quarta-feira, 27 de julho de 2011

São Paulo: Espiral Brinquedo Meu


Marcela Lima - Verbena Comunicação
escreveu


Espiral Brinquedo Meu
SESC Belenzinho apresenta solo de Helder Vasconcelos


Estrelado por ex-integrante do Mestre Ambrósio, o espetáculo está inserido na programação do
projeto Sonoridades – Manguebeat. Apresentação será no dia 30 de julho, com entrada franca.




Espiral Brinquedo Meu é a primeira montagem do músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos, depois de 11 anos de atividades junto ao grupo musical Mestre Ambrósio. O espetáculo - que acontece no dia 30 de julho, sábado, no SESC Belenzinho, às 17 horas - reúne ritmos, canções e figuras criadas a partir de sua relação com o cavalo-marinho, teatro de rua tradicional da Zona da Mata no Norte de Pernambuco, e o maracatu rural, cortejo de rua do carnaval pernambucano.

Sem demarcar fronteiras entre música, dança e teatro, Helder revela uma forma particular de se expressar, que ao mesmo tempo é dele e das pessoas com quem convive. Um jeito de ser que se liga ao lugar de onde veio e à alma das tradições de que participa. A trilha, gravada e executada ao vivo, inclui canções originais, compostas pelo próprio artista, e toadas tradicionais.

No espetáculo, as “espirais” geram padrões harmônicos encontrados na natureza que são trazidos às artes, à arquitetura, à engenharia e à cultura de muitos povos. São formas que demonstram a unidade do todo que está em toda parte. Para Helder Vasconcelos, o “brinquedo” é o contato com a essência mais profunda, aquela desfrutada na infância, que gera energia e alegria.

Buscando um contato mais direto e uma maior integração com o conceito do espetáculo, a plateia é disposta em forma de um círculo e o artista se apresenta no centro, ambos no mesmo plano. Os instrumentos musicais e alguns objetos cênicos compõem o cenário.

Criado em 2004, Espiral Brinquedo Meu conta com mais de 100 apresentações por cidades brasileiras e também na França. O encontro de Helder com o grupo Lume (Núcleo de Pesquisas Teatrais da Unicamp) teve como consequência a parceria com Ana Cristina Colla, Renato Ferracini e Carlos Roberto Simioni, que assinam a direção conjunta do espetáculo.

O projeto Sonoridades do SESC Belenzinho aborda a música como expressão de manifestações sociais, políticas e estéticas. A investigação da importância histórica e a ressonância na atualidade são feitas por meio de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo shows, discussões, oficinas e apresentações artísticas para provocar a reflexão acerca de movimentos e gêneros significativos no cenário musical do Brasil. Em julho, Sonoridadesdiscutiu a manguebeat, surgida no início dos anos 90, em Recife. O movimento caracterizou-se pela mistura de ritmos regionais com o rock e pelo discurso de crítica social. Uma extensa programação de oficinas, bate-papo e shows (Banda de Pífanos de Caruaru, Nação Zumbi, Cascabulho, Eddie e Mundo Livre AS) contemplou esse movimento cultural popular, durante todo o mês.

Ficha técnica 
Espetáculo: Espiral Brinquedo Meu
Criação, atuação e trilha sonora: Helder Vasconcelos
Direção: Ana Cristina Cola, Renato Ferracini e Carlos Simioni
Figurino: Esther Vasconcelos.
Projeto de iluminação: Abel Saavedra
Iluminação: Saulo Uchoa
Produção: Laura Tamiana
Realização: Terreiro Produções

Serviço
SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700 - www.sescsp.org.br/belenzinho
Dia 30 de julho - sábado - às 17 horas
Convivência - Duração: 60 min. Classificação etária: livre
Ingressos: Grátis - Ar Condicionado - Acesso universal.
Estacionamento para atividades gratuitas: R$ 6,00 (1ª hora) + R$ 1,00 (p/hora) - não matriculado; R$ 3,00 (1ª hora) + R$ 1,00 (p/hora) - matriculado no SESC.

SESC Belenzinho – Assessoria de Imprensa
Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762

Verbena Comunicação
Eliane Verbena
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br






São Paulo: Aikido - Intensivo de Inverno


Margareth
margareth.kardosh@gmail.com
enviou


AIKIDO - INTENSIVO de INVERNO
Leonardo SODRE - 4° Dan

Sala Crisantempo - dias 29, 30 e 31 de Julho
Rua Fidalga 521, Vila Madalena

dia 29, sexta feira: 19:30-21:30hdia 30, sábado: 08:30--10:00h , 10:30-12:00h, 15:30-17:00h, 17:30-19:00hdia 31, domingo: 08:30-10:00h, 10:30-12:00h, 16:00-18:00h
 
Investimento: R$ 80,00
Inscrições: leo_sodre@hotmail.com



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São Paulo: 1ª Mostra Universitária de Dança (M.U.D.A.N.Ç.A)


Cia. Corpos Nômades
ciacorposnomades@gmail.com
escreveu




1ª MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE DANÇA - Reúne trabalhos das Universidades Anhembi Morumbi - SP, PUC - SP e UNICAMP - SP. Acontece de 12 a 14 de agosto, no Espaço Cênico O LUGAR –  Rua Augusta, 325.
A Mostra Universitária é um evento destinado a intérpretes-criadores recém-formados ou que estão concluindo seus estudos nas Universidades de dança e que iniciam seus trajetos na investigação cênica.
 Apresenta também em sua programação o “TEA-TIME/LUGAR EM REFLEXÃO”, um bate-papo após as apresentações do domingo 14/08 com as professoras das respectivas instituições, os estudantes ou ex-estudantes e o público, a fim de obter-se um panorama das diferentes maneiras e modos de formação em três Universidades de dança de São Paulo (Anhembi Morumbi, PUC-SP e Unicamp), reunindo trabalhos, que mostrem um recorte no universo de conhecimento em dança transmitido por cada uma delas.
 Essa Mostra é organizada e idealizada pela Companhia Corpos Nômades, que conta com o 10º Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
1ª MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE DANÇA
De 12 a 14 de agosto de 2011 – sexta e sábado às 21h e no domingo às 19h.
A Mostra Universitária de Dança reunirá trabalhos das Universidades: Anhembi Morumbi, PUC-SP e UNICAMP-SP. Os trabalhos escolhidos pelas coordenadoras de cada Universidade são: “Retrato de uma Fronteira Intermitente” de Amanda Correa e Cida Sena recém-formadas da Anhembi-Morumbi; “Projeto Final Dança e Performance” dos alunos do 4º ano da PUC-SP;  “My Capitivity by Savages” com Lucas Delfino, “Tão De Repente” com Layla Bucaretchi  e “Três Lugares” com Maria Basulto da UNICAMP - SP .
“Tea-Time – Lugar em Reflexão” - Bate- Papo, após as apresentações, dia 14 de agosto (domingo). Para o Bate-Papo a presença confirmada das professoras: Daniela Gatti- Unicamp, Valéria Cano Bravi – Anhembi Morumbi e Vera Sala-PUC-SP. Duração de 1h 30 minutos.

Local: Espaço Cênico O LUGAR- Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP
Reservas por telefone: 11-32373224 ou por e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
Bilheteria: abre uma hora antes do evento
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Lotação: 60 lugares
Faixa etária: 12 anos
Concepção e Produção do Evento: Cia. Corpos Nômades – Assistência de Produção: Dora Selva.
Diretor do Espaço Cênico O LUGAR: João Andreazzi.
Diretor Técnico: Décio Filho
 Montagem: Gabriel Greghi e Ronie de Araújo.
Duração total das apresentações: 75 minutos
Estacionamento Conveniado: Rua Augusta, 108
PROGRAMAÇÃO:
“Retrato de uma fronteira intermitente” – ANHEMBI MORUMBI
Dois corpos sem face, delineados pela silhueta de uma mulher, perambulam entre sombras e memórias em permanente estado de “vida suspensa”. A morte aqui, se configura observadora e sedutora, num fluxo contínuo de rememorações e espera. “Retrato de uma fronteira intermitente” , duo de Amanda Correa e Cida Sena partiu da pesquisa sobre a relação da obra literária “As Intermitências da Morte”, do autor português José Saramago e o quadro "Os amantes" do pintor René Magritte. Teve início no TCC da turma de 2007 da Universidade Anhembi Morumbi, orientado por Silvia Geraldi e hoje conta com a colaboração e preparação corporal de Érica Tessarolo (Cia. Perdida).
Ficha Técnica:
Concepção, Criação e interpretação: Amanda Correa e Cida Sena Orientação TCC (2010):Silvia Gerald  Orientação dramatúrgica e preparação corporal (2011): Érica Tessarolo Criação e operação de luz: Rafael Petri Operação de som: Pablo Mendoza Produção: Alessandra SouzaDuração: 20 minutos
“Projeto Final de Dança Performance” – PUC -SP
O grupo do 4° ano da PUC, desde o inicio do ano vem desenvolvendo processo de montagem de cena, buscando uma criação coletiva, envolvendo duas áreas das artes do corpo. O trabalho se configura em alguns procedimentos, que vem sendo estudados juntos e/ou separadamente.
Ficha Técnica:
Professoras Orientadoras: Vera Sala e Naira Ciotti Cridoras- Intérpretes: Amanda Vargas, Dora Smeke, Dora Selva, Alice Boyriven, Nicole Duarte, Eliana Moeckel, Verônica Paulino, Gabriela Nora, Karim Sauro, Janaína Fazzio, Carolina Castanho  Música: Daniela AquinoProdução: Andrez Ghizze Duração: 25 minutos
Tão de repente” - UNICAMP
Solo inspirado no livro "Alice" de Lewis Carroll. Construiu-se uma narrativa a partir das sensações e sentimentos vivenciados pela personagem principal, Alice, agora transformados em dança neste solo. Trabalho desenvolvido na disciplina Ateliê de criação V, do curso de dança - UNICAMP.
Ficha Técnica:
Intérprete-criadora: Layla Bucaretchi Trilha Sonora: The thirteenth Daila Lama - Philip GlassOrientação: Angela Nolf  Foto: Luiza Folegatti Duração: 3 minutos e 20 segundos.

“My Captivity by Savages” (Meu Sequestro por Selvagens)  - UNICAMP
Eliza Elizabeth Jane Cook de 13 anos, em 1829, tem sua família exterminada por índios e é seqüestrada para servir-lhes de concubina. Uma carta, escrita por suas próprias mãos, relata sua tragédia que é narrada em áudio pela cantora Mellora Creager da banda de cello-rock norteamericana Rasputina.
Conteúdos advindos de referências, experiências e vislumbres nada originais percorrem o corpo para chegar em um "lugar" próximo ao da caricatura e da mímica tragicômicas, onde o humor emerge como uma expressão atenuadora de um sofrimento pungente: a dor da personagem Eliza e a do artista
Trabalho iniciado na disciplina Ateliê de Criação VI, do curso de Dança – UNICAMP.
Ficha Técnica:
Criador/intérprete: Lucas Delfino Orientação: Morena Nascimento Trilha Sonora: “When I count”, “November 17dee” e “My Captivity by Savages” - Rasputina, do álbum Frustration Plantation Iluminação: Tatiana Benone Figurino: Caio Sanfelice Fotografia: Luiza FolegattiDuração: 15 minutos.
“Três Lugares” – UNICAMP
Estudo coreográfico que divide o espaço em momentos de escuridão, transformação e calmaria.
Ficha Técnica:
Criadora-intérprete: Maria Basulto Orientadora: Angela Nolf Trilha Sonora: Pedro Henrique de Faria Duração: 8 minutos
Históricos dos Cursos de Dançao (Lugar em Reflexão):
Anhembi-Morumbi
O Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi (Licenciatura e Bacharelado) foi criado em 1999 com o propósito de formar bailarinos contemporâneos e professores de dança instigando-os à pesquisa de técnicas de dança em suas formas de expressão coreográfica diversificada. Para o TCC do bacharelado são exigidas habilidades de autoria de seus próprios códigos da linguagem, capacitação para um trabalho colaborativo preparando-os para uma demanda de atuação profissional bastante diversificada atualmente; e, a produção de um artigo sobre as questões do artista da dança contemporânea. “Retrato de uma Fronteira Intermitente” é resultante do TCC artístico de Amanda Correa e Cida Sena em 2010 que ganhando sua autonomia se abre para o seu próprio devir artístico-profissional.
 PUC - SP
A criação do Curso Comunicação das Artes do Corpo, aprovada pelo Conselho Universitário em 30/12/1998, inaugurou um perfil até então inédito no ensino universitário ao propor o cruzamento artes/comunicação para seu nicho epistemológico.
As possíveis conexões entre teoria e prática, que constituem o diferencial do curso, frente a outras graduações inseridas no campo das chamadas artes cênicas, qualificam com acuidade a formação inicial dos estudantes ao promover os trânsitos entre as três habilitações que oferece (dança, teatro e performance), aprofundando seus conteúdos nos projetos de conclusão do curso na formação oferecida.
O diferencial está em pensar as artes do corpo como fenômeno comunicacional e propor o estudo dos processos de contaminação entre suas habilitações, e por possuir a habilitação em Performance (inédita no Brasil).

UNICAMP - SP
O Curso de Graduação em Dança da UNICAMP foi o primeiro do estado de São Paulo, e o segundo do Brasil idealizado por Marília Antonieta Oswald de Andrade que, juntamente com um grupo de profissionais da área da dança, concretizou o seu início em 1985. Trata-se de um projeto pioneiro que visa abrir espaço para a inovação técnica e a pesquisa de uma dança contemporânea, que se identifique com a cultura de seu próprio país em seus mais distintos segmentos. o Curso mantém seu foco direcionado ao profissional Intérprete, que vive a dança em seu corpo, capaz de dimensioná-la no corpo do outro, com a habilidade de refletir a dança como área de conhecimento. A contribuição social deste profissional se dá no ato criativo, através de manifestação artística. Em anos recentes, tem-se percebido acolhimento de nossos alunos no contexto profissional, em diversos espaços que a Dança vem ocupando.


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