sábado, 22 de novembro de 2008

Curitiba-PR: Da África para o Brasil


hagah
escreveu


Semana da Cultura Negra

Da África para o Brasil


Há 16 anos a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap), por meio do Grupo Afro Cultural Ka-naombo, atua com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura negra, procurando, através das manifestações artísticas afro-brasileiras, eliminar conceitos, desconstruir padrões comportamentais e reunir pessoas dispostas a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, ao longo desses anos o Ka-naombo pesquisa a dança afro e suas diferentes variações no território brasileiro.

Da África para o Brasil, mais do que um espetáculo de dança, é um projeto permanente de pesquisa, que é desenvolvido pelo grupo. O roteiro do espetáculo procura relatar a conexão intercontinental, isto é, o resgate da dança praticada na África - dança afro tribal - e a sua resistência no Brasil - danças afro-brasileiras. A dança afro tribal se identifica com as ideologias e representações da variadas tribos africanas e suas tradições. Ela envolve movimento, energia, ritmo e criação, onde expressa toda a garra e resistência da cultura africana.

A dança afro no Brasil vem seguida de diversas modalidades das danças populares, ampliando e explorando os movimentos simbólicos, a fim de resgatar elementos representativos da cultura afro-brasileira.

O início do show se dá na África, com toda a diversidade de suas tribos e grupos, mostrando neste primeiro bloco a dança tribal mais "selvagem” (ao som de batidas fortes de tambores). As expressões corporais dão destaques para os acontecimentos da vida africana nas tribos, quando, por exemplo, é comemorado com dança, o nascimento, a morte, o plantio, a colheita. Para fazer a passagem do tráfico dos povos negros para o Brasil, o grupo apresenta a coreografia Da África para o Brasil uma Outra História, que leva o título do espetáculo.


Cenografia

Alexandre Porto

Coreógrafo

Demerval Silva e Denise Camargo

Direção

Enrique Gaio e Mirian Venâncio

Elenco

Aline Felício, Denise Camargo, Diorlei Aparecido, Fernanda Santiago, Gilvane Gomes Ribeiro, Laremi Paixão, Leandro Magalhães, Mirian Venâncio e Vera Paixão

Grupo

Grupo Afro-Cultural Ka-Naombo

Iluminação

Alexandre Porto

Percussão

Alexandre Porto, Jedaías Rodrigues, Keny Adubi e Priscila Rodrigues

Produção

(Assessoria de Produção) Mirian Venâncio e (Assessoria de Produção) Enrique Gaio

Texto

Vera Paixão

Duração

45 minutos



Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Rua Quinze de Novembro, s/n°
Centro - Curitiba


Horário(s):

23/11/2008 - Domingo, às 15h


Preço(s):

GRÁTIS




saiba mais



Joinville-SC: Balé Mazowze da Polônia


h a g a h  
 e s c R E v e u


Balé Mazowze da Polônia


A companhia polonesa Mazowze apresenta seu espetáculo com canções típicas, danças regionais e mais de 800 trajes coloridos que representam o folclore de vários recantos da Polônia. Seus espetáculos já foram vistos em 50 países e por 16 milhões de espectadores.

Os integrantes do Mazowze são bailarinos e cantores profissionais e têm uma formação musical profunda. A parte musical do Mazowze e a responsabilidade pela Orquestra Sinfônica cabem a Bogus³aw Krêgielewski e Tadeusz Nieæko.
Num repertório eclético a companhia apresenta canções populares, bailes e vestidos de 41 regiões da Polônia, além de composições de Chopin, Moniuszko, Micha³ Kleofas Ogiñski, Józef Elsner.
No repertório do coro também estão contempladas canções de Natal, Quaresma e Páscoa, canções da Varsóvia, e de outras 50 nações como a Argentina, Austrália, Bélgica, China, França, Indonésia, Israel, Japão, Lituânia, México, Alemanha, Rússia e Itália.

O balé nacional da Polônia, Mazowze, foi fundado em 1948 pela iniciativa do professor Tadeusz Sygientyn´ska, compositor e entusiasta do folclore, e da atriz Mira Zimin´ska- Sygietyn´ska. A companhia tinha como objetivo salvaguardar o folclore polonês e difundí-lo entre novas gerações.


Centreventos Cau Hansen

Avenida José Vieira, 315
América - Joinville

Telefone(s):

(47) 3025-2729


Horário(s):

23/11/2008 - Domingo, às 20h


Preço(s):

Inteira: R$ 10 e meia-entrada (estudante, idoso ou doação de 1kg de alimento) R$ 5



saiba m a i s  



São Paulo: HEROMATIK


HEROMATIK

Centro Cultural São Paulo – praça da biblioteca. Centro 

 Dia 23, 20h. Grátis

Dir. e coreografia: Thomas Lehmen.
Dança contemporânea.
40 min.
Livre.

Fazendo analogia à figura do herói, o espetáculo empreende uma jornada que vai além das fronteiras, operando na área do conhecido e do desconhecido, lidando com relações indefinidas.





São Paulo: Estúdio de Artes Cenicas e Danças



e s c r e v e u  



ESTUDIO PONTO A - DANÇAS E ARTES CENICAS - AULAS E HORÁRIOS
 
 OFICINA DE TEATRO 
"LETRAS DE MÚSICAS, UMA PERFORMANCE TEATRAL" com Felice Souzatto
Em Dezembro de 8 a 14 com turmas Manhã, Tarde e Fim de Semana. Consulte condições. 


AULAS DE DANÇA

- SEGUNDAS
Hip-Hop - das 19:00 as 20:00 
Ballet Adulto - das 20:30 às 21:30

- TERÇAS
Sapateado Intermediario - das 20:30 às 22:00
ZOUK Caribenho - das 21:00 às 22:30

- QUARTAS
Dança de Salão - das 19 às 20:30
Tango - das 20:15 às 21:45
Ballet Adulto - das 20:30 às 21:30

- QUINTAS
Dança de Salao - das 20:00 às 21:30
Sapateado Intermediario - das 20:30 às 22:00

- SÁBADOS
Sapateado Iniciante - 10:00 às 11:00
Jazz Iniciante - das 10:30 às 12:00
Dança de Salão - das 14:00 às 15:30 
Dança de Salão - das 16:00 às 17:30 



Alugamos também salas para ensaios de grupos e aulas particulares
Salas de dança com espelhos e piso especial. Mini-teatro para cênicas. 
Para informações diretas ligue 11-2843.8867 ou
Visite também em nosso site na internet ´estudiopontoa com br´



CAxias do Sul-RS: No limite – Dançando conforme a música


 H A G A H
E S C R E V E U  


No limite – Dançando conforme a música


A obra coreográfica é composta por partituras musicais e de movimento corporal que revelam tons do confinamento a que o indivíduo contemporâneo sente-se compelido a enquadrar-se.


Direção

Maribel Gadens



Teatro do SESC

Serviço Social do Comércio (SESC)
Rua Moreira César, 2462
Pio X - Caxias do Sul

Telefone(s):

(54) 3221-5233


Horário(s):

23/11/2008 - Domingo, às 19h


Preço(s):

Dois quilos de alimento não-perecível


Onde comprar:

Retirada somente antecipada no local



s a i b a M A I S



Porto Alegre em Cena


 Silvia Geraldi <silviagerald@anhembi.br>
escreveu  


PORTO ALEGRE EM CENA FAZ ANÁLISE DE PROJETOS

A coordenação do Porto Alegre em Cena, festival internacional de teatro, dança e música, realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, já está analisando obras para participarem da edição de 2009. Grupos nacionais podem encaminhar seus projetos para a 16ª edição do festival, que acontece entre os dias 8 e 21 de setembro de 2009. Para participar da seleção, que vai até 31 de março, é necessário enviar fotos, release, rider técnico e um DVD com o espetáculo na íntegra para:

SOLAR PARAISO/ trav. Paraíso, 71, Porto Alegre, RS/ CEP: 90850-190/
Informações: www.poaemcena.com.br

 

CPT: INFORME nº 89/ 2008


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO <informe1@cooperativadeteatro.com.br>


ESCREVEU




MOSTRAS E FESTIVAIS DA COOPERATIVA VENCEM EDITAL DO ProAC

Cinco projetos da Cooperativa Paulista de Teatro conquistaram patrocínio do Edital ProAC 08/2008  Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte no Estado de São Paulo. Entre esses projetos está a IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, contemplada com 90 mil reais.

Os demais projetos da Cooperativa ganhadores do incentivo são o IV Festcal – Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo (90 mil reais); o IV Visões Urbanas – Festival Internacional de
Dança em Paisagens Urbanas (90 mil reais); a 2ª Mostra (In)Dependente de Dança (60 mil reais); e o III Colóquio Pyndorama Mostra de Mímica Contemporânea (30 mil reais).



ORÇAMENTO 2009 - MOBILIZAÇÃO

Por orientação do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, na última reunião do Diálogos Culturais, em São Paulo, a classe teatral paulista deverá se mobilizar para garantir a implementação de verbas para o setor no orçamento de 2009.

Por esse motivo, pede-se ao cooperados que enviem e-mails aos relatores do orçamento como forma de pressão política para garantir os recursos pleiteados pela comunidade teatral e pelo ministério.

O destinatários das mensagens são o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE) – relator setorial, da Comissão Mista do Orçamento – e o senador Delcídio Amaral (PT-MS) – relator geral do Orçamento – que têm, ambos, importância vital neste processo.

O texto a ser enviado pode ser o seguinte:

Assunto da mensagem:
Arte e Cultura no Orçamento 2009

Prezado senador Delcídio Amaral,
Prezado deputado Bruno Araújo,

Escrevo aos senhores para solicitar o máximo de atenção à emenda ao Orçamento "FOMENTO A PROJETOS EM ARTE E CULTURA", encaminhada pela Comissão de Educação e Cultura do Senado.

As verbas para área têm sido escassas, sobretudo no que se refere às artes cênicas; os recursos destinados ao setor terão, portanto, grande impacto na produção cultural incentivada pelo MinC e pela Funarte.

Com uma verba pertinente às aspirações da classe artística, poderemos desempenhar – com o apoio do Estado – as três esferas preconizadas pelo Plano Nacional de Cultura: a arte como dimensão simbólica, cidadã e econômica.

Num ano em que a crise econômica mundial coloca uma sombra sobre a economia nacional, torna-se imperativa a sensibilidade dos senhores em relação a uma das áreas vitais para o desenvolvimento do país.

Cordialmente,
ASSINATURA, ator/atriz/técnico/dramaturgo, etc.

Contatos dos Parlamentares:

DEPUTADO BRUNO ARAÚJO
Telefone:(61) 3215-5360
Fax:(61) 3215-2360
dep.brunoaraujo@camara.gov.br

SENADOR DELCÍDIO AMARAL
Telefone: (61) 3311-2451 a 2455
Fax: (61) 3311-1926
delcidio.amaral@senador.gov.br
falecom@delcidio.com.br



VII FEVERESTIVAL - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAMPINAS

As inscrições de espetáculos para o VII Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas ocorrem somente até o dia 24 de novembro (os materiais devem ser postados de modo a chegar ao organizadores até no máximo dia 26/11).

O festival acontecerá de 1º a 20 de fevereiro. Acesse www.feverestival.com.br e leia o regulamento.


PiA FraUs SELECIONA ARTISTAS

O grupo PiA FraUs, que em 2009 completa 25 anos de carreira, promoverá nos meses de novembro e dezembro uma audição para selecionar novos artistas para dois espetáculos de seu repertório: Bichos do Brasil e Gigantes de Ar.

Os interessados serão avaliados em mais de uma etapa: análise de currículos, carta de interesse, entrevista e teste prático.
Público alvo: atores, bailarinos, bonequeiros e artistas circenses (com DRT).
Requisitos: Bichos do Brasil - ter alguma experiência em dança e manipulação de bonecos - para ambos os sexos; Gigantes de Ar - atores (homem), com alguma experiência em manipulação de bonecos; artistas circenses e atores/atrizes com experiência em circo (principalmente acrobacias de solo).

Para participar da audição é necessário enviar currículo e carta de interesse para o e-mail:
oficina@piafraus.com.br, até o dia 26/11. Outras informações sobre o grupo e seus espetáculos podem ser obtidas no site www.piafraus.com.br 



PORTO ALEGRE EM CENA FAZ ANÁLISE DE PROJETOS

A coordenação do Porto Alegre em Cena, festival internacional de teatro, dança e música, realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, já está analisando obras para participarem da edição de 2009. Grupos nacionais podem encaminhar seus projetos para a 16ª edição do festival , que acontece entre os dias 8 e 21 de setembro de 2009. Para participar da seleção, que vai até 31 de março, é necessário enviar fotos, release, rider técnico e um DVD com o espetáculo na íntegra para:

SOLAR PARAISO/ trav. Paraíso, 71, Porto Alegre, RS/ CEP: 90850-190/
Informações:
www.poaemcena.com.br

EDITAL CONVITE 2009 DO SESI

Estão abertas as inscrições para o Edital Convite 2009 do SESI - Cadastramento de Profissionais e Seleção de Projetos Culturais.
Os projetos para o Teatro do SESI - São Paulo, Espaço Mezanino, Centro Cultural SESI Vila Leopoldina, Circuito SESI de Produções Teatrais Inéditas e Viagem Teatral poderão ser inscritos até o dia 5/12.

Clique aqui e acesse o edital, a ficha de inscrição e as informações sobre os palcos disponíveis.


COTA DE INGRESSOS PARA COOPERADOS

1- O grupo Teatro da Travessia oferece 10 ingressos gratuitos aos cooperados (somente para a estréia do sábado, dia 22/11, e para domingo, dia 23/11) para o espetáculo Dias Raros. Para obter as entradas é necessário efetuar reserva pelo telefone (11) 7408-5152 [Lígia]
Horário: sábado 21h; domingo 19h. Local: Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37)

2- O grupo Sobrevento disponibilizará 40 ingressos gratuitos do espetáculo Orlando Furioso: 20 ingressos no sábado, dia 22/11 e  20 ingressos no domingo, dia 23/11.

Local: Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra (sábado, às 21h, domingo, às 20h)Os interessados devem apresentar a carteira de sócio ou outro documento comprobatório na bilheteria do teatro.

3- A Cia. Corpos Nômades realizará o evento RELINCHOS DA ALMA, nos dias 26 e 27 de novembro, às 21h30, no SESC Santana. A produção disponibilizará 50 ingressos gratuitos por apresentação para cooperados. Trata-se de um evento cênico e literário envolvendo apresentações de trechos do novo espetáculo da Cia. Corpos Nômades, que estreará em março de 2008. Com um formato de leitura dramática performática e com palestras que abordam a temática da nova obra, que possivelmente se chamará: "Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio", que tem como inspiração os Cantos de Maldoror de Isidore Ducasse, o Conde de Lautréamont. Nas palestras teremos a participação do tradutor da obra, Claudio Willer, e do diretor e coreógrafo João Andreazzi. Os interessados devem enviar um e-mail para ciacorposnomades@gmail.com solicitando os ingressos gratuitos e aguardar a confirmação, ou ligar para (11) 3237-3224.

4- A produção do espetáculo À Queima-Roupa, da
Cia. Rabo de Asno, disponibilizará uma quota de ingressos grátis para cooperados. São 4 ingressos por apresentação (dias 23 e 30/11, no Teatro dos Arcos, e dias 7 e 14/12, no Studio 184). Os ingressos devem ser reservados por meio do e-mail ritabrafer@hotmail.com, e os interessados devem aguardar a resposta de confirmação.




Pça. D. José Gaspar, 30 (4º)

Centro - S. Paulo/SP

01047-010

(11) 2117 4700


central@cooperativadeteatro.com.br




São Paulo SESI


 Silvia Geraldi <silviagerald@anhembi.br>  

 escreveu

 

EDITAL CONVITE 2009 DO SESI

Estão abertas as inscrições para o Edital Convite 2009 do SESI - Cadastramento de Profissionais e Seleção de Projetos Culturais.
Os projetos para o Teatro do SESI - São Paulo, Espaço Mezanino, Centro Cultural SESI Vila Leopoldina, Circuito SESI de Produções Teatrais Inéditas e Viagem Teatral poderão ser inscritos até o dia 5/12.

Acesso ao edital por meio do link: http://www.sesisp.org.br/home/2006/sociocultural/edital.asp