Silvia Geraldi
escreveu
Aos interessados em publicar na área de artes.
[]s,
Silvia Geraldi
Coordenadora do Curso de Dança
Tel: 55 11 2790 4579
Prezados,
As organizadoras da Revista científica/FAP vem novamente convidá-los para colaborarem com a publicação científica da Faculdade de Artes do Paraná que está indo para o seu volume 4 sem nenhuma interrupção.
A data para a entrega é a de 10 de março de 2009.
Os artigos devem obedecer às Normas para Publicação da FAP(em anexo) e serem da área de Linguística, Letras e Artes: Artes e a área de Ciências Humanas. A publicação pretende seguir os campos Ensino e Arte; Processos Criativos; Interdisciplinaridade, Artes e Ciências Sociais e a subárea da Musicoterapia.
Pedimos ainda que essa Chamada seja encaminhada para doutores e mestres de outras instituições de ensino superior no país e também no exterior, a fim de que continuemos a enriquecer a publicação que, no seu último volume, já conta com um conselheiro de uma universidade européia.
Certas de contar com a importante colaboração de todos e sempre à disposição para esclarecimentos,
Margarida Rauen (Margie) e Mônica de Souza Lopes
Organizadoras
anexo
FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ
Órgão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Reconhecido pelo Governo Federal, pelo Decreto n.º 70.906 de 01/08/72
Portaria n.º 1.062 de 13/11/90 do Ministério da Educação
CURITIBA – PARANÁ
Normas para Publicação
Encaminhamento
As contribuições devem ser enviadas em duas cópias impressas, uma com identificação, a outra, sem identificação, acompanhadas de CD, contendo uma cópia sem identificação e outra com identificação e com uma etiqueta contendo o nome do/a autor/a e o título do trabalho. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas. O(s) autor(es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática. No mesmo envelope, deve ser enviada uma folha independente, contendo a identificação do trabalho e do autor; filiação acadêmica; endereço postal e eletrônico, telefone(s) para eventual contato. Autores residentes fora do Brasil podem enviar seus artigos, salvos em "doc" ou RTF, via e-mail. Além do arquivo com o artigo, estes autores devem também enviar um outro arquivo com o trabalho identificado e ainda outro com a identificação requerida do trabalho e do autor. Os artigos podem ser escritos na língua portuguesa, na inglesa e na espanhola.
Formatação
Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com as citações também em tamanho 12 e notas de rodapé (tamanho 10); espaço 1,5 entre linhas e parágrafos adentrados; espaço duplo entre partes do texto; páginas configuradas no formato A4, com numeração.
Ilustrações
Tabelas, gráficos, desenhos, quadros só serão publicados em p&b.
Extensão
Os trabalhos, configurados no formato descrito devem ter de 15 páginas, no mínimo, a 25 páginas, no máximo.
Organização
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte seqüência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta sem negrito); dois espaços abaixo nome do(s) autor(es) à direita da folha com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa do(s) autor(es); RESUMO (com um máximo de 80 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 4 palavras), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT e KEYWORDS logo após o resumo em itálico; REFERÊNCIAS no final do artigo (apenas trabalhos citados no texto).
Notas de rodapé
As notas devem ser reduzidas ao mínimo e o autor deve utilizar os recursos do Word: em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
Citações dentro do texto
Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000). As citações com mais de três linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, com o dobro do adentramento dado ao parágrafo (conforme ABNT e as Normas da FAP).
Referências
As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplos: livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas), capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y), dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano), artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y). As referências devem vir em espaço simples e separadas uma das outras por dois espaços.
Análise e julgamento
A Organização encaminhará os trabalhos para análise e avaliação aos membros do Conselho Editorial. Feita a análise, a Organização entrará em contato com o autor (via e-mail ou fax ou pessoalmente) para comunicar se o seu artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações somente a partir das observações contidas nos pareceres e terão um prazo de no máximo 20 dias para retornarem os trabalhos.
Os artigos deverão priorizar as Artes, em suas subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança e Movimento, Performance e Teatro, Música e Musicoterapia, abrangendo relações interdisciplinares com outras áreas se pertinentes.
Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pela Organização, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a vitalidade do diálogo tanto com as áreas de Lingüística, Letras e Artes e as Ciências Humanas quanto com as Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa da FAP.
Endereço
Revista científica/FAP
Faculdade de Artes do Paraná
Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Rua dos Funcionários, 1357 – Cabral
80035-050 – Curitiba - Paraná
Comissão Editorial
A Revista científica/FAP tem um Conselho Editorial formado por pesquisadores nas áreas de Lingüística, Letras e Artes e de Ciências Humanas pertencentes a diversos centros de pesquisa do Brasil e do exterior.