sábado, 22 de novembro de 2008

Curitiba-PR: Da África para o Brasil


hagah
escreveu


Semana da Cultura Negra

Da África para o Brasil


Há 16 anos a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap), por meio do Grupo Afro Cultural Ka-naombo, atua com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura negra, procurando, através das manifestações artísticas afro-brasileiras, eliminar conceitos, desconstruir padrões comportamentais e reunir pessoas dispostas a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, ao longo desses anos o Ka-naombo pesquisa a dança afro e suas diferentes variações no território brasileiro.

Da África para o Brasil, mais do que um espetáculo de dança, é um projeto permanente de pesquisa, que é desenvolvido pelo grupo. O roteiro do espetáculo procura relatar a conexão intercontinental, isto é, o resgate da dança praticada na África - dança afro tribal - e a sua resistência no Brasil - danças afro-brasileiras. A dança afro tribal se identifica com as ideologias e representações da variadas tribos africanas e suas tradições. Ela envolve movimento, energia, ritmo e criação, onde expressa toda a garra e resistência da cultura africana.

A dança afro no Brasil vem seguida de diversas modalidades das danças populares, ampliando e explorando os movimentos simbólicos, a fim de resgatar elementos representativos da cultura afro-brasileira.

O início do show se dá na África, com toda a diversidade de suas tribos e grupos, mostrando neste primeiro bloco a dança tribal mais "selvagem” (ao som de batidas fortes de tambores). As expressões corporais dão destaques para os acontecimentos da vida africana nas tribos, quando, por exemplo, é comemorado com dança, o nascimento, a morte, o plantio, a colheita. Para fazer a passagem do tráfico dos povos negros para o Brasil, o grupo apresenta a coreografia Da África para o Brasil uma Outra História, que leva o título do espetáculo.


Cenografia

Alexandre Porto

Coreógrafo

Demerval Silva e Denise Camargo

Direção

Enrique Gaio e Mirian Venâncio

Elenco

Aline Felício, Denise Camargo, Diorlei Aparecido, Fernanda Santiago, Gilvane Gomes Ribeiro, Laremi Paixão, Leandro Magalhães, Mirian Venâncio e Vera Paixão

Grupo

Grupo Afro-Cultural Ka-Naombo

Iluminação

Alexandre Porto

Percussão

Alexandre Porto, Jedaías Rodrigues, Keny Adubi e Priscila Rodrigues

Produção

(Assessoria de Produção) Mirian Venâncio e (Assessoria de Produção) Enrique Gaio

Texto

Vera Paixão

Duração

45 minutos



Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Rua Quinze de Novembro, s/n°
Centro - Curitiba


Horário(s):

23/11/2008 - Domingo, às 15h


Preço(s):

GRÁTIS




saiba mais