terça-feira, 23 de setembro de 2008

Fuerzabruta em São Paulo


Fuerzabruta em São Paulo


Entre 24-09-2008 e 12-10-2008
terça a sexta-feira, às 21h
sábado, às 18h e 21h
domingo, às 17h e 20h

Parque Villa Lobos
(av. Queiroz Filho, s/nº, São Paulo tel. 0/xx/11/6846-6000)
Ingressos de R$ 120 a R$ 150




Pela primeira vez no Brasil Fuerzabruta será apresentado, com curta temporada, de 24 de setembro a 12 de outubro, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.
Assistido por milhares de pessoas em várias partes do mundo, Fuerzabruta surgiu como mais um projeto do grupo argentino DE LA GUARDA. A criação é do diretor Diqui James e do compositor e diretor musical Gaby Kerpel.

  Informações sobre a venda de ingressos:
      (11) 6846-6000
  Vendas de Ingressos online:






Fuerzabruta

Assistido por milhares de pessoas em várias partes do mundo, espetáculo chega ao Brasil para curta temporada


Pela primeira vez no Brasil Fuerzabruta faz curta temporada no Parque Villa Lobos. Fuerzabruta surgiu como mais um projeto do grupo argentino De La Guarda. A criação é do diretor Diqui James e do compositor e diretor musical Gaby Kerpel. Segundo o diretor o espetáculo tem grande inspiração no Brasil, principalmente no carnaval e na energia que festa passa ao público.

O show vai do silêncio até um nível musical que atinge muitos decibéis e exploram todas as emoções da platéia. Entre jogos de luzes, corpos suspensos, inúmeros movimentos e musicalidade os atores, que freneticamente desafiam a gravidade, envolvem o público e tudo se transforma em algo único, real e de grande força cênica. No inicio do espetáculo, o público se depara com um homem, sustentado por um cabo de aço, que está no meio de corrida insana, sob uma esteira rolante, explodindo paredes e passando por vários cenários.

      continua ...






"Fuerzabruta" estréia em SP seu teatro violento e vertical

DAYANNE MIKEVIS
da Folha Online

O criador Diqui James rejeita comparações com o circo, mas definir o espetáculo "Fuerzabruta", que estréia nesta quarta-feira em São Paulo, sem lembrar das artes do picadeiro --em suas versões modernas, com luz, cor e efeitos-- é praticamente impossível.

A raiz da apresentação vem do teatro, é sem texto e a expressividade é basicamente corporal. O espetáculo também empresta muito da dança e a música faz com que o espectador, que fica de pé durante a apresentação, tenha a impressão de estar em uma rave colorida, com bailarinos dançado nas paredes e cortinas esvoaçantes que passam perto das cabeças. Vejavídeo sobre o espetáculo.




Acesse o site oficial   

fuerzabruta       






    Assista ao vídeo promocional






22 a 29-09-2008, em Teresina-PI: MAPAS DO CORPO

 
Brasil Portais   

e s c r e v e u    
 

 
Intermediar o que acontece na arte contemporânea e trazer a comunidade para dentro do teatro através de questionamentos. Essas são algumas das premissas que formam a base do projeto Mapas do Corpo, encontro trimestral realizado pelo Teatro Municipal João Paulo II que acontece de 22 a 29 de setembro.

Em sua terceira edição, o projeto firma parceria com o Instituto Camões, de Portugal, e traz o solo "Última Chamada", de Rafael Alvarez. A programação, que será divulgada em breve, terá palestras, workshops, discussões, lançamento de
livro e espetáculos – tudo isso aliando teoria, prática, arte e cidadania em torno da idéia do corpo na arte e na sociedade atual. (L.S)
 
Leia         
m a i s  
 
Instituto Camões no Brasil: Projeto Mapas do Corpo acontecerá em Teresina
Projeto Mapas do Corpo acontece entre os dias 22 e 29 de setembro no Teatro JP2
 
 
 

Dança Pará Festival: 01 a 10-10-2008

 
 Jornal Meio Norte escreveu:
 
 

A Cia. de Arte estará realizando em outubro de 2008 o Dança Pará

A Cia. de Arte Produções (Belém-PA) estará realizando no período de 01 à 10 de outubro de 2008, o "DANÇA PARÁ festival",contribuindo assim, no desenvolvimento e valorização profissional, oferecendo informações da dança na atualidade, sua linguagem técnica e experiências práticas e teóricas, ressaltando sua grande importância como agente fomentador de público e turismo.
O "DANÇA PARÁ" é reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte – FUNARTE / MinC, contando com a parceria do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém e empresariado local, tendo à frente o produtor cultural Darley Quintas e o coreógrafo Maurício Quintairos, além da competente equipe da Cia. de Arte Produções.
Neste período Belém do Pará, se transforma na "Capital Brasileira da Dança", registrando um número expressivo de profissionais e personalidades da dança nacional e internacional atingindo em média 100 companhias de dança e aproximadamente 30.000 (trinta) mil pessoas na programação diversificada que o evento oferece, como: Mostra de Dança, Mostra Competitiva de Dança, Circuito de Dança nos Centros Culturais, Vídeo Dança, Fórum de Debate, Palestras, Workshops, Exposição, entre outros.
 
(por Liliana Pedrosa)
 
Acesse também no Idança.net, ou na postagem de 11-09-2008, apresentações, workshops, vídeos, filmes, mostra competitiva e outros.
 
 

Dança Brasil informa 22.09


 Luciana Mayumi

        escreveu


Espetáculo Jardim de Tântalo









De 25 a 28 de setembro, a Cia. Borelli de Dança refaz um percurso de 11 anos e produz o espetáculo Jardim de Tântalo no Teatro de Dança. 


Workshop – Audição

Cia de Dança para Eventos, com direção de Dinah Perry, promove workshop de dança contemporânea para selecionar bailarinos e bailarinas para trabalhos em festas e eventos. 


 Re-Sintos 2008








Uma criação da Muovere Cia. de Dança
27/Set a 12/Out - sábados e domingos, 21h.
11 e 12/out, 18h
Ensaios abertos senhas: 17h
Sala 309 Usina do Gasômetro
Informações: tel.: 9915-4946


Inscrições: IX Festival de Dança de Rio das Ostras






Inscrições Grátis até 15 de outubro de 2008.
15.000,00 Reais em Prêmios.
IX Festival de Dança de Rio das Ostras de 18 a 23 de Novembro de 2008.
Mais informações e inscrições:


Cartola

A Cia Paulista estreou o espetáculo em novembro de 2006, e reestreou em julho de 2008 no SESC santana com lotação esgotada, agora repete uma unica récita.


Dança em foco

Em sua sexta edição nacional, o projeto Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança chega a Salvador. 


ESPETÁCULO










A inspiração poética da obra de Fernando Pessoa e seus heterônimos movimentam a primeira parte de uma trilogia que a Companhia H propõe dançar em homenagem ao poeta e escritor português. Neste espetáculo, o heterônimo Álvaro de Campos ". O espetáculo é coreografado e dirigido por Ivan Motta, dançado por Beto Volkmann, Cristiane Figueredo, Mariano Neto e Rossana Scorza. 


Projeto Mapas do Corpo acontecerá em Teresina

Projeto Mapas do Corpo acontece entre os dias 22 e 29 de setembro no Teatro JP2. 


TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Programação de outubro de 2008. 


Inscrições para a seleção do Bolshoi

As inscrições para a seleção da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil encerram-se no dia 30 de setembro. 


Espetáculo - Q’EU ISSE










Milton Nascimento, Bia Lessa, Pedro Pederneiras se unem ao coreógrafo Rui Moreira para criar o novo espetáculo da Cia de dança SeráQuê?
DE 16 DE OUTUBRO A 02 DE NOVEMBRO DE 2008 


Luciana Mayumi

Bacharel e Licenciada em Dança

Drt.: 12.465]

 Visite: www.artescoreograficas.com

ATENÇÃO NOVO EMAIL:  luciana@artescoreograficas.com



leia mais sobre    

Espetáculo Jardim de Tântalo  
21-09-2008      
12-09-2008       
26-08-2008        

Workshop – Audição  
10-09-2008      
08-07-2008       
 
Re-Sintos 2008  
05-09-2008      

Dança em foco  
17-09-2008      

Espetáculo - Q’EU ISSE  
23-09-2008      
11-09-2008       


Cia SeráQuê? em São Paulo


Franciane de Paula     

e S c r e v E u   

Olá a todos,

venho convidá-los para assistir aos espetáculos da dança da Cia SeráQuê?, Belo Horizonte, em sua temporada de São Paulo.


"ESQUIZ"
SESC Santana - Dia(s) 26/09 Sexta, às 21h.


Espetáculo cênico musical inspirado nas manifestações de fé dentro dos festejos religiosos afro-mineiros, mas especifimente no sincretismo apresentado nos festejos dedicados a Nossa Senhora do Rosário, nas danças, nos cantos, nas saudações e nos conflitos míticos. Com a Companhia SeráQue? – MG. Concepção geral e direção coreográfica: Rui Moreira.

"Q'EU ISSE"

Milton Nascimento, Bia Lessa, Pedro Pederneiras se unem ao coreógrafo Rui Moreira para criar o espetáculo Q'Eu Isse, da Cia de dança SeráQuê?, de Belo Horizonte. Este é o segundo trabalho de uma trilogia que investiga as noções da identidade brasileira, especialmente a parcela da população afro-descendente.
Por meio da dança é retratada a miscigenação cultural do branco, negro e indígena no Brasil. Os intérpretes se apropriam ainda de textos inspirados nos livros Sortilégio, de Abdias do Nascimento, e Condenados da Terra, de Frantz Fanon.

Ficha Técnica
Direção: Rui Moreira
Coreografia: Rui Moreira e elenco
Elenco: Bete Arenque, Charles Davidson, Dewson Mascote, Franciane de Paula, Jussara Ferreira, Leonardo Bboy, Priscila Patta, Rodrigo Peres, Rui Moreira, Vanessa Assis
Trilha sonora: Milton Nascimento
Cenografia e figurinos: Bia Lessa




clique  
n  a   
imagem    
p a r a     
ampliar      


Franciane de Paula
31 8478-2202
11 8809-7646

acesse também 11-09-2008


Prática de Tango


Thelma Pessi  

  escreveu



c l i q u e
na   imagem   para
a  m  p  l  i  a  r


Oficina Raymundo Costa



 escreveu


Oficina: Estratégias de Alinhamento e Alongamento

Coordenador: Raymundo Costa


Alinhamento apropriado e equilíbrio não são vistos como um estado inerte, mas como um processo dinâmico de ajustamento e modificações da posição do peso do corpo no espaço. A idéia básica é que a postura deveria ser sem esforço. Boa postura é mais um processo ativo do que estático. 


Partindo deste princípio da técnica “Release”, que trabalha com o imaginário anatômico interno, esta aula propõe e incentiva o aluno a auto- observação e pesquisa, ajudando-o a encontrar uma maneira mais adequada de alinhar e alongar seu corpo. Através de uma conscientização corpo-mente, em exercícios individuais, exercícios desenvolvidos a dois (para um alongamento passivo) e em contato com a parede, ao final da aula o aluno experimentará movimentos de técnica de dança contemporânea para percepção dos efeitos produzidos pelos exercícios apresentados.



Público alvo: Profissionais e estudantes com alguma experiência em dança contemporânea. 

Local: Sede do Balé da Cidade de São Paulo

Rua: João Passaláqua, 66 Bela Vista.

Data: Terça e quinta-feira de 30/09 a 16/10

Horário: l6h00 às 17h30

Inscrições: enviar carta de intenção e currículo até o dia 24/09 (a confirmação será enviada até o dia 26/09) para baledacidade@uol.com.br

GRATUITO

Vagas: 15 participantes

 

Maiores informações www.amigosbaledacidade.com.br



Eutonia e o Corpo na Contemporaneidade


Luciana Cristina Nunes M. da Silva 
 
e s c r e v e u   



 clique na imagem
   para
     ampliar


Curitiba-PR: De Esconder para Lembrar


H A G A H    

e s C r e V e u       


O espetáculo De Esconder para Lembrar é da Companhia Mineira Meia Ponta e chega a Curitiba para duas apresentações. A peça ultrapassa as estruturas tradicionais das histórias infantis. A poética coreografia dos sonhos, limites, medos e alegrias que fascinam e desafiam as crianças tem a proposta de despertar pais e filhos para o universo criativo da dança. 

Inês Amaral, Tuca Pinheiro, Priscila Fiorini e Liana Sáfadi dão vida a um painel de brincadeiras memoráveis e imagens sensíveis, refletindo um cotidiano lúdico, marcado por um jogo de cena e cantigas que estão guardados na memória de todos nós. O espetáculo leva pais e filhos a refletirem sobre a infância, suas alegrias e, também, suas angústias, como os medos do escuro e de assombrações. 

Ficha técnica:
Criadores: Denise Stutz, Inês Amaral, Liana Sáfadi, Priscila Fiorini, Tuca Pinheiro e Violeta Vaz 
Intérpretes-criadores: Inês Amaral, Liana Sáfadi, Priscila Fiorini e Tuca Pinheiro 
Criação de cenário, figurino e design gráfico: Marcelo Xavier 
Criação de Luz: Telma Fernandes


Assistência de DireçãoTuca Pinheiro
CompanhiaCompanhia Mineira Meia Ponta
Direção(coreográfica e de cena) Denise Stutz
Direção GeralMarisa Monadjemi
ElencoInês Amaral, Priscila Fiorini , Tuca Pinheiro e Liana Sáfadi
Trilha SonoraPesquisa realizada pelo grupo


ACT - Ateliê de Criação Teatral  

Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305  
São Francisco - Curitiba  

Telefone(s): (41) 3338-0450 / (41) 3338-6189  
Horário(s): De 27/09 a 28/09/2008 - Sábado, às 21h; Domingo, às 20h  
Preço(s): R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)  
Onde comprar: No local  


Curitiba-PR: I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP



    E s c R e v e U


IV Mostra de Dança da Faculdade de Artes do Paraná apresenta oficinas, palestras e apresentações de alunos e convidados. A novidade deste ano é a inauguração do formato Simpósio. Serão acadêmicos do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Bahia discutindo temas pertinentes à dança, enquanto área de conhecimento. 

A maioria das atividades acontece na Casa Hoffmann, mas fique atento para as exceções: o Café com Dança, no Vila Arte, e o DeBate Papo, no Sesc Água Verde. 



Programação: 

22 de setembro – segunda-feira 
8h30 - Abertura Oficial, com a presença da diretora da FAP, Rosane Schlögel; da coordenadora do curso de Dança da FAP, Cristiane Wosniak; da chefe do departamento de Dança da FAP, Rosimara Viol; e da coordenadora de Dança da Fundação Cultural de Curitiba - FCC, Marila Velloso. 

9h30 – Mostra Grupo de Dança da FAP: 
Não Expor ao Sol: Vida e Videoclipe. Proponente: Luciana Navarro. 

10h às 12h – Palestra: 
Umwelt, de Maguy Marin, com Vera Torres (Florianópolis-SC). 

14h às 16h – Mostra Work in Progress: Carolina de Nadai (
DES), Antero da Cunha (Dançando Degas), Peter Abudi (Liberdade Restrita), Gabriel Bueno (A Caverna Sonora), Déborah Atherino (A Mesa Está Posta), Thaís Catharin (Regras e Comportamentos), Letícia Honorio (Universo Vertebral). Mediação: Gladis Tridapalli (Curitiba-PR). 

23 de setembro - terça-feira 
8h15 às 9h30 - Painel: Produção de Conhecimento em Dança - Diálogos teórico-práticos. Juliana Lorenzi (Forma do Fundo), Thábata Liparotti (Adaptabilidade do Corpo no Ambiente), Gabriel Bueno (A Caverna Sonora) e Candice Didonet (Escrever, Dizer, Dançar?). Mediação: Gladis Tridapalli. 

9h30 – Lançamento do livro: 
Dança Cênica – Volume 1, com Vera Torres. 

10 às 12h - Mostra Work in Progress: Angélica Gallardo (
Gestos do Cotidiano em Cena), Emanuella Kalil (autocrítica), Caroline Martins e Naiana Wöhlke Cé (Sonoro), Thamy Baij (Sagrado em Cena), Daiane Camargo (DesOrdem), Aline Vallim e Gabriel Bueno (O Corpo Sonoro) e Manoela de Paula Ferreira (Cada Corpo Tem sua Dança). Mediação: Andréia Nhur (Sorocaba-SP). 

14h às 15h30 – Oficina: 
Corpo, Imagem e Ação, com Renata Roel (Curitiba-PR). 

19h30 – Mostra de Artistas Convidados: Inês Drumond e Peter Abudi (
Coisas Frágeis). Mostra Intercorpos. Yiuki Doi (Ainda é Rosa) e Juliana Adur (Cuidado! Frágil). 

24 de setembro - quarta-feira 
8h15 às 9h30 - Painel: Apresentação da pesquisa de mestrado Procura-se Denilto Gomes: Um Caso de Desaparecimento no Jornalismo Cultural", com Andréia Nhur. 

9h30 – Mostra Grupo de Dança da FAP: 
Ucronico. Proponente: Mariana Batista. 

10 às 12h – Oficina: 
Dança é: Posicionamento e Ação no Mundo, com Marila Velloso (Curitiba-PR). 

14 às 16h - Mostra Work in Progress: Juliana Lorenzi (
Forma do Fundo), Clarissa Cappellari (Nome Indefinido), Flávia Mattos (P/m=Construção), Leandro Vieira (Política Adormecida), Ana Carolina Gontijo e Anna Knapp (Corpos Expostos à Venda), Caroline Pellegrini (Interferência), Annemarie Barth Baka (Jazz: Minha Dança, Minha Vida) e Candice Didonet (Nuvem Particular). Mediação: Giancarlo Martins (Curitiba-PR). 

16h30 – Café 

19h30 – Palestra: 
Políticas Públicas de Dança, Um Processo Co-Evolutivo, com Marila Velloso. *Essa palestra faz parte do DeBate Papo - Etapa Dança, do Sesc Água Verde. [Endereço: Rua República Argentina, 944]. 

25 de setembro - quinta-feira 
8h15 às 9h30 – Painel: Apresentação da pesquisa de mestrado 
O Processo Educacional é Criação Compartilhada, de Gladis Tridapalli. 

10h às 12h – Palestra: 
O Que Me Diz Essa Obra de Arte? com Eliana Rodrigues (Salvador-BA). Mediação: Cristiane Wosniak (Curitiba-PR). 

14h às 15h30 – Oficina: Divulgando trabalhos artísticos, com Emanuella Kalil (Curitiba-PR). 

16h às 17h – Mostra de Artistas Convidados: 
Coletivo Brincante – Clayton Leme e Sílvia Nogueira (Embolação). 

19h30 Mostra 
Intercorpos: Rosemeri Rocha (Foz), Mariana Batista (Entretempos) e Luciana Navarro (Pública). 

26 de setembro - sexta-feira 
8h15 às 9h30 – Palestra: 
Encontro de Artistas Contemporâneos de Dança da Região Sul – Ação Paraná, com Cinthia Kunifas, Mônica Infante, Michelle Martins e Wilson Sagae (Curitiba-PR). 

9h30 - Mostra Grupo de Dança da FAP: 
Uno. Proponente: Rosemeri Rocha. 

10 às 12h – Palestra: 
Técnica-Criação: Possibilidades de um Pensamento Contemporâneo, com Ana Carolina Mundim. Mediação: Mônica Infante. 

14h às 18h – Oficina de dança contemporânea, com Ana Carolina Mundim e Fernando Aleixo (ambos de Campinas-SP). *A oficina integra a programação de workshops da Coordenação de Dança da FCC. Informações sobre o custo: 41 3321-3228. 

19h – Mostra Intercorpos: Camila Chorilli (
Desesperando). Mostra Bolsa Estruturação Coreográfica da Coordenação de Dança da FCC: Luciane Figueiredo e Clóvis Cunha (Próteses e Corpo Ficcional). 

27 de setembro - sábado 
14h às 18h – Oficina de dança contemporânea, com Ana Carolina Mundim e Fernando Aleixo. 

16h – Café com Dança, no Vila Arte. Convidada: Candice Didonet (São Paulo-SP,
Pés Descalços Caminham). Mostra Intercorpos: Vídeo - Projeto Observatório apresentado em Belo Horizonte, e Juliana Alves (Movo Minhas Pernas para Irrigar Meu Peito). [Endereço: Rua Saldanha Marinho, 76, Sala 03 – Centro] 

19h – Mostra Bolsa Estruturação Coreográfica da Coordenação de Dança da FCC: Luciane Figueiredo e Clóvis Cunha (
Próteses e Corpo Ficcional) e Renata Roel (Entre os Dois Lados). 

28 de setembro – domingo 
10 às 13h – Oficina de dança contemporânea, com Ana Carolina Mundim e Fernando Aleixo. 

12h às 14h – Dança de Portas Abertas (
Jam-Session). Mostra Intercorpos: Mábile Borsatto (Mábile e o Móbile - Síndrome da Dúvida Absoluta). Mostra Grupo de Dança da FAP: Calafrios no Pêlo. Proponente: Renata Roel. 

19h – Mostra Bolsa Estruturação Coreográfica da Coordenação de Dança da FCC: Luciane Figueiredo e Clóvis Cunha (
Próteses e Corpo Ficcional).

Ficha Técnica: 
Coordenação: Rosemeri Rocha 
Coordenação de Extensão: Helio Sauthier 
Idealização: Rosemeri Rocha, Giancarlo Martins e Gladis Tridapalli



Casa Hoffmann

Rua Doutor Claudino dos Santos, 58
São Francisco - Curitiba

Telefone(s): (41) 3321-3228 / (41) 3321-3232
Horário(s): Confira a programação e os horários dos eventos no roteiro
Preço(s): GRÁTIS