quarta-feira, 25 de novembro de 2009

São Paulo: Raça Cia. de Dança é vencedor do Prêmio Teatro de Dança


Canal Aberto - Lau Francisco
lau@canalaberto.com.br
escreveu

Raça Cia. de Dança vence o

PRÊMIO TEATRO DE DANÇA

Fotos da premiação, em alta, para download:

http://picasaweb.google.com.br/foto.canal.aberto/EntregaDoPREMIOTEATRODEDANCA#

 

Raça Cia. de Dança é vencedora do PRÊMIO TEATRO DE DANÇA, ANO I. Com a coreografia Tango sob Dois Olhares, a companhia recebeu um cheque de R$ 30 mil reais durante a noite de premiação realizada noTD -  TEATRO DE DANÇA.

Tango sob dois Olhares foi o espetáculo que recebeu a melhor média de notas do público, em uma votação que atingiu quase 20 mil cédulas depositadas em urnas distribuídas nas 32 cidades participantes do Prêmio durante o ano de 2009. “Este Prêmio tem um peso muito grande para uma companhia que não trabalha com patrocínios fixos. Crescemos muito em nível técnico e, com isso, crescem também as exigências do público, fato este que demanda maior tempo de pesquisa, estudo e elaboração. Certamente esse Prêmio só vem a colaborar para que possamos trabalhar seguindo sempre nessa trilha”, declarou a coreógrafa e coordenadora da Raça Cia. de Dança, Roseli Rodrigues. Ela ressaltou a importância em conquistar o reconhecimento do público: “É algo que dá força à nossa visão de realizar uma coreografia de teor descomplicado e mostrar a dança por intermédio do movimento”.

A cerimônia de entrega, prestigiada por produtores, coreógrafos, bailarinos e jornalistas, foi anunciada por Renata Melo, mestre-de-cerimônias da noite. Cássia Navas, consultora do TEATRO DE DANÇA e André Sturm, Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, também estavam presentes no palco e participaram do anúncio do vencedor. ”O PRÊMIO TEATRO DE DANÇA é muito importante, porque gera mídia e colabora para a produção de dança. O critério de votação popular foi um grande diferencial para chamar a atenção de novas platéias, gerando um interesse maior das pessoas”, explica André Sturm.

Representantes das 12 companhias finalistas marcaram presença no evento, como a Mimulus Cia. de Dança (MG), o Ballet Stagium (SP), a São Paulo Cia. de Dança, o Ballet Natura Essência (Santos,SP), a Cisne Negro Cia. de Dança (SP) e a Siameses Cia. de Dança (SP). O PRÊMIO TEATRO DE DANÇA surgiu a partir da iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do TD - TEATRO DE DANÇA, sob gestão da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e apoio do Sesc São Paulo.

Sobre a Cia. Raça

A Raça Cia. de Dança é coordenada pela coreógrafa Roseli Rodrigues, nome respeitado no cenário da dança brasileira. Inspirou-se na música “Raça” de Milton Nascimento para dar nome à companhia, que ganhou importância durante os anos de 1980 e se transformou referência na dança contemporânea. Mário Nascimento, Ivonice Satie, Luis Arrieta e Henrique Rodovalho são alguns dos coreógrafos que o Grupo Raça teve oportunidade de trabalhar em seus 26 anos de trajetória.

Em 2001 e 2002, com o apoio da Funarte e Ministério da Cultura, o Grupo Raça excursionou com seus espetáculos e workshops por cidades como Minas Gerais e São Paulo, além de uma turnê pelas cidades de Roma, Terni, Salermo, Tagliacosa, Crotone, Enna, Calabicheta, Piazza Armería e outras cidades da Sicília. Em 2004, apresentou-se em Portugal no 39º Festival de Sintra, e em 2005 foi convidado especial para Noite de Gala do 23º Festival de Joinville. Em junho de 2008 cumpriu temporada de sucesso em São Paulo com os espetáculos Tango Sob Dois Olhares e Caminho da Seda. Com este último, a companhia foi selecionada para o Circuito SESI de Dança/2008.

 

Sobre a coreógrafa Roseli Rodrigues

 

É coreógrafa e professora de Dança Contemporânea, formada em Educação Física. Adquiriu notoriedade no cenário da dança nacional e internacional com trabalhos coreográficos de grande sucesso, tanto de público como também de crítica. É constantemente convidada como professora nos grandes festivais de dança no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Itália.

 

Desde a década de 80 dirige e atua como coreógrafa residente de sua própria companhia, a “Raça Cia. de Dança”, com a qual percorreu todo o Brasil e alguns países da América Latina e Europa, merecedora de mais de oitenta prêmios.

 

Coreografou para vários grupos e companhias de dança do país, com destaque para a Vacilou Dançou, do Rio de Janeiro, que tem como diretora Carlota Portela, o Ballet do Teatro Guaíra, em Curitiba/PR, com a coreografia "O Segundo Sopro". Assina também as coreografias dos musicais “Vitor ou Vitória”, estrelado por Marília Pêra, com direção de Jorge Takla, “Godspell”, dirigido por Miguel Fallabela e do longa metragem "Aquaria", tendo como diretora a cineasta Flavia Moraes.


Canal Aberto Assessoria de Imprensa

11 3798 9510 / 2914 0770

11 9126 0425 - Márcia Marques

11 8807 6467 - Lau Francisco

www.canalaberto.com.br