quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TD - TRÊS ANOS


Premio Teatro de Dança
escreveu


clique para ampliar

Canal Aberto Informa sobre a StacattoSPciaDança


escreveu




reorganização do processo …


por FERNANDO MACHADO

diretor artístico da StacattoSP Cia Dança


Tenho passado a semana toda imaginando como organizar as ideias para poder discutir com o público sobre o processo criativo e esse desdobramento na pesquisa, enquando fico ouvindo, de várias vertentes, que esse processo é um tanto interno. Como organizar as ideias de maneira que outros possam entender? Como exemplificar a realidade caótica do real quando o turbilhão de imagens e signos invadem a mente?

Estou no momento de colocar tudo em xeque:

O que fazer ?

Como fazer?

Para quem fazer?

...Mas aí caio no execício logico da imaginação onde todos os elementos criativos tem uma função específica. Vale dizer que estes estão plenamente justificados ao estabelecer uma relação íntima com outros elementos da pesquisa ou com seu desfecho.

Em outras palavras, nesta organização cuidadosa, nenhum elemento é arbitrário, todos  os elementos, por menores que sejam, terão projeção posterior.

A partir de agora irei colocar meus pensamentos, ideias, atitudes e tentar estabelecer parâmetros que organizem (para mim e para quem está me acompanhando) coisas como a pluralidade de Jorge Luis Borges, a dialética da relação entre pesamento, texto e ação, e ideias construídas nos laboratórios e experimentações da StacattoSP e seu intérpretes criadores.

Leia mais sobre o processo criativo da StacattoSP no blog do diretor, Um oceano inteiro para nadar...dançar...


Sobre a companhia:

StacattoSPciaDança venceu o último edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo (6ª Edição), e vem conseguindo destaque nesse universo desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia, que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista e passou a ser dirigida por Fernando Machado, que foi bailarino da Cia. de Danças de Diadema por 12 anos. Com a troca de nome, sede e inclusão de homens no elenco, a StacattoSPciaDança inicia, com apoio da Prefeitura de São Paulo, uma nova fase. 


São Paulo: Desvio Para o Vermelho


Sala Crisantempo
escreveu




convida


clique para ampliar

Informações: Sala Crisantempo
fone: (11) 3819-2287

Funcionamento da Bilheteria de quinta a sabado a partir das 20h


Curitiba-PR: Desvio


hagah

publicou


Desvio - Solo de Dança Contemporânea de Isabela Schwab


Dançarino

Isabela Schwab


O espetáculo Desvio vem para apontar e discutir no corpo a dança e os diferentes caminhos para uma reorganização corporal. Brincar com os desvios que aparecem para emergir imprevisibilidades e problematizar um corpo que vive em um encadeamento de fluxos, gereando um espaço de continuidade dessa investigação. 

Desvio percorre as várias entradas e saídas, as bifurcações que se cruzam no corpo dançante e na vida dos seres humanos. Aborda também as reorganizações desse corpo em movimento, os riscos que surgem como consequência no percurso desta dança, que instala e prolonga as noções de imprevisibilidade.

O espetáculo foi contemplado pelo edital de Pesquisa em Dança Contemporânea da Fundação Cultural de Curitiba, na categoria Estruturação Coreográfica, em 2009.


Casa Hoffmann

Rua Doutor Claudino dos Santos, 58
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3321-3228

(41) 3321-3232


Horário(s):  De 27/10 a 31/10/2009 - De terça a sábado, às 19h30

Preço(s): GRÁTIS



fonte : hagah

em breve: Curso de férias 2010 Grupo Raça


escreveu

Programe-se!!!

Curso de Férias 2010

Grupo Raça Centro de Artes

Direção Geral Roseli Rodrigues

De 11 a 22 de Janeiro

Aguarde

Programação Completa

cia.roselirodrigues@terra.com.br

www.roselirodrigues.com.br


Curitiba-PR: Solução para Todos os Problemas do Mundo


hagah

publicou


Solução para Todos os Problemas do Mundo


E você... O que fez para salvar o mundo hoje? Você acordou, escovou os dentes com a sua super pasta branqueadora, bebeu e comeu de uma forma light, e vai trabalhar com a sensação de dever cumprido. Paga impostos, e estes devem estar indo para o lugar certo: sensação de tranquilidade sem gordura trans. 

Quando começamos a pensar em Solução para todos os problemas do mundo estávamos cientes de que se tratava de uma incógnita para não ser resolvida, que seria como um grande vômito do que havíamos consumido sem precisar. Consumimos muito mais do que precisamos, e estamos longe de solucionarmos os nossos problemas básicos, pois estamos envolvidos demais com problemas periféricos à nossa real necessidade; refletimos sobre a violência no país sob a visão de algum jornalista, compramos opiniões fáceis para, enfim, sermos vulneráveis à oferta da sandália modelo verão. 

Se este texto tivesse trilha sonora, ela seria cantada por Gal Costa: Você diz a verdade e a verdade é seu dom de iludir. Se nós o transportamos a uma realidade paralela, nós temos o dom de iludir. Refletimos o quanto é fácil vender verdades e o quão difícil é encontrar uma (será que ela existe?). 

Para salvar o mundo, você primeiro tem que salvar o seu. Criar sua ilusão. Descobrir a sua verdade. 

Ficha técnica:
Pesquisadores: Cândida Monte, Neto Machado e Stéphany Mattanó


Concepção

Stéphany Mattanó

Iluminação

Fábia Regina

Produção

SELO

Duração

40 minutos

Classificação

Livre

Site

www.solucaoparatodososproblemasdomund...


Teatro José Maria Santos

Rua Treze de Maio, 655
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3322-7150

(41) 3304-7954


Horário(s):  De 28/10 a 01/11/2009 - De quarta a sábado, às 20h; Domingo, às 19h

Preço(s): R$ 10. Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra

Onde comprar: Bilheteria do Teatro, Livrarias Curitiba (Shopping Estação), Internet e Disk Ingressos (Shopping Curitiba e Muller)



fonte : hagah

São Paulo: Festival Contemporâneo de Dança


Adriana Grechi
adriana@estudionave.com
escreveu



clique para ampliar

Belo Horizonte-MG: Aniversário da Negraria


Franciane de Paula
escreveu


clique para ampliar

São Paulo: Edipus Rex


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

Cia. Corpos Nômades dialoga com as culturas do hip-hop e do carnaval e estreia

ÉDIPUS REX

13 de novembro a 13 de dezembro de 2009





 

A dança contemporânea dialogando com as culturas do Carnaval e do Hip-Hop

Projeto pensado e gestado desde 2001, Édipus Rex, o novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, estreiadia 13 de novembro de 2009, na sede da companhia (O Lugar – Rua Augusta, 325, Centro, São Paulo), sob a direção de João Luís Minelli Andreazzi, que completa em 2009, como coreógrafo, 20 anos de carreira.

Édipus Rex mescla dança contemporânea, teatro, vídeoarte e funde os elementos do Hip-Hop, (com o rapper Terra Preta), do grafite(com o grafiteiro Tota), da música (com o DJ Dan-Dan) e do Carnaval (com o Mestre Sala Gabi, da Escola de Samba Camisa Verde e Branco).

A história de Édipo, filho de Laio e Jocasta, pai de EtéoclesIsmêniaAntígone e de Polinices, é famosa devido ao fato do protagonista matar o pai e casar-se com a própria mãe. Por isso, é considerada a tragédia das tragédias, colocando em foco questões como o parricídio e o incesto, mas também é motor de pensamento e pesquisa de questões como oposições interações entre o público e o privado, a norma e a transgressão, o destino e a invenção.

Esse novo espetáculo da companhia abarca temas humanos e existenciais: destino, paixão, equívocos, alienação, punição e loucura. Durante a temporada, a sede da companhia receberá uma exposição fotográfica com 12 imagens clicadas pelo fotógrafo Henk Nieman, que acompanha desde 1999 o processo de pesquisa sobre o corpo nômade, com João Andreazzi.

