segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sucessor de Gil faz as primeiras mudanças na Lei Rouanet


Leia no Estadão



sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Nova portaria visa desburocratizar e facilitar trâmites culturais;
produtores devem ser beneficiados, diz ministro
Jotabê Medeiros, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Uma semana após assumir como titular do Ministério da Cultura, o ministro Juca Ferreira publicou nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial as primeiras modificações na Lei Rouanet, a lei federal de incentivo à cultura. Foi editada uma portaria contendo seis itens que alteram procedimentos de apresentação de projetos, "uma medida de racionalização, simplificação e atendimento da demanda dos produtores", segundo explicou o ministro.

A portaria, de número 54, revoga a atual portaria que dita regras para a entrada de projetos na Lei Rouanet e tem o intuito de permitir uma maior agilidade nos trâmites do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Ferreira diz que as mudanças vão beneficiar todos os produtores e que, quando era secretário executivo do ministério, batia-se todo dia no seu gabinete com queixas relativas à extrema burocratização da legislação.

Pelas mudanças implantadas pela nova portaria, não será mais exigido documento de cessão de direitos autorais em propostas que envolvam a utilização de acervos, obras ou imagens de terceiros (apenas uma carta de anuência de proprietário ou detentor de direitos). Também não será exigido um termo de anuência de todos os artistas envolvidos no projeto, mas apenas as fichas técnicas do espetáculo e curriculum do diretor e dos profissionais envolvidos.

Outra novidade: não serão exigidos termos de anuências dos locais dos eventos propostos (isso só será preciso quando os locais forem espaços públicos). Outro esforço de desburocratização é a extinção da necessidade de tradução oficial juramentada de artistas ou grupos estrangeiros (basta que os documentos sejam traduzidos).

Não será mais necessária a apresentação de três orçamentos para aluguel de espaços onde ocorrerão espetáculos, e não se pedirá mais termo de anuência dos grupos e instituições beneficiados pelo artigo 44 (que determina que 10% dos produtos culturais gerados pelos benefícios da lei sejam distribuídos de graça a pessoas que têm pouco acesso à cultura).

Nesse último caso, bastará a identificação do público a ser beneficiado. Antes, eram necessárias procurações públicas do proponente quando no caso da transferência de poder a terceiros; agora, bastam procurações particulares.

Segundo o ministro, a cessão de direitos autorais demanda tempo e implica em custos. "Então, não faz sentido cobrarmos esse documento (de cessão autoral) no protocolo de projetos, mas somente depois, já durante a sua execução."


CPT: Informe nº 67/2008: Minc - Prêmio Interações Estéticas


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

e s c r e v e u



PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS

A Funarte em parceria com a Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC) do Ministério da Cultura, lança o edital do Prêmio Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura. O programa oferece a artistas contemporâneos de diversos segmentos a possibilidade de desenvolver um trabalho integrado a ações de Pontos de Cultura de todo o país. 
Informações: cepin@funarte.gov.br

Conheça os Pontos de Cultura
Acesse o 
Edital
Acesse a ficha de inscrição



Errata: Convite "5 Dançadeiras... Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras"



e s c r e v e u


Errata:
Convite "5 Dançadeiras... Peiras Meiras Dimofeiras Seracoteiras"

Segue convite com data corrigida.
 
Lívia Imperio 




clique
na imagem
para ampliar


Publicado em


WORKSHOP DE HULA -SP EM SETEMBRO


Luciana Mayumi

e s c r e v e u


WORKSHOP DE HULA -SP EM SETEMBRO





c l i q u e
n   a   s

i m a g e n s
p   a   r   a

a m  p   l    i     a      r



Teorema: dia 12 de setembro


Adriana Grechi

e s c r e v e u






TEOREMA: dia 12 de setembro

 

Improvisação + Corporalidades

 

Propositor: Andréia Nhur

Artistas: Gícia Amorim, Elisabete Finger, Thalita Mesquita, Tiago Ribeiro, Joubert Arrais  



Teorema: Corporalidades + Improvisação

Dia 12 de setembro, sexta, 21h

Local: Estúdio Nave

60 lugares

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

 

Estúdio Nave

R. Luis Anhaia, 47

(travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho)

V. Madalena - S. Paulo/ SP

Tel. (11) 3032 3497

teorema@estudionave.com

www.estudionave.com



Mais informações
na postagem de