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e s c r e v e u
Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio
Espetáculo contemplado no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo.
Sexta e sábado às 21h00
domingo às 20h30
Temporada com entrada franca
foto Lenise Pinheiro
Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont
João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.
A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem toda a poética lautreamontiana. A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo. Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela.
João Andreazzi
Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.
No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.
A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.
Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.
Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer
FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Aldiane Dela Costa, João Andreazzi, João Pirahy, Mariana Mantovani, Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio Willer Adaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades Foto: Lenise Pinheiro
SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br
Estréia foi em 20 de Março, temporada segue até 26 de abril de 2009 (gratuito).
Temporada: Sextas e sábados 21h Domingos 20h30
Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares Ingressos: gratuitos
RESERVAS POR TELEFONE OU POR E-MAIL:
011-32373224 - ciacorposnomades@gmail.com
WORKSHOP GRATUITO
COM INTEGRANTES DA CIA. CORPOS NÔMADES
De 14 a 18 de abril de 2009 – inscrições por e-mail:ciacorposnomades@gmail.com.
Aulas de criação e técnica em dança contemporânea, partindo da linguagem que a Cia. corpos Nômades investiga e desenvolve: o corpo/intérprete, sampleamento de movimentos, imagens e sons, a improvisação como processo cênico e a idéia sobre coreodramaturgrafia. Utilizando como inspiração o espetáculo Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio.
De terça a sexta, das 17h30 às 20h00, sábado das 15h00 às 17h30 (ateliê coreográfico), sendo que às 16h00 os participantes mostrarão o resultado do trabalho alcançado nesses encontros e será aberto ao público.
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infodansa 16-03-2009
infodansa 27-03-2009