O diretor da Corpos Nômades, João Luís Minelli Andreazzi  durante sua carreira como coreógrafo, criou mais de um espetáculo por ano, entre eles Película da Retina, As Últimas Tentações de Santo Antão, Password:003, Under One´s Very Eyes e Shoot in the Hood . Serão oferecidos, também, workshops específicos relacionados às manifestações culturais exploradas no desenvolvimento da peça.

Para essa montagem a Cia. Corpos Nômades conta com o "Programa de Incentivo a Dança Paulista - 2008", da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio da SABESP, e com apoio da 6ª edição do Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

A inspiração de Édipus Rex

A inspiração escolhida para a construção poética desse espetáculo é a temática de Sófocles e seus conflitos em Édipo Rei, que se transformou em ícone moderno e pós-moderno por criar personagens que ilustraram a psicanálise, a filosofia e os mais secretos desejos humanos. O relato dessa tragédia, advinda de uma lenda grega, foi fundamental para a concepção do espetáculo, pois permitiu ampliar o leque de imagens e movimentos.

Para esse projeto, o grupo continuará o desenvolvimento investigativo cênico que Andreazzi nomeia decoreodramaturgrafia, em que a dança funde-se com a dramaturgia originando o sentido cênico para o corpo contemporâneo, numa fusão do movimento corporal e vocal expondo um corpo falante que orquestra a cena.

Oficinas:

Oficinas e workshops Gratuitos:

Eventos com a Cultura do Hip-hop

Workshop de dança Contemporânea com a Cia. Corpos Nômades na Casa do HIP-HOP, dia 7 de novembro, das 14h00 às 17h00. Público interessado em dança contemporânea, acima de 16 anos. Número de Vagas: 20.

Festa de abertura de temporada- Batalha de  MCs e Dança de Rua, com MCs convidados e o DJ Dan Dan, dia 14 de novembro, sábado às 22h30, após o espetáculo ÉDIPUS REX, na sede da Cia. Corpos Nômades. Aberto ao público em geral e aos espectadores da noite de apresentação.

Oficina de Graffiti com  TOTA, de 24 a 26 de novembro das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: grafiteiros e pessoas interessadas acima de 16 anos. Número de vagas: 10.

 

Eventos com a Cultura do Carnaval 

Workshop de Dança Contemporânea com a Cia. Corpos Nômades, na escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, junto com o Mestre-sala Gabi e a Porta Bandeira Vivi da AMESPBESP- dia 10 de outubro de 2009 (sábado)  das 15h00 às 17h00.  Público Alvo: fechado para alunos do curso de Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Oficina de Mestre Sala com o Gabi para a Cia. Corpos Nômades, aberto para o público interessado, 20 vagas, pessoas acima de 16 anos - dias 14 e 16 de outubro das 20h00 às 22h00, na sede da Cia. Corpos Nômades.

Oficina de Alegoria Carnavalesca com Nicea Corrêa – dia 28 de novembro - sábado, das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público alvo: interessados no assunto acima de 12 anos. Número de vagas: 20.

Oficina de cuíca – com Dalua – dias 13 e 15 de outubro das 19h00 às 22h00, para a Cia. Corpos Nômades e com 5 vagas para público interessado, na sede da Cia. Corpos Nômades.    

 

Eventos com a Cia. Corpos Nômades

Ateliê de composição coreográfica coordenado por João Andreazzi e Cia. Corpos Nomades dia 21 de novembro, sábado das 14h00 às 17h00, na sede da Cia. Corpos Nômades. Público Alvo: bailarinos e atores interessados no tema. Numero de Vagas: 30.

Bate-papo após o espetáculo Édipus REX, com integrantes da Companhia dia 28 de novembro.

