segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Alagoas: Secult lança 7º Mostra Alagoana de Dança e prepara gestores para conferências


Alagoas em Tempo Real 
Publicou  
29/08/09   



Secult lança 7º Mostra Alagoana de Dança

e prepara gestores para conferências


Mais de 50 gestores municipais da Cultura receberam nesta sexta-feira (28) as últimas orientações sobre os procedimentos das conferências municipais. O anfitrião do evento, secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a preparação para as conferências começa na segunda quinzena de setembro e segue até outubro.


As conferências municipais preparam os gestores para a Conferência Estadual, que acontece no dia 30 de novembro e 1º de dezembro. “As propostas de âmbito municipal devem ser indicativos para subsidiar as políticas municipais de cultura”, acrescentou Viégas. Já a Conferência Nacional acontece no período de 11 a 14 de março de 2010, em Brasília.


Ainda durante a reunião, Viégas anunciou o lançamento do novo portal da Secretária de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática do Estado de Alagoas (Itec). Com novo layout e mais velocidade, o site agrupa todas as informações sobre cultura popular, artesanato, folguedos, literatura, associações culturais, gastronomia, além do mapeamento cultural.


Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Thiago Ávila, com o novo portal a sociedade pode acompanhar todas as informações de maneira fácil, rápida, atualizada e com uma linguagem simples disponível em todo o mundo. “Precisamos estar perto da sociedade com todas as informações necessárias a qualquer hora e em qualquer lugar. O portal da cultura está padronizado assim como os demais portais do governo, mais sem perder a essência da cultura”, enfatizou Ávila.


No lançamento, o presidente da Itec, Luis Eugênio Barroca, ressaltou que cerca de 18 mil pessoas acessaram o portal da cultura nos últimos trinta dias. As três cidades que mais acessaram foram Maceió, São Paulo e Rio de Janeiro. Viçosa foi o município alagoano que mais acessou o site.


Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura também anunciou para os gestores municipais, a 7ª Mostra Alagoana de Dança, que será realizada na capital e no interior a partir do dia 23 de setembro.


Depois de cinco anos fora de cena, a dança alagoana ganha espaço com a 7ª Mostra “que não tem caráter competitivo, mas que pretende mesclar grupos de danças de vários estilos do Estado”, informou a coordenadora do evento Karina Padilha.


Segundo ela, as inscrições começam hoje e segue até o dia 18 de setembro, e podem ser feitas na Secretaria de Estado da Cultura ou na sede da Associação Artística Sururu de Capote ou também pelo e-mail mostraalagoana@hotmail.com. Podem participar grupos amadores ou profissionais, bailarinos profissionais ou não, residentes em Alagoas, em todas as modalidades cênicas. Não será cobrada taxa de inscrição.


A mostra vai contar com as presenças de coreógrafos, dançarinos e palestrantes reconhecidos nacionalmente. “Estamos articulando para este evento também a presença do primeiro bailarino alagoano, Erick Cavalcante, hoje com 81 anos", adiantou Karina.



saiba mais