sexta-feira, 18 de maio de 2012

Santo André-SP: Todas as Tardes - Silvia Geraldi; dir. Mariana Muniz


Silvia Geraldi
convida


clique para ampliar


Vários: Cria da Casa


Flavia Fusco Assessoria e Comunicação
flavia@flaviafusco1.com.br
informa


clique para ampliar


Barretos-SP: Brinquedos e Inventos para Dançar


Confraria da Dança
confrariadadanca@terra.com.br
convida





CONFRARIA DA DANÇA na VIRADA CULTURAL PAULISTA 2012
 
No dia 20 de maio a Confraria da Dança estará na cidade de Barretos participando da Virada Cultural Paulista com o espetáculo Brinquedos e Inventos para Dançar.
 
dia 20/05 às 11h00
Grátis
CINE BARRETOS  
CENTRO CULTURAL OSÓRIO FALEIROS DA ROCHA - Rua 20, 864 - Centro

A Confraria da Dança convida a criançada para uma brincadeira de inventar movimentos e palavras, ligar pontos e emaranhar fios. Todos juntos embarcam numa história sem pé nem cabeça, ou melhor: com pés e cabeças dançando pra todo lado. Uma idéia puxa a outra e a dança contamina coadores, bolas de meia, pedacinhos de papel, chaleiras e prateleiras. Cada uma das crianças da platéia imagina o que quiser, reinventa o universo com brinquedo e inventos para dançar.
___________

A temática de BRINQUEDOS E INVENTOS PARA DANÇAR permeia o universo lúdico de possibilidades que nutre a descontinuidade criativa da lógica infantil.
O espetáculo desafia a criança a embarcar num jogo ágil de conexões, numa brincadeira de ligar pontos - ou de cortar todos os fios em miscelânea de colorido sem fim - para descobrir figuras, meias/histórias, não/personagens... Desde o início a platéia é levada a construir a dança em cena em cumplicidade com os bailarinos, desobrigando-se a todo o momento da convenção: "contar-uma-historinha-com-começo/meio/fim”.

A comunicação oral - a palavra em cena – é ingrediente presente na obra, acrescenta elementos e aproxima a criança da linguagem corporal, enriquece o diálogo bailarino/platéia. As brincadeiras com aliterações, associação de idéias, com os múltiplos sentidos que uma palavra ou frase pode ter, assim como a multiplicidade de palavras existentes e passíveis de serem inventadas para descrever ou reinventar algo, alguém ou alguma ação - embasam a composição de coreografia e cena. Este jogo de percepções entre as frases verbais e frases corporais impulsiona cada criança a desenvolver seu próprio percurso de conexões e explorar variáveis de conhecimento que ultrapassam seu trato cotidiano.
 O corpo do bailarino em cena - transmutado a favor da fantasia de cada situação, amplia o campo de ação e dá vida a objetos corriqueiros no dia-a-dia da criança, alimentando o fluxo criativo da platéia. A dança percorre o universo do movimento em contraponto ao da palavra. As idéias apresentadas em cena sofrem interrupções, fragmentações, desvios de caminho, construindo paisagens poéticas, situações lúdicas e oníricas.




São Paulo: O INFERNO DE WALL STREET


NÚCLEO PASSO LIVRE
nucleopassolivre@hotmail.com
convida





RELEASE: O INFERNO DE WALL STREET

Inferno de Wall Street é o mais novo trabalho do Passo Livre, núcleo de dança contemporânea paulistano que desenvolve sua pesquisa na interface da dança com a filosofia, a poesia, a canção, a tela. O atual projeto lança-se numa empreitada arrojada ao escolher um dos poemas mais radicais e pouco conhecidos da literatura brasileira como inspiração, alimento, motor de seu processo de criação artística - o episódio homônimo da epopéia O Guesa do maranhense Sousândrade.
Inferno de Wall Street é o nome dado pelos poetas Augusto de Campos e Haroldo de Campos ao episódio. Fala do sacrifício de um personagem mítico inca na Bolsa de Valores de Nova Iorque, por ocasião da visita de Dom Pedro II como convidado à Grande Exposição da FIladélfia em 1876. Tão extraordinário quanto o tema é a sua forma, uma construção onde os recursos da colagem, da montagem, da hibridização de gêneros são usados pelo autor em pleno século XIX.
Não se espere encontrar no espetáculo um sacrifício ritual, ou uma representação passo a passo do tema. Assim como em muitos quadros cubistas ou surrealistas este já se fragmenta no poema até quase desaparecer. Do mesmo modo se transforma em sua abordagem pela dança. As diretoras, Eliana Cavalcante e Sofia Cavalcante, conceberam uma instalação em um ready made - formado pelas arquibancadas do Espaço Cariris, dispostas em forma de pirâmide que define e limita a movimentação dos bailarinos. Algumas estrofes do Inferno lidas pelo poeta Augusto de Campos integram a trilha sonora de autoria de Cid Campos.
O que nos fascina ao partir do texto para uma prática artística, de investigação e de difusão, é o conjunto de possibilidades que a ambição do autor instiga, que abrange uma experimentação sem trégua da linguagem, ligada à reflexão sobre a vida cotidiana tanto no aspecto pessoal, como no social, histórico e político.
Numa das salas do Espaço Cariris haverá uma instalação acústica para o HelioTape com o poeta Haroldo de Campos numa conversa com Hélio Oiticica sobre O Inferno de Wall Street. na Quinta Avenida diante do número 666, ao qual Sousândrade no poema se refere como o templo de Kun.


              
Ficha Técnica:
direção - Eliana Cavalcante, Sofia Cavalcante
elenco principal - Eliana Cavalcante, Sofia Cavalcante, Camila Duarte, Marcelo Prado
música - Cid Campos
leitura de versos de O Inferno de Wall Street - Augusto de Campos
figurino – Eliana Cavalcante
ambientação cênica - Sofia Cavalcante
concepção luz - Ricardo Bueno
operação luz e cenotécnica - Antônio Oliveira
cenotécnica - Jorge Luiz Alves
fotografia e projeto visual (cartazes e flyers) – Magnum Borini
instalação – HelioTape – conversa de Haroldo de Campos com Helio Oiticica sobre O Inferno de Wall Street na Quinta Avenida.
concepção instalação – Eliana Cavalcante
produção executiva - Associação Espaço Cariris de Arte e Cultura
assistente de produção – Juliana Morimoto
assessoria de imprensa - Leonardo Almeida
De 18 de maio a 10 de junho, sextas - 21 horas, sábados 19 e 21 horas e domingos 19 horas
local Espaço Cariris - Rua dos Cariris 48 próximo ao metrô Faria Lima fone 011 3811-9681
livre



Leonardo Almeida
Assessoria de Imprensa / Divulgação Cultural




São Paulo: Noite especial de tango na Dançata


Vitor Costa
convida


clique para ampliar


São Paulo: Oficina de Maracatu Rural


Instituto Brincante 
informa


clique para ampliar