Lançamento do
Prêmio Umberto da Silva
no dia mundial da dança
No dia 29 de abril, (terça-feira) dia mundial da dança, a Cooperativa Paulista de Dança, por meio de seu conselho administrativo composto pelos criadores-intérpretes Carmen Gomide, Raymundo Costa e Luis Fernando Bongiovanni, farão o lançamento do prêmio Umberto da Silva no TD – Teatro de Dança. Essa data comemorativa foi instituída pela Unesco em homenagem ao dia de nascimento de Jean Georges Noverre, considerado um dos primeiros teóricos da dança. Muitas de suas contribuições continuam sendo referência na criação dessa arte até hoje.
Nesse dia 29 de abril, para o lançamento do prêmio, teremos duas apresentações curtas: a bailarina e coreógrafa brasileira radicada na França, Denise Namura, com “un ange passe-passe ou entre les lignes il y a un monde” e o solo do bailarino Dielson Pessoa “Lugar Nenhum”.
Esses solos serão permeados por poemas de Santo Agostinho e João Cabral de Melo Neto e será apresentado, no início da noite, um videoclipe sobre a criação da Cooperativa Paulista de Dança. Umberto da Silva, o bailarino/coreógrafo homenageado (morto no último dia 27 de março) foi o precursor da idéia de reunir os artistas independentes da dança paulistana em torno de uma cooperativa.
Sobre o Prêmio Umberto da Silva
Serão premiados, anualmente, dois trabalhos em dança contemporânea, em duas categorias: grupo e solo. Para poder concorrer, os espetáculos deverão ter sido apresentados em pelo menos quatro sessões no circuito cultural da cidade e será contemplada a dança contemporânea ou outras linguagens que façam fusão com essa linguagem artística. Não haverá comissão julgadora, mas uma pré-seleção dos trabalhos, feita pelo conselho administrativo da cooperativa de dança. Os trabalhos escolhidos estarão para votação no site www.coopdanca.com.br.
Programação:
20h - Coquetel: Um brinde à Dança.
Videoclipe com imagens do Movimento Dança 90, passando pela criação da Cooperativa Paulista de Bailarinos Coreógrafos até a atual Cooperativa Paulista de Dança.
21h – Abertura
Mestres de Cerimônias: Mariana Muniz e Luiz Fernando Bongiovanni.
Palavras de abertura: Carmen Gomide e Raymundo Costa
Lançamento do Prêmio Umberto da Silva
Instituído pela CPD - Cooperativa Paulista de Dança para homenagear o bailarino/coreógrafo que foi o precursor da idéia de reunir os artistas independentes da dança paulistana em torno de uma cooperativa.
Poema de Santo Agostinho: Eu Louvo a Dança
Extrato coreográfico dedicado a Umberto da Silva – Duração: 3 minutos, livre
Un ange passe-passe ou Entreles lignes il y a un monde
Interpretação: Denise Namura
Coreografia: Michael Bugdahn e Denise Namura
Música: Les Yeux Noirs
Poema de João Cabral de Melo Neto: Estudos para uma Bailadora Andaluza
Solo – Duração: 5 minutos, livre
Lugar Nenhum
Interpretação: Dielson Pessoa (bailarino cedido gentilmente pelo Balé da Cidade de São Paulo)
Concepção, Luz e Som: Luiz Fernando Bongiovanni
Música: Colagem
Encerramento – Improvisação Coletiva – Duração: 10 minutos, livre
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - info.teatrodedanca@apaa.org.br www.teatrodedanca.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Cartões Redecard e Martercard/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.
GRÁTIS – retirar ingresso com uma hora de antecedência, sujeito à lotação da sala
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Canal Aberto – 11 3798 9510 / 9126 0425 – Márcia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário