segunda-feira, 24 de agosto de 2009
São Paulo: Quarteto para o fim dos Tempos : Cia. Sopro
De 28 a 30 de agosto, a Sopro Cia de Dança, sob direção de Roberto Amorim e Tatiana Portella, apresenta Quarteto para o fim dos tempos, composta por Olivier Messiaen. Musicalmente, essa obra, composta durante o doloroso período da Segunda Guerra Mundial, se equipara ao Requiem, de Mozart-Süssmayr, ao Quarteto de Cordas n.º 8, de Shostakovich, e ao Andante tranquillo, de Música para Cordas, Percussão & Celesta, de Bela Bartók. Nelas, ao mesmo tempo em que se celebra o homem, paira sobre ele uma condenação.
É nesse contexto que a criação coreográfica do espetáculo se justifica, não apenas pela homenagem ao centenário do nascimento de um dos maiores compositores do século XX, mas devido ao desafio de se criar uma imagem para uma música forte, tão humana, e, no entanto, aquém de todos os equívocos do humanismo.
A Sopro Cia de Dança é conhecida por seguir um estilo técnico contemporâneo e mesclar, dentro dos limites da dança, teatro e poesia, explorando a característica miscigenação da cultura brasileira em temáticas cotidianas e universais possibilitando uma relação direta entre público e obra.
Ficha Técnica
Sopro Cia. de Dança /SP
Direção Geral: Roberto Amorim e Tatiana Portella
Concepção e Coreografia: Roberto Amorim
Assistente de Coreografia: Tatiana Portella
Bailarinos: Ângela de Jesus, Daniele Marin, Keila Marinho, Marcio Dantas, Roberto Amorim, Tatiana Portella.
Bailarinos estagiários: Larissa Vazquez, Felipe Ferreira, Aleksandro de Souza
Mestre de dança clássica: Yoko Okada
Mestre de dança contemporânea: Roberto Amorim
Figurinista: Anelisa Cavamura e Paulo Roberto
Desenho de Luz: Roberto Amorim
Técnicos de Iluminação e som: José Luiz e Paulo Cuzato
Assistente de palco: Alcidina Portella e Roberto Portella
Pianista: Rose Pavanelli
Fotos: Silvia Machado
Apoio: Divina Trama, Academia Pulsarte
28 a 30 de agosto – sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h
50 minutos de duração com intervalo; recomendação livre
Quarteto para o fim dos tempos
Sopro Cia. de Dança / SP
Direção Geral: Roberto Amorim e Tatiana Portella
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
São Paulo: Novidades Grife-do-Corpo
SAMBAROCK - com Michel Ferreira
Aula inaugural na quarta dia 26 de agosto às 20:15 horas
É aula aberta e gratuita, portanto inscreva seu nome antecipadamente.
HATHA YOGA - com Viviane Malta
Terças e quintas-feiras às 16:00 horas
Começa no dia 1º de setembro e no dia 3 de setembro.
1ª aula experimental aberta e gratuita, venha participar.
São Paulo: Por que tenho essa forma?
“POR QUE TENHO ESSA FORMA?”
É preciso fazer desfazendo, pois o presente está sempre ultrapassado ou sempre no próximo instante (Alberto Giacometti)
Dia 30 de julho de 2009, a Galeria Olido recebe a reestréia gratuita do espetáculo Por que tenho essa forma?, concebido e dirigido pela bailarina e professora Zélia Monteiro. A premiada coreógrafa trabalhou com Klauss Vianna por oito anos e seu processo criativo para esta obra partiu do conceito de que o movimento de um corpo é a representação do próprio tempo e espaço no qual se está inserido. Sentir o ambiente, o chão e a luz, entre outros elementos, faz parte, tanto do aquecimento dos artistas, quanto do próprio espetáculo.
Por que tenho essa forma? buscou argumentos na palestra “Instante, a essência do tempo”, exclusivamente ministrada pelo Professor de Fenomenologia Existencial da PUC, Nichan Dichtchekenian, para o Núcleo de Improvisação. O palestrante prega que o instante é um momento isolado da criação e que, originalmente, não possui continuidade. Assim, constata que a continuação é a expressão de um trabalho, uma insistência, e não uma condição primordial do nosso existir. Trechos da aula do professor foram utilizados como trilha sonora, que são demonstrados através da movimentação dos bailarinos. Como a inserção das músicas pauta a coreografia, e vice-versa, e ambos são baseados na improvisação, cada espetáculo é único, não se repete nem em gestos, nem musicalmente.
