Gilberto Mendes
Gilberto Mendes nasceu em Santos em 1922, ano da Semana de Arte Moderna. Aos 19 anos, trocou a Faculdade de Direito pelo Conservatório Musical de Santos, onde passou a estudar piano com Antonieta Rudge e harmonia com Savino de Bendicts. Praticamente autodidata como compositor, trabalhou algum tempo sob a orientação de Cláudio Santoro e Oliver Toni. Grande agitador cultural, fundou o Festival Música Nova de Santos, em 1962, e assinou o manifesto Música Nova, em 1963. Professor Doutor aposentado da Escola da Comunicação e Artes (ECA-USP) deu aulas ainda como professor visitante nas Universidades de Brasilia, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e nas norte-americanas The University of Wisconsin, em Milwaukee, e The University of Texas, em Austin. Recebeu diversos prêmios e distinções no Brasil e no exterior, inclusive a Comanda do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2004. Sua música já foi tocada nos cinco continentes, principalmente na Europa e Estados Unidos. É membro honorário da Academia Brasileira de Música. Entre suas composições mais conhecidas estão Beba Coca-Cola (1967), Santos Football Music (1969), Ulisses em Copacabana surfando com James Joyce e Dorothy Lamour (1988). Lançou este ano seu segundo livro “Viver Sua Música – Com Stravinsky em Meus Ouvidos, Rumo à Avenida Nevskiy” (Edusp/Realejo).
Zélia Monteiro
Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Dançou com Célia Gouvêa e fez parte do grupo Marzipan. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Foi premiada em 1987, 1992 e 1998 (APCA) e 1988 (Lei Sarney). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu e trabalhou por quatro anos. De volta ao Brasil em 1997 trabalhou com Ivaldo Bertazzo. Desde 1999 é professora do curso de Comunicação e Artes do Corpo na Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP.
Núcleo de Improvisação
Grupo de pesquisa em dança contemporânea que reúne atores, bailarinos, músicos e artistas plásticos desde 1998. Em 2003 o grupo constituiu-se Núcleo de Dança. Sediado no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo manteve encontros semanais no atelier do museu e realizou performances de interação com obras do acervo e das exposições, como em Luz e Sombra da artista italiana Marinellia Pirelli. No mesmo ano apresentou peça no Festival de Música Nova no Centro Cultural São Paulo. Com interesse voltado para a experimentação, a criação e a reflexão artísticas, o Núcleo de Improvisação promove relações de interação entre dança, música e artes plásticas.
Programa CASA ABERTA
Dia 31/03 - terça
recomendação 12 anos, Entrada Franca
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email: info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 11 - 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.
Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425