Canal Aberto - Aurea Karpor
aurea@canalaberto.com.br
escreveu
Fevereiro no TD: Ajay Shendge, da Índia
Em fevereiro, o Teatro de Dança traz a seu palco a sonoridade e o jogo cênico da premiada Cia de Danças Claudia Souza; e o charme e riqueza de detalhes da dança clássica indiana de Ajay SHandge.
Claudia Souza
Neste projeto, em que os espetáculos foram contemplados pelo Programa de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Claudia de Souza promove uma parceria com compositores e performers musicais convidados, somando à linguagem da cia. a construção de um discurso musical que integra o movimento à música, da mesma forma que a capoeira se integrou à dança e aos corpos dos bailarinos.
No espetáculo Sons, a música propõe a construção da dramaturgia compondo, junto com os elementos da cena, as relações e jogos resultantes dessa fusão. Para isso, opta pela não definição dos tempos dramáticos e pela não composição musical, dando espaço para o improviso e o acaso, na busca de um estado de atenção criativa. Isso garante um frescor na relação entre a música e a dança, exigindo dos artistas uma atenção especial com o outro, estabelecendo um diálogo vivo de linguagens. Sons passeia pelo universo das relações interpessoais, tendo como ponto de partida uma identificação corpo-musical com os diferentes timbres experimentados no espetáculo.
Jogo de Dentro foi concebido a partir do “Prêmio Estímulo Flávio Rangel 1997” – Funarte – concedido à companhia para o desenvolvimento da pesquisa que deu origem à linguagem abordada pelo Danças, unindo a dança moderna e a capoeira para criação de uma identidade corporal brasileira. Neste espetáculo é utilizada a principal característica desta fusão: o constante jogo como fator que determina as relações entre seus participantes. A dramaturgia é construída através das escolhas do grupo que definem as posições dos elementos em cena. São abordados alguns aspectos como: o contato inicial através do olhar, sua intensificação até um contato corporal mais íntimo, o jogo de sedução, a segregação pela união do grupo, a manipulação e crueldade, as diferentes nuances do jogo de risco, os aspectos mais lúdicos (o prazer, a diversão) e a disposição para encontrar novos significados, novas sensações e perspectivas diferentes na estrutura cíclica, aparentemente repetitiva do jogar.
Este espetáculo foi premiado como “Melhor criação em dança – 1998” pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Ajay Shendge
O espetáculo do indiano Ajay Shendge reúne dois estilos clássicos de danças da Índia – o ODISSI e o KATHAK. Embora, de origens geograficamente diferentes, os dois estilos são marcados pelo gestual minucioso das mãos, da percussão dos pés e das expressões faciais que demonstram a riqueza da simbologia presente em cada detalhe das danças clássicas indianas.
Originalmente dançado nos templos sagrados do estado de Orissa, o ODISSI revela o lirismo e o encanto que revestem as narrativas mitológicas de Krishna e Radha através da sutil leveza de seus movimentos suaves e sinuosos. O KATHAK, tradicionalmente conhecido e originário dos contadores de histórias do norte da Índia, revela o charme das artes folclóricas e a síntese das tradições hindu e árabe. Transplantado dos templos sagrados para as cortes mugal, o estilo é marcado por um intrincado trabalho de pés, giros e piruetas que remetem às tradições sufis
O repertório de ambos os estilos reúne peças clássicas dos recitais tradicionais, invocando a profundidade espiritual que envolve o caráter devocional da arte da dança.
Espetáculos:
05 a 15 de fevereiro – quinta a sábado às 20h, domingo às 18h
Cia de Dança Claudia de Souza/SP
Concepção e Direção: Claudia de Souza
05 a 08 de fevereiro
Sons (2001)
60 minutos de duração, recomendação livre
12 a 15 de fevereiro
Jogo de Dentro (1998)
60 minutos de duração, recomendação livre
Concepção e coreografia: Claudia de Souza
Orientação teatral: Roberto Lima
Elenco: Anabel Andrés, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno, Janaína Castro, Junior Domingos, Ítalo Ramos, Kleber dos Santos e Yeda Peres.
Pesquisa e Textos: Anabel Andrés, Claudia de Souza, Janaína Castro e Yeda Peres.
Trilha sonora: Suíte nº 1G BWV 1007 (J.S. Bach), Echolalia/ Mother Tonghe/Radharc, (Dead Can Dance), Le Serpent (Guem), Toque São Bento Pequeno (Lua Negra), The Gates Os Dafös (Rafos),
Improvisação Musical e percussão corporal: Ana Luiza Fridman,
Projeto de Iluminação: Roberto Lima
Cenografia: Luiz Trigo
Figurino: Armando Filho
Produção e Administração: Yara Leite e Adriana Amorim
28 de fevereiro – sábado às 20h, domingo às 18h, ingresso R$20,00
Danças Clássicas Indianas, com Ajay Shendge/Índia
90 minutos de duração com intervalo, recomendação livre
Direção e Interpretação: Ajay Shendge
Coreografias: Guru Kelucharan Mohapatra, Birju Maharaji e Ajay Shendge
Trilha Sonora: Studio Alvorada
Produção: Rita Andrade
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - E-mail:info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14hwww.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br
O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo e da Alcaçuz. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.
Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
www.canalaberto.com.br