sábado, 2 de maio de 2009

Ekaterina Maximova




01/05/2009 - 20:00

Por Nina Schobbenhaus

Prezado Nassif,

Diariamente tenho o grande prazer de ler o seu Blog (e  as participações de seus leitores).
Ontem ao participar à sua comunidade a morte da bailarina russa Ekaterina Maximova, você perguntava aos seus leitores se alguém teria algo a falar sobre a mesma

Sou uma amante do balé clássico e aqui em Brasilia, uma colaboradora do Instituto Cultural Ballet Brazil que nada mais é do que uma ONG que proporciona o ensino do balé clássico para crianças,adolescentes e jovens carentes de Brasília e seu entorno. O Instituto tem tido exito com o seu trabalho e faz duas apresentações anuais no Teatro Nacional de Brasília com peças completas do repertorio do balé clássico.

Também temos enviado bailarinos e bailarinas para companhias estrangeiras que ficaram conhecendo o trabalho do Instituto (Italia, Alemanha e Austria por ex.)

O motivo do sucesso apesar de todas as dificuldades é que o Instituto dá formação completa de balé tendo como professores, bailarinos russos que se dedicam bastante transmitindo a esses jovens  os seus conhecimentos.

Atualmente, a responsável por esse ensino é a Maitre Olga Dolganova, bailarina russa renomada. Solicitei a Olga algo sobre Maximova.

Eis o relato da Professora Maitre Olga Dolganova sobre Ekaterina Maximova”

“Considerada grande bailarina russa, fez seus estudos de balé na Escola Bolshoi. Quando terminou seus estudos, foi convidada para ser bailarina solista do Ballet Bolshoi. Ali, a famosa bailarina Galina Olanova que foi considerada a maior interprete de Giselle ,na sua época, conhecendo o grande talento de Maximova dedicou-se na preparação da mesma para a interpretação desse papael (Giselle).
Ekaterina Maximova casou-se com Vladimir Vasilev, também bailarino e dançaram juntos a vida inteira e foram considerados eternos parceiros.
Grigarovitch que era o principal coreógrafo do Teatro Bolshoi, montou varios espetáculos de repertótio do balé classico, como: Don Quixote, Spartacus, Quebra Nozes etc, e Maximova participou de todos. A vida dela era o Teatro Bolshoi. A sua fama como bailarina percorreu o mundo.
Seu esposo, Vladimir Vasilev, depois de um tempo chegou a ser Diretor do Bolshoi e Maximova continuava como solista principal.
Além de Grande Bailarina e perfeita profissional, era uma grande pessoa humana que se destacava por sua generosidade, humildade,simpatia e alegria.

Como bailarina havia uma perfeição incomparável! Sua Beleza, sua linha e presença foram sempre presentes e marcantes.”

Estou enviando um video com a maravilhosa apresentação de Maximova na peça WALPURGISNACHT que aliás é comemorada hoje.

Obrigada pela paciência e um grande abraço