2º Sarau Ideias & Movimentos
Intervenção, encontro e discussão do processo de pesquisa de Fernando Machado com a StacattoSPciaDança
O 2º Sarau Ideias & Movimentos, promovido pela StacattoSPciaDança, já tem data para acontecer. Em 4 de dezembro de 2009, no Ateliê Oço (Praça Carlos Gomes, 115 – Liberdade), a companhia fará uma intervenção que contará com apresentações multimídias, música ao vivo, performances individuais dos artistas e um coquetel, além de um debate sobre filosofia, dança e literatura do escritor argentino Jorge Luis Borges. Cada atração acontecerá em cômodos diferentes da galeria, na qual os convidados poderão transitar livremente até chegarem ao centro, local do evento principal.
Para dar mais embasamento à continuação do projeto, iniciado no mês de outubro, em sua segunda edição, o Sarau Ideias&Movimentos terá a presença de um outro dramaturgo pesquisador de Borges, que irá debater com o público e o mediador, Rodrigo Vilalba, a filosofia existente na obra O Aleph, objeto de estudo escolhido pela cia. ganhadora do 6º edital da Lei de Fomento a Dança da Cidade de São Paulo.
João Paulo Lorenzon foi o escolhido para dividir com os visitantes como se deu seu processo de estudo que culminou no monólogo Memória do Mundo, peça que esteve em cartaz no Sesc Paulista e resume uma noite na vida do escritor argentino Jorge Luis Borges. A produção destaca a conversa impossível entre ele e Beatriz, a amada morta, e temas recorrentes na vida do argentino, como a admiração pelo pai, a cegueira progressiva e o realismo fantástico.
Após o debate e encerramento das apresentações, os participantes poderão trocar ideias entre si e com os integrantes da companhia durante o coquetel oferecido pela StacattoSP em parceria com o Ateliê Oço.
Na primeira edição do sarau, ocorrida em 3 de outubro, na Galeria Olido, o mediador Rodrigo Vilalba, sugeriu iniciar o debate com uma reflexão sobre o que é dançar. Alguns participantes divergiram sobre o conceito de dança, já que, no senso comum, ela está diretamente ligada ao movimento, porém, para outros, é possível dançar sem se mover.
Foi discutido, ainda, se é possível dançar apenas com a mente e se a própria discussão que estava sendo vivenciada ali poderia ser classificada como uma forma de coreografia. Foi levantada, também, a questão sobre 'o viver da arte', cuja resposta por parte de uma das bailarinas da companhia surpreendeu os presentes. Ela colocou a dança no mesmo patamar de um emprego comum, onde, muitas vezes, o funcionário precisa fazer algo no qual não acredita ou gosta em prol da organização como um todo, colocando-se como uma peça da engrenagem que precisa fazer sua parte para que o mecanismo principal atinja seu objetivo. Ela própria se mostrou avessa à escolha de Borges para o projeto da StacattoSP, porém acredita que deve estudá-lo para realizar seu trabalho como bailarina da companhia. Isso gerou uma nova discussão sobre se arte pode ser lida apenas como mais uma forma de trabalho e sobre a forma sublimada como é vista pelo público.
Como parte de sua pesquisa, a StacattoSPciaDança realizará uma série de cinco saraus bimestrais durante o tempo proposto pelo projeto, que é de 10 meses. O estudo de Fernando Machado, diretor artístico da cia., tem como base a obra de Jorge Luis Borges e como propósito debater os aspectos filosóficos da mesma com o público interessado que poderá, então, ajudar a compor o resultado final do projeto em maio de 2010.
StacattoSPciaDança
Sob direção do coreógrafo Fernando Machado, que por 12 anos dançou no Balé de Diadema, a StacattoSPciaDança vem conseguindo destaque no universo da dança desde sua migração de São Caetano do Sul para a cidade de São Paulo, em 2006, quando perdeu o apoio da Prefeitura local e já não tinha mais direção artística. Empenhada em continuar a empreitada, a companhia que levava o nome de Stacatto e era formada apenas por mulheres, mudou-se para a capital paulista, integrou homens ao seu elenco e inicia, com apoio da Prefeitura da cidade uma nova fase. Acompanhe o processo de pesquisa da companhia por meio do HTTP://stacattosp.blogspot.com.
Rodrigo Vilalba, filósofo e interlocutor
Jornalista, Mestre em Comunicação e Letras e autor de "Teoria da Comunicação - conceitos básicos", obra lançada pela editora Ática em 2006. Como professor, atua nos centros universitários Belas Artes e FMU, lecionando disciplinas como Teoria da Comunicação, Metodologia da Pesquisa e Ciências Sociais.
2º Sarau Idéias&Movimentos
4 de dezembro de 2009, sexta, das 20h às 22h, entrada franca
"um oceano inteiro para nadar...dançar"
Temática a ser abordada:
· As possibilidades do pensar e a Filosofia;
· A Filosofia no Ocidente;
· Jorge Luis Borges.
Ateliê Oço
Praça Carlos Gomes, 115 – Liberdade
Capacidade: 50 pessoas
Acesso pelo metrô Liberdade
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com // SKYPE: canal.aberto // http://twitter.com/canalaberto// www.canalaberto.com.br