quarta-feira, 28 de maio de 2008
Grupo Corpo em BH
Corpo-a-Corpo com a São Paulo Companhia de Dança
São Paulo Companhia de Dança lança
Corpo-a-Corpo,
seu primeiro programa educativo,
O programa promoverá uma aproximação do público com o universo da dança, através da realização de ensaios abertos durante o processo de criação e montagem dos espetáculos da Companhia. Os participantes poderão acompanhar não somente o resultado final da criação, mas também as etapas intermediárias, conhecendo, de maneira viva, clara e inusitada, os bastidores e os aspectos técnicos e artísticos da criação de um espetáculo de dança. O material impresso produzido especialmente para o projeto, com a colaboração de cartunistas de renome, tornará as informações acessíveis e lúdicas para os estudantes de todas as idades. Estão programados ensaios abertos no teatro em julho e outubro de 2008.
A fim de familiarizar os professores e as instituições com o programa, haverá um encontro que precede a primeira edição do programa, será oCorpo-a-Corpo com Professores. Na ocasião, será também apresentado e distribuído material de apoio para o educador com conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula. O encontro será uma ocasião de diálogo direto entre o educador e a São Paulo Companhia de Dança, com espaço para perguntas e sugestões. Haverá a emissão de certificado de participação.
O primeiro encontro com professores e arte-educadores acontece no dia 14 de junho, sábado, e a participação é aberta a todas as instituições e profissionais de educação interessados. O encontro é coordenado por Inês Bogéa, ex-bailarina, diretora artística adjunta da São Paulo Companhia de Dança, doutora em Artes pela UNICAMP e crítica de dança desde 2000. Mais informações abaixo:
Corpo-a-Corpo com Professores
Tema: Dança no Tempo, com Inês Bogéa
Dia 14 de junho de 2008, sábado, das 10 às 12h30
na Sede da Companhia, Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – 1º Andar -Bom Retiro – São Paulo
Para participar, contate-nos pelo telefone (11) 3333.0910, com Flavia,
ou pelo email educativo.danca@assaoc.org.br. Vagas limitadas.
A São Paulo Companhia de Dança se propõe a trabalhar o repertório da dança num espectro amplo, que vai do século XIX ao século XXI, com um olhar atual. A Companhia fará duas estréias este ano: a primeira envolve uma criação colaborativa, um trabalho que dialoga com diferentes gramáticas coreográficas, para mostrar traços do caminho mítico da dança clássica à contemporânea.
A segunda estréia é o lançamento da Companhia no universo das montagens consagradas do repertório internacional e nacional dos séculos XX e XXI. O programa contará com três peças representativas da dança: um grande momento da dança clássica, um clássico moderno e uma criação contemporânea.
A São Paulo Companhia de Dança tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéia e da divulgação de seus trabalhos nos meios de comunicação. Procura, assim, desenvolver projetos e programas de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao aperfeiçoamento dos estudantes e dos profissionais da área. Outra meta central é promover o registro e a memória dessa arte. A Companhia atua, portanto, em três vertentes interligadas: Produção de Espetáculos, Programas Educativos e Programas de Difusão e Memória. Abaixo, breves apresentações de dois de nossos programas iniciais:
Figuras da Dança
Fruto de parceria entre a Companhia e a Fundação Padre Anchieta, Figuras da Dança tem como foco o percurso artístico e a obra de importantes personagens da história da dança no Brasil, em série de depoimentos públicos que será gravada em DVDs e veiculada em programas da TV Cultura. Ao lado de material iconográfico e outros registros audiovisuais, Figuras da Dança apresentará o artista por ele mesmo: em diálogo com interlocutores especialmente escolhidos, diversos atores fundamentais da dança brasileira comentarão seu trabalho, ajudando a compor um painel histórico dessa arte no Brasil, com personalidades como Ivonice Satie, Ismael Guiser (1927-2008), Marilena Ansaldi, Penha de Souza e Ady Addor.
Corpo-a-Corpo
Programa que procura aproximar o jovem do universo da dança, Corpo-a-corpo consiste em aulas abertas e ensaios públicos com comentários sobre o processo de trabalho da São Paulo Companhia de Dança. A platéia, composta majoritariamente de jovens estudantes, terá estreito contato com o funcionamento de uma das facetas fundamentais de uma companhia de dança: a preparação de seus bailarinos, os ensaios que antecedem as montagens e todas as implicações técnicas e artísticas que essas etapas envolvem, mas de maneira clara e pouco formal. Estão programados encontros em julho e outubro de 2008, conforme programação abaixo:
Programação
Corpo-a-Corpo
1ª Edição | dia 22 de julho
Primeiro Programa [CRIAÇÃO INÉDITA]
No Teatro Frei Caneca*, em duas sessões: às 11h e às 16h.
2ª Edição | dia 24 de julho
Segundo Programa [Les Noces | 1923, Bronislava Nijinska]
No Teatro Frei Caneca*, em duas sessões: às 11h e às 16h.
3ª Edição | Outubro
Segundo Programa [CRIAÇÃO INÉDITA e UM CLÁSSICO]
Em teatro a definir. Períodos matutino e vespertino.
Informações e agendamento pelo telefone (11) 3333.0910, com Flavia,
ou pelo email educativo.danca@assaoc.org.br
*Teatro Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 - Shopping Frei Caneca, 6º andar | São Paulo
fones 3472-2226 / 2229 / 2230 | www.teatroshoppingfreicaneca
Workshop Andressa Miyazato - Dança contemporânea
Olá!
Em anexo segue uma NEWSLETTER com todas as informações sobre o Workshop que Andressa Miyazato dará aqui na escola a partir de 30 de junho.
Dá p/ parcelar o valor em 2x e fazer um precinho camarada p/ quem estiver a fim mesmo de fazer!
Se puderem repassar esse e-mail p/ pessoas batutas que dançam, dançaram ou dançarão eu agradeço do fundo do meu coração!
Obrigada.
Até breve!
Marina
noticias do idanca.net ::: news at idanca.net
Olá!
Depois de um período recheado de assuntos polêmicos, esta semana owww.idanca.net publica o texto de estréia como colunista do curitibano Gustavo Bitencourt, um dos integrantes do coletivo Couve-Flor minicomunidade artística mundial. Gustavo retrata, de forma bem humorada, a relação intensa e difícil entre a arte contemporânea e o público.
Outra estréia é a parceria do idança com a revista Obscena, de Portugal. Para começar os trabalhos, publicamos o texto de Tiago Bartolomeu Costa, que faz uma reflexão sobre a programação do alkantara festival 2008, que começa nesta sexta-feira (22/05).
E ainda: a prometida reportagem com um serviço dos cursos gratuitos (ou quase) de dança pelo Brasil. Se você sabe de algum curso ou oficina que não aparece no texto, escreva para nós!
Em notícias, acompanhe as informações sobre convocatórias no Brasil e exterior. Muitos períodos de inscrição se encerram no final de maio.
Boa leitura!
Hello!
After a period filled with controversial issues, this week www.idanca.net brings the first text of Gustavo Bitencourt as our new columnist. He is one of the members of the collective Couve-Flor minicomunidade artística mundial. Gustavo writes about the intense and difficult relationship between contemporary art and the public.
Another debut of the week is the partnership between idança and Obscenamagazine, from Portugal. To start, we publish the text of Tiago Bartolomeu Costa, a reflection on the programming of alkantara Festival 2008, which starts this Friday (22/05).
And more: the promised report about courses for free (or almost) of dance in Brazil. If you know of any course or workshop that does not appear in the text, write us!
In the news section, pay attention to the call for entries because many subscription periods close at the end of May.
Have a nice reading!
Artigos · Brasil
Os gatos pingados :: The few audience
Em seu texto de estréia como colunista do idança, o curitibano Gustavo Bitencourt põe em discussão, com muito bom humor, a intensa e difícil relação entre público e arte contemporânea. E você, o que pensa?
Portuguese only
Artigos · Brasil
Para começar a dançar :: To start dancing
Estimulado pelos inúmeros comentários recebidos semanalmente atrás de informações sobre cursos de dança gratuitos, o idança publica reportagem para aqueles que desejam começar a se movimentar pagando pouco ou nada.
Portuguese only
Artigos · Mundo
Alkantara Festival: Sejamos dignos dos nossos sonhos:: Alkantara Festival: we must be worthy of our dreams
Em uma parceria com a revista Obscena, de Portugal, o idança reproduz a reportagem de Tiago Bartolomeu Costa sobre a programação do alkantara festival 2008, que acontece entre 22 de maio e 8 de junho.
Portuguese only
ATELIÊ COREOGRÁFICO E PROGRAMAÇÃO
Ateliês de composições Coreográficas - Gratuitos.
Integra o projeto do espetáculo O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA -Prêmio FUNARTE - Klauss Vianna de Dança 2007.
Dia 24 de maio de 2008 - sábado das 15h00 às 18h00.
Público alvo: Bailarinos (as), coreógrafos (as) e atores/atrizes (acima de 18 anos), que desenvolvam algum trabalho corporal ou tenham interesse no tema.
Vagas: 20 pessoas, para cada dia.
Inscrição: por e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
Ateliê coreográfico em dança contemporânea, destinado a estudantes e profissionais de dança. O objetivo desse ateliê é proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar um pouco do processo criativo da Cia. Corpos Nômades. Este encontro utilizará como referência o processo de criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, que tem sua estréia prevista para junho de 2008.
Convidamos você para participar da nossa nova montagem que estreará em Junho/2008, o espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, que recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna. Um dos estímulos para criação é o blogspot, que chamamos de sala de ensaio virtual.
Esse processo está acontecendo da seguinte maneira, colocamos algumas perguntas com imagens que se conectam com o tema, envolvendo às vezes algumas cenas de ensaio e todos podem participar respondendo e comentando. Desse procedimento e estímulo a dramaturgia despontará.
Os pensamentos indiscretos que surgem da ativação da memória das coisas que nos marcaram, registros pessoais, corporais que brotam com a lembrança de acontecimentos marcantes e triviais impulsionando a criação.
AULAS DE HATA YOGA
Um método integral de equilíbrio e harmonização, que utiliza a prática de movimentos, a expansão da respiração, a concentração e o relaxamento.
Horários: segundas e quintas das 8 às 9h, das 12 às 13h e sábados das 9 às 10h30.
Coordenação Aldiane Dala Costa
O LUGAR - Cia Corpos Nômades em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Dança Vocacional as terças e quintas das 11h00 às 14h00.
Coordenadora Xica Lisboa.
Teatro Vocacional aos sábados e domingos das 14h00 às 17h00.
Coordenadora Verônica Mello.
Inscrições no O LUGAR - Cia. Corpos Nômades.
com João Andreazzi e integrantes da Cia. Corpos Nômades
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.
Quartas e sextas das 10h30 às 12h00 - iniciantes
Investimento: R$80,00 com desconto de 20% para classe artística e estudantes
Rua Augusta, 325
telefone-05511-32373224
e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
"Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "