segunda-feira, 21 de setembro de 2009

São Luís-MA: Meia Lua


Folha do Turismo

mercado & eventos

publicou

21/09


Brasileiros e franceses fazem espetáculo de dança em São Luís


A França e o Brasil uniram-se para produzir o espetáculo de dança contemporânea Meia Lua, que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil. O espetáculo terá sua estreia mundial nos dias 22 e 23 de setembro, às 20 horas e 30 minutos no Teatro Arthur Azevedo em São Luís do Maranhão. Meia Lua é a criação da companhia francesa Malka e da companhia de São Luís Arte e Rua.


"Este espetáculo é o exemplo de intercâmbio que o Ano da França no Brasil deseja promover. A troca entre brasileiros e franceses só enriquece as manifestações artísticas, e Meia Lua é um espetáculo que transparece esta interação entre os dançarinos", destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.


Meia Lua é "a historia simples e banal de pessoas bem comuns. Uma grande cidade e sua loucura. Indivíduos perdidos na multidão. Correm, se movem e deslocam vento. E voltam a noite para a televisão. Mas existem comércios que devolvem ao homem sua grandeza, sua beleza e sua folia: são eles os vendedores de sonhos e os vendedores de lua.


O espetáculo é uma criação para cinco dançarinos brasileiros e três dançarinos franceses, sob direção artística do coreógrafo Landrille Tchouda "Bouba". Além de São Luís, Meia Lua também será apresentado em Recife, São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e Curitiba, assim como diversas cidades na França.


A companhia Malka possui uma relação de longa data com o Brasil e já dura quase 12 anos. Participou do Ano do Brasil na França, em 2005, com o espetáculo Malandragem, apresentado na França, na Europa e no Brasil. Após a turnê, os dançarinos Ricardo Venancio de Oliveira e Vilson Backs Reis Silva quiseram criar a própria companhia de dança baseada em São Luis, a Arte e Rua. Esta companhia tem por vocação o desenvolvimento de todas as formas artísticas, como dança, música e artes plásticas, através da energia do hip hop, com a missão de ensino e formação.


Além de Bouba, Ricardo Venâncio e Vilson Reis Silva, participam do espetáculo os dançarinos Si’Mhamed Benhalima , Aïda Boudrigua, Rodolfo Moraes Espindola, Rafael Nascimento Brito e José Antonio Santos Alves.


O espetáculo conta com o apoio da Aliança Francesa de São Luís, da Região Rhône-Alpes, do Ministério da Cultura e Comunicação da França, da CulturesFrance, do governo do Maranhão e Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.



saiba mais