentação

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 "Churrasco & Tango" com a Cia Típica Tango no Red Angus - Campinas - SP

Quando: qua, 25 de novembro

Onde: Red Angus (mapa)

Descrição: O restaurante Red Angus reuniu a melhor carne do mundo com a mais fascinante expressão da dança numa única pedida. É o "Churrasco & Tango", programação que acontece todas as quartas à noite, a partir de setembro. A dança fica por conta da cia Típica Tango, dirigida pelos maestros Natacha Muriel (Argentina) e Lucas Magalhães (Brasil). O espetáculo mescla as linguagens do tango de raiz (música, canções e dança) com o teatro-dança. A pesquisa originou-se no grupo de trabalho "Tango & Cultura do Rio de la Plata" 2003-2008 (Unicamp). Atualmente a Cia Típica Tango desenvolve um intenso trabalho de divulgação do tango no Brasil e no exterior alcançando também o público de massa. A carne a ser servida é o Chuletão, superlativo da famosa "chuleta" porque no Red Angus, o prato é super bem servido: são 600g de carne. Acompanha arroz, vinagrete, farofa e legumes no vapor. A carne é temperada com sal grosso e grelhada em churrasqueira de carvão. Rua General Osório, 2.310 - Cambuí - Campinas - SP Tel: (19) 3253-0006 www.jornaldetango.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 às 00:00 - Prática de Tango na Dançare

Quando: qua, 25 de novembro

Onde: Dançare (mapa)

Descrição: Quarta-feira (a partir de 16/09 - todas 4as.) Dançare - Prática de Tango / com serviço de Bar Organização : Luiz Domingues e Vânia Moreno Das 21h00 às 24h00 Rua. Dr. Elisio de Castro, 45 - Ipiranga - tel 5063.3852

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 22:00 às 23:00 - Treino de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena

Quando: qua, 25 de novembro

Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)

Descrição: Treino Livre de Tango Quartas-Feiras - 22:00 às 23:00 hrs Espaço Lotus Vila Madalena - Lotus Dança Rua: Mourato Coelho, 1487/ 1489 Vila Madalena Tel: 2532.2338/ 3032.3604 www.lotusvilamadalena.yolasite.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br

São Paulo: Raça Cia. de Dança é vencedor do Prêmio Teatro de Dança


Canal Aberto - Lau Francisco
lau@canalaberto.com.br
escreveu

Raça Cia. de Dança vence o

PRÊMIO TEATRO DE DANÇA

Fotos da premiação, em alta, para download:

http://picasaweb.google.com.br/foto.canal.aberto/EntregaDoPREMIOTEATRODEDANCA#

 

Raça Cia. de Dança é vencedora do PRÊMIO TEATRO DE DANÇA, ANO I. Com a coreografia Tango sob Dois Olhares, a companhia recebeu um cheque de R$ 30 mil reais durante a noite de premiação realizada noTD -  TEATRO DE DANÇA.

Tango sob dois Olhares foi o espetáculo que recebeu a melhor média de notas do público, em uma votação que atingiu quase 20 mil cédulas depositadas em urnas distribuídas nas 32 cidades participantes do Prêmio durante o ano de 2009. “Este Prêmio tem um peso muito grande para uma companhia que não trabalha com patrocínios fixos. Crescemos muito em nível técnico e, com isso, crescem também as exigências do público, fato este que demanda maior tempo de pesquisa, estudo e elaboração. Certamente esse Prêmio só vem a colaborar para que possamos trabalhar seguindo sempre nessa trilha”, declarou a coreógrafa e coordenadora da Raça Cia. de Dança, Roseli Rodrigues. Ela ressaltou a importância em conquistar o reconhecimento do público: “É algo que dá força à nossa visão de realizar uma coreografia de teor descomplicado e mostrar a dança por intermédio do movimento”.

A cerimônia de entrega, prestigiada por produtores, coreógrafos, bailarinos e jornalistas, foi anunciada por Renata Melo, mestre-de-cerimônias da noite. Cássia Navas, consultora do TEATRO DE DANÇA e André Sturm, Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, também estavam presentes no palco e participaram do anúncio do vencedor. ”O PRÊMIO TEATRO DE DANÇA é muito importante, porque gera mídia e colabora para a produção de dança. O critério de votação popular foi um grande diferencial para chamar a atenção de novas platéias, gerando um interesse maior das pessoas”, explica André Sturm.

Representantes das 12 companhias finalistas marcaram presença no evento, como a Mimulus Cia. de Dança (MG), o Ballet Stagium (SP), a São Paulo Cia. de Dança, o Ballet Natura Essência (Santos,SP), a Cisne Negro Cia. de Dança (SP) e a Siameses Cia. de Dança (SP). O PRÊMIO TEATRO DE DANÇA surgiu a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do TD - TEATRO DE DANÇA, sob gestão da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e apoio do Sesc São Paulo.

Sobre a Cia. Raça

A Raça Cia. de Dança é coordenada pela coreógrafa Roseli Rodrigues, nome respeitado no cenário da dança brasileira. Inspirou-se na música “Raça” de Milton Nascimento para dar nome à companhia, que ganhou importância durante os anos de 1980 e se transformou referência na dança contemporânea. Mário Nascimento, Ivonice Satie, Luis Arrieta e Henrique Rodovalho são alguns dos coreógrafos que o Grupo Raça teve oportunidade de trabalhar em seus 26 anos de trajetória.

Em 2001 e 2002, com o apoio da Funarte e Ministério da Cultura, o Grupo Raça excursionou com seus espetáculos e workshops por cidades como Minas Gerais e São Paulo, além de uma turnê pelas cidades de Roma, Terni, Salermo, Tagliacosa, Crotone, Enna, Calabicheta, Piazza Armería e outras cidades da Sicília. Em 2004, apresentou-se em Portugal no 39º Festival de Sintra, e em 2005 foi convidado especial para Noite de Gala do 23º Festival de Joinville. Em junho de 2008 cumpriu temporada de sucesso em São Paulo com os espetáculos Tango Sob Dois Olhares e Caminho da Seda. Com este último, a companhia foi selecionada para o Circuito SESI de Dança/2008.

 

Sobre a coreógrafa Roseli Rodrigues

 

É coreógrafa e professora de Dança Contemporânea, formada em Educação Física. Adquiriu notoriedade no cenário da dança nacional e internacional com trabalhos coreográficos de grande sucesso, tanto de público como também de crítica. É constantemente convidada como professora nos grandes festivais de dança no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Itália.

 

Desde a década de 80 dirige e atua como coreógrafa residente de sua própria companhia, a “Raça Cia. de Dança”, com a qual percorreu todo o Brasil e alguns países da América Latina e Europa, merecedora de mais de oitenta prêmios.

 

Coreografou para vários grupos e companhias de dança do país, com destaque para a Vacilou Dançou, do Rio de Janeiro, que tem como diretora Carlota Portela, o Ballet do Teatro Guaíra, em Curitiba/PR, com a coreografia "O Segundo Sopro". Assina também as coreografias dos musicais “Vitor ou Vitória”, estrelado por Marília Pêra, com direção de Jorge Takla, “Godspell”, dirigido por Miguel Fallabela e do longa metragem "Aquaria", tendo como diretora a cineasta Flavia Moraes.


Canal Aberto Assessoria de Imprensa

11 3798 9510 / 2914 0770

11 9126 0425 - Márcia Marques

11 8807 6467 - Lau Francisco

www.canalaberto.com.br