terça-feira, 16 de junho de 2009

Cultura e Mercado: O VERBO E A VERBA



escreveu



14 jun 2009 | Leonardo Brant | Um Comentário ]

Nossa recém-conquistada democracia ainda padece de reconhecimento dos mecanismos de participação,  representação e exercício de poder. Queremos um lugar digno para as artes e para a cultura, mas ainda não sabemos relacioná-los com o Estado em crise, o deusdará do mercado e uma realidade que inclui cidadãos sem direitos, congresso inoperante, judiciário indiferente e controle cada vez mais absuluto dos sistemas financeiro e midiático. Difícil reconhecer quem corrompe e quem é corrompido nessa areia movediça.
Talvez por forte influência de Walter Benjamin e Marshall McLuhan, acredito na arte como forma de libertação. E no …


Políticas Culturais, pra quê?
13 jun 2009 | Vanessa Café | Sem Comentários ]




Sobre o debate da nova rouanet
9 jun 2009 | Rafael Munduruca | 5 Comentários ]


13 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
Até o dia 10 de julho, estão abertas as inscrições para o Edital Arte e Patrimônio – 2009, iniciativa que estabelece linhas de financiamento a projetos que promovam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional, visando relacionar dois universos de referências culturais, por um lado, trabalhos artísticos e processos estéticos atuais e, por outro, os acervos, as tradições, as culturas e os sítios que fomentam a memória do País.
O Edital é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, por …


13 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura e a Associação Brasileira de Cidades Históricas chama para apresentação de experiências de gestão e políticas de patrimônio cultural no âmbito do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC).
As experiências reunidas serão socializadas para garantir maior integração das políticas para o setor entre as três esferas governamentais e a sociedade civil e fomentar o debate sobre os temas transversais ao patrimônio cultural e os instrumentos de gestão necessários na atualidade.
Será …


13 jun 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]
O livro de Carla Lobo é uma deliciosa surpresa. Raridade no setor cultural, a publicação traz dicas, apontamentos e transfere para os iniciantes a experiência de mais de uma década à frente de importantes produções, como Fórum Internacional de Dança e o Festival Tudo é Jazz.
A produtora cultural Carla Lobo lança seu primeiro livro “Diário de Produção: Relato, dicas, experiências e casos de quem aprendeu a produção cultural na prática”.
 
Realizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura pela Joaquina Cultura, a obra é contada em forma de diário, com uma linguagem simples …


10 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
De 18 a 20 de Junho acontece em Uberlândia o “Seminário: Economia da Cultura e Diversidade Cultural – Semana da Cultura Popular”, evento que reunirá autoridades do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e da Cidade de Uberlândia, além de empresários, agentes e produtores culturais interessados em discutir a cultura e suas perspectivas mercadológicas.
O evento será realizado na Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica. Os interessados poderão fazer a inscrição até o dia 15 de junho através do e-mailbalaiodocerrado@gmail.com ou pelo …


8 jun 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]
O governador do Pernambuco, Eduardo Campos, assinou, na última quinta-feira, dia 04, um convênio que garante R$ 14,4 milhões para 81 novos Pontos de Cultura. Esta iniciativa faz parte da primeira etapa de um programa que vai contemplar outros projetos , como o lançamento de um edital para a construção de mais 39 Pontos de Cultura, totalizando de 120 centros no estado. Ao todo, a iniciativa garantirá R$ 21,6 milhões.
Os próximos projetos aprovados deverão contemplar ações na Mata Sul, no Agreste Setentrional e nos sertões Central, do Araripe e …