segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Florianópolis-SC: O Nome Científico da Formiga


hagah

escreveu


O Nome Científico da Formiga

6º Festival Palco Giratório Sesc/SC


O Nome Científico da Formiga, de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, pretende ser uma obra de metalinguagem, que expõe a sua pesquisa de movimentos e fala dela mesma e dos processos de pesquisa que adota. A obra discute e questiona o fazer artístico, fala de liberdade, brinca com a percepção do público. O objetivo é criar uma atmosfera misteriosa que, ao longo da obra, vai sendo revelada. 

É a quinta obra criada pela dupla, que iniciou a sua parceria em 2000, no universo das danças populares. Desde então, vêm desenvolvendo experimentações com modos de combinar os movimentos de diversas danças brasileiras, a técnica do balé clássico e a dança contemporânea. 

A pesquisa de linguagem para a criação coreográfica desta obra foi feita através de 1800 fotos dos processos de pesquisa da dupla que resultaram nas obras do seu repertório. São imagens de Somtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), que foram tratadas em um processo de colagem, reciclando os materiais originais destas coreografias. 

Sobre a dupla 
Ângelo Madureira, iniciou sua formação em dança aos três anos, na vivência do dia-a-dia com os artistas populares e com sua família. Durante 7 anos foi solista do Balé Popular do Recife, onde assumiu a direção e a coreografia em 1995. Dois anos mais tarde ingressou na na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo. Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio. 

Ana Catarina Vieira iniciou seu percurso em dança aos oito anos. Estudou o método Vaganova com Sacha Svetloff, responsável por sua formação artística, e dedicou-se também ao condicionamento físico e à ginástica olímpica. Formou-se em Danças Populares Brasileiras com Ângelo Madureira e em Danças dos Orixás com Armando Vallado. Em 1998, foi convidada a fazer parte da Cia Cisne Negro, onde atuou como solista. Trabalhou com coreógrafos como Patrick Delcroix, Mark Baldwin, Itzik Galili, e Marc de Graef, dentre outros.


Concepção

Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Coreografia

Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Direção

Fernando Faro

Elenco

Ana Catarina Vieira , Carolina Coelho , Ana Noronha e Ângelo Madureira

Duração

60 minutos

Classificação

14 anos

Sobre o evento
De 1 a 30 de setembro, os catarinenses poderão assistir a mais de 200 atrações culturais gratuitas, entre apresentações teatrais, espetáculos musicais, sessões de cinema, oficinas, conferências e debates. Durante todo o mês, o evento apresenta, diariamente, uma variedade de espetáculos com grupos e companhias de oito estados - Amazonas, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul - além de produções catarinenses.

Além da Capital, outras cidades do Estado recebem o festival: Joinville, Chapecó, Lages, Itajaí, Tubarão, Blumenau e Jaraguá do Sul.


Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)

Rua Marechal Guilherme, 26
Centro - Florianópolis

Telefone(s):

(48) 3028-8070

(48) 3028-8071


Horário(s):  30/09/2009 - Quarta, às 21h

Preço(s): GRÁTIS


saiba mais