quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Canal Aberto Informa sobre a StacattoSPciaDança


escreveu




reorganização do processo …


por FERNANDO MACHADO

diretor artístico da StacattoSP Cia Dança


Tenho passado a semana toda imaginando como organizar as ideias para poder discutir com o público sobre o processo criativo e esse desdobramento na pesquisa, enquando fico ouvindo, de várias vertentes, que esse processo é um tanto interno. Como organizar as ideias de maneira que outros possam entender? Como exemplificar a realidade caótica do real quando o turbilhão de imagens e signos invadem a mente?

Estou no momento de colocar tudo em xeque:

O que fazer ?

Como fazer?

Para quem fazer?

...Mas aí caio no execício logico da imaginação onde todos os elementos criativos tem uma função específica. Vale dizer que estes estão plenamente justificados ao estabelecer uma relação íntima com outros elementos da pesquisa ou com seu desfecho.

Em outras palavras, nesta organização cuidadosa, nenhum elemento é arbitrário, todos  os elementos, por menores que sejam, terão projeção posterior.

A partir de agora irei colocar meus pensamentos, ideias, atitudes e tentar estabelecer parâmetros que organizem (para mim e para quem está me acompanhando) coisas como a pluralidade de Jorge Luis Borges, a dialética da relação entre pesamento, texto e ação, e ideias construídas nos laboratórios e experimentações da StacattoSP e seu intérpretes criadores.

Leia mais sobre o processo criativo da StacattoSP no blog do diretor, Um oceano inteiro para nadar...dançar...


Sobre a companhia:

StacattoSPciaDança venceu o último edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo (6ª Edição), e vem conseguindo destaque nesse universo desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia, que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista e passou a ser dirigida por Fernando Machado, que foi bailarino da Cia. de Danças de Diadema por 12 anos. Com a troca de nome, sede e inclusão de homens no elenco, a StacattoSPciaDança inicia, com apoio da Prefeitura de São Paulo, uma nova fase.