A diretora musical, Sandra Ximenez, escolhe as canções de acordo com a movimentação no palco e com suas próprias sensações e percepção do espetáculo. Em dados momentos, ela mistura sua voz, sanfona, alguns pequenos instrumentos de percussão e, também, a difusão de música pré-gravada, via operação de CDs. Entre estes, estão produções de seu parceiro, Felipe Julián. Também utiliza álbuns de músicos parceiros, como o Projeto B e o Coração Quiáltera. Fora isso, ainda podem aparecer algumas peças de música erudita mais clássica e, principalmente, de música erudita contemporânea e música eletroacústica.
Trabalhando essa proposta, o espetáculo de Zélia Monteiro busca esse instante, com movimentos ora continuados, ora bruscamente interrompidos. Toda a apresentação é improvisada. As coreografias são desenvolvidas durante o espetáculo, visando casar com os ritmos escolhidos por Sandra Ximenes, diretora musical. Estes vão do instrumental clássico à percussão, feita pela própria, de acordo com o desenrolar da dança, tal como a iluminação.
Quem é Zélia Monteiro
Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (do la Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Participou de seu grupo de pesquisa e criação e a partir dessa experiência intensificou seu trabalho no sistema didático criado por ele, realizando trabalhos pelos quais foi premiada em 1987 (APCA), 1988 (Lei Sarney) e 1992 (APCA). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris. Deu aulas regulares de consciência corporal no studio La Fonderie, de dança clássica para crianças e adolescentes na Mairie du 20ème. Em abril de 2006 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna da Funarte, para realização de pesquisa. Em dezembro de 2006 recebeu o Prêmio PAC Circulação, da Secretaria de Estado da Cultura (SP), para tournée de espetáculo. Em 2007 recebeu o Prêmio Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Serviço
Por que tenho essa forma?
Duração: 50 minutos Classificação: Livre
Ficha Técnica
Coordenação Geral, Direção Artística e Preparação Corporal: Zélia Monteiro
Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi
Iluminação: Hernandes de Oliveira
Música: Sandra Ximenez
Figurinos: Angélica Chaves (Casa Romilda)
Artistas criadores: Donizeti Mazonas, Mel Bamonte, Rodrigo Leão do Norte, Suiá Burger Ferlauto, Vitor Vieira e Wellington Duarte
Produção: Mônica Bammann
Estagiário de produção: Talita Bretas
Produção visual: Suiá Burger Ferlauto e Vitor Vieira
Fotos: Angélica Chaves, Hernandes de Oliveira e Vitor Vieira
Design gráfico: Maialu Burger Ferlauto
Integrantes do Núcleo de Improvisação: Beth Bastos, Donizeti Mazonas, Hernandes de Oliveira, Lu Favoreto, Mel Bamonte, Mônica Bammann, Rodrigo Leão do Norte, Sandra Ximenez, Suiá Burger Ferlauto, Valéria Cano Bravi, Vitor Vieira, Wellington Duarte e Zélia Monteiro.
Professores convidados: Luciana Gandolfo e Helena Ciampollinni e Daniel Lepkoff
Agradecimentos: Cássia Navas, Lu Favoreto, Felipe Julian, Professor Gilberto Mendes, Professor Nichan Dichtchekenian, Paulo Schuartz, Silvia Geraldi, Gisela Moureau.
Realização:
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Secretaria Municipal de Cultura
DEC – Departamento de Expansão Cultural
Programa Municipal de Fomento à Dança
Cooperativa Paulista de Teatro
Núcleo de Improvisação
Apoios:
Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi
PUC – Curso de Comunicação das Artes do Corpo
Sala Cisantempo
TD - Teatro de Dança
SESC Consolação
CEU Quinta do Sol
CEU Cidade Dutra
Galeria Olido
Centro Cultural São Paulo
Galeria Olido / Sala Paissandu - Dias 30 de julho a 02 de agosto de 2009
Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP - Tel.: 3397 0170
Horários da temporada: Quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h
Lotação: 136
Entrada franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência
Centro Cultural São Paulo / Sala Jardel Filho - De 26 a 30 de agosto de 2009
Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo /SP
Tel.: 3397 4002
Quarta a sábado às 21h, e domingo às 20h
Lotação: 324 lugares
Entrada Franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência
Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
São Paulo: Por que tenho essa forma?
notícias do idanca.net :: news at idanca.net
Olá,
Por uma série de coincidências, o tema videodança acabou dominando os destaques dowww.idanca.net esta semana. No primeiro deles, confira a lista dos selecionados do programa Rumos Dança, promovido pelo Instituto Itaú Cultural. Foram contemplados 21 projetos na categoria Pesquisas Coreográficas e mais 14 pré-selecionados para Videodança. O idança traz a lista completa dos felizardos!
O estudo da pesquisadora Ana Paula Nunes propõe um olhar diferente sobre a videodança. Mestra em Cinema, Ana Paula reflete sobre ela como uma manifestação artística da contemporaneidade. Qual é o papel do corpo na videodança? E o do diretor? Como é a relação com o público? Leia, reflita, opine e responda a pergunta que o idança faz ao final do texto! Queremos saber o que você pensa!
Fechando nossa edição temática, publicamos a quarta galeria O que você tem feito?, com quatro novos trabalhos enviados por leitores. Nesta seleção estão: Isabela Palmeira e Marília Carneiro (Mariposa de sueño), Jose Miguel Nieto, Luciana Ponso e Roberta Arantes (Quando aprendeu a pular), Cláudio Antonio (Rito clorofila) e a Cia. de Dança Nó de Nós (Liquidez). Para ver seu vídeo publicado na galeria do idança basta enviar o link do youtube para o emailredacao@idanca.net. Não esqueça de mandar uma ficha técnica resumida. Participe!
Em notícias: a estreia do espetáculo de Antônio Nóbrega, a nova coreografia do Cena 11, o início da edição 2009 do projeto Teorema, prazos de inscrições para audições, a programação do dança em foco em São Paulo e muito mais!
Já ultrapassamos os 100 seguidores no twitter! Você é um deles? Se ainda não, vá atéwww.twitter.com/deu_no_idanca e fique sabendo das notícias do idança no momento em que elas são publicadas! Não esqueça que estamos também no www.movimento.org, no orkut e no canal do youtube.
Boa leitura!
::
Hello,
After some coincidences, the subject of videodance ended up dominating www.idanca.nethighlights this week. In the first one, find out the list of projects selected of Rumos Dança, organized by Instituto Itaú Cultural. 21 projects were awarded in the Choreographic Research category and 14 were awarded in the Videodance category. Idança brings a list of the lucky ones! Check it out!
Researcher Ana Paula Nunes’ article proposes a different perspective on videodance. With a master’s degree in cinema studies, Ana Paula reflect upon videodance as a contemporary artistic expression. What is role of the body in videodance? And what is the director’s? What is the audience’s relationship with it? Read, reflect about the subject and answer idança’squestion at the end of the article! We want to know your opinion!
Closing our thematic edition, we publish the fourth edition of the ‘What have you been doing?’ gallery, with four new works sent by our readers. In this edition: Isabela Palmeira and Marília Carneiro (Mariposa de sueño), Jose Miguel Nieto, Luciana Ponso and Roberta Arantes (Quando aprendeu a pular), Cláudio Antonio (Rito clorofila) and Cia. de Dança Nó de Nós (Liquidez). To have your video published at idança’s video gallery, you just have to send the youtube link to redacao@idanca.net. Don’t forget to include the credits in the message. Participate!
In the news section: the premiere of Antônio Nóbrega’s show, the Cena11 new choreography, the beginning of the 2009 edition of the Teorema project, submissions deadline for auditions, the dança em foco program in São Paulo and much more!
We already have over 100 followers in twitter! Are you one of them? In case you’re not, go towww.twitter.com/deu_no_idanca and read idança news as soon as they are published! Don’t forget we are also at www.movimento.org, at orkut and at youtube.
Nice reading!
Programa Rumos divulga selecionados na área de Dança
por Idança
O corpo na videodança
por Idança
O que você tem feito? (4)
por Idança
Companhia paraibana procura novos bailarinos Cena 11 cria trabalho para mostra de videogame Programa Rumos divulga selecionados na área de Dança |
|
São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 24.08
Quando: seg, 24 de agosto
Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)
Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Local - Espaço Lotus Vila Madalena - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604
mais detalhes» copiar para minha agenda