segunda-feira, 28 de setembro de 2009

São Lourenço da Serra-SP: TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2010 - Inscrições abertas


Taanteatro Companhia
escreveu


TAANTEATRO OFICINA RESIDÊNCIA 2010

TEATRO COREOGRÁFICO DE TENSÕES




31 de janeiro a 13 de fevereiro de 2010

São Lourenço da Serra – SP – Brasil

MINISTRANTES

Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek

 www.taanteatro.com

Em 2010 a Taanteatro Oficina Residência (TTOR 2010) completa uma década de existência! Uma iniciativa pioneira entre os retiros de longa duração no campo das artes cênicas. Agradecemos a todos os participantes de nossas oficinas. Um número significativo de atores, dançarinos, performers, diretores e professores  vindos de diferentes  estados do Brasil e do exterior. Muitas amizades e relações de cooperação resultaram destes encontros.  

A TTOR 2010 visa a criação de performances individuais a partir da abordagem taanteatro. Entendemos que a qualidade e eficácia da comunicação do performer e da performance estão ligadas à sua capacidade de estabelecer e operar tensões intra (paisagem interna do corpo), inter (entre corpos de qualquer natureza) einfra-corporais (campo sócio-político-cultural). 

 

Público alvo  

atores, dançarinos, performers, professores de artes cênicas, profissionais e estudantes de outras áreas do conhecimento interessados em um trabalho intenso de resgate e ampliação de seu potencial expressivo.

Número de vagas: 12

Datas

Oficina:     31 de janeiro a 13 de fevereiro

Chegada:   30 de janeiro (sábado)

Partida:     14 de fevereiro (domingo)

 

Fotos: TTOR 2008  &  TTOR 2009

 

Abordagens teórico-criativas

  • Tensões (intra, inter e infra) 
  • Ent(r)e e acontecimento
  • Pentamusculatura e ecorporalidade 
  • Presença (esquizo)cênica
  • Potência e meta-coreografia
  • Dramaturgia (trans)pessoal

 

Abordagens prático-criativas

  • Mandala de Energia Corporal (considerando o fato de que somos feitos 75%  de  água essa prática foca em relaxamento, oxigenação, flexibilidade, alongamento, tônus, voz e improvisação por meio de uma sequência de 7 danças interligadas: dormir-acordar; zerar; arco-flexa-alvo; o coração e o poder da serpente; estados da matéria; onda; mar-ritmo)
  • Rito de passagem
  • Caminhada
  • Butoh (método Kazuo Ohno)
  • Alongamento Shiatsu 
  • Esforço (trabalha resistência, força, coordenação motora por meio de exercícios baseados em capoeira, artes marciais e esporte)
  • Esqueleto-massagem com bastão, bambu e mantras
  • (Des)Construção de performance a partir da mitologia (trans)pessoal

 

Carga horária total: 120 horas

 

Materiais de estudo

 

“Taanteatro: teatro coreográfico de tensões” - Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek (Azougue Editorial, RJ, 2007).

Este livro será distribuído gratuitamente aos participantes. Outras publicações sobre assuntos diversos como filosofia, mitologia, artes em geral, etc. serão disponibilizados durante a oficina para subsidiar o processo de estudo e criação.

 

Local

O local da oficina mede cerca de 9000 m2 e está localizado no município de São Lourenço da Serra ao sul da cidade de São Paulo (cerca de 50 km do Centro/Praça da Sé). Numa região de mananciais e mata atlântica, ar puro, água de fonte,  piscina, cachoeira na mata. Os trabalhos são realizados em 3 espaços principais: galpão amplo, arejado e iluminado, anfiteatro natural de bambus e na paisagem.

 

Hospedagem  
Em 2 casas. Quartos para 2 e 3 pessoas.

 

Veja: Sítio Taanteatro & TTOR 2006

 

Valor:  R$ 1.500,00  

 

O pagamento inclui: a oficina, material didático, certificado, hospedagem e alimentação.

 

Como pagar?  entre em contato: contato@taanteatro.com

 

Seleção

Envie um e-mail com Carta de Intenção e Currículo Vitae.

1) Carta de intenção: resuma quais são os motivos e objetivos que levam você a querer participar da oficina.

2) Currículo e dados pessoais (nome completo, email, telefone, data de nascimento, profissão, endereço completo)

Carta de intenção e currículo servem para se conhecer melhor o participante e averiguar a compatibilidade entre seus interesses e os objetivos da oficina.

 

Maura Baiocchi

Encenadora, dançarina, coreógrafa, atriz e autora teatral. Criadora da abordagem taanteatro - tema de seu mestrado em Comunicação e Semiótica da PUC/São Paulo. Diretora-fundadora da Taanteatro Companhia. Pioneira da dança butoh no Brasil. Autora do livro "Butoh: dança veredas d´alma" editado pela Palas Athena/SP e co-autora do livro "Taanteatro: teatro coreográfico de tensões" editado pela Azougue Editorial/RJ.

 

Wolfgang Pannek

Diretor, ator, tradutor e produtor. Co-diretor e ator da Taanteatro Cia. desde 1994. Co-autor do livro "Taanteatro: teatro coreográfico de tensões".

 

Alguns comentários / oficinas anteriores

 

Sinto com se estivesse encontrado algo que resignificasse a arte e que posso estudar e desenvolver um novo caminho. Como um renascer após muitas mortes, implosões de estruturas. 

Willian Lopes – ator e diretor teatral – Brasília/DF

 

A residência foi realmente um divisor de águas para nossos trabalhos.
Calé Miranda - diretor teatral – Penedo/RJ

Cátia Costa - atriz e dançarina - Rio de Janeiro

 

Impressionante! Fiquei com a sensação de energia de todo o processo no corpo. Foi realmente muito intenso!!
Shirley Pereira - bailarina - Brasília

 

Depois destes intensos e transformadores quatorze dias de Oficina Residência retornei à “civilização” recém-nascida de mim mesma, na minha imensa alegria de Ser, de Estar e de Viver!

Bianca Livonius – atriz e iluminadora – São Paulo

 

Foi um experiência muito boa. Quinze dias dedicados aquilo que gosto: crescimento e criação. Muito intenso.

Pamela Fernández – bailarina - Buenos Aires/Argentina

 

Coordenadores muito atentos na percepção de cada participante e sua necessidade específica e com respeito pelo tempo interno particular. A observação e o acompanhamento individual enriqueceram o processo criativo. Um território ótimo para fazer brotar as mais diversas sementes.

Araceli Mosich - dançarina - Rosário/Argentina

 

Uma excelente experiência. Me abriu um novo mundo com aprendizados interessantes para o teatro e a vida. Os coordenadores foram muito generosos nas transmissões de ensinamentos e experiências profundas. O método de trabalho personalizado fomenta ao mesmo tempo a interação criativa com os outros. Na interação intensa e estimulante desse grupo heterogêneo houve sempre respeito pelos trabalhos dos colegas: pessoas afetuosas, muito lindo de conhecer. Me envolvi no processo, vivi intensamente e com muita vontade. Foi uma oportunidade incrível, algo tão precioso que não esquecerei.

Rodrigo Marcó del Pont – professor de história, ator e diretor - Ushaia/Terra do Fogo/Argentina

 

A experiência foi um grande ritual, um mergulho, um marítimo. Muitas descobertas sensoriais e energéticas, pessoais e transpessoais, artísticas e filosóficas. As provocações teóricas ressoam e pedem mais. O trabalho físico despertou o corpo e o deixou pronto para a pesquisa. Os pequenos e os grandes rituais se mostraram essenciais, algo a ser cultivado no teatro e na vida. O isolamento permitiu uma escuta sutil de si mesmo e de todas as musculaturas envolvidas. Foi uma experiência de intenso aprendizado, de amor, de troca, de convivência com a diferença, de auto-transformação, que põe em xeque as antigas escolhas e formas de vida. Agradeço a provocação, a força, a dedicação, a paciência. Obrigada pela casa. Agora é partir pra ação.

Juliana Sá – dançarina – Brasília/DF

 

Amigos, saibam que sempre estão ao meu lado quando crio uma obra. Quando me preparo para entrar em cena sempre faço a mandala de energia. Abraços e muito obrigado!!!

Rodolfo Ossés - ator - Córdoba/Argentina

 

Além de muito profundo e inédito para mim, este curso me fez reatar laços muito fortes com a natureza. Me deu equilíbrio e alegria.

Eliane Rizk - atriz e produtora - São Paulo