segunda-feira, 28 de setembro de 2009

São Lourenço da Serra-SP: TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2010 - Inscrições abertas


Taanteatro Companhia
escreveu


TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2010

TEATRO COREOGRÁFICO DE TENSÕES




31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010

São Lourenço da Serra – SP – Brasil

MINISTRANTES

Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek

 www.taanteatro.com

Em 2010 a Taanteatro Oficina Residência (TTOR 2010) completa uma década de existência! Uma iniciativa pioneira entre os retiros de longa duração no campo das artes cênicas. Agradecemos a todos os participantes de nossas oficinas. Um número significativo de atores, dançarinos, performers, diretores e professores  vindos de diferentes  estados do Brasil e do exterior. Muitas amizades e relações de cooperação resultaram destes encontros.  

A TTOR 2010 visa a criação de performances individuais a partir da abordagem taanteatro. Entendemos que a qualidade e eficácia da comunicação do performer e da performance estão ligadas à sua capacidade de estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do corpo), inter (entre corpos de qualquer natureza) einfra-corporais (campo sócio-político-cultural). 

 

Público alvo  

atores, dançarinos, performers, professores de artes cênicas, profissionais e estudantes de outras áreas do conhecimento interessados em um trabalho intenso de resgate e ampliação de seu potencial expressivo.

Número de vagas: 12

Datas

Oficina:     31 de janeiro a 13 de fevereiro

Chegada:   30 de janeiro (sábado)

Partida:     14 de fevereiro (domingo)

 

Fotos: TTOR 2008  &  TTOR 2009

 

Abordagens teórico-criativas

  • Tensões (intra, inter e infra) 
  • Ent(r)e e acontecimento
  • Pentamusculatura e ecorporalidade 
  • Presença (esquizo)cênica
  • Potência e meta-coreografia
  • Dramaturgia (trans)pessoal

 

Abordagens prático-criativas

  • Mandala de Energia Corporal (considerando o fato de que somos feitos 75%  de  água essa prática foca em relaxamento, oxigenação, flexibilidade, alongamento, tônus, voz e improvisação por meio de uma sequência de 7 danças interligadas: dormir-acordar; zerar; arco-flexa-alvo; o coração e o poder da serpente; estados da matéria; onda; mar-ritmo)
  • Rito de passagem
  • Caminhada
  • Butoh (método Kazuo Ohno)
  • Alongamento Shiatsu 
  • Esforço (trabalha resistência, força, coordenação motora por meio de exercícios baseados em capoeira, artes marciais e esporte)
  • Esqueleto-massagem com bastão, bambu e mantras
  • (Des)Construção de performance a partir da mitologia (trans)pessoal

 

Carga horária total: 120 horas

 

Materiais de estudo

 

“Taanteatro: teatro coreográfico de tensões” - Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (Azougue Editorial, RJ, 2007).

Este livro será distribuído gratuitamente aos participantes. Outras publicações sobre assuntos diversos como filosofia, mitologia, artes em geral, etc. serão disponibilizados durante a oficina para subsidiar o processo de estudo e criação.

 

Local

O local da oficina mede cerca de 9000 m2 e está localizado no município de São Lourenço da Serra ao sul da cidade de São Paulo (cerca de 50 km do Centro/Praça da Sé). Numa região de mananciais e mata atlântica, ar puro, água de fonte,  piscina, cachoeira na mata. Os trabalhos são realizados em 3 espaços principais: galpão amplo, arejado e iluminado, anfiteatro natural de bambus e na paisagem.

 

Hospedagem  
Em 2 casas. Quartos para 2 e 3 pessoas.

 

Veja: Sítio Taanteatro & TTOR 2006

 

Valor:  R$ 1.500,00  

 

O pagamento inclui: a oficina, material didático, certificado, hospedagem e alimentação.

 

Como pagar?  entre em contato: contato@taanteatro.com

 

Seleção

Envie um e-mail com Carta de Intenção e Currículo Vitae.

1) Carta de intenção: resuma quais são os motivos e objetivos que levam você a querer participar da oficina.

2) Currículo e dados pessoais (nome completo, email, telefone, data de nascimento, profissão, endereço completo)

Carta de intenção e currículo servem para se conhecer melhor o participante e averiguar a compatibilidade entre seus interesses e os objetivos da oficina.

 

Maura Baiocchi

Encenadora, dançarina, coreógrafa, atriz e autora teatral. Criadora da abordagem taanteatro - tema de seu mestrado em Comunicação e Semiótica da PUC/São Paulo. Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Pioneira da dança butoh no Brasil. Autora do livro "Butoh: dança veredas d´alma" editado pela Palas Athena/SP e co-autora do livro "Taanteatro: teatro coreográfico de tensões" editado pela Azougue Editorial/RJ.

 

Wolfgang Pannek

Diretor, ator, tradutor e produtor. Co-diretor e ator da Taanteatro Cia. desde 1994. Co-autor do livro "Taanteatro: teatro coreográfico de tensões".

 

Alguns comentários / oficinas anteriores

 

Sinto com se estivesse encontrado algo que resignificasse a arte e que posso estudar e desenvolver um novo caminho. Como um renascer após muitas mortes, implosões de estruturas. 

Willian Lopes – ator e diretor teatral – Brasília/DF

 

A residência foi realmente um divisor de águas para nossos trabalhos.
Calé Miranda - diretor teatral – Penedo/RJ

Cátia Costa - atriz e dançarina - Rio de Janeiro

 

Impressionante! Fiquei com a sensação de energia de todo o processo no corpo. Foi realmente muito intenso!!
Shirley Pereira - bailarina - Brasília

 

Depois destes intensos e transformadores quatorze dias de Oficina Residência retornei à “civilização” recém-nascida de mim mesma, na minha imensa alegria de Ser, de Estar e de Viver!

Bianca Livonius – atriz e iluminadora – São Paulo

 

Foi um experiência muito boa. Quinze dias dedicados aquilo que gosto: crescimento e criação. Muito intenso.

Pamela Fernández – bailarina - Buenos Aires/Argentina

 

Coordenadores muito atentos na percepção de cada participante e sua necessidade específica e com respeito pelo tempo interno particular. A observação e o acompanhamento individual enriqueceram o processo criativo. Um território ótimo para fazer brotar as mais diversas sementes.

Araceli Mosich - dançarina - Rosário/Argentina

 

Uma excelente experiência. Me abriu um novo mundo com aprendizados interessantes para o teatro e a vida. Os coordenadores foram muito generosos nas transmissões de ensinamentos e experiências profundas. O método de trabalho personalizado fomenta ao mesmo tempo a interação criativa com os outros. Na interação intensa e estimulante desse grupo heterogêneo houve sempre respeito pelos trabalhos dos colegas: pessoas afetuosas, muito lindo de conhecer. Me envolvi no processo, vivi intensamente e com muita vontade. Foi uma oportunidade incrível, algo tão precioso que não esquecerei.

Rodrigo Marcó del Pont – professor de história, ator e diretor - Ushaia/Terra do Fogo/Argentina

 

A experiência foi um grande ritual, um mergulho, um marítimo. Muitas descobertas sensoriais e energéticas, pessoais e transpessoais, artísticas e filosóficas. As provocações teóricas ressoam e pedem mais. O trabalho físico despertou o corpo e o deixou pronto para a pesquisa. Os pequenos e os grandes rituais se mostraram essenciais, algo a ser cultivado no teatro e na vida. O isolamento permitiu uma escuta sutil de si mesmo e de todas as musculaturas envolvidas. Foi uma experiência de intenso aprendizado, de amor, de troca, de convivência com a diferença, de auto-transformação, que põe em xeque as antigas escolhas e formas de vida. Agradeço a provocação, a força, a dedicação, a paciência. Obrigada pela casa. Agora é partir pra ação.

Juliana Sá – dançarina – Brasília/DF

 

Amigos, saibam que sempre estão ao meu lado quando crio uma obra. Quando me preparo para entrar em cena sempre faço a mandala de energia. Abraços e muito obrigado!!!

Rodolfo Ossés - ator - Córdoba/Argentina

 

Além de muito profundo e inédito para mim, este curso me fez reatar laços muito fortes com a natureza. Me deu equilíbrio e alegria.

Eliane Rizk - atriz e produtora - São Paulo



FESTIVAIS INTERNACIONAIS DE CONTATO IMPROVISAÇÃO 2009 BUENOS AIRES (ARG) E MONTEVIDEO (URU)


Ricardo Neves
improvisoricardo@yahoo.com.br
escreveu


                                                     Buenos Aires - Argentina           
  contact improvisation 
              *Otbre.Otbro.Otber   
    
world wide                                                     - 2009 -
        festin
       Festin Mundial
               de Contact 
                       Improvisacion
             Contato improvisaçao
______________________________
                     
*clases / aulas /classes   *jams  *performances 
*espaços de reflexao 
*jams *espacios de refleccion
 *free and open days *clases *criaçoes expontaneas
*aulas *jornadas abiertas y gratuitas *jams

* creaciones espontaneas *reflection spaces

 ...y mucho many muito contato e improvisation 



 Argentina 

* Eliana Bonard, Ivan Baucia, Laura Barcelo, Marisa Fernandez,
Violeta lubarsky, Autarco Arfini, Fernanda, Tapatta, 
Pablo Medina, Lucia Bertone, Andrea Fernandez, 
Cristina Turdo,
 Gustavo Lecce, Paula Zacharias, Vanina Goldstein,

 Mestres Convidados
 Guests teachers / 
Maestros invitados

  * Martin Keogh  estados unidos
 * Camilo Vaccalebre  Italia-Brasil
 * Ricardo Neves   Brasil

   video youtube:  
  na sua lingua / in yout language /
           en tu idioma
::::::::::::::::::::::::::::::
::::::

 castellano 
mundial contact improvisacion 
                          
(hace click)

  
portugues mundial contato improvisaçao   
                          
(faça click)

  
english contact improvisation world wide festin
                            
(make click)

 - Argentina - Buenos Aires - Argentina -
..............................
...................................
 * Octubre Outubro October
           2009

 from 15 to 31 / do 15 ao 
31 / del 15 al 31

*clases / aulas /classes   *jams  *performances 
*espaços de reflexao 
*jams *espacios de refleccion
 *free and open days *clases *criaçoes expontaneas
*aulas *jornadas abiertas y gratuitas *jams

* creaciones espontaneas *reflection spaces


______________________________
________________

 
contactimprovisacionargentina@gmail.com
                                  + INFO...
_______________________________________
 - Argentina - Buenos Aires - Argentina -
_______________________________________
 - Argentina - Buenos Aires - Argentina -
______________________________
_________
 - Argentina - Buenos Aires - Argentina -




Estamos alegres de anunciarles que se abre la inscripción al
Primer Festival Internacional de Contact Improvisation en Montevideo-Uruguay

FESTIVAL CONTACT IMPROVISATION MONTEVIDEO
9 al 12 de Octubre, 2009
 
talleres con Andrea Fernández(AR), Martin Keogh (EEUU)  y Ricardo Neves (BR)
 
CRONOGRAMA:


todos los niveles bienvenidos
Cupos Limitados
Costo:  Hasta el 09-SET: US$ 120  del 10-SET en adelante:  US$ 140
Incluye la participación en todas las actividades del festival.
Lugar:  Instituto Crandon - 8 de octubre 2709
Información e inscripciones:  
---
organizanColectivo Docente de C.I.
Mariana Casares, Catalina Chouhy, Ruth Ferrari y Florencia Martinelli




----
Peso y levedad
Andrea Fernandez  - Argentina
Prestando atención a las sensaciones de peso, levedad y toque haremos foco en las habilidades físicas propias del contact improvisación. Rolar, caer, sostener y levantar serán explorados de manera individual y en dúos. Ésta práctica ofrecerá una experiencia de fluidez, seguridad y sorpresa a la comunicación con la gravedad y el cuerpo de los otros como soporte.

Andrea Fernandez
Es bailarina, docente y co-directora del Proyecto Danza Sin Límites cuya misión es favorecer la inclusión a través de la danza, creando e impulsando proyectos que promueven la expresión artísitica de todas las personas.
Realizó sus estudios de danza en Buenos Aires – Argentina en el Taller de Danza Contemporánea del Teatro Municipal General San Martín y en la Escuela-Taller Margarita Bali. Desde hace más de veinte años desarrolla una activa práctica en Contact Improvisación, estudiando con su creador Steve Paxton y con numerosos maestros de reconocida trayectoria en Buenos Aires y en Estados Unidos. 
Su formación incluye el Primer Entrenamiento Docente DanceAbility en Latinoamérica, diversos seminarios con Alito Alessi, Masaje Tradicional Tailandés y Formación en Integración Somática®. 
Desarrolla la tarea docente en Buenos Aires en el Instituto Universitario Nacional de Arte, Taller de Danza Contemporánea del Teatro Municipal General San Martín, Brecha – Formación DMT (Danza, Movimiento, Terapia) y en estudios privados de danza y teatro de Buenos Aires e interior del país.
-----
 
Pequeñas caídas y grandes vuelos 
Ricardo Neves - Brasil
Practicaremos la respiración Sokusnhi Kokyuhô (respiración por la planta de los pies) y las técnicas de caídas y vuelos dentro del lenguaje del contact improvisation. Utilizando las herramientos del Aikido y de la coordinación motora (investigación realizada por las fisioterapeutas francesas Madame Beziérs e Madame Piret) y del vocabulario del contact improvisation.
Tendremos como objetivo una relación más distendida y placentera con respecto a las caídas, para así obtener más seguridad en el momento de sacar los pies del piso... y volar, para volver a caer y volar y caer y volar...

Ricardo Neves
Estudia Contact Improvisation desde 1997. Practicante de Aikido aplica en sus trabajos y en los talleres que dicta técnicas basadas en la enseñanza de este arte.Concibió y organizó el Primer Encuentro Internacional de Contact Improvisation de Sao Paulo. Participó como profesor y perfromer en los Festivales de Contact en Buenos Aires, Río de Janeiro y Brasilia. Realizó performers con Tica Lemos (Bra), Daniel Lepkoff (USA), Cristina Turdo (Arg), Ingo Rozenkranz (Ale), Ralf Jaronshinski (Ale) y tomó clases con Nancy Stark-Smith y Steve Paxton (USA) entre otros.
----
Toque Lúcido, Peso Lúcido 
Lucid Touch, Lucid Weight
Martin Keogh - Estados Unidos
 
Te invito a profundizar tu investigación y comprensión del Contact Improvisation, para encontrar nuevos caminos, habilidades, y facilidad mientras bailas en un cuerpo despierto y receptivo.
En este workshop exploraremos:
 -  Una receptividad flexible y resilente.
 -  La fuerza maleable.
 -  Movimiento que a la vez esta organizado y relajado.
 -  La comprención visceral de la espiral.
 -  La habilidad de ver y aventurarse en el espacio posterior.
 -  Una mayor capacidad para sentir, tomar riesgos y experimentar placer.
Juntos utilizamos trabajo corporal, juegos y un poco de sudor, y las herramientas y desafíos de esta forma para promover la lucidez en nuesto modo de bailar.

Martin Keogh
Ha enseñado y bailado Contact Improvisation por más de veintiocho años.  Luego de estudiar en la Interlochen Arts Academy y en Stanford University, M artin viajo por un tiempo a monasterios en Japón y Corea y fue maestro dharea el Empty Gate Zen Center en Berkeley, California.
Es uno de los miembros originales de la Motivity Dance Company, que se especializa en danzas aéreas y trapecio.  Martin fundó The Dancing Ground, una organización que promueve conferencias de género, raza y mitología.  Ha trabajado como cosultante y docente en Touchdown Dance USA, una organización que enseña C.I. a no videntes.
Por su contribución al desarrollo del Contact Improvisation, Martin es Especialista Fulbright Senior y está listado en Who's Who  en el mundo.  Ha enseñado en 22 países de cuatro continentes.  Es autor de The Art of Waiting y As Much Time as it Takes. Cuando no está en tour, Martin vive con su familia en Massachusetts.
página web:  www.martinkeogh.com
-----

Salvador-BA: Áfrika


Terra
Guia de Cidades
Publicou

Balé do Teatro Castro Alves - Áfrika


Estréia da nova coreografia do BTCA de autoria do coreógrafo espanhol Victor Navarro. Uma viagem simbólica através dos sons, dos cantos e do universo percussivo do continente africano.

No palco, uma linguagem entre o primitivo e o contemporâneo revelando, através de um clima harmonioso, estético e versátil, o poder da dança em corpos maduros, experientes e tecnicamente bem preparados. Navarro já criou para o BTCA as coreografias Sonhos de Castro Alves, em 1982, remontado em 1987; e Ilhas, em 1981 remontada no ano passado.


De 30/09 a 01/10 - Sab e Dom 

Horário: às 16h 

Preço: R$8,00 - $ 


Teatro Castro Alves 

Pça. Dois de Julho - s/n 

Campo Grande 

Fone: 3535-0600




São Paulo: II Congresso de Cultura Ibero-Americana - Cultura e Transformação Social


Identidade Cultural
escreveu


II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social

de 30 de Setembro 3 de Outubro de 2009 no SESC Vila Mariana

O Congresso visa apresentar as potencialidades da cultura ibero-americana, reforçando a ação conjunta entre os países participantes, por meio de intercâmbios de conceitos e de práticas que contribuam para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social.

II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), do Ministério da Cultura do Brasil e do SESC São Paulo, a ser realizado de 30 de setembro a 03 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).

Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”. Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.

Atividades Artísticas

A identidade e a diversidade compõem a essência da cultura ibero-americana, cujo caráter múltiplo a torna capaz de transformar realidades. Diferentes matizes, contradições históricas e a construção contínua de um cotidiano autêntico nos permitem descobrir a nós mesmos e aos outros em busca de um diálogo comum.

O II Congresso de Cultura Ibero-americana toma como tema “cultura e transformação social,” investigando sobre seus caminhos nos países da Ibero-América. Traz implícitos os princípios do compartilhamento de culturas e da convivência pacífica, motivada pela arte, entre pessoas de comunidades e valores distintos.

Nessa perspectiva, o evento conta com uma programação artística que envolve artes visuais, artes cênicas e audiovisual. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Confira o sítio do Congresso em www.congressoiberoamericano.com.br

Para realizar sua inscrição acesse: http://www.sescsp.org.br ou clique aqui.

Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Site: http://www.cultura.gov.br/sid

Blog: http://blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural/

Twitter: http://twitter.com/diversidademinc