quarta-feira, 28 de maio de 2008

Corpo-a-Corpo com a São Paulo Companhia de Dança


Marcio Junji Sono
São Paulo Companhia de Dança
Comunicação
comunicacao.danca@assaoc.org.br
escreveu

São Paulo Companhia de Dança lança

Corpo-a-Corpo,

seu primeiro programa educativo,

em encontro com professores com Inês Bogéa. 

O programa promoverá uma aproximação do público com o universo da dança, através da realização de ensaios abertos durante o processo de criação e montagem dos espetáculos da Companhia.  Os participantes poderão acompanhar não somente o resultado final da criação, mas também as etapas intermediárias, conhecendo, de maneira viva, clara e inusitada, os bastidores e os aspectos técnicos e artísticos da criação de um espetáculo de dança. O material impresso produzido especialmente para o projeto, com a colaboração de cartunistas de renome, tornará as informações acessíveis e lúdicas para os estudantes de todas as idades. Estão programados ensaios abertos no teatro em julho e outubro de 2008. 

A fim de familiarizar os professores e as instituições com o programa, haverá um encontro que precede a primeira edição do programa, será oCorpo-a-Corpo com Professores. Na ocasião, será também apresentado e distribuído material de apoio para o educador com conteúdos que poderão ser trabalhados em sala de aula. O encontro será uma ocasião de diálogo direto entre o educador e a São Paulo Companhia de Dança, com espaço para perguntas e sugestões. Haverá a emissão de certificado de participação. 

O primeiro encontro com professores e arte-educadores acontece no dia 14 de junho, sábado, e a participação é aberta a todas as instituições e profissionais de educação interessados. O encontro é coordenado por Inês Bogéa, ex-bailarina, diretora artística adjunta da São Paulo Companhia de Dança, doutora em Artes pela UNICAMP e crítica de dança desde 2000. Mais informações abaixo: 
  

   Corpo-a-Corpo com Professores

Tema: Dança no Tempo, com Inês Bogéa 

Dia 14 de junho de 2008, sábado, das 10 às 12h30

na Sede da Companhia, Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – 1º Andar -Bom Retiro – São Paulo  

Para participar, contate-nos pelo telefone  (11) 3333.0910, com Flavia,

ou pelo email educativo.danca@assaoc.org.br. Vagas limitadas.  

A seguir, breves informações sobre a Companhia  e alguns de seus projetos iniciais. 
 
Projeto Artístico da Companhia 

São Paulo Companhia de Dança se propõe a trabalhar o repertório da dança num espectro amplo, que vai do século XIX ao século XXI, com um olhar atual. A Companhia fará duas estréias este ano: a primeira envolve uma criação colaborativa, um trabalho que dialoga com diferentes gramáticas coreográficas, para mostrar traços do caminho mítico da dança clássica à contemporânea.  

A segunda estréia é o lançamento da Companhia no universo das montagens consagradas do repertório internacional e nacional dos séculos XX e XXI. O programa contará com três peças representativas da dança: um grande momento da dança clássica, um clássico moderno e uma criação contemporânea. 
 

Projetos de Educativos e de Difusão & Memória 
 

São Paulo Companhia de Dança tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de platéia e da divulgação de seus trabalhos nos meios de comunicação. Procura, assim, desenvolver projetos e programas de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao aperfeiçoamento dos estudantes e dos profissionais da área. Outra meta central é promover o registro e a memória dessa arte. A Companhia atua, portanto, em três vertentes interligadas: Produção de Espetáculos, Programas Educativos e Programas de Difusão e Memória. Abaixo, breves apresentações de dois de nossos programas iniciais:  

Figuras da Dança

Fruto de parceria entre a Companhia e a Fundação Padre Anchieta, Figuras da Dança tem como foco o percurso artístico e a obra de importantes personagens da história da dança no Brasil, em série de depoimentos públicos que será gravada em DVDs e veiculada em programas da TV Cultura. Ao lado de material iconográfico e outros registros audiovisuais, Figuras da Dança apresentará o artista por ele mesmo: em diálogo com interlocutores especialmente escolhidos, diversos atores fundamentais da dança brasileira comentarão seu trabalho, ajudando a compor um painel histórico dessa arte no Brasil, com personalidades como Ivonice Satie, Ismael Guiser (1927-2008), Marilena Ansaldi, Penha de Souza e Ady Addor. 

Corpo-a-Corpo

Programa que procura aproximar o jovem do universo da dança, Corpo-a-corpo consiste em aulas abertas e ensaios públicos com comentários sobre o processo de trabalho da São Paulo Companhia de Dança. A platéia, composta majoritariamente de jovens estudantes, terá estreito contato com o funcionamento de uma das facetas fundamentais de uma companhia de dança: a preparação de seus bailarinos, os ensaios que antecedem as montagens e todas as implicações técnicas e artísticas que essas etapas envolvem, mas de maneira clara e pouco formal. Estão programados encontros em julho e outubro de 2008, conforme programação abaixo: 
 

Programação

Corpo-a-Corpo 

1ª Edição | dia 22 de julho

Primeiro Programa [CRIAÇÃO INÉDITA]

No Teatro Frei Caneca*, em duas sessões: às 11h e às 16h. 

2ª Edição | dia 24 de julho

Segundo Programa [Les Noces | 1923, Bronislava Nijinska]

No Teatro Frei Caneca*, em duas sessões: às 11h e às 16h. 

3ª Edição | Outubro

Segundo Programa [CRIAÇÃO INÉDITA e UM CLÁSSICO]

Em teatro a definir. Períodos matutino e vespertino. 

Informações e agendamento pelo telefone  (11) 3333.0910, com Flavia,

ou pelo email educativo.danca@assaoc.org.br  

*Teatro Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569 - Shopping Frei Caneca, 6º andar | São Paulo

fones 3472-2226 / 2229 / 2230 | www.teatroshoppingfreicaneca.com.br 
 


Nenhum comentário: