quinta-feira, 18 de março de 2010

São Paulo: espaço MBOSCHI

Marina Boschi
espacomb@hotmail.com
escreveu


clique para ampliar

São Paulo: Oficinas Livres : Março : COCO

Boletim BRINCANTE
contato@institutobrincante.org.br
escreveu




Oficinas Livres - Março | COCO


----------------------------------------------------------------------

Em Março - Dia 27 - Sábado das 10h00 às 17h00 | COCO 

Uma oficina interativa com jogos e brincadeiras no ritmo do coco. Vamos tocar percussão, aprender canções, rimas e dançar fazendo todos os trupés. Esta oficina está entremeada de brincadeiras para nos ajudar a entender melhor toda a musicalidade do coco: Jogos de mãos, brincadeiras com copos, jogos com bastões, trava-líguas e muito mais. 

Para intérpretes, educadores e interessados na cultura popular. 

Verifique informações dessa e das próximas oficinas em nosso site: www.institutobrincante.org.br ou ligue 3816-0575. 

- Próxima oficina: Cavalo Marinho | Aguarde!



Teatro Escola Brincante


Rua Purpurina, 428 - São Paulo - 55 11 3816 0575


Nova Lima-MG: Circulação 2010 : Estudo para uma dança

Cia Nósláemcasa
cia.noslaemcasa@gmail.com
escreveu


clique para ampliar


São Paulo: INFORME O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES - 3ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA


Cia. Corpos Nômades Nômades
escreveu

3ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA 

Organizada pela Companhia Corpos Nômades e subsidiada pelo 6º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo, será realizada de 19 a 28 de março de 2010 a 3ª Mostra Lugar Nômade Dança, que inclui em sua programação companhias e artistas de São Paulo e de outras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Campinas. O foco da mostra é a investigação cênica em suas várias manifestações: dança contemporânea, teatro e improvisação.

Além dos espetáculos da Mostra, haverá a sessão MEIA-NOITE OLHO NELES nos sábados 20 e 27 de março, às 24h00. A programação é voltada aos grupos, coletivos e artistas que tem como integrantes novos intérpretes-criadores conectados, de alguma maneira, com universidades ou projetos que envolvam a dança contemporânea e que acabam de iniciar seus caminhos investigativos cênicos.

Duas convidadas e uma artista/performer compõem a programação do TEA-TIME/HORA DO CHÁ, sessão destinada à discussão e reflexão sobre os modos e maneiras de criar e difundir a arte. O evento receberá Sonia Sobral e Lara Pinheiro no dia 20 de março. E nas duas semanas (dia 20 e 27) às 16 horas, antecedendo o bate-papo entre convidados, público e artistas, será apresentado o "Cabelódromo 04", performance criada por Grasiele Sousa.

Para a 3ª Mostra Lugar Nômade Dança, foram inscritos cerca de 64 projetos de diferentes cidades, como: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Caxias do Sul, Campinas, Curitiba, Franca, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Porto Alegre, Presidente Prudente,  Recife, Ribeirão Preto,  Rio de Janeiro,  Salvador, Vitória e Teresina.

A curadoria ficou a cargo da Cia. Corpos Nômades, que teve como critério a experimentação  e a consistência dos resultados cênicos, além das adequações necessárias às condições do espaço físico da Mostra. 

 

 1ª SEMANA - DIAS 19, 20 e 21 DE MARÇO DE 2010

Sexta e sábado às 21h00 e no domingo às 20h30

 

"Dança, Memória do Outro"

 

Performance-solo de Stela Guz  

Duração 20 minutos.  Rio de Janeiro/RJ

 "O instante presente como possibilidade de mudança e construção. Um jogo de composição ao vivo com a participação direta da platéia. A partir de uma estrutura de ações, o corpo da performance se revela no encontro e relação entre performer e público. Fragmentos do tempo, memória e identidade em exposição. Um jogo de memória. O rito de construção em cena." 

Ficha técnica

Concepção e atuação: Stela Guz Direção: Stela Guz e Verônica Diaz Paisagem sonora: Bernardo Gebara  Voz em off: Thiago Pache Foto: Erick Santos (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro)

 

"Lugares de Mim"

DesCompanhia de Dança

Duração 48 minutos. Curitiba/PR 

Espetáculo de dança contemporânea que se constrói no diálogo entre o imaginário e o real. Trata-se do instante em que a imagem deixa de ser invisível – latências pessoais que se transformam em movimentos, sugerindo novos ambientes a cada instante. Uma experiência estética em que o olhar do observador interage com o espetáculo, registrando através de suas escolhas e identificações pessoais, impressões de uma dança efêmera, porém, transformadora.

Ficha técnica

Diretora artística: Cintia Napoli Bailarina e assistente de direção: Juliana Adur Bailarinos: Peter Abudi e Yiuki Doi Iluminação: Fernando Dourado Produtora: Cindy Napoli

 

"Judite Quer Chorar, Mas Não Consegue"

Solo concebido e interpretado por Edu O.

Duração 30 minutos. Salvador/BA. 

Solo do coreógrafo\dançarino Edu O. que faz uma viagem aos símbolos e metáforas da transformação, perda e anulação de vida. O mote do espetáculo parte da história de uma lagarta que se recusa a se tornar borboleta. A partir daí, "Judite..." propõe uma reflexão sobre a solidão humana, questionando o indivíduo numa contemporaneidade padronizada e repleta de repetição de símbolos e ícones.

Ficha Técnica

Criação, coreografia e interpretação: Edu O. Assistente de coreografia e preparação corporal: Fafá Daltro Colaboração coreográfica: Paloma Gioli Direção geral: David Iannietelli Direção Musical: Deco Simões Cantoras: Andréia Daltro e Marcella Bellas Músicos: Deco Simões e Ricardo Bordini Concepção de Luz: Edu O. e David Iannitelli Operação de luz: Fernando Lopes Operação de som: Catarina Gramacho Cenografia: Valter Ornellas Figurino: Nei Lima e Dinorah Oliveira Costureiras: Dora Moreira e Diana Moreira Participação em áudio: Clênio Magalhães Orientação em Dramaturgia: Sandra Simões Fotografia: Alessandra Nohvais Produção: Ampla Comunicação Total

 

"Espetáculos Imprevisíveis I, II e III"

Núcleo de Improvisação

Duração 30 minutos.  São Paulo/SP.

Projeto Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança – VII edição. 

"Em Espetáculos Imprevisíveis I, II e III a improvisação é matéria poética. Procuram o instante desestabilizador, que provoca variações de nossas ações habituais, desorganiza nossa relação com o mundo e cria novos percursos, deixando entrever as fronteiras entre o gesto e o contexto. Entre o inesperado e o desejado, itinerários do acaso tecem a dramaturgia. Dança, luz, figurino, sonoridades, configuram-se no aqui-agora a partir de suas materialidades e com os recursos disponíveis no momento."

 Ficha Técnica

Coordenação geral, Direção artística e Preparação corporal: Zélia Monteiro Orientação Dramatúrgica: Valéria Cano Bravi Artistas Criadores: Donizeti Mazonas, Lu Favoreto, Mel Bamonte, Suiá Burger Feriauto e Vitor Viera Iluminação: Hernandes de Oliveira Música: Sandra Ximenez Assessoria para figurinos: Anne Cerutti Produção executiva: Mônica Bammann Assistente de produção: Talita Bretas

Projeto Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança – VII edição.

 

Programação - MEIA-NOITE OLHO NELES

Sábado de 20 de março de 2010, às 24h00

 

"Ilu Odara" - Grupo "Duo Tambatá"

Duo de Leticia Rodrigues com o músico Chico Santana

Duração 20 minutos. Campinas/SP.

 Percussão, dança, um músico, uma bailarina e diversas relações sonoras espaciais. A música e a percussão naturalmente instigam o corpo a mover-se, a ocupar os espaços sonoros e físicos. O fazer musical engloba a totalidade do corpo, que é o transformador de movimento em som, som em movimento. O ritmo vem desta relação, transparecendo pulso, subdivisões, motivos e intenções. Pela organização de som e silêncio, ataque, duração, pausa e acentos, o ritmo se cria a partir do movimento.

Ficha Técnica

Criação e interpretação: Letícia Rodrigues e Chico Santana Concepção Cenográfica: Chico Santana Concepção de figurino: Letícia Rodrigues e Chico Santana Operação de luz: Mariana Jorge Fotos: Beto Fernandes

 

"Estudo sobre a Magreza"

 
 

 
Solo de Clara Rubim

Duração 17 minutos. São Paulo/SP. 

"Costelas, quinas, linhas, protuberâncias ósseas. A minha magreza, a magreza da sociedade ocidental, os valores que a envolvem, as patologias associadas. A busca, principalmente das mulheres, pelo corpo magro, e a exigência deste mundo da dança, da moda e dos esportes. O quão fraco e o quão forte pode ser um corpo magro?"

Ficha Técnica

Criação e interpretação: Clara Rubim Orientação de pesquisa (iniciação científica): Silvia Geraldi Trilha sonora: Davis Holmes e De La Soul. Foto: Victoria Cabral

 

"Tempo de Crocodilo"

Solo de Clara Gouvêa

Duração 15 minutos. São Paulo/SP.

 O solo "Tempo de crocodilo" faz parte do espetáculo Oversized dirigido por Alice K. e é inspirado no solo Crocodile Time da bailarina e coreógrafa japonesa Anzu Furukawa (1952-2001). Os crocodilos possuem noção absolutamente diferente do tempo, talvez nenhuma. O que pode significar o tempo, quando você se torna tão imemorial quanto um crocodilo?

 Ficha Técnica

Direção: Alice K Intérprete-criadora: Clara Gouvêa Concepção Sonora: Greg Slivar Figurino: Anne Cerutti Iluminação: Bruno Garcia Operação de som e luz: Fabricio Licursi  Fotografia: Simone Ezaki

 

"Labirinto"

Grupo Corpo em Rito

Duração 18 minutos. São Paulo/SP. 

Em "Labirinto" o corpo é tratado como se as vísceras estivessem sendo reviradas, e as distorções sonoras de cordas, pedais, tambores, pratos e imagens soassem nos membros dos corpos, que buscam uma tempestade física. De modo que possam ser entrecortados e permeados ora por uma brutalidade animalesca, ora por sutilezas, silêncios e simplicidades.

 

Ficha técnica

Criação e Interpretação: Fabiana Bernardes, Karen Rego, Karla Maria Passos, Ligia Passos e Sirlene Santos Direção: Karla Maria Passos Músicos: Diego Rizzo, Renato Gimenez Fotos: acervo Corpo em Rito Figurino: Ligia Passos Colaboradores: Paulo de Souza, Priscila Costa, Centro Cultural da Juventude, CICAS e Sinfonia de Cães.            

 

 2ª SEMANA - DIAS 26, 27 e 28 DE MARÇO DE 2010

Sexta e sábado às 21h00 e no domingo às 20h30

"Pequenos Fragmentos de Mortes Invisíveis" – instalação coreográfica

Núcleo Artístico Vera Sala

Duração 60 minutos. São Paulo/SP.

 

Ficha técnica

Concepção e direção geral: Vera Sala Elenco: Paulo Henrique Alves, Thiane Nascimento e Vera Sala Ambiente Cênico: Hideki Matsuka Instalação sonora: Daniel Fagundes Produção: Dora Leão – PLATÔproduções

Projeto Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança – IV e VII edições.

 

"Babel"

Companhia Domínio Público

 

Duração 50 minutos. Campinas/SP.

 O espetáculo apresenta uma abordagem sobre questões relacionadas ao tema mentira e seus desdobramentos, como comunicações cruzadas e as relações entre vida pública e privada. Pretende instigar no público um pensamento crítico e reflexivo acerca de como são construídas as relações humanas e sobre quais valores são pautadas tais relações. 

Ficha Técnica

Direção: Holly Cavrell Direção teatral: Esio Magalhães Intérpretes-criadoras: Adriana Coldebella,  Cláudia Millás, João Maria, Leandro Riviera, Mariza Virgolino e Sara Mazon Trilha Sonora: René Aubry Iluminação: Drika Matheus e Rogério Cândido Concepção de Vídeo: João Maria Cenário e figurino: Zell Produção: Mariana Floriano e Sara Mazon Fotografia: Pim Lopes Arte gráfica: Julio Giacomelli

 

"Lado B" 

Companhia Repentistas do Corpo

Duração 35 minutos. São Paulo/SP.  

O espetáculo "Lado B" investe na concepção cênica multidisciplinar e mescla dança contemporânea, percussão corporal em movimento, cenas teatrais e pérolas da música brega brasileira. O trabalho, instigante e bem humorado, convida a platéia a refletir sobre o preconceito que acompanha os artistas deste gênero musical. Afinal, o que significa ser brega no Brasil de hoje? Será que cada um de nós tem o seu Lado B?

 Ficha Técnica

Elenco: Cláudia Christ e Sérgio Rocha Iluminação e direção técnica: Ari Buccioni Coreógrafo convidado: Jorge Garcia Direção geral e produção: Sérgio Rocha e Cláudia Christ

               

Programação - MEIA-NOITE OLHO NELES

Sábado 27 de março de 2010, às 24h00.

 

"Nascedouro"

Solo com Elisa Costa - Grupo de Estudos BPI e Danças do Brasil

Duração 17 minutos. Campinas/SP. 

Inspirado na convivência co-habitada com índios Xavante, "Nascedouro" traz à tona um corpo mitológico, com raízes que buscam na terra a seiva de sua metamorfose. Ora mulher e ora gavião, a personagem manifesta um insistente pulsar, mesmo em meio a situações de escassez e morte. Sua resistência diante das adversidades a impulsiona a tirar das entranhas um grito que afirma sua vontade de viver."

 Ficha Técnica

Direção: Graziela Rodrigues Assistente de direção: Larissa Turtelli Intérprete: Elisa Costa Trilha sonora: Gustavo Lemos Iluminação: Presto Figurino e maquiagem: Graziela Rodrigues, Larissa Turtelli, Márcio Tadeu e Elisa Costa Fotografia: Helder Ribeiro Iluminação: Presto Produção executiva: Mariana Floriano

 

"Tempo Escasso"

Grupo Divinadança - Direção Andrea Pivatto

Duração 32 minutos. São Paulo/SP.

 Tempo Escasso abrange um conceito atual, a desumanização das relações. Absortos que estamos em nossa rotina diária, acordar, trabalhar, retornar, acordar de novo, trabalhar, voltar pra casa e assim sucessivamente, entramos num ritmo frenético e individual que nos distancia do outro e de nós mesmos, cada vez mais e cada vez mais rápidos."

 Ficha técnica

Direção: Andrea Pivatto Concepção e coreografia: Gleidson Vigne Assistente de coreografia: Carolina Antunes Captação e edição de imagens: Willy Helm Rapper: Luciano Trinquinato Criação de luz: Gleidson Vigne Elenco: Alaércio Leite, Antonio Marques, Claudia Riego, Natalia Yukie, Flavia Lucato, Maércio Maia, Marcela Sena ou Ana Luiza Oliveira, Bruna Barbosa e Alexandre Nascimento

 

"Sem Noticias de Ti, mon Cher"

Grupo Cria Sonhos – Coreografia Maíra Silvestre e Calu Zabel

Duração 20 minutos. São Paulo/SP

 Dois corpos andróginos expressam-se por meio de gestos e inquietações que habitam o silêncio. Que se estranham pela falta um do outro. Os medos, delírios, sofrimentos e alegrias que envolvem o relacionamento entre duas pessoas, são construídos a cada movimento e condicionados pelo amor.

 Ficha técnica

Concepção e performance: Calu Zabel e Maíra Silvestre Operação de som: Cristina Maluli

Figurino: André Carriel Artistas colaboradores: Roni Rodrigues, Regiane Teixeira, Cristina Maleli e André Carriel Fotos: Guilherme Toseto

  

Tea-time / Hora do Chá - Convidadas

Com a participação de todos os artistas envolvidos, aberto ao público, gratuito

Sábados, dias 20 e 27 de Março de 2010, às 16 horas

 

Convidadas do  dia 20 de março de 2010:

Sonia Sobral

Gerente de artes cênicas do Itaú Cultural- entre os projetos que coordena destaca-se o Rumos Dança e a Enciclopédia de Teatro. É consultora da revista eletrônica WWW.idanca.net  e  membro da Red Sudamericana de Danza.

 Lara Pinheiro

Coreógrafa e bailarina, mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP atualmente é Assessora de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Tea-time / Hora do Chá - Performance

Sábados, dias 20 e 27 de Março de 2010, às 16 horas

Gratuito

"Cabelódromo 04"

Performance e criação de Grasiele Sousa

Duração 15 minutos. São Paulo/SP.

 "Manipular os cabelos em torno da face é a ação de Cabelódromo 04. A performer desenvolve um conjunto de "imagens-movimentos" que apresentam ações cotidianas – no modo de manipular os cabelos – e situações de liminaridades em que a performer recria imagens para seus cabelos e experimenta trabalhos de exaustão. Cabelódromo é um projeto interdisciplinar voltado à criação de objetos de arte com o elemento corporal cabelo. Os objetos são criados a partir da desestabilização de significados/funções/hábitos que envolvem nossa interação com este elemento."

 Ficha Técnica 3ª Mostra Lugar Nômade dança

Idealização e Organização: O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES

Direção Geral: João Andreazzi

Produção Executiva: Isabella Franceschi, Bruna Dias e Tais Magnani.

Produção Técnica: Ricardo Silva

Coordenação de iluminação: Alexandre Manchini JR.

Designer Gráfico: Rafael Benthien

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Márcia Marques 

Local: O LUGAR – CIA CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 – Consolação – São Paulo - Reservas e informações: 011-3237 3224
Ingressos: R$15,00 inteira e R$7,50 meia (estudantes, classe artística e terceira idade).
Convênio com estacionamento na Rua Augusta, 108 (R$ 4,00 período de 6 horas).
Recomendação etária: 14 anos

 

VOLTA AS AULAS 
 
 
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA 
CORPO/INTÉRPRETE
início em março, reserve sua vaga.

  com  integrantes da Cia. Corpos Nômades, sob orientação de João Andreazzi.

Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

quarta e sexta das 10h30 às 12h00

 Desconto de 10 %  para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou  no site da Companhia. 
Investimento: R$100,00 por mês para 2 vezes na semana.

 PEDIMOS A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA COM A CULTURA! NÃO SOMOS MERCADORIAS! RESPEITEM AS LEIS QUE FOMENTAM A ARTE!                           

Foto da manifestação do dia 18 de janeiro de 2010 arquivo CPT. 
 
ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES: 

    O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:

 
 
ALGUM LUGAR FORA DO MUNDO: 
 
Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site da Cooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:
 
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br

   Realização:

 

  

 
   

 6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo  

  "Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "