Ficha Técnica:
Direção e Coreodramaturgrafia: *João Luis Minelli Andreazzi.
Elenco: Bruna Dias, Isabella Franceschi, João L. M. Andreazzi*, Ricardo Silva, Tais Magnani e Tiago Teles .Mestre Sala: Gabi.Grafiteiro e cenário: Tota.DJ: Dan-Dan.Rapper-virtual: Terra Preta.Assessoria Poética Dramatúrgica: Claudio Willer.Composição da Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini.Figurinos, Cenário e Adereços: Nicea Corrêa.Vídeo-Arte: Bruno Cucio, Cris Lyra, Guilherme Severo e Marcela Sneider (Sina Filmes).Fotografo: Henk Nieman .Designer Gráfico: Rafael Benthien.Confecção e montagem do Cênario: Djane Borba.Assessoria de imprensa: Canal Aberto.
* João Luis Minelli Andreazzi (nessa montagem João Andreazzi – acrescenta seu nome completo somado ao sobrenome materno)
A famosa trilogia de Sófocles sobre a "lenda/mito" de Édipo.
Édipo Rei de Sófocles transformou-se em ícone moderno e pós-moderno por criar personagens que foram adotados pela psicanálise e filosofia, ao expressarem os mais secretos desejos humanos. O relato dessa tragédia, advinda de uma lenda grega, foi fundamental para a concepção do espetáculo, pois permitiu ampliar o leque de imagens e movimentos.
A história de Édipo – filho de Laio e Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígone e de Polinices – é considerada a tragédia das tragédias, ao colocar em foco questões como o parricídio e o incesto; mas também é motor do pensamento e da pesquisa de questões como as das oposições e interações entre o público e o privado, a norma e a transgressão, o destino e a invenção.
A analise desconcertante e complexa deste mundo capitalista e esquizofrênico por Fêlix Guattari e Gilles Deleuze.
O Anti-Édipo – Capitalismo e Esquizofrenia, obra de Deleuze e Guattari, foi primordial para essa nova montagem; em especial o capítulo 1, "As Máquinas Desejantes". Seus autores, contrapondo-se à psicanálise de Sigmund Freud e inspirado-se em diversos escritores, principalmente em Antonin Artaud, fazem um strip-tease de órgãos, despindo o ser humano, em seus estudos sobre a sociedade contemporânea.
É de pus, pústula, uma ferida ilustre, ÉdiPus uma máquina desejante.
O Corpo e a cultura que o envolve; a dança contemporânea pesquisada pela Cia. Corpos Nômades interagindo com as culturas do Carnaval e do Hip-Hop.
Essas culturas tão universais conectam-se à idéia do nomadismo, que fundamenta tanto o surgimento quanto o conceito da linguagem corporal da Cia. Corpos Nômades. Outros pontos de conectividades das escolhas para essa montagem são a noção de "lugarização", além de haver uma referência ao publico e o privado; e, no caso do Carnaval/carnavalização, com a lenda de Édipo, no que diz respeito ao seu bisavô Lábdaco: este reprimiu o culto das bacantes, que ganhavam extrema influência religiosa e política na cidade. Teria profanado um altar a Dionísio, o que provocou a fúria das bacantes, que o mataram por esquartejamento.
Essas fontes de inspiração que pairaram e se infiltraram nos corpos nômades da Companhia conectam-se à idéia da coreodramaturgrafia para construir um alicerce "liso e estriado", densamente imagético, povoado por referências: os corpos masoquistas, esquizofrênicos e paranóicos que aparecem nas análises de Deleuze e Guattari; a bissexualidade de Laio com Crisipo; o enigma da esfinge para Édipo ("Qual o animal que pela manhã anda com quatro patas, a tarde com duas e a noite com três patas" – ao que ele responde: "O homem"); a luta de Etéocles e Polinices, filhos de Édipo, pelo poder; Antígona, a irmã emparedada; a linhagem de coxos que envolve o próprio Édipo; a cegueira profética tanto de Tirésias quanto de Édipo.
Mas o que encena a Cia. Corpos Nômades? Édipo ou o anti-Édipo? Diria que ambos: o que se passa em cena é um jogo entre interpretações, as clássicas e aquela transgressiva. João Andreazzi e os demais integrantes do elenco dançam, expressam-se, apresentam-se como ideogramas ou emblemas, movidos pela tensão entre esses pólos. Oferecem-nos um trans-Édipo. Simbolizam – inclusive através dos adereços e máscaras atemporais, bem como da participação do sambista, do disk-jockey e do grafiteiro, mais o repertório musical variado – a universalidade do mito; e dos anti-mitos, das possibilidades de reinterpretação do relato originário.
ÉDIPUS REX - A MÁQUINA DESEJANTE - serviço
O LUGAR - Cia. Corpos Nômades
Rua Augusta, 325 - São Paulo -Brasil
Telefax: 55-11-3237-3224
Ingresso: R$ 15,00 inteira e R$7,50 a meia entrada
www.ciacorposnomades.art.br
ciacorposnomades@uol.com.br
ciacorposnomades@gmail.com
Bate-papo após o espetáculo, com os integrantes da Cia. Corpos Nômades, no dia 28 de novembro.
Exposição de Fotos
Com imagens clicadas pelo fotógrafo Henk Nieman, que acompanhou desde 1999 o processo de pesquisa sobre o corpo nômade com João Andreazzi , a exposição permanecerá na sede da Companhia durante a temporada.
com a CIA. CORPOS NÔMADES Seleção
Como é habitual, a cada novo projeto a Cia. Corpos Nômades faz uma seletiva para novos intérpretes. Para essa nova montagem faremos alguns workshops com esse intuito. O primeiro será dia 12 de dezembro de 2009, das 14h00 às 17h00. A idéia desse workshop é a de possibilitar um acesso aos atores, atrizes, bailarinos e bailarinas, com um forte trabalho corporal, que desejam trabalhar com a Cia. Corpos Nômades. A nova montagem tem como inspiração os Espectros de Shakespeare, a estreia esta prevista para o 1º semestre de 2010. Os ensaios acontecerão de segunda a sexta das 17h30 às 22h30. Esse projeto contará com cachê mensal .
Os interessados deverão enviar o currículo completo, incluindo data de nascimento e foto para o e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
3ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA 2010
Temos o prazer de convidar a todos os interessados a inscreverem-se para 3ª Mostra Lugar Nômade Dança edição 2010. Como é de praxe O Lugar - Cia. Corpos Nômades abre suas portas para experimentadores e investigadores da dança contemporânea, para mostrarem seus trabalhos e dividirem com outros artistas e o público em geral suas inquietantes vivencias artísticas.
Inscrições: Até o dia 29 de janeiro de 2010 receberemos projetos de espetáculos de Dança Contemporânea para compor a programação da 3ª Mostra Lugar Nômade Dança – 2010,que acontecerá nas duas primeiras semanas de março (5,6,7,12,13 e 14/03/2010) .
Aos interessados pedimos para enviar o projeto, com release de 5 linhas, 3 fotos em alta resolução e um DVD com o espetáculo na integra. Tempo de duração para cada trabalho: mínimo 15 minutos e máximo 60 minutos.
Serão duas semanas de evento sendo cada semana uma programação, entorno de 3 espetáculos por noite, de sexta a domingo.
A idéia da Mostra é a de possibilitar, aos artistas e as companhias de dança contemporânea, um espaço para a apresentação de seus trabalhos, discussão e reflexão dos processos criativos.
Agregando a programação da Mostra Lugar Nômade Dança, teremos o evento Meia-Noite Olho Neles, aos sábados(6 e 13/03/2009) às 24h00, que é dedicado a novos artistas e grupos(recém formados, coreógrafos em começo de carreira, trabalhos de conclusão de curso e ou ainda formandos das universidades de dança) e com o Tea-Time LUGAR DE REFLEXÃO – sábado às 16h00 - Espaço para discussão e reflexão.
Os trabalhos convidados para Mostra contarão com uma ajuda de custo. Os participantes do evento Meia-Noite Olho Neles contarão com porcentagem da bilheteria.
Enviar o material pessoalmente ou para o endereço:
O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP
CEP-01305-000
Maiores informações por telefone 01155-3237-3224 ou por e-mail
Com integrantes da Cia. Corpos Nômades, sob orientação de João Andreazzi.
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.
terça e quinta das 15h00 das 16h30
quarta e sexta das 10h30 às 12h00
ASSISTAM TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:
O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:
Rua Augusta, 325 - CEP- 01305-000
telefone-05511-32373224
e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
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6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo