segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Luanda-Angola: Alliance Française e Companhia de Dança do Marrocos realizam espectáculo


ANGOP 

Agência AngolaPress  

publicou   


31-08-2009


Dança

Alliance Française e Companhia de Dança do Marrocos realizam espectáculo 


Luanda – A Alliance Française de Luanda e a Companhia de Dança Anania dos Marrocos realizarão, sexta-feira, dia 4 de Setembro, a peça "Aataba”, no Centro Cultural Chá de Caxinde, em Luanda.


Segundo uma nota de imprensa da empresa, a peça "Aataba" em língua árabe, que em português significa a porta, é uma criação onde se misturam duas danças, o ancestral e o moderno, criada pelo coreografo Taoufiq Izeddiou.


"A obra é uma peça onde se exprimirá a frustração oriunda do peso da religião e da sociedade, a intensidade das danças populares de Marrocos, a mistura das línguas árabes, berbere, francesa, espanhola e o africanismo que caracteriza o país", adianta a nota.


Participará na peça, a dançarina angolana Rossana Monteiro da companhia Dancarte, acrescenta o documento.


A companhia de dança de Marrocos que vão realizar algumas palestras é integrada por cinco dançarinas e uma cantora oriental. 



saiba mais 

ANGOP  


Alagoas: Secult lança 7º Mostra Alagoana de Dança e prepara gestores para conferências


Alagoas em Tempo Real 
Publicou  
29/08/09   



Secult lança 7º Mostra Alagoana de Dança

e prepara gestores para conferências


Mais de 50 gestores municipais da Cultura receberam nesta sexta-feira (28) as últimas orientações sobre os procedimentos das conferências municipais. O anfitrião do evento, secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a preparação para as conferências começa na segunda quinzena de setembro e segue até outubro.


As conferências municipais preparam os gestores para a Conferência Estadual, que acontece no dia 30 de novembro e 1º de dezembro. “As propostas de âmbito municipal devem ser indicativos para subsidiar as políticas municipais de cultura”, acrescentou Viégas. Já a Conferência Nacional acontece no período de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.


Ainda durante a reunião, Viégas anunciou o lançamento do novo portal da Secretária de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática do Estado de Alagoas (Itec). Com novo layout e mais velocidade, o site agrupa todas as informações sobre cultura popular, artesanato, folguedos, literatura, associações culturais, gastronomia, além do mapeamento cultural.


Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Thiago Ávila, com o novo portal a sociedade pode acompanhar todas as informações de maneira fácil, rápida, atualizada e com uma linguagem simples disponível em todo o mundo. “Precisamos estar perto da sociedade com todas as informações necessárias a qualquer hora e em qualquer lugar. O portal da cultura está padronizado assim como os demais portais do governo, mais sem perder a essência da cultura”, enfatizou Ávila.


No lançamento, o presidente da Itec, Luis Eugênio Barroca, ressaltou que cerca de 18 mil pessoas acessaram o portal da cultura nos últimos trinta dias. As três cidades que mais acessaram foram Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro. Viçosa foi o município alagoano que mais acessou o site.


Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura também anunciou para os gestores municipais, a 7ª Mostra Alagoana de Dança, que será realizada na capital e no interior a partir do dia 23 de setembro.


Depois de cinco anos fora de cena, a dança alagoana ganha espaço com a 7ª Mostra “que não tem caráter competitivo, mas que pretende mesclar grupos de danças de vários estilos do Estado”, informou a coordenadora do evento Karina Padilha.


Segundo ela, as inscrições começam hoje e segue até o dia 18 de setembro, e podem ser feitas na Secretaria de Estado da Cultura ou na sede da Associação Artística Sururu de Capote ou também pelo e-mail mostraalagoana@hotmail.com. Podem participar grupos amadores ou profissionais, bailarinos profissionais ou não, residentes em Alagoas, em todas as modalidades cênicas. Não será cobrada taxa de inscrição.


A mostra vai contar com as presenças de coreógrafos, dançarinos e palestrantes reconhecidos nacionalmente. “Estamos articulando para este evento também a presença do primeiro bailarino alagoano, Erick Cavalcante, hoje com 81 anos", adiantou Karina.



saiba mais  



São Paulo: Curso Teatro Físico - Marcin Rudy (Polônia)


Periplo Producoes 
escreveu        



CURSO INTENSIVO DE TEATRO FÍSICO
COM MARCIN RUDY do Teatr Piesn Kozla (Song of  the Goat Theatre) - Polônia

O corpo pode pensar por si só?
Dois corpos podem se transformar em um?
É possível que o corpo e o espaço se fundam em um só organismo?

Durante três dias, este curso permitirá que os participantes redescubram novas fontes de criatividade através de seus corpos. Ideal para atores, performers ou bailarinos que tem o corpo como elemento chave do processo criativo. Essa atividade é ideal para aqueles que visam usar o corpo como elemento 

Através do “Método da Coordenação” desenvolvido pela companhia polonesa Teatr Piesn Kozla (www.piesnkozla.pl) os participantes trabalharão individualmente exercícios de equilíbrio e movimentos gerados por impulsos focados na consciência corporal. Em um segundo momento os participantes trabalharão em duplas para explorar acrobacias como meio de interação, reação e sintonia entre dois corpos. O curso também trabalhará com a exploração de ritmos e textos em suas relações com o movimento.




MARCIN RUDY é ator da premiada companhia polonesa Teatr Piesn Kozla (Song of  the Goat Theatre). É um dos criadores do método de treinamento desenvolvido por essa companhia considerada a mais inovadora dentre os teatros de vanguarda da Polônia. O Teatr Piesn Kozla dedica-se desde 1992 à manutenção de um teatro colaborativo voltado para a pesquisa sobre técnicas vocais e de movimento para o ator. Ao longo de 17 anos a companhia já se apresentou em 22 países, incluindo importantes teatros como o Sidney Opera House, La MaMa - Nova Iorque, Barbican - Londres e Teatro Nacional de Taipei - Taiwan.
Além das atividades artísticas e pedagógicas que desenvolve com a companhia, Marcin Rudy é professor de Teatro  Fisico  nas  universidades  inglesas  Manchester 
Metropolitan University e University of Essex.

SERVIÇO
Dias: de 05 a 07 de setembro (sábado à segunda-feira)
Horário: das 14h às 19h / Carga horária 15h
Valor: R$300,00 (podendo ser dividido em duas vezes, sendo a primeira no ato da inscrição e a segunda para dia 10 de setembro.)
Local: Sala Crisantempo – Rua Fidalga, 521 Vila Madalena - São Paulo
Informações e inscrições: cursos@periplo.com.br ou  (11) 3819 2287 /6345 2222
Realização: Périplo Produções e Terraço Teatro

“Marcin é um professor extraordinário. Ele vem de uma companhia que tem influenciado significativamente o treinamento do ator e o fazer teatral no Reino Unido. Seu talento e entusiasmo combinados com sua sensibilidade e generosidade fazem dele um professor e ator de sucesso.”
Niamh Dowling
Coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Teatro 
Universidade Metropolitana de Manchester


São Carlos-SP: O movimento no ensino-aprendizado da dança vivenciado através das abordagens somáticas


SESC São Carlos 


O movimento no ensino-aprendizado da dança

vivenciado através das abordagens somáticas


Dia(s) 17/09 

Quinta das 9h30 às 12h (turma1) das 13h30 às 16h (turma2).


Vivencia para estimular o gosto pela dança, para através do movimento e da expressividade buscar uma organização do corpo, que possa propiciar uma ação integrada do sujeito em relação ao seu espaço existencial. Coordenação Julia Ziviani – Doutora em educação pela Unicamp e Mestre pela New York University. Diretora do Grupo Dançaberta. Publico - professores da rede publica e privada e coreógrafos e alunos de dança e educadores físicos e arte educadores e publico interessado em geral. Comparecer com roupa confortável.


Local: Galpão.

Vagas Limitadas.

Inscrições na central de atendimento a partir de 1/setembro.

Grátis


saiba mais 
SESC  

São Paulo: PULSO-PRESENÇA


SESC Avenida Paulista 


PULSO-PRESENÇA


Dia(s) 05/09, 12/09 

Sábados, das 14h às 17h.


Com Helder Vasconcelos. Vivência em dança contemporânea destinada à todos os interessados, sem pré-requisitos. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.


saiba mais 
SESC  

São Paulo: Estúdio Nave: Dança moderna com Cláudia de Souza


escreveu



Dança Moderna - Martha Graham - com Cláudia de Souza

Segundas e quartas das 10h30 às 12h (Cláudia e Cristiana de Souza), terças e quintas das 18h30 às 20h (Cláudia de Souza).

A técnica de Martha Graham é um trabalho desenvolvido a partir do ato de respirar: inspiração – expiração. O ponto de partida de toda a movimentação vem da região pélvica, passando por toda a coluna em um movimento de fluxo espiral, chegando às extremidades. A aula é dividida em três partes: solo, centro e diagonais. Os exercícios no solo são preparações diretas para a posição em pé e também para elevações, quedas, giros e saltos.

Cláudia de Souza - Diretora e coreógrafa do grupo "Danças" e professora especializada na técnica de Martha Graham. Cláudia de Souza recebeu diversos prêmios, entre eles, Prêmio Estímulo Flávio Rangel em 1997, Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) em 1998, 2º, 4º e 6º Fomento à Dança/ Secretaria Municipal de Cultura de SP.

Início em setembro

Estúdio Nave – Rua Luis Anhaia, 47 (travessa da Wisard, paralela a Mourato Coelho). Vila Madalena - São Paulo/ SP

Tel. (11) 3032 3497  contato@estudionave.com  www.estudionave.com


São Carlos-SP: Formação de platéia e produção de espetáculos


SESC São Carlos 


Formação de platéia e produção de espetáculos


Dia(s) 16/09 

Quarta, das 9h30 às 11h30.


Mesa de Discussão com os Convidados: Georgia Lengos, é diretora, bailarina e professora graduada pela faculdade de dança da UNICAMP, desenvolve trabalhos com dança contemporânea e com educação desde 1989. Criou e dirige a Balangandança Cia que, desde 1997 investiga e desenvolve uma linguagem de dança contemporânea para crianças. Márcia Strazzacappa é artista da dança, pedagoga e pesquisadora. Doutora em Arte - Estudos Teatrais e Coreográfico pela Universidade de Paris/França. Mediação: Roberta Mazziero Chefe de Divisão de Artes Cênicas da Prefeitura Municipal de São Carlos, Membro do Conselho Municipal de Cultura de São Carlos. Publico - professores da rede publica e privada e coreógrafos e alunos de dança e educadores físicos e arte educadores e publico interessado em geral.


Vagas Limitadas.

Inscrições gratuitas na central de atendimento a partir de 1/setembro.

Local: Teatro.

Grátis


saiba mais 
SESC  

Campinas-SP: Dança contemporânea com Isabelle Dufau e Jean-Yves Gratius


SESC Campinas 


Dança contemporânea com Isabelle Dufau e Jean-Yves Gratius


Dia(s) 22/09 

Terça, das 14h às 17h


Isabelle Dufau tem formação em dança clássica e contemporânea na “Schola Cantorum”, em Paris. Viveu no Brasil entre 1987 e 1996, quando trabalhou com Holly Cavrell. Atualmente desenvolve pesquisa coreográfica e trabalha como intérprete com o Grupo Label Impro, na Franca. Jean-Yves Gratius é violoncelista, trabalha com coreógrafos e diretores de teatro (Josefa, Jant-bi, Taffanel, Théâtre des Lucioles), e atua há dez anos para estruturas de ensino coreográfico.


20 vagas.

Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/9.

