sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Belém-PA: Encontro de dança apresenta espetáculo contemporâneo


Agência Pará de Notícias

publicou

24-09-2009


Encontro de dança apresenta espetáculo contemporâneo


Será apresentado nesta sexta-feira (25), no teatro universitário Cláudio Barradas, o espetáculo de dança "E eu disse:", da Companhia Flutuante (SP). A apresentação faz parte da programação do evento "Autonomia e complexidade: intercâmbio artístico-filosófico", encontro que congrega artistas e pesquisadores da dança contemporânea do Brasil, Espanha, Turquia e Eslovênia, que acontece esta semana em Belém.


O solo de dança contemporânea "E eu disse:" é o segundo espetáculo de uma trilogia elaborada pela bailarina Letícia Sekito, fruto de uma pesquisa sobre a relação entre corpo, cultura e identidades. "Neste trabalho, faço uma reflexão sobre a constante transformação e construção de identidades culturais na dança. A ideia surgiu a partir da expectativa que as pessoas tinham a respeito de como eu iria mostrar a minha própria no palco, pois sou descendente de japoneses. É um espetáculo que tem essa coisa autobiográfica e que toca nessa questão contemporânea, que é a necessidade de definir uma identidade própria". "E eu disse:" estreou em março de 2007, desenvolvido pelo programa Rumos Itaú Cultural Dança e já foi apresentado em palcos de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.


Letícia Sekito é dançarina e coreógrafa paulistana, diretora da Companhia Flutuante. Trabalha com improvisação, criação coreográfica e performance. De 1990 a 1996, fez sua formação em dança no C.E.M - Centro em Movimento, Lisboa/Portugal. Tem se interessado na relação entre corpo e cultura na dança, como na trilogia composta pelos espetáculos "Disseram que eu era japonesa" (2004), "E Eu disse:" (2007) e "O Japão está aqui?" (2008).


Em 2008, participou de vários eventos comemorativos do Centenário da Imigração Japonesa, sendo convidada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão para as comemorações oficiais do Centenário, com apoio do Ministério da Cultura do Brasil. Apresentou-se em Osaka, Kobe e Kyoto, onde fez uma residência artística e criação do dueto "Yume/Sonhos", com a coreógrafa e bailarina Heidi Sakura Durning, além de dançar na Seika University de Artes e Design.


Encontro - Para Letícia Sekito, o evento "Autonomia e complexidade" é uma boa oportunidade de criar um diálogo entre artistas de dança contemporânea de várias partes do mundo e aproximar a produção acadêmica da arte contemporânea. "Este evento é muito interessante porque liga o campo da arte ao da academia. Está sendo muito legal conhecer o trabalho da Escola de Teatro e Dança da UFPA, que há estrutura e intenções de trabalho que não existem iguais em muitos lugares do Brasil", disse.


Livro - Além da apresentação de Letícia Sekito, o encontro promove o lançamento da coleção "Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006-2007", que reúne fotos, vídeos e textos dos 30 trabalhos contemplados nesta edição do programa Rumos Dança.


Serviço - Encontro "Autonomia e complexidade: intercâmbio artístico-filosófico". Até dia 27 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (trav. D. Romualdo de Seixas, 820). Nesta sexta-feira (25), às 18h, lançamento da coleção "Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007". Às 18h30, apresentação do espetáculo "E eu disse:", da Companhia Flutuante no teatro universitário Cláudio Barradas, que fica na sede da escola. Entrada franca. Informações: 9187 0730. Apoio: Prefeitura de Castilla - La Mancha, Ministério de Ciências e Inovação do Governo da Espanha, Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), Funarte, Itaú Cultural e Instituto de Artes do Pará.


Ascom - IAP


saiba mais