Cia. Corpos Nômades"
ciacorposnomades@gmail.com
e s c r e v e u
PROGRAMAÇÃO
O Lugar Cia. Corpos Nômades, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, que atualmente conta com o 4informa a programação de eventos, cursos e workshops que envolvem conceitos e procedimentos do corpo nas artes cênicas contemporâneas.
Estréia do espetáculo contemplado no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.
20/03/2009 - sexta às 21h00 - temporada com entrada franca
Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio
foto Lenise Pinheiro
Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont
Dia 20 de Março, às 21h, em sua sede localizada na Rua Augusta 325 – Centro, a Cia Corpos Nômades estreia o espetáculo contemplado pelo 4º Programa Municipal de Fomento à Dança “Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio”, com coreografia e direção de João Andreazzi.
João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.
A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem toda a poética lautreamontiana. A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo. Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.
João Andreazzi
Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.
No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.
A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida
Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.
Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer
FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Aldiane Dela Costa, João Andreazzi, João Pirahy, Mariana Mantovani, Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de LautréamontAssessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades
SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br
Estréia 20 de Março, até 26 de abril de 2009 (gratuito).
Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30
Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares Ingressos: gratuitos
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
CORPO/INTÉRPRETE
NOVOS HORÁRIOS ÀS TERÇAS E QUINTAS!
com integrantes da Cia. Corpos Nômades (Ricardo Silva, Mariana Mantovani e João Pirahy) sob orientação de João Andreazzi.
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.
Terça e quinta, das 10h30 às 12h00
Quarta e Sexta das 10h30 às 12h00
Desconto de 20 % para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou no site da Companhia.
AULAS DE HATHA YÓGA
Um método integral de equilíbrio e harmonização, que utiliza a prática de movimentos, a expansão da respiração, a concentração e o relaxamento.
Horários: terças e quintas das 8h às 9h, e sábados das 9h às 10h30.
Investimento: R$70,00 duas vezes por semana e R$50,00 uma vez por semana.
Coordenação Aldiane Dala Costa.
EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Fotos de LENISE PINHEIRO do ensaio do novo espetáculo da CIA. CORPOS NÔMADES.
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP- 01305-000
telefone-05511-32373224