Do dia 3 até o dia 13 de dezembro, a coreógrafa/bailarina Esther Weitzman em companhia dos artistas/bailarinos convidados Paulo Marques e Toni Rodrigues, apresentam a peça "O que imagino sobre a morte", no Teatro Cacilda Becker. O trabalho é uma criação coletiva dos três artistas, todos com mais de 40 anos que, nesse momento, questionam sua relação com a dança partindo de suas especificidades em relação ao uso desse corpo no espaço. Novas qualidades foram incorporadas e serão apresentadas numa bela produção, resultando num espetáculo sério e prazeroso e com um elenco ímpar. No dia 6 de dezembro às 19h, logo após o espetáculo, haverá o encontro "diálogos abertos" com o Rabino Nilton Bonder e o Professor Doutor Mauro Sá Rego da Costa (Uerj), com mediação de Beatriz Cernino (UFF).
A respeito da peça, Esther Weitzman diz que "esse trabalho foi concebido a partir do tema da morte, da perspectiva da morte física, da ausência, assim como da consciência das transformações impostas pela passagem do tempo no corpo, e as mudanças daí advindas no movimento. Investigar esse processo trouxe o desejo de trabalhar com outros criadores/intérpretes cujo momento profissional e pessoal se aproximasse dessas questões. Assim, o elenco é formado por pessoas com mais de quarenta anos de idade dispostas a buscar uma outra fisicalidade, partindo de suas especificidades atuais em relação ao uso e ao peso do corpo no espaço".
Comemorando os 10 anos de sua companhia de dança, do dia 17 de novembro até o dia 20 de dezembro, a coreógrafa Esther Weitzman comanda uma programação intensa com 6 espetáculos, 1 sarau, 1 encontro teórico, 3 diálogos abertos e 16 oficinas gratuitas, tudo acontecendo no Teatro Cacilda Becker.
COREÓGRAFA
Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia pela PUC-RJ. Formada em Dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Esther Weitzman aprofundou seus estudos com Ivaldo Bertazzo na Escola de Reeducação do Movimento, em São Paulo. Lecionou por dez anos na Escola Angel Vianna onde também exerceu a função de coordenadora. Atualmente integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade e é professora de Dança Contemporânea na PUC-RJ. Em 1992 fundou o Studio Casa de Pedra que hoje figura como um dos pilares de excelência do ensino da dança no Rio de Janeiro. Ministra oficinas práticas e teóricas em diversas cidades brasileiras.
FICHA TÉCNICA
Direção, Concepção e Coreografia: Esther Weitzman
Assistente de direção: Miriam Weitzman
Criação/bailarinos: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues
Dramaturgia: Beatriz Cerbino
Desenho de luz: José Geraldo Furtado
Figurino: Leticia Ponzi
Fotografia: Madeo Bocatios
Cenotécnico: Renato Silva
SERVIÇO
O que imagino sobre a morte / Esther Weitzman Cia de Dança 10 anos
Com: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues
Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 388, Catete. Tel. 2265-9933. Capacidade: 186 lugares, com acesso facilitado para deficientes. (Metrô – Estação Largo do Machado). Classificação indicativa, horários e valor do ingresso: veja a seguir em PROGRAMAÇÃO. A bilheteria do Teatro Cacilda Becker funciona de quarta a domingo a partir das 15 horas.
De 3 a 13 de dezembro
Quarta a Sábado às 20h. Domingo às 19h.
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos
Ingresso: R$ 10 [inteira] e R$ 5 [estudantes, idosos, professores da rede estadual e municipal]
DIVULGAÇÃO
Ney Motta | Arte Contemporânea
Assessoria de Imprensa
tel. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail/skype: neymotta@terra.com.br