sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Aniversário de SP tem forró, samba rock, de gafieira e bolero


Canal Aberto - Márcia
claramm@hotmail.com
escreveu

Teatro de Dança comemora aniversário de São Paulo com aula baile de danças de salão

Aula Baile no palco do TD. Iniciantes e iniciados participam dançando e ainda acompanham espetáculo musical e perfomance de bailarinos


No dia 25 de janeiro de 2011aniversário de 457 anos da cidade de São Paulo, o TEATRO DE DANÇA (instituição da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo e gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA) comemora a data com uma grande aula baile de danças de salão. Sob o comando de Luciana Mayumi, Italo Rodrigues e a Cia de Dança Lu Mayumi, o principal objetivo da aula baile é unir várias tribos, como as do forró, samba rock, o samba, bolero e samba de gafieira, tendo como fio condutor a música ao vivo, representada pelo ecletismo doTrio Jogando Tango e Carlos Walker e Banda. O público alvo do baile são os dançarinos iniciantes e iniciados.

Foi um trabalho imenso unir duas bandas com estilos tão peculiares para tocar música de salão. Mas o resultado ficou espetacular. Unir tantas tribos na mesma festa é importante em nome da variedade. Hoje os bailes estão bastante segmentados e esta é uma tentativa de uni-los em torno da mesma sonoridade”, pontua Luciana Mayumi. Ela explica que a primeira hora foi reservada para que os participantes possam aprender e praticar os detalhes dos movimentos relacionados aos ritmos de samba, tango e gafieria. Luciana Mayumi e sua companhia, no palco, darão todas as dicas importantes para a prática destes ritmos. Em um segundo momento o baile tem início com o Jogando Tango & Carlos Walker e Banda. Por último, uma apresentação de dança com a Cia de Dança Lu Mayumi acompanhada de música ao vivo.

Sobre os bailarinos e músicos

A Cia de Dança Lu Mayumi é formada por um grupo de dançarinos amadores e amantes das Danças de Salão. O núcleo existe desde 2007 e surgiu da reunião de alunos da Prof. Luciana Mayumi, que desejavam praticar a dança, além da sala de aula e do ambiente do baile; levando-os a criarem coreografias próprias e a pesquisarem os elementos que compõem a arte cênica. O grupo é especializado no Tango, mas desenvolve os principais Ritmos do universo dos bailes, como o Samba de Gafieira, o Bolero, o Swing ou “Soltinho”, o Forró, entre outros.

Italo Rodrigues é mestrado em Artes Cênicas Dança, Pós-Graduado em Teatro, Bacharel e Licenciado em Dança. Bailarino, Criador-Intérprete, Coreógrafo, Cenógrafo, Dançarino, Professor de Dança e Teatro, Diretor de Cena, Pesquisador em dança contemporânea
                 
Jogando Tango nasceu em março de 2009, com o intuito de pesquisar, estudar e reproduzir grandes músicos de tango. O argentino Juan Pablo Ferrero e os brasileiros Ricardo Pesce (acordeom) e Vinicius Pereira (contrabaixo acústico) atualmente refletem a sonoridade da década de 60 e procuram na interpretação as raízes mais profundas do tango.

Carlos Walker é cantor, compositor, produtor,escritor e multimídia, um dos expoentes da geração de 70. Considerado por João Gilberto e Tom Jobim como uma das vozes mais bonitas e versáteis, que vai do barítono médio ao tenor ligeiro com incrível facilidade. Seu primeiro produtor foi o historiador de MPB, Sérgio Cabral. E quem assina como testemunha na sua primeira carteira da Ordem dos Músicos? Nada mais que Chico Buarque de Hollanda, amigo de Sérgio. Seu primeiro sucesso em 1974, a canção Alfazema atinge os primeiros lugares da parada nacional. 

Dia 25 de Janeiro de 2011 – Aniversário de São Paulo
terça feira das 16h às 19h
3 horas, livre - Entrada franca

Aula Baile de Danças de Salão com música ao vivo”
Trio Jogando Tango & Carlos Walker e Banda
Coordenação: Luciana Mayumi, Ítalo Rodrigues e Cia de Dança Lu Mayumi


TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)
Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares
Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais



TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

O Teatro de Dança tem apoio da Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br / Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto