segunda-feira, 24 de agosto de 2009

São Paulo: Quarteto para o fim dos Tempos : Ballet Sopro


Ballet Sopro Amorim 
balletsopro@ig.com.br  
escreveu   



clique na imagem
para ampliar

São Paulo: Quarteto para o fim dos Tempos : Cia. Sopro


Canal Aberto 
canal.aberto@uol.com.br  
escreveu   


Sopro Cia. de Dança homenageia Olivier Messiaen e
cria quarteto para o Fim dos Tempos





De 28 a 30 de agosto, a Sopro Cia de Dança, sob direção de Roberto Amorim e Tatiana Portella, apresenta Quarteto para o fim dos tempos, composta por Olivier Messiaen. Musicalmente, essa obra, composta durante o doloroso período da Segunda Guerra Mundial, se equipara ao Requiem, de Mozart-Süssmayr, ao Quarteto de Cordas n.º 8, de Shostakovich, e ao Andante tranquillo, de Música para Cordas, Percussão & Celesta, de Bela Bartók. Nelas, ao mesmo tempo em que se celebra o homem, paira sobre ele uma condenação.

É nesse contexto que a criação coreográfica do espetáculo se justifica, não apenas pela homenagem ao centenário do nascimento de um dos maiores compositores do século XX, mas devido ao desafio de se criar uma imagem para uma música forte, tão humana, e, no entanto, aquém de todos os equívocos do humanismo.  

A Sopro Cia de Dança é conhecida por seguir um estilo técnico contemporâneo e mesclar, dentro dos limites da dança, teatro e poesia, explorando a característica miscigenação da cultura brasileira em temáticas cotidianas e universais possibilitando uma relação direta entre público e obra.


Ficha Técnica

Sopro Cia. de Dança /SP

Direção Geral: Roberto Amorim e Tatiana Portella

Concepção e Coreografia: Roberto Amorim

Assistente de Coreografia: Tatiana Portella

Bailarinos: Ângela de Jesus, Daniele Marin, Keila Marinho, Marcio Dantas, Roberto Amorim, Tatiana Portella.

Bailarinos estagiários: Larissa Vazquez, Felipe Ferreira, Aleksandro de Souza

Mestre de dança clássica: Yoko Okada

Mestre de dança contemporânea: Roberto Amorim

Figurinista: Anelisa Cavamura e Paulo Roberto

Desenho de Luz: Roberto Amorim

Técnicos de Iluminação e som: José Luiz e Paulo Cuzato

Assistente de palco: Alcidina Portella e Roberto Portella

Pianista: Rose Pavanelli

Fotos: Silvia Machado

Apoio: Divina Trama, Academia Pulsarte

 

28 a 30 de agosto – sexta às 21h, sábado às 20h, domingo às 18h

50 minutos de duração com intervalo; recomendação livre

 

Quarteto para o fim dos tempos 

Sopro Cia. de Dança / SP

Direção Geral: Roberto Amorim e Tatiana Portella

  

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br  Telefone da bilheteria: 2189 2555 /// Informações: 2189 2557Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais /// Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 /// Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista /// Bilheteria, abertura:Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h/// www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

 

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br






São Paulo: Novidades Grife-do-Corpo


escreveu    
  
 NOVAS AULAS E HORÁRIOS EM AGOSTO E SETEMBRO
 
 SAMBAROCK - com Michel Ferreira
 Aula inaugural na quarta dia 26 de agosto às 20:15 horas
 É aula aberta e gratuita, portanto inscreva seu nome antecipadamente.
  
 BALLET INFANTIL (7 a 12 anos) - com Fernanda Mota 
 Começa no dia 5 de setembro, sábado de manhã às 09:30 horas 
 1ª aula experimental aberta e gratuita, inscreva seu nome antecipadamente. 

 HATHA YOGA - com Viviane Malta
 Terças e quintas-feiras às 16:00 horas
 Começa no dia 1º de setembro e no dia 3 de setembro.
 1ª aula experimental aberta e gratuita, venha participar.
 
 ALONGAMENTO CORPORAL - Com Renato Rodrigues 
 Segundas e quartas-feiras às 10:00 horas da manhã. 
 1ª aula experimental gratuita, inscreva seu nome antecipadamente. 
  

 Onde acontece: Grife do Corpo - Dança e Teatro 
 Rua Albuquerque Lins 211A - Metrô Marechal Deodoro - SP
 Site www.grifedocorpo.com.br, horários e o mapa de como chegar. 
 Maiores informações fone (11)3666.4184 ou (11)2843.8867
 

São Paulo: Por que tenho essa forma?


Canal Aberto 
canal.aberto@uol.com.br  
escreveu   


Galeria Olido recebe espetáculo de Zélia Monteiro em temporada gratuita

“POR QUE TENHO ESSA FORMA?”

É preciso fazer desfazendo, pois o presente está sempre ultrapassado ou sempre no próximo instante (AlbJustificarerto Giacometti)

Dia 30 de julho de 2009, a Galeria Olido recebe a reestréia gratuita do espetáculo Por que tenho essa forma?, concebido e dirigido pela bailarina e professora Zélia Monteiro. A premiada coreógrafa trabalhou com Klauss Vianna por oito anos e seu processo criativo para esta obra partiu do conceito de que o movimento de um corpo é a representação do próprio tempo e espaço no qual se está inserido. Sentir o ambiente, o chão e a luz, entre outros elementos, faz parte, tanto do aquecimento dos artistas, quanto do próprio espetáculo.

Por que tenho essa forma? buscou argumentos na palestra “Instante, a essência do tempo”, exclusivamente ministrada pelo Professor de Fenomenologia Existencial da PUC, Nichan Dichtchekenian, para o Núcleo de Improvisação. O palestrante prega que o instante é um momento isolado da criação e que, originalmente, não possui continuidade. Assim, constata que a continuação é a expressão de um trabalho, uma insistência, e não uma condição primordial do nosso existir. Trechos da aula do professor foram utilizados como trilha sonora, que são demonstrados através da movimentação dos bailarinos. Como a inserção das músicas pauta a coreografia, e vice-versa, e ambos são baseados na improvisação, cada espetáculo é único, não se repete nem em gestos, nem musicalmente.

A diretora musical, Sandra Ximenez, escolhe as canções de acordo com a movimentação no palco e com suas próprias sensações e percepção do espetáculo. Em dados momentos, ela mistura sua voz, sanfona, alguns pequenos instrumentos de percussão e, também, a difusão de música pré-gravada, via operação de CDs. Entre estes, estão produções de seu parceiro, Felipe Julián. Também utiliza álbuns de músicos parceiros, como o Projeto B e o Coração Quiáltera. Fora isso, ainda podem aparecer algumas peças de música erudita mais clássica e, principalmente, de música erudita contemporânea e música eletroacústica.

Trabalhando essa proposta, o espetáculo de Zélia Monteiro busca esse instante, com movimentos ora continuados, ora bruscamente interrompidos. Toda a apresentação é improvisada. As coreografias são desenvolvidas durante o espetáculo, visando casar com os ritmos escolhidos por Sandra Ximenes, diretora musical. Estes vão do instrumental clássico à percussão, feita pela própria, de acordo com o desenrolar da dança, tal como a iluminação.

Quem é Zélia Monteiro

Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (do la Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Participou de seu  grupo de pesquisa e criação e a partir dessa experiência intensificou seu trabalho no sistema didático criado por ele, realizando trabalhos pelos quais foi premiada em 1987 (APCA), 1988 (Lei Sarney) e 1992 (APCA). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris. Deu aulas regulares de consciência corporal  no studio La Fonderie, de dança clássica para crianças e adolescentes na Mairie du 20ème. Em abril de 2006 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna da Funarte, para realização de pesquisa. Em dezembro de 2006 recebeu o Prêmio PAC Circulação, da Secretaria de Estado da Cultura (SP), para tournée de espetáculo. Em 2007 recebeu o Prêmio Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço

Por que tenho essa forma?

Duração: 50 minutos Classificação: Livre

 

Ficha Técnica

Coordenação Geral, Direção Artística e Preparação Corporal: Zélia Monteiro

Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi

Iluminação: Hernandes de Oliveira

Música: Sandra Ximenez

Figurinos: Angélica Chaves (Casa Romilda)

Artistas criadores: Donizeti Mazonas, Mel Bamonte, Rodrigo Leão do Norte, Suiá Burger Ferlauto, Vitor Vieira e Wellington Duarte

Produção: Mônica Bammann

Estagiário de produção: Talita Bretas

Produção visual: Suiá Burger Ferlauto e Vitor Vieira

Fotos: Angélica Chaves, Hernandes de Oliveira e Vitor Vieira

Design gráfico: Maialu Burger Ferlauto

Integrantes do Núcleo de Improvisação: Beth Bastos, Donizeti Mazonas, Hernandes de Oliveira, Lu Favoreto, Mel Bamonte, Mônica Bammann, Rodrigo Leão do Norte, Sandra Ximenez, Suiá Burger Ferlauto, Valéria Cano Bravi, Vitor Vieira, Wellington Duarte e Zélia Monteiro.

Professores convidados: Luciana Gandolfo e Helena Ciampollinni e Daniel Lepkoff

Agradecimentos: Cássia Navas, Lu Favoreto, Felipe Julian, Professor Gilberto Mendes, Professor Nichan Dichtchekenian, Paulo Schuartz, Silvia Geraldi, Gisela Moureau.

 

Realização:

Prefeitura da Cidade de São Paulo

Secretaria Municipal de Cultura

DEC – Departamento de Expansão Cultural

Programa Municipal de Fomento à Dança

Cooperativa Paulista de Teatro

Núcleo de Improvisação

 

Apoios:

Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi

PUC – Curso de Comunicação das Artes do Corpo

Sala Cisantempo

TD - Teatro de Dança

SESC Consolação

CEU Quinta do Sol

CEU Cidade Dutra

Galeria Olido

Centro Cultural São Paulo


Galeria Olido / Sala Paissandu - Dias 30 de julho a 02 de agosto de 2009

Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP - Tel.: 3397 0170

Horários da temporada: Quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h

Lotação: 136

Entrada franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência

 

Centro Cultural São Paulo / Sala Jardel Filho De 26 a 30 de agosto de 2009

Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo /SP

Tel.: 3397 4002

Quarta a sábado às 21h, e domingo às 20h

Lotação: 324 lugares

Entrada Franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br




São Paulo: Por que tenho essa forma?


Luciana Nunes  
Supervisora de Atividades   
Curso de Dança    
Universidade Anhembi Morumbi     
escreveu      


clique na imagem
para ampliar

notícias do idanca.net :: news at idanca.net


Idanca.net News 
escreveu   



Olá,

Por uma série de coincidências, o tema videodança acabou dominando os destaques dowww.idanca.net esta semana. No primeiro deles, confira a lista dos selecionados do programa Rumos Dança, promovido pelo Instituto Itaú Cultural. Foram contemplados 21 projetos na categoria Pesquisas Coreográficas e mais 14 pré-selecionados para Videodança. O idança traz a lista completa dos felizardos!

O estudo da pesquisadora Ana Paula Nunes propõe um olhar diferente sobre a videodança. Mestra em Cinema, Ana Paula reflete sobre ela como uma manifestação artística da contemporaneidade. Qual é o papel do corpo na videodança? E o do diretor? Como é a relação com o público? Leia, reflita, opine e responda a pergunta que o idança faz ao final do texto! Queremos saber o que você pensa!

Fechando nossa edição temática, publicamos a quarta galeria O que você tem feito?, com quatro novos trabalhos enviados por leitores. Nesta seleção estão: Isabela Palmeira e Marília Carneiro (Mariposa de sueño), Jose Miguel Nieto, Luciana Ponso e Roberta Arantes (Quando aprendeu a pular), Cláudio Antonio (Rito clorofila) e a Cia. de Dança Nó de Nós (Liquidez). Para ver seu vídeo publicado na galeria do idança basta enviar o link do youtube para o emailredacao@idanca.net. Não esqueça de mandar uma ficha técnica resumida. Participe!

Em notícias: a estreia do espetáculo de Antônio Nóbrega, a nova coreografia do Cena 11, o início da edição 2009 do projeto Teorema, prazos de inscrições para audições, a programação do dança em foco em São Paulo e muito mais!

Já ultrapassamos os 100 seguidores no twitter! Você é um deles? Se ainda não, vá atéwww.twitter.com/deu_no_idanca e fique sabendo das notícias do idança no momento em que elas são publicadas! Não esqueça que estamos também no www.movimento.org, no orkut e no canal do youtube.

Boa leitura!

::

Hello,

After some coincidences, the subject of videodance ended up dominating www.idanca.nethighlights this week. In the first one, find out the list of projects selected of Rumos Dança, organized by Instituto Itaú Cultural. 21 projects were awarded in the Choreographic Research category and 14 were awarded in the Videodance category. Idança brings a list of the lucky ones! Check it out!

Researcher Ana Paula Nunes’ article proposes a different perspective on videodance. With a master’s degree in cinema studies, Ana Paula reflect upon videodance as a contemporary artistic expression. What is role of the body in videodance? And what is the director’s? What is the audience’s relationship with it? Read, reflect about the subject and answer idança’squestion at the end of the article! We want to know your opinion!

Closing our thematic edition, we publish the fourth edition of the ‘What have you been doing?’ gallery, with four new works sent by our readers. In this edition: Isabela Palmeira and Marília Carneiro (Mariposa de sueño), Jose Miguel Nieto, Luciana Ponso and Roberta Arantes (Quando aprendeu a pular), Cláudio Antonio (Rito clorofila) and Cia. de Dança Nó de Nós (Liquidez). To have your video published at idança’s video gallery, you just have to send the youtube link to redacao@idanca.net. Don’t forget to include the credits in the message. Participate!

In the news section: the premiere of Antônio Nóbrega’s show, the Cena11 new choreography, the beginning of the 2009 edition of the Teorema project, submissions deadline for auditions, the dança em foco program in São Paulo and much more!

We already have over 100 followers in twitter! Are you one of them? In case you’re not, go towww.twitter.com/deu_no_idanca and read idança news as soon as they are published! Don’t forget we are also at www.movimento.org, at orkut and at youtube.

Nice reading!







São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: segunda-feira 24.08


Adriana Reis 
escreveu  


- segunda-feira, 24 de agosto

22:00 às 23:00 - Prática de Tango - Espaço Lotus Vila Madalena
Quando: seg, 24 de agosto
Onde: Espaço Lotus Vila Madalena (mapa)
Descrição: Prática de Tango Segundas-Feiras - 21:30 às 23:30 hrs Local - Espaço Lotus Vila Madalena - SP R. Mourato Coelho, 1489 (final da Rua, esquina com a Purpurina) tel - 3032 3604
mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br