 

Édipus Rex

13 de novembro a 13 de dezembro de 2009, sextas e sábados,21h, domingos, 20h30

 

Ficha Técnica:

Concepção, Direção e Coreodramaturgrafia: João Andreazzi

Elenco: Bruna Dias, Isabella Franceschi, João Andreazzi, Ricardo Silva, Tais Magnani e Tiago Teles Mestre Sala: Gabi DJ: Dan-Dan Rapper: Terra Preta Grafiteiro e cenário: TotaAssessoria Poética Dramatúrgica: Claudio Willer Composição da Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Figurinos, Cenário e  Adereços: Nicea Corrêa Vídeo-Arte: Sina Filmes Fotos: Henk Nieman Produção: Cia. Corpos Nômades Divulgação: Canal Aberto – Márcia MarquesDesigner Gráfico: Rafael Benthien

 

O LUGAR - Cia. Corpos Nômades
Local: Rua Augusta, 325 - São Paulo – Brasil - Tel: 55-11-3237-3224

Ingresso: R$ 15,00 inteira e R$7,50 a meia entrada/ Recomendação: 14 anos

 

Acadêmicos do Tucuruvi

Local: Av. Mazzei, 722 – Tucuruvi – próximo ao Metrô Tucuruvi, São Paulo/SP

Tel: 011-22047342

  

Casa do Hip-Hop

Local: Rua 24 de Maio, 38 – Jardim Canhema – próximo à Av. Imigrantes, São Paulo/SP

 

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

MSN: claramm@hotmail.com // SKYPE: canal.aberto  // http://twitter.com/canalaberto// www.canalaberto.com.br 




Brasília, Campinas e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: quarta-feira 28.10


Adriana Reis
escreveu


- quarta-feira, 28 de outubro 

  

 "Churrasco & Tango" com a Cia Típica Tango no Red Angus - Campinas - SP

Quando: qua, 28 de outubro

Onde: Red Angus (mapa)

Descrição: O restaurante Red Angus reuniu a melhor carne do mundo com a mais fascinante expressão da dança numa única pedida. É o "Churrasco & Tango", programação que acontece todas as quartas à noite, a partir de setembro. A dança fica por conta da cia Típica Tango, dirigida pelos maestros Natacha Muriel (Argentina) e Lucas Magalhães (Brasil). O espetáculo mescla as linguagens do tango de raiz (música, canções e dança) com o teatro-dança. A pesquisa originou-se no grupo de trabalho "Tango & Cultura do Rio de la Plata" 2003-2008 (Unicamp). Atualmente a Cia Típica Tango desenvolve um intenso trabalho de divulgação do tango no Brasil e no exterior alcançando também o público de massa. A carne a ser servida é o Chuletão, superlativo da famosa "chuleta" porque no Red Angus, o prato é super bem servido: são 600g de carne. Acompanha arroz, vinagrete, farofa e legumes no vapor. A carne é temperada com sal grosso e grelhada em churrasqueira de carvão. Rua General Osório, 2.310 - Cambuí - Campinas - SP Tel: (19) 3253-0006 www.jornaldetango.com

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 às 22:00 - Projeto Tango para Todos - Cursos gratuitos e compactos de Tango de Salão em Brasília - DF

Quando: qua, 28 de outubro

Onde: Asa Norte - Brasília - DF (mapa)

Descrição: Tango para Todos em 2009 Cursos gratuitos e compactos de Tango de Salão em várias regiões em Escolas Públicas do DF com mestre argentino Guillermo Abraham e Ana Szerman, com o patrocínio do FAC- Secretaria de Cultura-DF. Para Maiores de 16 anos que morem no DF. Inscrições gratuitas (50 vagas - 25 masculinas e 25 femininas) Próximos cursos: De 21 a 25 de setembro - Varjão do Torto / 3901-7543 De 26 a 30 de outubro - Asa Norte / 3901-6926 De 16 a 20 de novembro - Asa Sul / 3901-1545 De 07 a 11 de dezembro - Núcleo Bandeirante / 3901-4333 Cursos com 10 horas e 2h por cada dia da semana, de 2ª a 6ª feira, das 20h às 22h. Inscrições : Deverão ser feitas diretamente com os professores Guillermo( 9159-0891 ) ou Ana (9272-2825) ou ainda pelo e-mail: seductango@gmail.com, devendo cada interessado deixar: Nome completo, número de identidade ou CPF, telefone de contato e e-mail, e citar o local do curso desejado. Ana Szerman e Guillermo Abrahamanaszerman@gmail.com e guiabraham@gmail.com  Projeto Tango para Todos 9272-2825 ou 9159-0891 Brasília-DF

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 22:00 às 23:00 - Treino de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena

Quando: qua, 28 de outubro

Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)

Descrição: Treino Livre de Tango Quartas-Feiras - 22:00 às 23:00 hrs Local - Espaço Lotus Vila Madalena - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604

mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br

Campo Grande-MS: Festival de Dança do Servidor 2009


Ivan Sousa
escreveu


Dança de Salão é destaque na 'Comemoração do Servidor 2009' 

O casal de dançarinos Ivan Sousa e Daniele Barilli estão em constante atividade e aprimoramento. Grandes disseminadores e apaixonados declarados da Dança de Salão, os dois farão parte do jure do "Festival de Dança de Salão do Servidor 2009", que será realizado hoje, as 18h30, no salão de baile do Clube Libanês. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Gabaritados para o julgamento, Sousa, que é o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão (Asdanças) e Daniele pedagoga e psicopedagoga especialista em dificuldades na aprendizagem da dança de salão, estarão avaliando os seguintes quesitos: Ritmo e Musicalidade, Equilíbrio, Movimentação, Caracterização e Expressividade, Passos e Técnica de Execução, e Vestimenta. "Os critérios adotados na avaliação são os mesmos de competições nacionais", avisa Sousa. 

Ao lado deles, ainda estará Juliana Furtado, que é vice presidente da Asdanças. "São todos profissionais da área e grandes disseminadores da modalidade no Estado", garante Maria Madalena Xavier de Almeida, Coordenadora de Desenvolvimento dos Recursos humanos da Secretaria de Estado de Administração (SAD), que é a responsável por toda a programação.  

O evento, que faz parte da programação em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28, é uma realização do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul com o apoio da Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão. A ideia é fomentar  a pratica de atividades sociais e culturais que promovam o bem estar físico e melhor qualidade de vida.

 

Ritmos e prêmios

Todos os casais participantes do "Festival de Dança de Salão do Servidor 2009" vão dançar os mesmos ritmos. Valsa, bolero e samba de Gafieira. Cada ritmo deverá ser apresentado em três minutos. O casal vencedor vai ganhar um pacote para Porto Seguro, com hospedagem em hotel classe turística, o que deve deixar a competição acirrada e consequentemente, mais interessante para o público que quiser conferir o concurso.

As inscrições para o concurso foram encerradas no último dia 20. Vale lembrar que apenas casais podiam participar, sendo que pelo menos um integrante tinha que ser servidor público estadual.

Outra atração a parte do festival será a apresentação do casal de dançarinos Daniel Sil e Juliana Furtado. Eles vão dançar uma valsa inglesa para o público. 


Dança de Salão

A origem da Dança de Salão é européia. Época em que reis promoviam grandes bailes em seus palácios. Com a colonização, a modalidade foi disseminada pelas Américas, onde deu origem a outras variedades. No Brasil, bolero, forró, samba de gafieira, lambada, samba rock, são alguns dos ritmos.

 

Currículos

Ivan Sousa é graduado em educação física e em administração de empresas. Iniciou a carreira de bailarino em São Paulo, dançando street dance no grupo Domínio. Passou pela academia Jazz In Company, onde aprendeu jazz e balé. Dançou forró e zouk no grupo Sol Nascente. É confederado e multiplicador da confederação brasileira de dança esportiva. Além de um dos fundadores, também é presidente da Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão (Asdanças).

Daniele Barilli é graduada em pedagogia e especialista em psicopedagogia. Estudou balé moderno e dança de salão com Bettina Ried. É especialista em dança criativa e também é confederada e multiplicadora da confederação brasileira de dança esportiva. O casal é proprietário da Academia Mais em Campo Grande.


Mais Informações:

Kátia Kuratone – DRT/MS 293

(67) 8446-3099 

Ivan Sousa – (67) 8404-0504

MAIS ACADEMIA - Prazer em Viver

Rua. Spipe Calarge, 1736 - Vila Morumbi