Baseada na pesquisa do trabalho da Companhia Linhas Aéreas, esta formação pretende abrir a artistas e interessados a possibilidade de descobrir novas formas de expressão, presentes nas diferentes linguagens com que o grupo trabalha.
A partir dos princípios da dança contemporânea, aliados a dos recursos das técnicas aéreas de circo, o curso visa desenvolver, em um primeiro momento, as ferramentas técnicas para o trabalho com essas modalidades e, em seguida, promover a pesquisa de um movimento genuíno para os intérpretes; um trabalho de expansão das suas possibilidades expressivas (cênicas) no encontro da dança e do circo – e permitir aos artistas ampliarem seu repertório assim como descobrir capacidades pessoais e novos interesses dentro das artes cênicas.
Objetivos específicos das aulas
Aéreos
Na concepção deste curso chamaremos de "aparelho aéreo" qualquer objeto pendurado ou estrutura que possa ser explorado por um intérprete com os recursos específicos da movimentação aérea.
Assim, trabalharemos a suspensão, a sustentação, o equilíbrio, a força, a fluidez e o controle do corpo no ar em aparelhos que oferecem possibilidades de subida, descida, giro, e balanço.
As técnicas de base para o treinamento serão: corda lisa, tecido, trapézio e lira.
Para o trabalho de criação, após o trabalho inicial com a técnica, serão consideradas as vontades, colocações e sugestões dos intérpretes (solo ou em conjunto), as orientações dos professores e as possibilidades de realização.
Dança Contemporânea – Expansão do movimento
Possibilitar um corpo que desenvolva qualidades de movimento que contribuam de forma efetiva na formação do intérprete/criador. A estrutura é baseada em estudos práticos da arquitetura do corpo no movimento, no tempo e no espaço, de forma a ampliar o repertório do aluno. O estudo técnico das possíveis evoluções que esse corpo seja capaz de executar de forma segura e consciente, ampliando seu domínio, potencializando sua expansão. As aulas são estruturadas em módulos com os seguintes conteúdos: Deslocamentos; Quedas e suspensões; Peso; Dinâmicas; Rolamentos; Giros/Saltos; Foco; Alinhamento; Alongamento; Impulso; Apoio; Tempo; Pontos de iniciação do movimento; Compreensão espacial/direcional e estrutural; Oposições; Equilíbrio; Memória corporal – coreografia.
Público-alvo
Jovens profissionais ou estudantes da área, com sólida experiência corporal em dança e/ou circo e atores corporais com interesse em desenvolver esta pesquisa.
Duração e periodicidade
Quatro meses, com carga horária de nove horas semanais divididas em três dias por semana:
Segundas, quartas e sextas – no período da manhã.
Professores do curso
Dança: Miriam Druwe
Aéreos: Erica Stoppel e Ricardo Rodrigues
Sobre a Companhia Linhas Aéreas
A junção de linguagens tem se desenvolvido eloqüentemente na última década e influenciado companhias e diretores, não apenas no universo da dança, mas de outras áreas das artes cênicas. Dentro dessa perspectiva, a Companhia Linhas Aéreas pesquisa há onze anos o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa.
O trabalho continuado de pesquisa e treinamento, que se propõe a investigar a fundo essa fronteira e descobrir quais as possibilidades de encontrar nela uma forma de expressão genuína, necessita de uma sólida base técnica corporal, de regularidade de atividades e constância de ensaios e pesquisa, assim como aulas de dança e treinamento de técnicas aéreas de circo.
Acreditamos que a troca de experiências que ocorrem em um curso como este, capaz de aprofundar uma formação que contemple o tipo de pesquisa realizado pela Companhia e voltado para jovens profissionais ou estudantes da área, é extremamente coerente com nossa proposta de trabalho.