quinta-feira, 26 de março de 2009

Porto Alegre-RS: 2º Usina das Artes Polifônica


hagah
escreveu 


2º Usina das Artes Polifônica



O primeiro Usina das Artes Polifônica reuniu 13 grupos de teatro, dança e música num esplendoroso espetáculo concatenado para comemorar a abertura da exposição Usina do Gasômetro 80 Anos, em 27 de novembro de 2008.

Em sua segunda edição os grupos se reúnem novamente a fim de celebrar o sucesso da mostra, visitada até agora por mais de 80 mil pessoas. A duração do espetáculo foi estendida, se comparada ao realizado anteriormente. Serão duas horas e meia durante as quais 10 grupos participantes apresentam performances novas ou com incrementos.

Programação:

20h - Tradisons e Cia. Teatro Lumbra

Os grupos unem suas tendências, mixando suas experiências e pesquisas. O Tradisons com diferentes instrumentos musicais, músicas folclóricas e idiomas de diferentes lugares do mundo; já o Lumbra mostra sua visceralidade ao transformar sombras em personagens dessas canções que falam de castelos, princesas, amores perdidos, marinheiros e da natureza. As músicas serão do folclore gaúcho, japonês, judaico, alemão e celta.

20h30 - Teatrofídico e Teatro Sarcáustico

O Teatrofídico apresenta uma improvisação sobre o teatro do absurdo tendo como base várias fontes de inspiração, como matérias de jornais e trechos de textos dramatúrgicos. Já o Teatro Sarcáustico mostra ao público a performance BE_once, que trata da análise da criação de ídolos, que gera, por vezes, a perda da identidade tanto do público quanto do artista.

21h - Neelic e Depósito de Teatro

O Neelic apresenta a performance acrobática Caio, Caio, Caio, com textos do escritor Caio Fernando Abreu e acompanhamento de percussão. Já o Depósito de Teatro traz um fragmento do espetáculo infantil O Que Seria do Vermelho Se Não Fosse o Azul.

21h30 - Grupo Tato e Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro

Este módulo é todo da dança. A performance do Grupo Tato é no nicho dos anos 70 da exposição. Os bailarinos apresentarão movimentos em Contato Improvisação, uma técnica de dança que começou a ser desenvolvida no início da década de 70 nos Estados Unidos e acompanha algumas mudanças sociais e conceituais da época, expressando uma estética engajada em ideais democráticos e igualitários. Já o Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro mostra ao público a performance Gestos do Pensamento.

22h - Eduardo Severino Cia de Dança e Santa Estação Cia de Teatro

A Cia de Eduardo Severino apresenta a performance Sem Com Texto, experimentação de dança a partir da leitura dos artistas na utilização do papel como elemento, elaborada em comemoração aos 18 anos da Usina do Papel e aos 80 anos da Usina. Já a Santa Estação Cia de Teatro mostra um fragmento do espetáculo Lipstick Station, que une teatro e música, com músicos executando ao vivo as canções. Os textos são recortes de peças como Parada 400, Convém tirar os sapatos, Sentença I: num dia quente a maionese pode te matar e cenas de As relações naturais.

22h30 - Final


Grupo

Tradisons, Cia. Teatro Lumbra, Teatrofídico , Teatro Sarcáustico, Neelic, Depósito de Teatro, Grupo Tato , Thonny Marques Núcleo de Dança Teatro, Eduardo Severino Cia de Dança e Santa Estação Cia de Teatro




Usina do Gasômetro

Avenida Presidente João Goulart, 551
Centro - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8140

(51) 3289-8146


Horário(s):

26/03/2009

Quinta, às 20h


Preço(s):

GRÁTIS




saiba mais