Semana da Cultura Negra
Da África para o Brasil
Há 16 anos a Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (Acnap), por meio do Grupo Afro Cultural Ka-naombo, atua com o objetivo de valorizar e divulgar a cultura negra, procurando, através das manifestações artísticas afro-brasileiras, eliminar conceitos, desconstruir padrões comportamentais e reunir pessoas dispostas a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, ao longo desses anos o Ka-naombo pesquisa a dança afro e suas diferentes variações no território brasileiro.
Da África para o Brasil, mais do que um espetáculo de dança, é um projeto permanente de pesquisa, que é desenvolvido pelo grupo. O roteiro do espetáculo procura relatar a conexão intercontinental, isto é, o resgate da dança praticada na África - dança afro tribal - e a sua resistência no Brasil - danças afro-brasileiras. A dança afro tribal se identifica com as ideologias e representações da variadas tribos africanas e suas tradições. Ela envolve movimento, energia, ritmo e criação, onde expressa toda a garra e resistência da cultura africana.
A dança afro no Brasil vem seguida de diversas modalidades das danças populares, ampliando e explorando os movimentos simbólicos, a fim de resgatar elementos representativos da cultura afro-brasileira.
O início do show se dá na África, com toda a diversidade de suas tribos e grupos, mostrando neste primeiro bloco a dança tribal mais "selvagem” (ao som de batidas fortes de tambores). As expressões corporais dão destaques para os acontecimentos da vida africana nas tribos, quando, por exemplo, é comemorado com dança, o nascimento, a morte, o plantio, a colheita. Para fazer a passagem do tráfico dos povos negros para o Brasil, o grupo apresenta a coreografia Da África para o Brasil uma Outra História, que leva o título do espetáculo.
Cenografia
Alexandre Porto
Coreógrafo
Demerval Silva e Denise Camargo
Direção
Enrique Gaio e Mirian Venâncio
Elenco
Aline Felício, Denise Camargo, Diorlei Aparecido, Fernanda Santiago, Gilvane Gomes Ribeiro, Laremi Paixão, Leandro Magalhães, Mirian Venâncio e Vera Paixão
Grupo
Grupo Afro-Cultural Ka-Naombo
Iluminação
Alexandre Porto
Percussão
Alexandre Porto, Jedaías Rodrigues, Keny Adubi e Priscila Rodrigues
Produção
(Assessoria de Produção) Mirian Venâncio e (Assessoria de Produção) Enrique Gaio
Texto
Vera Paixão
Duração
45 minutos
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Rua Quinze de Novembro, s/n°
Centro - Curitiba
Horário(s):
23/11/2008 - Domingo, às 15h
Preço(s):
GRÁTIS