quinta-feira, 26 de março de 2009

Joinville-SC: Para dançar o ano inteiro


Diário Catarinense


23 de março de 2009. | N° 8384

CULTURA

Para dançar o ano inteiro

Bailarinos, coreógrafos, professores e estudantes se reúnem em associação


O hiato das sapatilhas em Joinville nos 11 meses sem Festival de Dança pode estar perto de um fim. Essa pelo menos é a intenção da recém-criada Associação de Dança de Joinville (ADJ), que está em processo de formulação do estatuto.

O projeto já é antigo e tomou forma com um comitê formado no início de 2009, encabeçado pelo professor e bailarino Darling Quadros.

A ADJ toma como base a experiência bem sucedida de outras associações de representatividade da classe artística da cidade, como a Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj).

– Teremos esse compromisso junto ao Poder Público e a classe empresarial para conseguir recursos e promover a área cultural dançante – explica Darling.

Uma das premissas da ADJ é formar um grupo de associados diversos, reunindo bailarinos profissionais, estudantes e coreógrafos, vindos de estilos que vão desde o balé clássico até a dança tradicionalista. Simpatizantes e amantes dos passos também podem integrar o grupo.

Para Darling, o cenário da dança de Joinville tem dois ícones: o Festival e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Mas, fora isso, ainda é bastante fraco, com poucos espetáculos e oportunidades para bailarinos.

– Em média, são 30 novos profissionais por ano, e nem todos conseguem se firmar. Brigar individualmente é complicado– analisa.

Outro fator apontado pelo presidente da ADJ é a falta de uma casa de shows ou teatro específico para espetáculos de dança. Ele cita como exemplo a apresentação do grupo Tango-A-Tierra, na quarta-feira, no Juarez Machado.

– Tivemos que fazer toda uma adaptação de som e luz, porque, para esse tipo de show não havia como – aponta.

Além de Darling, a primeira diretoria da ADJ é formada por Marcos Sage, coreógrafo e professor da Casa da Cultura, Silvia Borges, que foi a primeira coordenadora artística do Festival de Dança, Elaine Gonçalves, proprietária da academia Andança, Fernando Lima, professor e coreógrafo, e Maicon Santos, presidente da Associação da Dança de Salão de Joinville.

– O grupo que participa é bem eclético, tem até o pessoal da dança de rua – conta.

Entre a série de projetos da ADJ, uma das primeiras metas é tentar a implementação de um curso superior em dança na cidade.

A Associação de Dança de Joinville está aberta para novos associados. O contato pode ser feito diretamente na sede, na rua Chapecó, 101, pelo e-mail adancajoinville@gmail.com ou no telefone (47) 3422-6093.



saiba mais