sexta-feira, 24 de julho de 2009

São Paulo: La Poupée + O Alfaiate de Livros


Canal Aberto 
canal.aberto@uol.com.br  
escreveu   


TD recebe 3ª edição do Casa Aberta


 

Projeto Casa Aberta do Teatro de Dança põe no palco experiências de jovens artistas


No dia 28 de julho, o Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA), apresenta, às 20 horas, a terceira edição do projeto Casa Aberta com os espetáculos La Poupée, de Bárbara Eliask e O Alfaiate de Livros, de Otávio Bastos.

O Casa Aberta são encontros mensais que têm como meta a formação e investigação em dança e podem ter o formato de aula, simpósio, debate ou ensaio aberto. Eles são sempre programados por coletivos, universidades, grupos de estudos/pesquisa ou curadores especiais na área da dança.

Barbara Eliask e Otávio Bastos são jovens artistas com trajetórias muito diferentes:Eliask, paulistana, aos 24 anos saiu do Brasil e foi estagiar em Paris na companhia francesa Preljocaj, onde obteve bastante reconhecimento. Há três anos a bailarina e coreógrafa reside na França e atualmente faz mestrado em dança na Universidade de Paris 8 (http://barbaraeliask.site.voila.fr). Bastos, pernambucano, desde 1995 estuda o frevo (foi aluno do mestre Nascimento do Passo) e integrou, de 2002 até recentemente, a companhia de Antonio Nóbrega. Começou a flertar com a dança contemporânea e educação somática, e em 2008 ganhou uma bolsa do Ministério da Cultura para estudar no Movement Research, em Nova York.

Após as apresentações no TD haverá uma conversa com os artistas sobre as experiências e intercâmbios que realizaram na França e na China, tendo como mediadora a bailarina e pesquisadora convidada: Sayonara Pereira.

La Poupée

Exibido pela primeira vez em São Paulo, o solo concebido e interpretado por Bárbara Eliask explora um paradigma particular da obra La Poupée (A Boneca), do artista plástico surrealista alemão, Hans Bellmer (1902-1975).

“Eu quis explorar todas as possibilidades do meu corpo na tentativa de encontrar formas extremas de apresentação; assim como Hans Bellmer, estudei minhas articulações me transformando em boneca de mim mesma”, explica a bailarina.

O Alfaiate de Livros

A peça de Otávio Bastos conta a história da vida de um encadernador de livros que, enquanto trabalha, aproveita para ler alguns trechos interessantes. Dessa forma, a personagem, que nunca leu um livro por inteiro, tem seus saberes fragmentados e constrói suas próprias histórias a partir dos trechos que leu.

Esse solo, no qual é trabalhada a idéia de o homem ser encadernado pelos livros ao mesmo tempo em que os encaderna, faz parte do processo que o artista vem desenvolvendo a respeito dos estudos sobre manifestações culturais brasileiras e técnicas contemporâneas do teatro de dança.

Sayonara Pereira

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora, pedagoga em dança licenciada pela Hochschule Für Musik – Köln – Alemanha (2003). Doutora em Artes-Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2007) e Pós-Doutorado (UNICAMP/FAPESP-2007-2009). Especializou-se em Dança a convite de Susanne Link, na Folkwang Hochschule de Essen - Alemanha (1985), escola dirigida por Pina Bausch. Entre 1985 e 2004 atuou na Alemanha trabalhando com artistas de diversas áreas. Atualmente é professora colaboradora no Instituto de Artes da UNICAMP-SP, e consultora na área de dança e para projetos pedagógicos em dança-educação.

 

Fichas Técnicas

La Poupée

Coreografia e interpretação: Barbara Eliask Colaboração artística e conceitual: Natacha Smolianskaia

Arte Gráfica: Natacha Smolianskaia Assessoria artística: Marie Devillers Iluminçao: Jean-Luc Télésfort

Figurino: Mathé Peyrecave Trilha Sonora: Arvo Pärt, Igor Stravinsky, Gaspar Claus

 

O Alfaiate de Livros

Diretor, coreógrafo e intérprete: Otávio Bastos  Cenário: Paulo Leite Vídeo: Ormuzd Alves Frases: Mia Couto e Otávio Bastos

 

Dia 28 de julho – terça-feira, às 20 horas

90 minutos de duração, recomendação 14 anos, entrada franca

 

Casa Aberta, 3ª edição/09

La Poupée + O Alfaiate de Livros 

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 11 - 2189 2557Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online no site do Ingresso Rápido

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta’s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br