Público alvo: estudantes, profissionais e interessados em dança.

Teatro SESC Campinas.


R$ 10,00

[inteira]

R$ 5,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ 2,50

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



saiba mais 
SESC  

São Paulo: Los Hermanos Macana


Margareth Kardosh 
encaminhou  

ACADEMIA DEDICADA EXCLUSIVAMENTE À CULTURA DO TANGO


clique na imagem
para ampliar

Assista alguns vídeos de "Los Hermanos Macana" no youtube.com:

http://www.youtube.com/watch?v=jhdCFEyesKA (em Vermont com orquetra Color Tango)


O Tango é coisa de homens !


Chegando pela primeira vez ao Brasil e como não podia ser de outra forma da mão de Omar Forte, produtor do 1º  Congresso de Tango – São Paulo os afamados artistas de tango “Los Hermanos Macana” (que traduzido em português seriam “Os irmãos rocha” das corridas malucas) estarão se apresentando na Academia Tango B'Aires, entre os dias 9 de setembro até 12 de setembro, onde ministrarão aulas grupais e particulares e realizando show de tango no último dia na Milonga de Todos. 


Guillermo de Fazio (26 anos) e Enrique de Fazio (24 anos), Los Hermanos Macana, argentinos, tornam-se afamandos mundialmente pelo fato de dançar 'homem com homem' como era nos começos do tango. Eles dançam espetacularmente tendo uma versatilidade incrível intercambiando roles a todo momento durante a dança. 


Com este estilo atipico de tango tem percorrido os cinco continentes havendo desenvolvido a habilidade de falar cinco linguas (inglês, alemão, italiano, francê  e, logicamente, espanhol). Participaram de programas de televisão (Estados Unidos, Alemanhã, França, Italia, Argentina, Japão, China, entre outros), também participaram do filme “Assassination Tango” de Francis Ford Coppolla e Robert Duvall, apresentando-se em prestigiadas salas de teatro e em cada festival de tango importante no mundo. 


Atividades de Los Hermanos Macana em São Paulo

Academia Tango B'Aires 


Aulas Particulares: 

Quarta-feira 9 de Setembro e Quinta-feira 10 de Setembro

Horário: Das 9:00h às 20:00h 

Sexta-feira 11 de Setembro

Horário: das 9:00h às 18:00h

Valor: R$130 / hora (preço promocional, individual ou casal) 


Aulas Grupais: 

Sexta-feira 11 de Setembro

Horário:  20:30h

Temário:  Os Segredos do Tango Milonguero 

Sábado 12 de Setembro

Horário:  das 14:00h às 16:00h

Temário:  A Milonga: leveza e cadência

Valor:

Uma aula  R$40 (sexta-feira ou sábado)

Duas aulas  R$70 (sexta-feira e sábado)

Vagas:   Limitadas – Faça a sua reserva 


Show de Tango: 

Local:   Academia Tango B'Aires

Evento:  La Milonga de Todos

Estacionam.:  Sim – Conveniado

Ingresso: R$30 / pessoa



São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 31.08


Adriana Reis 
escreveu  

- segunda-feira, 31 de agosto


20:00 - Milonga Show Beneficente no Clube Avenida 
Quando: seg, 31 de agosto
Onde: Clube Avenida (mapa)
Descrição: Tangueros Dia 31 de agosto Segunda-feira às 20 horas Milonga Show no Clube Avenida A renda arrecadada será revertida em benefício do músico: Ricardo Sorondo (Tanguero ) Animação: Los Robles: Música Caribenha Che Bandoneón Tango Show Mesa grátis Por ordem de chegada Ingressos na Bilheteria: valor R$ 30,00 Av. Pedroso de Moraes , 1036 - Pinheiros Dúvidas c/ Negrito (11) 3271.4614 (11) 9739.1990
 
 22:00 às 23:00 - Prática de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena
Quando: seg, 31 de agosto
Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)
Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Local - Espaço Lotus Vila Madalena - São Paulo - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604
mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br