quinta-feira, 26 de março de 2009

São Paulo: TD - Gilberto Mendes e Núcleo de Improvisação


Canal Aberto - Marcia Marques
marcia@canalaberto.com.br

escreveu 


Gilberto Mendes
é o convidado do Casa Aberta
no Teatro de Dança




Dia 31 de Março, a partir das 15h, com entrada franca, o Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, gerenciada pela APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte) traz uma nova edição do programa Casa Aberta com o músicoGilberto Mendes e o Núcleo de Improvisação, sob direção da bailarina e pesquisadora Zélia Monteiro.

Casa aberta são encontros mensais que objetivam a formação e investigação em dança, e podem ter o formato de aula aberta, simpósio, debate ou ensaio aberto, sempre programados por coletivos, universidades, grupos de estudos/pesquisa ou curadores especiais na área da dança.

Nesta edição do programa, focada na composição e improvisação tanto na dança como na músicaGilberto Mendes - convidado pelo Núcleo de Improvisação – falará, a partir de trechos de composições próprias, sobre o ecletismo de sua formação e a maneira como ele se materializa em sua obra musical, conhecida pela diversidade do material sonoro e pelo emprego do humor. Em seguida, após uma hora de intervalo, o Núcleo apresentará o ensaio aberto de seu próximo espetáculo Por Que Tenho Essa Forma? (título provisório).

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes nasceu em Santos em 1922, ano da Semana de Arte Moderna. Aos 19 anos, trocou a Faculdade de Direito pelo Conservatório Musical de Santos, onde passou a estudar piano com Antonieta Rudge e harmonia com Savino de Bendicts. Praticamente autodidata como compositor, trabalhou algum tempo sob a orientação de Cláudio Santoro e Oliver Toni. Grande agitador cultural, fundou o Festival Música Nova de Santos, em 1962, e assinou o manifesto Música Nova, em 1963. Professor Doutor aposentado da Escola da Comunicação e Artes (ECA-USP) deu aulas ainda como professor visitante nas Universidades de Brasilia, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e nas norte-americanas The University of Wisconsin, em Milwaukee, e The University of Texas, em Austin. Recebeu diversos prêmios e distinções no Brasil e no exterior, inclusive a Comanda do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2004. Sua música já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e Estados Unidos. É membro honorário da Academia Brasileira de Música. Entre suas composições mais conhecidas estão Beba Coca-Cola (1967), Santos Football Music (1969), Ulisses em Copacabana surfando com James Joyce e Dorothy Lamour (1988). Lançou este ano seu segundo livro “Viver Sua Música – Com Stravinsky em Meus Ouvidos, Rumo à Avenida Nevskiy” (Edusp/Realejo).

Zélia Monteiro

Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Dançou com Célia Gouvêa e fez parte do grupo Marzipan. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Foi premiada em 1987, 1992 e 1998 (APCA) e 1988 (Lei Sarney). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu e trabalhou por quatro anos. De volta ao Brasil em 1997 trabalhou com Ivaldo Bertazzo. Desde 1999 é professora do curso de Comunicação e Artes do Corpo na Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP.

Núcleo de Improvisação

Grupo de pesquisa em dança contemporânea que reúne atores, bailarinos, músicos e artistas plásticos desde 1998. Em 2003 o grupo constituiu-se Núcleo de Dança. Sediado no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo manteve encontros semanais no atelier do museu e realizou performances de interação com obras do acervo e das exposições, como em Luz e Sombra da artista italiana Marinellia Pirelli. No mesmo ano apresentou peça no Festival de Música Nova no Centro Cultural São Paulo. Com interesse voltado para a experimentação, a criação e a reflexão artísticas, o Núcleo de Improvisação promove relações de interação entre dança, música e artes plásticas.

Em 2006 recebeu o Prêmio Funarte de Dança “Klauss Vianna” – Petrobrás e em 2007 o Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, com o qual criou e circulou com o espetáculo Área de Risco

Atualmente com o Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo 2008 V edição dá  continuidade ao seu trabalho de criação e reflexão artísticas, promovendo palestras, debates e ensaios abertos e prepara novo espetáculo provisoriamente com o nome por que tenho esta forma?

Programa CASA ABERTA

Dia 31/03 - terça

recomendação 12 anos, Entrada Franca


Casa Aberta, 1ª edição/09
Com o Núcleo de Improvisação
Direção: Zélia Monteiro

Das 15h às 17h - Palestra, com o músico Gilberto Mendes
Das 18h às 20h - Ensaio aberto com o Núcleo


Este projeto foi contemplado pelo Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 11 - 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br


O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br