Ana e Ângelo Madureira
contato@dancacontemporanea.com.br
escreveram
SESC São Paulo
apresenta:
Programação de estréia
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA
nova obra de:
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
18, 19, 25 e 26 de junho quarta e quinta -feira, às 21 horas
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
23, 24, 25, 26 e 27 de junho de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Workshop sobre o processo dos artistas
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
23 de junho sábado, às 13h
Apresentação do Documentário em Cena, Como? – abertura do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
28 de junho às 14:30
A Casa do Outro – apresentação dos resultados do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
LOCAL:
Teatro SESC Anchieta
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
São Paulo - SP
telefone: 11 3234-3000
Realização:
SESCSP
Apoio:
TV CULTURA
Agradecemos a todos os nossos parceiros e apoiadores, aos amigos de sempre e, em especial, à Gisela Moreau.
apresenta:
Programação de estréia
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA
nova obra de:
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
18, 19, 25 e 26 de junho quarta e quinta -feira, às 21 horas
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
23, 24, 25, 26 e 27 de junho de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Workshop sobre o processo dos artistas
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
23 de junho sábado, às 13h
Apresentação do Documentário em Cena, Como? – abertura do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
28 de junho às 14:30
A Casa do Outro – apresentação dos resultados do workshop
Teatro do SESC Anchieta – SESC Consolação
LOCAL:
Teatro SESC Anchieta
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
São Paulo - SP
telefone: 11 3234-3000
Realização:
SESCSP
Apoio:
TV CULTURA
Agradecemos a todos os nossos parceiros e apoiadores, aos amigos de sempre e, em especial, à Gisela Moreau.
O Nome Cientifico da Formiga, pretende ser uma obra de metalinguagem, que expõe a sua pesquisa de movimentos e fala dela mesma e dos processos de pesquisa que adota. A obra discute e questiona o fazer artístico, fala de liberdade, brinca com a percepção do público. O objetivo é criar uma atmosfera misteriosa que, ao longo da obra, vai sendo revelada. É a quinta obra criada pela dupla, que iniciou a sua parceria em 2000, no universo das danças populares. Desde então, Ângelo e Ana Catarina vêm desenvolvendo experimentações com modos de combinar os movimentos de diversas danças brasileiras, a técnica do balé clássico e a dança contemporânea. A pesquisa de linguagem para a criação coreográfica desta obra foi feita através de 1800 fotos dos processos de pesquisa da dupla que resultaram nas obras do seu repertório. São imagens de Somtir (2003), Outras Formas (2004), Como? (2005) e Clandestino (2006), que foram tratadas em um processo de colagem que reciclou os materiais originais destas coreografias. O Nome Cientifico da Formiga fez da colagem o seu método de criação, e com ele propõe uma verdadeira brincadeira de esconde-e-aparece. O publico poderá até mesmo encontrar ícones do mundo da arte contracenando com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. A utilização de recursos cênicos como a vídeo projeção foram inevitáveis no processo de criação da obra, coreografia, vídeo, iluminação e trilha sonora foram pensados para se tornarem um único elemento, um precisa do outro para se completar e concluir a idéia desta vídeo-coreografia.
O Nome Cientifico da Formiga é a primeira etapa deste processo. Este processo terá mais duas etapas, uma para o segundo semestre de 2008 e outra para 2009.
Criação, pesquisa de linguagem, coreografia:
Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Direção:
Fernando Faro
Iluminação:
Juliana Augusta Vieira
Figurino:
Gustavo Silvestre
Elenco:
Ana Noronha, Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira
Assistente de iluminação:
Gisele Caterina
Pesquisa dos vídeos, edição e roteiro:
Ângelo Madureira
Produção:
Iara Maria Vieira
Administrador:
Armando Vallado
Comunicação:
IBC Press - Acácio Morais
Assessoria Internacional:
Gabriela Gonçalves
Fisioterapeuta:
Renata Sanches e Nice Felix
Web Designer:
Marina Thomé
Sonorização:
Felipe Klawa
Fotos:
Heudes Regis
Direção Geral e produção executiva:
Ana Catarina Vieira
Agradecimento especial
Gisela Moreau
Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem juntos um projeto de pesquisa investigativa para dança baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. Ana, formada na técnica do Ballet Clássico e Ângelo, egresso do Balé Popular do Recife, onde foi solista e depois coreógrafo e diretor. Nestes 5 anos de percurso de pesquisa em dança contemporânea receberam prêmios Funarte Petrobras/05, Circulação Funarte Petrobras/06, Rumos Itaú Cultural, APCA 2003 e 2007, entre outros. Como convidados passaram pelos festivais de dança profissional mais importantes do pais, entre eles, Festival Move Berlim, Bienal Internacional de Dança, Panorama Rio Dança etc. Neste tempo de oito anos a dupla vem conquistando platéias e a critica especializada de diversos lugares do Brasil e do mundo.
Ângelo Madureira - Membro da família Madureira, tradicional família de artistas de Recife, Pernambuco, iniciou sua formação em dança aos 3 anos, na vivência do dia-a-dia com os artistas populares e com sua família. Durante 7 anos foi solista do Balé Popular do Recife, participando de turnês pelo Brasil, Estados Unidos, França, Holanda, Bélgica e Canadá, entre outros. Em 1995, assumiu a direção e a coreografia do Balé Popular do Recife. Em 1997, foi convidado a ingressar na Cia. Teatro XPTO, em São Paulo, onde participou como intérprete e coreógrafo de Buster, O Enigma do Minotauro, Coquetel Clown e Além do Abismo. Em 1998, ganhou a Bolsa de Pesquisa Rede Stagium, com a qual produziu seu primeiro solo, Delírio.
Ana Catarina Vieira - Iniciou seu percurso em dança aos oito anos de idade. Estudou o método Vaganova com Sacha Svetloff, responsável por sua formação artística, e dedicou-se também ao condicionamento físico e à ginástica olímpica. Andrei Koudelin e Boris Storojkov também foram seus professores. Formou-se em Danças Populares Brasileiras com Ângelo Madureira e em Danças dos Orixás com Armando Vallado. Em 1998, foi convidada a fazer parte da Cia Cisne Negro, onde permaneceu por cinco anos e atuou como solista, se apresentando nas principais cidades brasileiras e em países como a Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Chile. Trabalhou com coreógrafos como Patrick Delcroix, Mark Baldwin, Itzik Galili, e Marc de Graef, dentre outros.
Juliana Augusta Vieira - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, e em cenografia pelo Espaço Cenográfico de São Paulo (2004). Em 2005, foi convidada a ser assistente de cenografia e figurino de J. C. Serroni, função na qual participou de projetos como Avoar, de Vladimir Capela, a exposição de Josef Svoboda, a exposição de Maurice Vaneau, a exposição Teatros do Brasil - ECUM 2006, Leonce e Lena, de Gabriel Villela, e Tristão e Isolda, de Vladimir Capela, dentre outros.
Fernando Faro - Construiu uma carreira sólida na televisão e no rádio, criador e diretor de programas memoráveis como TV Vanguarda, Móbile, Divino e Maravilhoso e Ensaio. Como diretor musical, realizou o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola. Na área musical, criou uma nova estética com o programa Ensaio, em 1968, na TV Tupi, ao utilizar close e big close em diversas partes do rosto do artista, mostrando apenas uma região. Foi também responsável por grandes shows que reuniam cerca de 70 artistas, entre eles Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque, Marcos Valle. Ao longo de sua carreira trabalhou com artistas como Paulinho da Viola, Jorge Ben, Vinicius, Toquinho, Milton Nascimento, Clara Nunes e Elis Regina. Na TV Cultura, idealizou e comandou o “MPB Especial”, entre 1970 e 1975. Em 2008, pela primeira vez dirige uma obra de dança, a dos pesquisadores e coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
Ana Noronha - Iniciou sua formação no Estúdio de Ballet Cisne Negro, diplomando-se pela Royal Academy of Dancing. Estudou danças populares brasileiras e dança contemporânea com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Teve como professores, Cristiane Paoli Quito, Renata Neves e Ismael Guiser. Em 2008 é convidada por Ângelo e Ana Catarina para atuar como bailarina em suas obras artísticas. Atualmente cursa 3º ano em Comunicação e Artes do Corpo da PUCSP e trabalha em projetos educacionais em escolas e instituições, aplicando metodologia que aborda dança contemporânea, danças populares brasileiras e Laban.
Gustavo Silvestre - Formou-se em 1998 no Senac de Recife e, no ano seguinte, partiu para estudar na La Academia de Moda, na Itália. Busca no cotidiano as referências para desenvolver o seu trabalho, no qual alia a tradição ao contemporâneo, sempre valorizando as características brasileiras na sua conjugação de design e conforto. Participa de diversos desfiles, entre eles, a Casa dos Criadores.
Workshop com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Desenvolvimento de uma linguagem de dança que parte das danças populares brasileiras
23, 24, 25, 26 e 27 de junho - segunda a sexta, das 13 às 17h.
Abertura do workshop - Apresentação do Documentário em Cena - Como?
Este documentário parte da dança que o Balé Popular do Recife iniciou em 1976, e que aqui é apresentada através de depoimentos de seus fundadores e também de suas criações. Depoimentos inéditos contam como foi ressuscitado o galante do cavalo marinho. Vem dessa linhagem a construção da dança de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, que aqui compartilham com o público o percurso desta pesquisa. A obra parte dos passos historicamente desenvolvidos pelo Balé Popular do Recife e mostra o seu processo de transformação, ao longo do tempo.
Sobre o workshop
Este workshop tem como objetivo a vivencia e a pratica dos procedimentos de pesquisa de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, utilizando como ponto de partida suas referências nos processos de construção dos espetáculos Delírio, Somtir, Outras Formas, Como? e Clandestino, buscando um entendimento teórico-prático da dança que a dupla vem desenvolvendo.
Este workshop está destinado à troca de conhecimentos, estimulando oportunidades que se realizam através de praticas de dança, estudos teóricos e conversas, possibilitando encontros e trocas com artistas, professores, alunos e pesquisadores.
Para dar continuidade ao dia-a-dia deste workshop apresentaremos algumas possibilidades de praticas realizadas anteriormente, utilizaremos os procedimentos já realizados em um sistema de reciclagem dos movimentos buscando outras formas e outros significados para os procedimentos.
Apresentação dos resultados alcançados no workshop – A CASA DO OUTRO
28 de junho às 14:30h
A Casa do Outro é um manifesto que discuti o espaço da dança e suas estratégias de sobrevivência, acontece em espaços inusitados como uma residência. Dia 28 de junho às 14:30h, apresentação dos resultados alcançados no workshop. Utilização de diversos espaços do Sesc Consolação.
Informações:
Acesse: www.dancacontemporanea.com.br
e-mail: contato@dancacontemporanea.com
telefones: 55 11 38120828 / 55 11 96095713
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