terça-feira, 16 de março de 2010

Autonomia e Complexidade


Paulo Paixão
escreveu

Autonomia e Complexidade: Intercâmbio Artístico-Filosófico, das Artes do Corpo.

 

Autonomia e Complexidade: intercâmbios artístico-filosóficos” é um projeto que teve início em 2007, congrega artistas e pesquisadores da dança contemporânea  do Brasil, da Espanha, da Turquia e da Eslovênia. A Associação Pesquisa e Criação Cênicas (ARTEA), www.arte-a.org  que é dirigido por José A. Sánchez cordena o projeto. Trata-se de uma ação estratégica que busca dar visibilidade para as metodologias de ensino e de criação, para a pesquisa, para os espetáculos e para a documentação sobre dança contemporânea, de países que não são considerados os “centros de excelência”. Para atingir tal objetivo, o projeto procura constituir diferentes circuitos onde tais informação possam circular.


Após encontros realizados em cidades espanholas como Madrid, Cuenca e Bilbao, em 2010 terá lugar em Belém, a segunda edição do evento coordenada pelo professor Paulo Paixão e realizada pela Escola de Teatro e Dança da UFPA. Tendo Belém como referência para a realização do projeto no Brasil, o evento cumpre com um de seus principais objetivos que é o de criar outros circuitos de comunicação e difusão da dança contemporânea, redimensionando tanto o lugar onde ela acontece quanto o sujeito que a promove. Autonomia e Complexidade é um espaço que gera contato direto entre o conhecimento local, nacional e internacional; parcerias e redes de colaboração em dança contemporânea.    

Programação:

Palestras

  • Dia 20, sábado, às 16h30min

O que é a dança contemporânea: a narrativa de uma impossibilidade por Thereza Rocha – RJ (Instituto de Artes do Pará)

     •      Dia 21, domingo, às 15h

Contextualização da dança contemporânea no Rio de Janeiro por Thereza Rocha (Instituto de Artes do Pará)

  • Dia 22, segunda-feira, às 9h30min

Processos de Criação por Marcela Levi - RJ e Ana Buitrago – Granada, Espanha (Escola de Teatro e Dança da UFPA),

  • Dia 25, quinta-feira, 19h30min

Procedimentos cinematográficos na cena contemporânea por Isabel de Naverán – Bilbao, Espanha (Instituto de Artes do Pará)

  • Dia 26, sexta-feira, 19h30min

Panorama da dança contemporânea no País Vasco por Isabel de Naverán (Instituto de Artes do Pará)

Espetáculo

        • Dias 20 e 21 sábado e domingo, 20h

In-organic por Marcela Levi – RJ (Teatro Universitário Claudio Barradas)

25 metros de colar de pérolas, uma cabeça de boi embalsamada, grampos de cabelo e um sinalizador de bicicletas são os objetos, ou melhor, subjetos (objetos deslocados, desfuncionalizados e subjetivados) dos quais me utilizo na performance In-organic. Busco no encontro corpo (= carne, simbólico e imaginário) + objetos (= presença simbólica do Outro), transbordamentos, superposições e deslocamentos geradores de um sentido (direção e significação) outro.


Concepção, direção e interpretação: Marcela Levi

Criação: Marcela Levi e Ana Carolina Rodrigues

Colaboração dramatúrgica e assistência de direção: Flavia Meireles

Concepção de espaço, objetos de cena e figurino: Marcela Levi

Desenho de luz: José Geraldo Furtado

Fotografia: Claudia Garcia

Música: Bruno Rezende

Consultoria de objetos: Joelson Gusson

Consultoria Técnica (Belém): Iara Regina Souza

Montagem de Luz e Som: Tarik Coelho

 

Comentário por Thereza Rocha, no dia 20 após o espetáculo.

Residências

• Do dia 23, terça-feira, ao dia 26, sexta-feira, das 9h às 12h45min

Processos de criação em dança contemporânea

Turma A: Marcela Levi

Turma B: Ana Buitrago  

Publicação

As conferências proferidas durante a realização do projeto, mais um relatório sobre os processos criativos desenvolvidos durante as residências artísticas, serão publicados na quarta edição da Revista acadêmica da ETDUFPA, Ensaio Geral.

Os participantes:

THEREZA ROCHA Pesquisadora de dança, professora e dramaturgista/diretora; doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO com a pesquisa “Políticas da cena contemporânea de dança: por uma (des)ontologia da arte em sua (eterna) contemporaneidade”; Mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ com a dissertação “De Artaud a Pina Bausch: a história da invenção de um novo corpo”. Foi agraciada com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna/2008 para montagem do espetáculo Três Mulheres e um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch que cumprirá temporada no Espaço SESC no Rio de Janeiro em abril e maio de 2010. Colunista do portal idança (www.idanca.net), é autora de vários artigos veiculados em publicações especializadas. Professora dos cursos superiores de dança e teatro da UniverCidade/RJ onde coordena o Curso de Pós-graduação Lato SensuEstudos Avançados da Cena Contemporânea: criação e pesquisa em teatro e dança. Presta serviços de consultoria e curadoria em projetos de dança; representou o Estado o Rio de Janeiro, junto com Angela Ferreira, na Câmara Setorial de Dança – MinC/FUNARTE e dirigiu a Divisão de Dança do Instituto Municipal de Arte e Cultura - RIOARTE, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Marcela Levi é performer e coreógrafa. Desde 2002 Levi vem elaborando uma linguagem que tumultua a hierarquia entre corpo e objeto. Levi foi artista residente no centro de arte Les Recollets (França), no Programa Artistas en Residencia - Casa Encendida / Aula de Danza (Espanha) e com a artista visual Laura Erber, recebeu a bolsa Batiscafo (Cuba). Seus projetos: Imagem (2002), Massa de sentidos (incluído como um dos dez melhores trabalhos em dança de 2004 na lista do jornal O Globo) e In-organic (Prêmio Klaus Vianna, Programa Rumos Dança Itau Cultural, incluido pela organização inglesa Artsadmin no “The top 40 illustrated guide to 2008” , citado 3 vezes no yearbook de 2008 da revista alemã Ballettanz e incluído como um dos dez melhores trabalhos em dança de 2007 na lista do Jornal do Brasil) tem sido apresentados em vários festivais e centros de arte no Brasil e na América Latina e na Europa como: Les inaccoutumés – Ménagerie de Verre, In Transit, In Presentables, Rencontres Choregraphiques de Seine-Saint-Denis, Kunsten Festival des Arts, Nottdance, Arnolfini, Chapter, Bienal Internacional de dança do ceará, Festival Panorama de Dança, entre outros

 

Ana Buitrago Bailarina e coreógrafa. Licenciada em 1992 na School for New Dance Development (SNDO) da Universidade das Artes de Amsterdam. Em 2009 estréia e excursiona a obra Memoria del Jardín, escrita e dirigida por Antonio Fernández Lera. Em 2008 apresentou o solo Buscar al tacto la geografía del descanso dentro do programa «Cuerpo transparente», financiado por Elena Córdoba para o Festival de Salamanca 2008. Entre 2006 e 2007 realiza e apresenta a peça Primer ensayo sobre el sinsentido dentro do projeto «3 encuentros» produzido e interpretado por Las Santas (Barcelona). Em 2003 trabalha na assistência artística de La Continua , um projeto de Mariantonia Oliver (Mallorca/Barcelona). Entre 2004 y 2007 foi co-diretora artística, com Oscar Dasí y Carmelo Salazar, de « La Porta , dansa independent Barcelona», com quem colaborando eventualmente. Na atualidade vive em Granada e coordena Cuerpo de letra una nova coleção de livros sobre a dança e pensamento co-editada por o Mercat de les Flors (Barcelona), o Centro Coreográfico Gallego (A Coruña) e a Universidad de Alcalá (Madrid) e editado “Arquitecturas de la mirada” (CdL 2, 2009). Ministra oficinas e laboratórios de pesquisa em torno de questões relacionadas com “a presença” e “elementos da composição” e acompanha os processos criativos de outros artistas.

Isabel Naverán Pesquisadora em Artes cênicas Licenciada em Belas Artes pela Universidade do País Vasco. Cursa o doutorado Pensamiento y Praxis en el Arte Actual, obtendo o Diploma de Estudos Avançados em Imagem, Tecnologia e Cultura Contemporânea em 2003. É candidata a doutora pela UPV-EHU (Bilbao) tendo como orientador José A. Sánchez (UCLM). É Professora em Aulas de Dança na UPV-EHU (2008-09) e co-diretora com Idoia Zabaleta dos seminários IKUSMIRA (2008) y DANTZA KODEAK: DISCURSOS DEL CUERPO (2009) dentro dos encontros Bilbao Arte eta Kultura (UPV-EHU). Co-fundadora da associação ARTEA Investigación y Creación Escénica (www.arte-a.org); é membro do conselho de redação de CAIRON. REVISTA DE ESTUDIOS DE DANZA (UAH) y co-editora, junto a José A. Sánchez, del nº 11 Cuerpo y Cinematografía (2008). Desde 2004 colabora como pesquisadora no Arquivo Virtual de Artes Escénicas (www.artescenicas.org). Desde 2006 é coordenadora de colóquios do festival In-Presentable ( La Casa Encendida ) e co-diretora junto com Bojana Cvejic do laboratório CRÍTICA ACTIVA. Desde 2008 coordena e dirige os encontros com a cena do festival BAD Bilbao Antzerki Dantza (Bilbao).

Apoios: Centro Cultural de Espanha, Instituto de Artes do Pará, Pró- Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Relações Internacionais e SESC-PA.



Santos e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: terça-feira 16.03


Adriana Reis
escreveu

- terça-feira, 16 de março

20:00 - Aula de Tango e Prática na Água Doce Cachaçaria - Santos - SP

Quando: ter, 16 de março

Onde: Água Doce Cachaçaria (mapa)

Descrição: Todas as quintas-feiras Aula de Tango das 20:00h às 21:30h Após a aula, prática com todos os ritmos Água Doce Cachaçaria Av. Sen. Pinheiro Machado, 33 - Santos - SP Tel: (13) 3223-2621

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:00 - Baile de Dança de Salão com Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha - Santos - SP

Quando: ter, 16 de março

Onde: Santos - SP (mapa)

Descrição: Baile de Dança de Salão Santos - SP Todas as terças-feiras Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha (das 20:00 as 21:00h) Contato : Regina Martha & Adriano Silva mrmagario@hotmail.com Tel (13) 3027-9346 (11) 8561-8631 ou (13) 9130-2495

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 - Jogando Tango Trio no Café Gardênia

Quando: ter, 16 de março

Onde: Café Gardênia (mapa)

Descrição: Jogando Tango Trio No Café Gardênia Terça-Feira - 16 de março - 20:30hs Couvert artístico: R$10,00 Jogando Tango nasceu em março de 2009. Formado pelo argentino Juan Pablo Ferrero (violão) e os brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo), o trio resgata repertório de trios e quartetos de tango da Argentina da década de 1960, procurando na interpretação as raízes mais profundas do tango. Nos anos 60, muitas orquestras típicas ficaram reduzidas a pequenas formações. Sextetos, quintetos, quartetos e até duos começaram a fazer parte da noite em Buenos Aires. Este espetáculo foca no quarteto liderado por Anibal Troilo (bandoneon) e Roberto Grela (violão), que foi precursor da forma de tocar tango em pequenas formações.www.myspace.com/jogandotango Informações e reservas Tel.: 3088 3044 Al. Gabriel Monteiro da Silva, 726, Jardim Paulistano São Paulo - SP http://www.gardeniaresto.com.br/

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:00 - Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão no Restaurante Ladrillo

Quando: ter, 16 de março

Onde: Restaurante Ladrillo (mapa)

Descrição: Show de Tango com a Cia. Tango & Paixão www.tangoepaixao.com Bailarinos: Márcia Mello e Nelson Lima Todas as 3ª-feiras - às 21:00 h Restaurante Ladrillo Av. Pavão, 454 - Moema - SP - São Paulo - SP Fone: 3562.6499 (Reservas) Estacionamento com manobrista http://www.ladrillo.com.br/

mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br